A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CINESIOLOGIA Síntese da Proposta de estrutura acadêmica para a Educação Física e Esporte (TANI, 1996) Professora: Petrucia Nóbrega Natal, outubro de 2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CINESIOLOGIA Síntese da Proposta de estrutura acadêmica para a Educação Física e Esporte (TANI, 1996) Professora: Petrucia Nóbrega Natal, outubro de 2008."— Transcrição da apresentação:

1 CINESIOLOGIA Síntese da Proposta de estrutura acadêmica para a Educação Física e Esporte (TANI, 1996) Professora: Petrucia Nóbrega Natal, outubro de 2008.

2 Antecedentes  Implantação dos primeiros cursos de pós- graduação ( fisiologia do exercício e biomecânica)  Reestruturação dos cursos de preparação profissional (Resolução 03/87/CFE): licenciatura e bacharelado  Redimensionamento da Educação Física Escolar: movimentos renovadores - psicomotricidade, desenvolvimento e aprendizagem motora, abordagens críticas: cultura corporal, cultura de movimento.  Publicações, eventos científicos e profissionais

3 Problemática  Tradição de uma preparação de professores, cuja estrutura curricular compreendia 3 grupos de disciplinas: disciplinas academicamente orientadas nas ciências mães; disciplinas orientadas às atividades de jogos, esportes, ginásticas, dança; disciplinas de orientação pedagógica. Falta de integração dessa estrutura  Oferta de atividades sem sistematização de conhecimentos  Ausência de um corpo de conhecimentos acadêmico-científicos

4 Problemática...  Na década de 1960, nos EUA, inicia-se um amplo movimento para a caracterização acadêmica da EF (Henry, 1964; 1978)  Especialização e fragmentação do conhecimento  Falta de compreensão e entendimento das singularidades entre pesquisa básica e aplicada.  Não distinção entre profissão e ocupação

5 Propostas de estrutura acadêmica  Ciência da Motricidade  Ciências do esporte  Ciência do movimento humano  Psicocinética  Ciência do exercício  Gimnologia  Cinantropometria  Cinesiologia

6

7

8

9 Epistemologias e metodologias adequadas  Fenomenologia, hermenêutica: estudar fenômenos macroscópicos em nível sócio- cultural de análise  Abordagem experimental: estudar fenômenos microscópicos  Cinesiologia: pesquisa básica  EF e esportes: pesquisa aplicada

10 Considerações Finais  A proposição da Cinesiologia esclarece relações entre pesquisa básica e aplicada, bem como apresenta uma reflexão epistemológica abrangente  O movimento humano pode ser estudado em diferentes níveis de análise  A Cinesiologia caracteriza-se como uma ÁREA DE CONHECIMENTO e não como DISCIPLINA ACADÊMICA  Exigência de uma estrutura administrativa adequada (universidades).

11 Referência  TANI, Go. Cineisologia, educação física e esporte: ordem emanante do caos na estrutura acadêmica. Revista Motus Corporis, Rio de Janeiro, v.3, n.2, p.9-50, dez.1996.


Carregar ppt "CINESIOLOGIA Síntese da Proposta de estrutura acadêmica para a Educação Física e Esporte (TANI, 1996) Professora: Petrucia Nóbrega Natal, outubro de 2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google