A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOLOGIA GERAL. O BEHAVIORISMO: Comportamento  Watson – 1913 (EUA)  Rompeu com a introspecção e com a tradição filosófica na psicologia.  Estudava.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOLOGIA GERAL. O BEHAVIORISMO: Comportamento  Watson – 1913 (EUA)  Rompeu com a introspecção e com a tradição filosófica na psicologia.  Estudava."— Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA GERAL

2 O BEHAVIORISMO: Comportamento  Watson – 1913 (EUA)  Rompeu com a introspecção e com a tradição filosófica na psicologia.  Estudava o comportamento, mas fazia uma negação metodológica da consciência.  O que importava eram estímulos e respostas. (S →R).

3 Comportamento Reflexo.

4 SKINNER  Sucedeu Watson, e avançou criando o Comportamento Operante, que é a aprendizagem dos comportamentos ocasionando a ação do organismo sobre o meio para satisfação de alguma necessidade.

5 Caixa de Skinner

6 Comportamento Operante  R →S (Resposta: pressionar a barra) e S (Estímulo reforçador: água)  O comportamento Operante refere-se à interação Sujeito e Ambiente.  O comportamento do organismo produz uma consequência (alteração ambiental).

7 REFORÇO: Tudo aquilo que altera a probabilidade da resposta ocorrer  Reforço Positivo: Aumenta a probabilidade de futura resposta que o produz.  Oferece algo ao organismo (água com pressão da barra)  Reforço Negativo: Remove ou atenua a probabilidade da resposta.  Permite a retirada de algo indesejável (exemplo choques no assoalho da caixa)

8 REFORÇO PRIMÁRIO  SÃO REFORÇADORES PARA TODA A ESPÉCIE. EXEMPLO: ÁGUA, ALIMENTO E AFETO.

9 REFORÇO SECUNDÁRIO  ADQUIREM ESTA FUNÇÃO QUANDO PAREADOS TEMPORARIAMENTE COM OS PRIMÁRIOS. EXEMPLO: DINHEIRO E APROVAÇÃO SOCIAL.

10 REFORÇO NEGATIVO  ESQUIVA: Quando o indivíduo previne ou reduz a magnitude dos estímulos aversivos antes que aconteçam. Exemplo: Medo do clarão do trovão.

11 REFORÇO NEGATIVO  FUGA: O comportamento reforçado é o que termina com o estímulo aversivo já em andamento. Não se evita o estímulo, se foge dele depois de iniciado.

12 A fuga de Evangivaldo!!!

13 Extinção  É o procedimento pelo qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada. Como consequência, a resposta diminuirá de frequência ou mesmo poderá deixar de ser emitida.

14 PUNIÇÃO  Ocorre quando há apresentação de um estímulo aversivo ou a remoção de um reforçador positivo presente. A remoção efetiva do comportamento punido só é efetiva se a punição for extremamente intensa.

15 CONTROLE DE ESTÍMULOS  DISCRIMINAÇÃO: É quando uma resposta se mantém na presença de um estímulo, mas sofre certo grau de extinção na presença de outro. Sempre que for apresentado e a resposta emitida, haverá reforço.

16 CONTROLE DE ESTÍMULOS  GENERALIZAÇÃO: Respondemos de forma semelhante a um conjunto de estímulos percebidos como semelhantes. Exemplo: Podemos transferir aprendizados para diferentes situações.

17 FILME SOBRE SKINNER (Duração: 40 min) Disponível em www.lucianacampos.psc.br em mídias (vídeos)www.lucianacampos.psc.br

18 Próxima aula:  TEXTO 4: “PSICOLOGIA DA FORMA”  DISPONÍVEL NO TERRA ON

19 1ª. Avaliação Individual Escrita  A avaliação será dissertativa e sem consulta.  Data: 08/09/15 (turma da tarde)  09/09/2015 (turma da manhã)  Matéria:  Histórico da Psicologia  Ciência x Senso Comum  Filme Skinner (site: Mídias- Vídeos)  Conceitos do Behaviorismo  Gestalt

20 BIBLIOGRAFIA:  BOCK, Ana Maria M.B. Psicologia (s). 14ª. Edição. São Paulo: Saraiva, 2009.


Carregar ppt "PSICOLOGIA GERAL. O BEHAVIORISMO: Comportamento  Watson – 1913 (EUA)  Rompeu com a introspecção e com a tradição filosófica na psicologia.  Estudava."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google