A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM CURSO “MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO” Grupo 1 – Texto: Avestruz (Mário Prata)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM CURSO “MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO” Grupo 1 – Texto: Avestruz (Mário Prata)"— Transcrição da apresentação:

1 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM CURSO “MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO” Grupo 1 – Texto: Avestruz (Mário Prata)

2 Público-Alvo: 9º ano (Ensino Fundamental II) Professores: Paula Gonçalves Teixeira – E. E. Eliane Aparecida Dantas da Silva Vanessa de Sousa Nepomuceno Valentim – E. E. Eliane Aparecida Dantas da Silva Lucia Viana Barbosa – E. E. Conjunto Habitacional Parque Dourado II Marta dos Santos Gomes - E. E. Conjunto Habitacional Parque Dourado II Maria Aparecida Laranjeira Rufino - E. E. Conjunto Habitacional Parque Dourado II

3 Habilidades de Leitura Antes da leitura - Levantamento do conhecimento prévio sobre o assunto: Ativação de conhecimento de mundo - Antecipação do tema ou ideia principal a partir dos elementos paratextuais, como títulos, subtítulos, etc. - Antecipação do tema ou ideia principal a partir do exame de imagens. O que é um avestruz? Como ele é? Os alunos conhecem um avestruz? Listar na lousa as características dadas pelos alunos de um avestruz e depois comparar com a imagem real.

4 Durante a leitura - Leitura compartilhada do texto. - Confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido criadas antes ou durante a leitura Ler o texto e comparar com o que foi dito pelos alunos anteriormente à leitura. - Esclarecimento de palavras desconhecidas a partir de inferência ou consulta a dicionário (palavras como “Floripa”, levar o aluno a perceber que é o “apelido” de Florianópolis;

5 gigolô, pode-se lembrá-los do título do filme “Gigolô por acidente”, etc) - Identificação das pistas linguísticas responsáveis pela continuidade temática - Identificação do tipo textual narrativo: Quem é o narrador? Quais são os personagens? Tempo? Espaço? Enredo? - Identificação do gênero textual crônica (encontrar as marcas de senso de humor no texto, marcas de tempo, identificando no texto expressões que comprovem senso de humor, local, o cotidiano do autor, etc.).

6 Depois da leitura - Construção da síntese semântica. - Troca de impressões sobre o texto.

7 Material de apoio para o desenvolvimento do projeto Retroprojetor Dicionários Revistas e/ou fotos com imagens de um “avestruz” Computador Lousa

8 Atividades que poderão ser trabalhadas após levantamento de idéias e hipóteses. Apresentação de um teatro Ilustrações Transformar a narrativa em uma história em quadrinhos Reescrita de texto trocando o “personagem principal”, que no caso é o AVESTRUZ, para outro tipo de animal.


Carregar ppt "SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM CURSO “MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO” Grupo 1 – Texto: Avestruz (Mário Prata)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google