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TEORIA ESTRUTURALISTA

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Apresentação em tema: "TEORIA ESTRUTURALISTA"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA ESTRUTURALISTA
Novo conceito de “ estrutura” - Conjunto formal de dois ou mais elementos e que subsiste inalterado na mudança. Estruturalismo estuda os elementos ou fenômenos com relação a uma totalidade-preocupa-se com o todo e com o relacionamento das partes na constituição do todo Sociedade das organizações - Diferenciadas - Determinadas características dos participantes - Diferentes papéis TA 91

2 TEORIA ESTRUTURALISTA
Ampliação do estudo das interações entre grupos sociais Desenvolvimento das organizações Etapa da Natureza Etapa do Trabalho Etapa do Capital Etapa da Organização TA 92

3 TEORIA ESTRUTURALISTA
Etapa da organização - sociedade atingiu alto grau de industrialização Universalismo na Idade Média Liberalismo econômico e social Socialismo Sociedade de organizações - Organizações complexas integrante da sociedade moderna TA 93

4 TEORIA ESTRUTURALISTA
Homem Organizacional - desempenha vários papéis em diferentes organizações Características da personalidade Flexibilidade Tolerância às frustrações Capacidade de adiar as recompensas Permanente desejo de realização TA94

5 TEORIA ESTRUTURALISTA
Personalidade Cooperativa e coletivista - destoa do individualismo da ética protestante Abordagem Múltipla Organização formal e informal Recompensas materiais e sociais Diferentes enfoques da organização Modelo racional - meio deliberado e racional ( Adm Cientifica/ Weber) Modelo Natural - Partes independentes que, juntas, constituem um todo- objetivo sobrevivência do sistema - ambiente externo TA 95

6 TEORIA ESTRUTURALISTA
Diferentes níveis da organização - diferenciação de poder Nível Institucional - Estratégico - dirigentes - Longo prazo e totalidade da organização - relacionamento com o ambiente externo Nível Gerencial- Intermediário - Detalhamento dos problemas Nível Técnico - Operacional - Tarefas executadas, programas desenvolvidos, curto prazo, programas e rotinas TA 96

7 TEORIA ESTRUTURALISTA
Diversidade de organizações -Ampliação do campo -organizações filantrópicas; organizações militares; organizações religiosas; partidos políticos, sindicatos, prisões - Organizações complexas Análise Interorganizacional - Sistema aberto - fenômenos que ocorrem externamente às organizações, mas que afetam os fenômenos que ocorrem dentro delas - modelo natural TA 97

8 TEORIA ESTRUTURALISTA
Análise organizacional - “ Abordagem múltipla” - Análise intraorganizacional ( interna) e análise interorganizacional (fenômenos externos) Tipos de Organizações ( Etzioni) Coercitivas - O poder é imposto pela força física ou por controles baseados em prêmios ou punições - participantes alienativos em relação aos objetivos - instituições penais TA98

9 TEORIA ESTRUTURALISTA
Organizações Utilitárias - Poder baseia-se no controle dos incentivos econômicos.Remuneração como base.Participantes esperam determinados benefícios - comércio e as empresas Organizações Normativas - O poder baseia-se em consenso sobre objetivos e métodos -Também chamadas voluntárias - Membros buscam seus próprios objetivos .Controle moral como força principal de influência.Igrejas,hospitais,universidades etc.. TA 99

10 TEORIA ESTRUTURALISTA
Organizações e Ambiente - Ambiente é tudo que envolve externamente uma organização - Interdependência das organizações e Conjunto Organizacional Nenhuma organização é auto-suficiente Interdependência e interação Mudanças na organização x Mudanças no ambiente Controle ambiental sobre as organizações TA100

