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Sustentabilidade, governança, inovação Ricardo Voltolini Fiemg, 04 de maio de 2010.

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1 Sustentabilidade, governança, inovação Ricardo Voltolini Fiemg, 04 de maio de 2010

2 O nosso cliente

3 Os clientes do nosso cliente

4 Sustentabilidade O que isso tem a ver com a gente? Até o início de 2007, era tema de conversa restrita a um círculo de especialistas, empresas socialmente responsáveis e ambientalistas +

5 O dilema, segundo Peter Senge O modelo de desenvolvimento atual está numa encruzilhada. É o fim da bolha da Era Industrial, da noção “extrair-produzir- descartar”,da mentalidade do “ou/ou”, da visão das partes sobre a visão do todo. O modelo atual não se sustenta.

6 Como superar o dilema ? Com a substituição de um modelo de desenvolvimento e de uma economia comprovadamente insustentáveis por uma modelo e economia sustentáveis, que possibilitem geração de riqueza com equilíbrio ambiental e justiça social.

7 E como fazer isso na prática? A partir de uma mudança radical de modelos mentais que incorporem o fato de que não vivemos a utopia da abundância. Empresas precisam aprender a produzir de modo sustentável. Indivíduos precisam aprender a consumir de modo sustentável. Governos precisam estimular empresas e indivíduos a produzirem e consumirem de modo sustentável.

8 Sustentabilidade é... “O equilíbrio dos resultados econômico- financeiros, com resultados ambientais e sociais” John Elkington

9 Sustentabilidade é... “O ponto de intersecção entre os negócios e os interesses da sociedade e do planeta” Andrew Savitz

10 A onda verde:duas grandes pressões (1) Cresce o sentimento de que os limites do Planeta podem restringir operações de negócio, readequar mercados e ameaçar o bem-estar de todos. (2) Empresas enfrentam um número crescente de públicos sensíveis às questões socioambientais.

11 Dados MRSC- 2009 e 2010 15,2% recompensaram 10,2% só pensaram mas não praticaram 8,2% retaliaram 7,1% premiaram e puniram MRSC-2009 Fonte: Market Analysis

12 Dados MRSC-2010

13 Empresas mais preocupadas Com alta exposição de marca. Que provocam mais impacto. Que dependem mais de recursos naturais. Que estão mais expostas a normas e leis. Que tem passivo ambiental. Que estão em mercados onde a competição por talentos é grande. Que fornecem para empresas grandes. Fonte: Daniel Esty

14 Benefícios da sustentabilidade Contratação de talentos Retenção de talentos Aumento da produtividade Redução de custos de produção Redução de despesas em sites comerciais Aumento da receitas e do valor de mercado Redução de riscos e facilidade de financiamento “Os ganhos de curto e médio prazo podem ser de 33% para grandes empresas e de 68% para pequenas e médias Bob Willard

15 10 Desafios sustentáveis nas empresas 1) Encarar os grandes temas 2) Concentrar-se no core business. 3) Entregar valor ao cliente 4) Inserir na estratégia de negócio 5) Envolver e formar líderes 6) Pensar o todo e não a parte 7) Sustentar o discurso na prática 8) Envolver e educar stakeholders. 9) Contar primeiro aos funcionários. 10) Romper com a inércia

16 (1)Encarar, na prática, os grandes temas O que a empresa está fazendo hoje para garantir às próximas gerações o direito aos ecosserviços essenciais: ar limpo para respirar, solo fértil para plantar, água potável para beber e clima estável O que a empresa está fazendo hoje para garantir o direito futuro aos ecosserviços essenciais: ar limpo para respirar, solo fértil para plantar, água potável para beber e clima estável

17 (2) Concentrar-se no core business Ex: A Ford investiu no esverdeamento de sua planta de River Rouge e não em tecnologia de motor híbrido. O carro poluente é o problema maior A empresa impacta mais quando identifica seus pontos vulneráveis, a partir da ótica do cliente, e se concentra nas questões mais relevantes relacionadas ao seu produto (B2C) ou ao seu histórico ambiental e reputação.(B2B)

18 (3) Entregar valor ao cliente A empresa deve antecipar-se às mudanças, transformando o que seriam desafios pra os clientes em oportunidades de negócio

19 O esforço verde não deve ser tarefa de um departamento nem deve ser ação pontual. Precisa estar na empresa como um todo. No seu planejamento, nas suas estratégias. (4) Inserir na estratégia de negócio Lorraine Bolsinger, vice da Ecoimagination

20 (5) Envolver e formar líderes Não adianta o CEO querer. Os demais líderes precisam aderir ou simplesmente as mudanças para a sustentabilidade não acontecem.

21 (6) Pensar o todo, e não a parte A sustentabilidade é complexa. Quem a toma pelas partes, não enxergando-a por inteiro, enfrenta o risco de dilemas e perda de oportunidades. É só processo? É só produto? São os dois?

22 Na fronteira da inovação “ Empresas inteligentes estão tratando a sustentabilidade como uma nova fronteira da inovação. Ela representa um filão de inovações organizacionais e tecnológicas. Ao incorporá-la no negócio, a empresa reduz os insumos e, portanto, os custos. Além disso, gera receitas adicionais a partir de produtos melhores, permitindo criar novos negócios.” C.K. Prahalad

23 Inovar Inovar não significa necessariamente criar o novo, nem grandes descobertas, mas inovações incrementares, pequenas inovações no nível dos processos Reduzindo a quantidade de matéria-prima e energia por unidade produzida; Desmaterializando serviços Desenhando melhor produtos Eliminando substâncias tóxicas Aumentando a vida útil de produtos

24 A pergunta é... Como uma empresa pode ser competitiva buscando conciliar os seus interesses de lucro com os interesses da sociedade e do planeta ?

25 Inovar exigirá organizações... Vivas Educadoras Flexíveis Facilitadoras do diálogo, Tolerantes á diferença, Não hierárquicas e controladoras Abertas ás colaborações das bordas À semelhança dos sistemas biológicos Capazes de criar o futuro e não projetá-lo a partir do passado

26 (7) Sustentar o discurso na prática Na Inglaterra, o governo já suspendeu 19 campanhas verdes por considerar que elas mentiam ou exageravam em suas mensagens. Mudar para valer exige reengenharia de processos. Investimento em P&D, novos modelos de produzir e de fazer negócios. Não adianta falar, é preciso fazer As pessoas estão cada dia mais críticas para discurso vazio.

27 (8) Envolver e educar stakeholders Regra número 1 em um mundo interdependente. A empresa deve identificar seus stakeholders, mapeá-los por prioridade, criar canais de comunicação eficientes e estimulá-los a participar da gestão mais sustentável do negócio.

28 (9) Contar primeiro aos funcionários Pesquisa pessoal: 70% dos executivos de empresa não crêem na consistência e coerência das estratégias sustentáveis de suas empresas.” Fonte: MBA-FIA Antes de fazer barulho externo, realizar um processo interno de persuasão e convencimento.

29 (10) Romper com a inércia Definir visão, missão, objetivos e valores verdes. E inserir isso tudo no discurso do líder. Ações sustentáveis exigem sair do lugar comum. Sugerem novo jeito de pensar e agir.

30 O que há em comum nas empresas sustentáveis Ponto1 – Um líder que acredita apaixonadamente no tema. Ponto 2 –Uma visão de oportunidade e não só de risco. Ponto 3 –Inserção dos valores na estratégia do negócio. Ponto 4 – Educação das partes interessadas Ponto 5- Uma comunicação eficiente

31 Meus contatos www.ideiasustentavel.com.br ricardo@ideiasustentavel.com.br


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