A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Noções de Administração e Gestão em Recursos Humanos Professora Eliane König.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Noções de Administração e Gestão em Recursos Humanos Professora Eliane König."— Transcrição da apresentação:

1 Noções de Administração e Gestão em Recursos Humanos Professora Eliane König

2 Princípios da Administração - REVISÃO TAYLOR e os Princípios da Administração Científica: TAYLOR e os Princípios da Administração Científica: - Seleção e treinamento de pessoal; - Salários de acordo com o desempenho e baixos custos de produção; - Identificação da melhor maneira de executar tarefas; - Cooperação entre administração e trabalhadores.

3 TAYLOR e os Mecanismos/Técnicas da Administração Científica: - Estudos de tempos e movimentos; - Padronização de ferramentas e instrumentos; - Padronização de movimentos; - Conveniência de uma área de planejamento; - Cartões de instruções; - Sistema de pagamento de acordo com o desempenho; - Cálculo de custos.

4 Princípios da Administração – Principal idéia da administração científica para Taylor: - “A produtividade resulta da eficiência do trabalho e não da maximização do esforço”.

5 Henry Ford (1863 – 1947): Estudou os princípios da produção em massa e a linha de produção móvel. Estudou os princípios da produção em massa e a linha de produção móvel.

6 Henry Ford – Produção em Massa: É a fabricação de produtos não diferenciados em grande quantidade: peças padronizadas e trabalhador especializado. É a fabricação de produtos não diferenciados em grande quantidade: peças padronizadas e trabalhador especializado.

7 Henry Ford – Produção em Massa: PEÇAS PADRONIZADAS: PEÇAS PADRONIZADAS: - Máquinas especializadas; - Sistema universal de fabricação; - Controle de qualidade; - Simplificação das peças; - Simplificação do processo produtivo

8 Henry Ford – Produção em Massa: TRABALHADOR ESPECIALIZADO: TRABALHADOR ESPECIALIZADO: - Uma única tarefa ou pequeno número de tarefas; - Posição fixa dentro de uma sequência de tarefas; - O trabalho vem até o trabalhador; - As peças e máquinas ficam no posto de trabalho.

9 Henry Ford –Linha de produção móvel: - No começo o trabalho era artesanal; - Em 1908, o tempo médio de ciclo de um montador da Ford chegava a 514 minutos; - Nesse sistema cada trabalhador ficava sempre na mesma área de montagem (exemplo colocar rodas, molas, motor) antes de passar para o carro seguinte; - Era de responsabilidade do trabalhador apanhar as peças no estoque e trazê-las até seu posto.

10 DINÂMICA DA LINHA DE PRODUÇÃO

11 Henry Ford –Linha de produção móvel – mais eficiente: - Ford providenciou que as peças seriam entregues no posto de trabalho; - Cada montador executaria uma única tarefa, andando de um carro para o outro dentro da fábrica; - Com essas alterações o tempo de ciclo caiu para 2,3 minutos; - Problemas logo após essa mudança: a movimentação consumia tempo e, os montadores tinham velocidades diferentes de trabalho, os mais rápidos perdiam eficiência quando encontravam os mais lentos pela frente.

12 Henry Ford –Linha de produção móvel – instalada: Linha de montagem móvel: é onde o produto se desloca ao longo de um percurso enquanto os operadores ficam parados. Linha de montagem móvel: é onde o produto se desloca ao longo de um percurso enquanto os operadores ficam parados. Exemplo de eficiência de uma linha de montagem móvel: a Ford adotou uma linha de montagem do chassis, que passou a consumir 1 hora e 33 minutos de trabalho, em contraste com 12 horas e 28 minutos necessários quando a montagem ainda era artesanal. Exemplo de eficiência de uma linha de montagem móvel: a Ford adotou uma linha de montagem do chassis, que passou a consumir 1 hora e 33 minutos de trabalho, em contraste com 12 horas e 28 minutos necessários quando a montagem ainda era artesanal.

13 Henry Ford –Linha de produção móvel – Benefícios: - Redução drástica no tempo de ciclo; - Redução na necessidade de investimento de capital; - Com maior velocidade da produção reduzia os custos dos estoques de peças à espera da montagem; - Quanto mais carros eram fabricados, mais baratos eles ficavam.

14 Princípios da Administração Científica: ENFOQUE TÉCNICO: Taylor e Ford; ENFOQUE NO COMPORTAMENTO HUMANO: Frank e Lillian Gilbreth, Henry Gantt e Hugo Munsterberg.

