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1 PESQUISA EM MARKETING Prof. Ms. Vlademir Fernandes.

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1 1 PESQUISA EM MARKETING Prof. Ms. Vlademir Fernandes

2 2 PESQUISAR PORQUÊ? Tentar revelar as tendências da sociedade. Facilita, organiza e orienta a tomada de decisões de um determinado segmento. A pesquisa utiliza fundamentos de outras ciências: psicologia filosofia sociologia matemática e estatística.

3 3 MODALIDADES DE PESQUISA Pesquisa de opinião (quem acha o que?)‏ Descobrir a opinião das pessoas num determinado momento. Pesquisa motivacional (será que estamos agradando?)‏ Medir o grau de satisfação e o índice de motivação. Pesquisa de mercado ou mercadológica Descobrir as características de um mercado, as preferências por determinados produtos ou serviços e quais as razões delas. Pesquisa física (qual o índice de defeito ou perda?)‏ Pesquisa qualitativa (dados mais profundos)‏ Descobri dados mais completos sobre produtos ou serviços, suas posições no mercado e o que pensam consumidores ou usuários.

4 4 COMO REALIZAR PESQUISA? UNIVERSO: Delimitar o universo. AMOSTRA: Parte selecionada do universo, que representa o universo. Para representar o universo todo, a amostra precisa ser selecionada com pessoas que tenham o perfil médio de todo o universo. O sistema de amostras é que permite que se efetuem pesquisas nacionais, entrevistando-se um número reduzido de pessoas, mas que representam todas as pessoas dos estados, que somadas, representem as tendências de opinião de todo o País.

5 5 DETERMINAÇÃO DO PERFIL DO PÚBLICO Grupos etários: por faixa de idade: Quantos anos o sr.(a) tem? ( ) menos de 15 anos ( ) de 15 à 18 anos ( ) de 19 à 24 anos ( )de 31 à 35 anos ( ) de 36 à 40 anos ( ) de 41 à 50 anos ( )de 51 à 60 anos ( ) mais de 60 anos (para mulheres usar artifícios: a senhora lembra-se da copa do mundo de 1970?) Rendimento: por renda familiar mensal: Qual a faixa de renda mensal da sua família? ( ) até 3 salários mínimos (+/- R$450,00)‏ ( ) de 3 à 5 salários mínimos (+R$450,00 e - de R$750,00)‏ ( ) de 5 à 10 salários mínimos (+R$750,00 e - de R$1.500,00)‏ ( ) de 10 à 20 salários mínimos (+R$1.500,00 e - de R$3.000,00)‏ ( ) + de 20 salários mínimos (+ de R$3.000,00)‏

6 6 DETERMINAÇÃO DO PERFIL DO PÚBLICO Sócio-econômico: por classe social: Classes A, B, C, D, E, F critérios da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) Associação Brasileira de Institutos de Pesquisa de Mercado (ABIPEMA)‏ Ocupação do Chefe da Família.

7 7 ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO Perguntas mal formuladas podem levar a respostas induzidas pelos próprios questionários, marcando o resultado final da pesquisa. Elaborar as perguntas fazendo com que o público entrevistado seja o mais isento possível, respondendo da forma mais sincera possível para não permitir distorções. Em 1939 - opinião dos americanos sobre a 2a Guerra Mundial. “Na sua opinião, os EUA devem entrar na guerra a favor dos aliados?” Maioria SIM “Na sua opinião, os EUA devem entrar na guerra contra a Alemanha?” Resposta SIM caiu pela metade “Na sua opinião, os EUA devem entrar na guerra contra os países do Eixo (Alemanha, Japão e Itália)” Maioria NÃO

8 8 ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO Perguntas devem sempre confirmar ou não um fato. “Você notou que os preços dos produtos básicos dos supermercados aumentaram na última semana?” “Na sua opinião, os preços dos produtos básicos dos supermercados aumentaram na última semana? Seja claro nas perguntas evitando cálculos dos entrevistados.

9 9 ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO Tipos de perguntas: Abertas Fechadas Seqüênciais Cruzadas Respostas múltiplas Aplicar um pré-teste para verificar a estrutura do questionário. Tipos de Pesquisas: Por correspondência Por telefone Por distribuição Por trabalho de campos: entrevistador passivo/agente Tabulação das respostas: Manual/Informatizada

10 10 ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO RELATÓRIO CONCLUSIVO: Analisar e interpretar os dados é fundamental para orientar os caminhos a seguir, fundamentado cientificamente com pequenas margens de erro. PESQUISA SEM CONCLUSÃO NÃO SERVE PARA NADA. PARA QUE VOCÊ QUER A PESQUISA. COMO USAR A PESQUISA.

11 11 PLANEJAMENTO DA PESQUISA Processo da Pesquisa de Mercados: Definir o problema. Definir os objetivos. Desenvolver o plano de pesquisa para coleta de informações: quando e quem (amostra)‏ Implementar o plano de pesquisa: coleta dos dados. Tabulação dos Dados Interpretação dos Dados Apresentação dos Resultados.

12 12 PLANEJAMENTO DA PESQUISA Planejamento da Coleta de Dados: Métodos de Pesquisa: Observação Levantamento Experimental Formas de Contato: Postal Telefônico Pessoal

13 13 PLANEJAMENTO DA PESQUISA Plano de Amostragem: Unidade Tamanho Procedimento Instrumento de pesquisa: Questionário Mecânico


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