A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Anna Beatriz Carnielli Howat Rodrigues Luciana Saraiva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Anna Beatriz Carnielli Howat Rodrigues Luciana Saraiva"— Transcrição da apresentação:

1 Anna Beatriz Carnielli Howat Rodrigues Luciana Saraiva
A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigostsky Marilda Gonçalves Dias Facci Anna Beatriz Carnielli Howat Rodrigues Luciana Saraiva

2 Quem foram? Elkonin

3 Mediação por instrumentos entre Suj x Obj
O que eles têm em comum? Abordagem histórico-cultural ou sócio-histórica do desenvolvimento; Base marxista  mudanças históricas sociais produzem mudança na consciência e comportamento humano  Visão historicizadora do psiquismo humano; Mediação por instrumentos entre Suj x Obj Funções Psicológicas Atividade Social

4 Abordagem histórico-cultural
Natureza das funções psicológicas superiores Estágios de desenvolvimento possuem certa seqüência no tempo, mas não são imutáveis;

5 Atividades Principais do desenvolvimento humano
Periodização\ autores Elkonin Vygostski Primeira infância Comunicação emocional direta Situação social do bebê: Total incapacidade biológica e obrigação de comunicação máxima com os adultos Atividade objetal manipulatória atividade objetal-instrumental; Linguagem: formação da consciência e diferenciação do “eu” Quanto à Linguagem Auxilia a criança na compreensão da ação dos objetos Fundamental para o pensamento evoluir em função dos domínios dos meios sociais.

6 Atividades Principais do desenvolvimento humano
Periodização\ autores Elkonin Leontiev Segunda Infância Jogo Brincadeira – esforça-se para agir como um adulto Atividade de estudo Escola - impressão de estar realizando atividades verdadeiramente importantes No período pré-escolar o mundo da criança divide-se em dois círculos: pais ou pelas pessoas que convivem com elas e o outro grupo é formado pelos demais membros da sociedade. Na escola a relação com os professores faz parte de um pequeno e íntimo círculo de seus contatos.

7 Atividades Principais do desenvolvimento humano
Periodização\ autores Elkonin Vygostski Adolescência Comunicação íntima pessoal Importante avanço no desenvolvimento intelectual – formação de conceitos Atividade profissional/de estudo Mudança na posição que o jovem ocupa com relação ao adulto – algumas relações de igualdade A etapa final do desenvolvimento acontece quando o indivíduo se torna trabalhador, ocupando um novo lugar na sociedade.

8 Sociedade Determina o conteúdo e a motivação na vida da criança.
Todas as atividades dominantes aparecem como elementos da cultura humana.

9 As atividades dominantes podem ser divididas em dois grupos:
Sistema criança-adulto social: orientação predominante na atividade humana e assimilação de objetivos, motivos e normas das relações entre as pessoas. Sistema criança-objeto social: assimilação de procedimentos de ação com os objetos.

10 Após os períodos em que tem lugar o desenvolvimento preponderante na esfera motivacional e de necessidades, seguem períodos com preponderância de formação de possibilidades operacionais técnicas.

11 Como ocorre a passagem de uma etapa de desenvolvimento à seguinte?
Percepção da criança de que sua situação atual pode ser potencializada e se esforça para modificá-la. Ela torna-se consciente das relações sociais estabelecidas, e essa conscientização a leva a uma mudança na motivação de sua atividade.

12 De acordo com Elkonin (1987), as atividades da criança são variadas e “(...) seu surgimento e conversão em atividade principal não eliminam as existentes anteriormente, senão que só mudam seu lugar no sistema geral de relações da criança com a realidade, as quais se tornam mais ricas”.

13 As crises entre as etapas:
Crises pós-natal: primeiro ano (2 meses a 1 ano). Crise de 1 ano: infância precoce (1- 3). Crise de 3 anos: idade pré-escolar (3-7). Crise dos 7 anos: idade escolar (8-12). Crise dos 13 anos: puberdade (14-18). Crise dos 17 anos.

14 (...) a essência de toda crise reside na reestruturação da vivência anterior, reestruturação que reside na mudança do momento essencial que determina a relação da criança com o meio, isto é, na mudança de suas necessidades e motivos que são os motores de seu comportamento (Vygotski, 1996).

15 Características dos períodos de crise:
Os limites entre o começo e o final da crise e as idades contíguas são totalmente indefinidas. Um grande número de crianças que vivem essa fase são difíceis de educar, pode haver conflitos entre elas e outras pessoas, porém há variação entre as crianças. Negativismo.

16 Surge, então, uma nova atividade principal, dando início a um novo estágio do desenvolvimento.
As atividades principais anteriores não deixam de existir apenas ficam em segundo plano.

17 Análise da evolução do desenvolvimento infantil (Vigotsky, 1996):
1) Estudar a dinâmica da idade para esclarecer como a situação social influencia nas novas estruturas da consciência da criança nos diversos períodos evolutivos. 2) Estudar a origem ou gênese das novas formações centrais de determinada idade.

18 3) Estudar as conseqüências advindas dessas novas estruturas de idades, pois a nova estrutura da consciência adquirida significa que a criança percebe distintas maneiras em sua vida interior, assim como o mecanismo interno de suas funções psíquicas.

19 4) Observar, além das transformações internas, a mudança de comportamento na relação com outras pessoas, pois essa reestruturação da situação social de desenvolvimento constitui o conteúdo principal das idades críticas.

20 Lei fundamental da dinâmica das idades para Vigotsky:
(...) as forças que movem o desenvolvimento da criança em uma ou outra idade acabam por negar e destruir a própria base de desenvolvimento de toda idade, determinando, com a necessidade interna, o fim da situação social do desenvolvimento, o fim da etapa dada de desenvolvimento no passo seguinte, ou ao período superior de idade.

21 Referências BOCK, Ana Mercês Bahia. A perspectiva sócio-histórica de Leontiev e a crítica à naturalização da formação do ser humano: a adolescência em questão. Cad. CEDES [online]. 2004, vol.24, n.62 [cited  ], pp DUARTE, Newton. Formação do indivíduo, consciência e alienação: o ser humano na psicologia de A. N. Leontiev. Cad. CEDES [online]. 2004, vol.24, n.62 [cited  ], pp FACCI, M.G.D. Os estágios do desenvolvimento psicológico segundo a psicologia sóciohistórica. In: ARCE, A. e DUARTE, N. Brincadeira de papéis sociais na educação infantil: as contribuições de Vigotski, Leontiev e Elkonin. São Paulo, Xamã, 2006. Site Planeta Educação: Desenvolvimento infantil e ensino: a análise históricocultural de vigotski, leontiev e elkonin Pasqualini, Juliana Campregher – UNESP GT-20: Psicologia da Educação Agência Financiadora: FAPESP


Carregar ppt "Anna Beatriz Carnielli Howat Rodrigues Luciana Saraiva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google