15 Frank e Lillian Gilbreth: - Frank Bunker Gilbreth nasceu em 1868, abandonou os estudos para aprender o ofício de pedreiro, aos 27 anos chegou a superintendente em uma empresa de construção; - Em 1895 criou sua empresa produtora de concreto e inventou muitos dispositivos, inclusive misturadores de concreto, correias transportadoras e barras de reforço, sua empresa cresceu muito construindo casas fábricas, usinas e cidades inteiras;

16 Frank e Lillian Gilbreth: - Em 1907 Frank Gilbreth e Taylor se encontraram; - Em 1911 Gilbreth lançou o livro Estudo de movimentos; - Nessa obra Gilbreth menciona o desperdício de terra por meio da erosão, mas diz que isso não é nada, se comparado com o desperdício de produtividade humana; - Por isso Gilbreth dedicou particularmente atenção à fadiga humana, no que foi ajudado por sua mulher, Lillian Moller Gilbreth.

17 Frank e Lillian Gilbreth: - Lillian nasceu em 1878, superando os preconceitos contra as mulheres, obteve título de bacharel e mestre; - 1904 casou-se com Frank Gilbreth, mudou o foco de seus estudos para psicologia, a fim de acompanhar o marido; - 1914, publicou o livro Psicologia da administração, que, em 1915, se tornaria sua tese de doutorado; - 1916 o casal publicou o livro estudo da fadiga, e dividiram a fadiga em duas partes:

18 A Fadiga conforme Frank e Lillian Gilbreth: - Fadiga necessária: resultante da atividade que precisa ser feita para completar uma tarefa – seria minimizada por meio de técnicas mais eficientes e de períodos de descanso; - Fadiga desnecessária: resultante de atividade que não precisaria ser feita – seria sensivelmente reduzida, se o ambiente de trabalho fosse redesenhado;

19 Outro estudo dos Gilbreth: Propuseram a redução das horas diárias de trabalho e a implantação ou o aumento de dias de descanso remunerado; Propuseram a redução das horas diárias de trabalho e a implantação ou o aumento de dias de descanso remunerado; Segundo eles: “O objetivo da vida é a felicidade, não importa o que signifique felicidade. A eliminação da fadiga, começando com um desejo de conservar a vida humana e eliminar o desperdício, deve aumentar os Minutos de felicidade”.

20 Henry Gantt: - Nasceu em 1861, em 1884 formou-se em engenharia mecânica; - Em 1887 foi trabalhar para a Midvale Steel, onde tornou- se assistente no departamento de engenharia, em 1888, tornou-se assistente de Taylor; - Gantt também era um inventor prático junto a Taylor registrou 6 patentes; - Em 1901 estabeleceu-se como consultor em administração, e observou certos problemas característicos do comportamento humano, como resistência à mudança e normas grupais que interferiam na produtividade;

21 Henry Gantt: - Em 1903 apresentou um trabalho, um Gráfico diário da produção, no qual descreveu um método gráfico de acompanhar fluxos de produção, esse método tornar-se-ia o gráfico de Gantt; - Em 1908 publicou o trabalho Treinamento de Trabalhadores em hábitos industriais; - Gantt morreu em 1919, e em 1922 um funcionário de Gantt – Wallace Clark publicou o livro O gráfico de Gantt: uma ferramenta da administração, o livro foi traduzido em 8 idiomas, tornando-se a mais importante técnica de planejamento e controle.

22 Hugo Munsterberg: - Hugo Munsterberg (1863 – 1916), recebeu o título de doutor em psicologia da Universidade de Leipzig, em 1885, e de doutor em medicina em 1887; - 1897, foi para Harvard, onde se tornou professor e diretor do programa de psicologia; - 1910 Munsterberg e seus alunos começaram a realizar pesquisas visando a aplicação da psicologia à indústria;

23 Hugo Munsterberg: 1913, publicou o livro psicologia e Indústrias eficientes, onde começa elogiando Taylor, em seguida propõe que o papel dos psicólogos na indústria deve ser: 1913, publicou o livro psicologia e Indústrias eficientes, onde começa elogiando Taylor, em seguida propõe que o papel dos psicólogos na indústria deve ser: - Ajudar a encontrar os homens mais capacitados para o trabalho; - Definir as condições psicológicas mais favoráveis ao aumento da produção; - Produzir as influências desejadas, na mente humana, do interesse da administração.

24 Hugo Munsterberg: - Munsterberg desenvolveu alguns dos primeiros testes de seleção de pessoal e era convidado frequentemente para dar consultoria a grandes indústrias; - Por volta de 1920, a psicologia industrial estava estabelecida como ramo importante da administração de empresas.

25 Princípios da administração - resumo: ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA = ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA = Enfoque técnico x comportamental = Base para a administração ATUAL

26


Carregar ppt "Noções de Administração e Gestão em Recursos Humanos Professora Eliane König."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google