11 TEORIA ESTRUTURALISTA
Estratégias : Competição ou Cooperação Competição - Rivalidade entre duas ou mais organizações, mediada por um terceiro grupo. Ambiente controla a escolha dos objetivos. Ajuste ou negociação - Negociações ou acordo para troca de bens ou serviços. Cooptação - Absorver novos elementos para impedir ameaças externas. Coalizão - Combinação de duas ou mais organizações para um objetivo comum TA101

12 TEORIA ESTRUTURALISTA
Conjunto organizacional - Interações entre organizações em seu ambiente - A organização referência é chamada de organização Focal . Conflitos Organizacionais Elementos geradores das mudanças e do desenvolvimento da organização Idéias, sentimentos, atitudes ou interesses antagônicos. Conflito é condição geral do mundo animal TA 102

13 TEORIA ESTRUTURALISTA
Cooperação-conflito aspectos da atividade social - criar condições ou situações em que o conflito- parte integrante da vida da organização- possa ser controlado e dirigido para canais úteis ou produtivos Mudanças e inovação - Soluções encontradas TA 103

14 TEORIA ESTRUTURALISTA
Situações de Conflito TA 104

15 TEORIA ESTRUTURALISTA
Apreciação Crítica Convergência da várias abordagens -Nítida tentativa de integração e de ampliação. Ampliação da Abordagem- Ênfase na Organização como um todo.Sistema social Tendência à duas abordagens : Aspecto interativo / Conflito TA105

16 TEORIA ESTRUTURALISTA
Análise organizacional ampliada-Organizações complexas- Nível da sociedade(Macronível);Intergrupal;Interpessoal(Micronível) -Intercambiando influências recíprocas com a sociedade Inadequada classificação das organizações - Limitações práticas Teoria da Crise - Estudo dos problemas Teoria de Transição - trajetória à abordagem sistêmica TA 106

17 TEORIA ESTRUTURALISTA
Classif.Organizações(Blau/Scott) Beneficiário Tipo de Organiz. Exemplos Os próprios membros Sindicatos,Ass. Profissionais Ass.Benefícios mútuos Proprietário Org.Comercial Empresas Org.Serviços Hospitais.Univ. Clientes Org.de Estado Serviços Públ.- cos Público TA 107

18 TEORIA COMPORTAMENTAL
Origens Segundo estágio da T.RH Psicologia Organizacional Ênfase nas pessoas dentro de um contexto organizacional Herbert Simon,Chester Barnard,Douglas McGregor,Abraham Maslow TA 108

19 TEORIA COMPORTAMENTAL
Comportamento - Maneira pela qual um indivíduo ou uma organização age em resposta ao seu meio ambiente. O homem é um animal social dotado de necessidades Dotado de um sistema psíquico Capacidade de articular linguagem com raciocínio abstrato Aptidão para apreender Orientado para objetivos Padrão dual de comportamento TA 109

20 TEORIA COMPORTAMENTAL
Hierarquia das Necessidades Auto Trabalho criativo Autonomia. Realização Estima Reconhecimento Sociais Amizade,Interação Segurança Condições seguras Estabilidade Intervalos,Confor to. TA 110 Necessidades Fisiológicas

21 TEORIA COMPORTAMENTAL
Aspectos da Hierarquia das necessidades : Somente quando um nível inferior de necessidades está satisfeito é que o nível imediatamente mais elevado surge no comportamento Nem todas as pessoas conseguem chegar ao topo da pirâmide das necessidades Quando uma necessidade de nível mais baixo deixa de ser satisfeita, ela volta a predominar no comportamento TA 111 ,

22 TEORIA COMPORTAMENTAL
Cada pessoa possui sempre mais de uma motivação Qualquer comportamento motivado é um canal pelo qual muitas necessidades podem ser expressas ou satisfeitas conjuntamente Qualquer frustração da satisfação de certas necessidades passa a ser considerada ameaça psicológica TA112

