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1 IGUALDADE É DESENVOLVIMENTO! Campanha Regional de Sensibilização e potenciação de recursos em Igualdade de Género.

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1 1 IGUALDADE É DESENVOLVIMENTO! Campanha Regional de Sensibilização e potenciação de recursos em Igualdade de Género

2 2 Identificação dos Projectos POPH – Programa Operacional de Potencial Humano Eixo 7 – Igualdade de Género 7.3. Apoio Técnico às Organizações não Governamentais Ref. Candidatura Projecto Região Norte: 012202/2008/73 Ref. Candidatura Projecto Região Centro:012208/2008/73 Ref. Candidatura Projecto Região Alentejo: 012203/2008/73 Entidade Gestora: POPH / Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género

3 3 Campanha Regional de Sensibilização e potenciação de recursos em Igualdade de Género Pedido de Alteração submetido em Fevereiro de 2010 foi indeferido, o que não permitirá o reforço do dinheiro para a campanha, nos moldes de adequação às propostas apresentadas pelas entidades da rede. Assim, revemos a nossa estratégia: ☺ Respeitando a ideia inicial do projecto de as entidades terem autonomia e, verem adequadas as actividades da campanha às necessidades dos seus territórios, proporemos uma verba para ser gerida com autonomia pelas entidades, mas que certamente obrigará a uma reformulação da lógica de realização das actividades propostas. ☺ Optaremos pela criação de materiais, instrumentos e ferramentas comuns que poderão ser potenciadas e utilizadas nas acções de Campanha regional.

4 4 Campanha Regional de Sensibilização e potenciação de recursos em Igualdade de Género 1. SPOT AUDIO (pronto a ser utilizado!) (Ouvir Spots)Objectivos: - Disseminado nas páginas ou facebook/twiter das entidades; - Enviado por e-mail em ampla divulgação regional; - Negociado com as rádios locais e regionais para ser disseminado com a assiduidade possível - Introdução a programas de rádio dedicados a um tema dentro da temática da Igualdade de Género - Será divulgada uma agenda dos programas de rádio no facebook da Animar. (Muito importante que as entidade nos reportem evidências: ficheiros audio, links para os locais de disseminação, horas e locais para divulgarmos previamente)

5 5 Campanha Regional de Sensibilização e potenciação de recursos em Igualdade de Género 2. SPOT VÍDEO (em fase de concepção!)Objectivos: - Criar uma curta metragem que possa ser divulgada on-line no facebook ou página das entidades; - Utilizada como material didáctico para realizar sessões de sensibilização com a população em geral; - Divulgar no Canal 2 como publicidade institucional não paga (Muito importante que as entidade nos reportem evidências: links para os locais de disseminação, e horas e locais das sessões que organizarem para divulgarmos previamente)

6 6 Campanha Regional de Sensibilização e potenciação de recursos em Igualdade de Género 3. CICLOS DE CINEMA (a iniciar em Julho!) 4 meses, 3 semanas e 2 dias – Sobre as questões do aborto, do acesso das mulheres à saúde sexual e reprodutiva. Filme romeno | Gente do Norte, com Charlize Theron. Primeira trabalhadora em minas, assédio sexual e moral. | Made in LA. Made in L.A. is an Emmy award-winning feature documentary that follows the remarkable story of three Latina immigrants working in Los Angeles garment sweatshops as they embark on a three-year odyssey to win basic labor protections from a trendy clothing retailer. In intimate verite style, Made in L.A. reveals the impact of the struggle on each woman’s life as they are gradually transformed by the experience. Compelling, humorous, deeply human, Made in L.A. is a story about immigration, the power of unity, and the courage it takes to find your voice. | Vera Drake (2004), sobre as questões do aborto. | Dou-te os meus olhos, filme espanhol muito forte sobre as questões da violência. | Caramel. | Revolutionary Road, 2008, EUA que retrata bem a complexidade da realização profissional e pessoal, passando pelo equilíbrio da relação conjugal e da família. E a força dos padrões culturais e sociais.| Cidade do Silêncio. Uma jornalista é enviada para uma cidade mexicana perto da fronteira com os Estados Unidos, onde as mulheres são exploradas pelas indústrias locais. Dirigido por Gregory Nava (Selena) e com Jennifer Lopez, António Banderas, Sónia Braga e Martin Sheen no elenco.2004 Olga - sobre uma revolucionária (Olga Prestes), alemã e judia, no tempo do Nazismo. | As Horas - retrata a vida de três mulheres em épocas diferentes (entre as quais Virgínia Woolf).| O casamento de Rachel.Objectivos: - Aquisição de um pacote de 12 filmes que as entidades requisitarão previamente à Animar; - Negociação com os auditórios municipais para que sejam passados 2 ou 3 filmes até ao final do ano, se preferência associados a um pequeno workshop de sensibilização para a comunidade em geral; - Divulgação de uma agenda deste ciclo de cinema no facebook da Animar. (Muito importante que as entidade nos reportem evidências: links para os locais de disseminação, e horas e locais das sessões que organizarem para divulgarmos previamente)

