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Tefko Saracevic.  Professor Emérito da Escola de Comunicação e Ciência da Informação de Rutgers da Universidade Estadual de Nova Jersey (EUA). Saracevic.

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1 Tefko Saracevic

2  Professor Emérito da Escola de Comunicação e Ciência da Informação de Rutgers da Universidade Estadual de Nova Jersey (EUA). Saracevic é formado em engenharia elétrica, com mestrado e doutorado em Ciência da Informação.  Pesquisa básica: Teorias e experimentos relacionados ao comportamento humano de informação; interação humano-computador a partir do ponto de vista humano; e interação modelagem de processos na recuperação da informação. Noção de relevância em relação aos sistemas de informação. Estudo teórico e pragmático de valor de serviços de informação e de bibliotecas. Natureza da Ciência da Informação como um campo.  Educação: Estudo, avaliação, design e reestruturação dos currículos em Ciência da Informação e Biblioteconomia. Relações interdisciplinares e de comunicação entre a Ciência da Informação e disciplinas relacionadas.

3  Ciência da Informação juntamente com a lógica e filosofia, surge para lidar com a relevância - uma noção humana.  A preocupação com a relevância, como noção fundamental da Ciência da Informação está ligada à resolução dos problemas de comunicação científica.  A relevância é considerada uma medida de eficácia do contato entre uma fonte e um destino, em um processo de comunicação.

4  Os diferentes pontos de vista sobre relevância são interpretados e relacionados dentro de uma estrutura de comunicação do conhecimento.  Diferentes pontos de vista surgiram porque a relevância é considerada em diferentes pontos do processo de comunicação de conhecimentos.  Sugere-se que existe um ciclo de vários sistemas de relevâncias.

5  Em sentido fundamental, relevância tem a ver com a eficácia da comunicação.  Subjacente a todos os sistemas de informação deve haver a interpretação da noção de relevância.  Importante explorar o significado da relevância na Ciência da Informação e fornecer um quadro das várias interpretações de relevância.

6 Relações de especificação/explicação, especialmente aquelas ligadas à dedução, implicação, consequências lógicas e em menor extensão, em indução e formação de conceitos.

7 Vinculada às explicações da tematicidade e teoria da significação.

8 Interpretação dos problemas de comunicação científica. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA - Revistas científicas - Colégios invisíveis - Sociedades profissionais - Conferências - Tipo de informação buscada - Mecanismos para sistematização de publicações

9  1930 – 1940 – O que é relevante para um assunto?  1940 – 1950 – Sistemas de recuperação da informação. Exemplo: os mecanismos de busca na web (bibliotecas)

10  Só é efetiva quando a informação que foi transmitida provocar mudanças em alguém.  A relevância, por sua vez, é a medida dessas mudanças (ou seja, o quanto elas – as pessoas - podem mudar a partir de uma informação).

11 O conceito de informação desejada (necessitada / buscada). Representação do processo questão / resposta Informação desejada Questão Análise Pesquisa Resposta Pertinência Relevância

12  A avaliação da qualidade da indexação é realizada a partir da recuperação da informação.  Baseada nos conceitos de Revocação e Pertinência.  Revocação (recall): relação entre os itens recuperados e o total de itens úteis do sistema. Foi recuperado efetivamente tudo o que o sistema tem armazenado sobre o assunto?  Pertinência: relação do que foi recuperado com a pergunta feita. Quais os itens efetivamente pertinentes entre aqueles recuperados?

13 Coeficiente de revocação de uma base de dados

14 14  Exemplo: Base Útil Recuperação Útil Base Útil Base Útil Base Útil Base Útil Base Útil

15 15  Exemplo:

16 16  Coeficiente de precisão:

17 17  Exemplo:

18 18  Perda de Informação:

19 19  Exemplo:

20 Relevância: relação entre conhecimento do assunto e um tópico (questão) sobre o assunto. Pertinência: relação entre estoque de conhecimento e o conhecimento do assunto ou a literatura sobre o assunto. Sugere-se que exista um ciclo de vários sistemas de relevâncias interconectados e não independentes.

21 O mais significativo avanço no pensamento sobre a relevância será conseguido com a interação entre estes sistemas.


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