23 TEORIA COMPORTAMENTAL
Teoria dos Dois Fatores Fatores Motivacionais Fatores Higiênicos (Insatisfacientes) (Satisfacientes) Relacionados à Empresa Relacionados ao Cargo As condições de trabalho O Trabalho em si Realização Administração da empresa Reconhecimento Salário Progresso profissional Relações com o supervisor Responsabilidade Benefícios e serviços sociais TA 113

24 TEORIA COMPORTAMENTAL
Enriquecimento de tarefas ou Enriquecimento do cargo - Constante substituição de tarefas mais simples e elementares do cargo por tarefas mais complexas, a fim de acompanhar o crescimento individual de cada empregado,oferecendo-lhe condições de desafio e de satisfação profissional no cargo. Verticalmente -Eliminação de tarefas com adição de outras mais complexas .TA 114

25 TEORIA COMPORTAMENTALISTA
Horizontalmente - Eliminação de tarefas e adição de outras, mas no mesmo nível de dificuldade Vantagens : Aumento da motivação / da Produtividade / redução do absenteísmo / redução da rotatividade do pessoal Desvantagens : Aumento da ansiedade/ aumento do conflito / sentimento de exploração / redução das relações interpessoais TA 115

26 TEORIA COMPORTAMENTAL
Estilos de Administração - Dependem das convicções que os administradores têm a respeito do comportamento humano. Teoria X - Concepção tradicional de administração : O homem é indolente e preguiçoso Trabalha o mínimo possível em troca de recompensas salariais Falta-lhe ambição -Não gosta de assumir responsabilidades e prefere ser dirigido e sentir-se seguro nessa dependência TA116

27 TEORIA COMPORTAMENTAL
Egocêntrico - Seus objetivos pessoais opõem-se aos objetivos da organização Resiste à mudanças -Não pretende assumir riscos Incapaz de auto-controle e disciplina em função da sua dependência Estilo de administração : Duro, rígido, autocrático , as pessoas trabalham em esquemas planejados e organizados previamente, as pessoas são meros recursos TA 117

28 TEORIA COMPORTAMENTAL
Aspectos da Administração segundo a teoria X : Responsável pela organização dos recursos da empresa no interesse exclusivo de seus objetivos econômicos Dirigir os esforços das pessoas, incentivá-las, controlar suas ações e modificar o seu comportamento para atender as necessidades da empresa TA 118

29 TEORIA COMPORTAMENTAL
As pessoas devem ser persuadidas, recompensadas, punidas , coagidas e controladas; suas atividades devem ser padronizadas e dirigidas em função dos objetivos e necessidades da empresa A administração deve utilizar a remuneração como recompensa ou punição para aquele que não se dedique à realização de sua tarefa. Teoria Clássica / Burocracia TA 119

30 TEORIA COMPORTAMENTAL
Teoria Y O Homem médio não tem desprazer em trabalhar, o trabalho pode ser uma fonte de satisfação e recompensa ou fonte de punição As pessoas não são passivas por natureza ou resistentes às necessidades da empresa As pessoas tem motivação básica e capacidade para assumir responsabilidades O Homem médio aprende não somente a aceitar, mas também a procurar responsabilidade TA120

31 TEORIA COMPORTAMENTAL
As potencialidades intelectuais do homem são apenas parcialmente utilizadas Estilo de administração aberto e dinâmico, democrático. Administrar é o processo de criar oportunidades, liberar potenciais, remover obstáculos, encorajar o crescimento individual e proporcionar orientação quanto a objetivos TA 121

32 TEORIA COMPORTAMENTAL
Aspectos da administração segundo a teoria Y : A motivação, o potencial de desenvolvimento, a capacidade de assumir responsabilidade, de dirigir o comportamento para objetivos da empresa, todos esses fatores estão presentes nas pessoas. A tarefa essencial da administração é criar condições organizacionais e métodos de operação por meio dos quais as pessoas possam atingir melhor os objetivos pessoais, dirigindo seus próprios esforços em direção aos objetivos da empresa TA 122


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