7 7 Campanha Regional de Sensibilização e potenciação de recursos em Igualdade de Género 4. COMUNICAÇÃO SOCIAL (iniciou-se em Março!) ( http://www.3sector.net/moodle/animar )Objectivos: - Realização de um artigo para comemoração dia 8 de Março para imprensa nacional e que foi enviado para as entidades da rede, tendo sido publicado no site da ADIP, no blog feministas sem fronteiras, no Observatório Mirabal “Mulheres sem Medo”. - Criação de uma pasta para divulgação on-line de artigos de imprensa no moodle; - Realização de um almoço com jornalistas em Setembro em Lisboa de organização da Animar; - Realização de um almoço com jornalistas em cada uma das regiões. Precisaremos das entidades para convidar jornalistas ao nível regional para estarem presentes. Nomes e contactos deverão ser enviados até dia 15 de Junho. As entidades deverão aproveitar para estar presentes e falar um pouco da sua experiência no enquadramento do projecto, dando projecção aos problemas que identificam nos seus territórios; - Preparar um agenda de iniciativas no quadro do projecto e enviar para o programa Regiões no Canal 1, para além da divulgação já prevista no facebook Animar.

8 8 Campanha Regional de Sensibilização e potenciação de recursos em Igualdade de Género 5. PLATAFORMAS DE COMUNICAÇÃO (iniciou-se 2009!) (http://www.3sector.net/moodle/animar)Objectivos: - Criação de um moodle para gestão do projecto; - Criação de uma página Animar no facebook com evidências sobre esta temática; - Página da Animar com referências a esta temática; - Criação de um InfoAnimar sobre Cidadania e Igualdade de Género para ampla divulgação; (As entidades poderão recuperar InfoAnimar antigos no moodle e procederem à sua divulgação. Se o fizerem enviem com conhecimento para a Animar)

9 9 Campanha Regional de Sensibilização e potenciação de recursos em Igualdade de Género 6. MARCA (está registada e poderá ser apropriada pelas entidades que participam no projecto!)Objectivos: - Criação de uma marca no sentido de certificar as entidades que fizeram um processo de qualificação e de implementação da IG nas suas organizações. Esta marca ficará para além da vida útil do projecto e será utilizada como um selo de certificação da Animar/marca da rede. - Registo da marca; - Informar quem será a pessoa na organização que participou na dinamização do diagnóstico, nos workshops e na liderança da campanha regional e que exercerá na organização as funções de Conselheiro/a para a Igualdade – 15 Junho | Estabilizar a Rede de Conselheir@s para a Igualdade - Criação de um banner para os e-mails com links para facebook e página da Animar. (As entidades poderão utilizar esta marca, fazendo download a partir do moodle )

10 10 Campanha Regional de Sensibilização e potenciação de recursos em Igualdade de Género 6. CONGRESSO DO ASSOCIATIVISMO E DEMOCRACIA PARTICIPATIVA (em marcha no processo de dinamização regional!) 14 e 15 Novembro, Palmela Mais informações sobre o Congresso em: http://movimentodoassociativismo.blogspot.com http://movimentodoassociativismo.blogspot.comObjectivos: - Participar nas acções regionais de sensibilização do Congresso e divulgá-las como InfoAnimar no domínio da Cidadania e Igualdade de Género; - Associar a imagem da Campanha ao Congresso; - Divulgar o Congresso junto das organizações e mobilizá-las a participar; - Organizar acções no Congresso de divulgação de produtos do projecto e materiais da Campanha.

11 11 Campanha Regional de Sensibilização e potenciação de recursos em Igualdade de Género 7. DIA MUNICIPAL PARA A IGUALDADE (24 OUTUBRO)Objectivos: - Criar um dia municipal para a comemoração do princípio da Igualdade, numa articulação entre organizações do poder desconcentrado e da sociedade civil organizada; - Contactar os municípios/juntas de freguesia dos territórios de intervenção das entidades para aderirem e publicitarem este dia; - Contactar a Associação de Municípios, no sentido de ajudar a sensibilizar outros que não sejam passíveis de ser mobilizados pelas entidades directamente, numa perspectiva de alargamento das acções no futuro; - Programar acções da campanha regional para este dia; - Realizar divulgação nos media locais/regionais, no facebook e nas páginas da entidades as acções propostas; - Comemorar o 24 de Outubro no máximo de territórios possível, com cobertura dos media locais/regionais, mobilizados pela entidade e/ou pela parceria local.

12 12 Campanha Regional de Sensibilização e potenciação de recursos em Igualdade de Género 8. CONCURSO FOTOGRAFIA / EXPOSIÇÃO ITINERANTE (em Julho!)Objectivos: - Lançar um concurso por região que seja dinamizado pelas entidades locais; - Identificar as entidades interessadas em dinamizar o concurso; - Planear os moldes da exposição itinerante; - Articular as fotos a uma revista de divulgação massiva.

13 13 Campanha Regional de Sensibilização e potenciação de recursos em Igualdade de Género PROPOSTA SUMÁRIA DE REGULAMENTO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA “A promoção da Igualdade de Género como Exercício da Cidadania” Cláusula 1ª Concurso instituído pela Animar, no âmbito do projecto “A Igualdade de Género como Exercício da Cidadania” ao abrigo do financiamento do POPH e da CIG no âmbito da Medida 7.3., em articulação com as entidades da sua rede do Norte, Centro e Alentejo. Cláusula 2ª O concurso tem como finalidade eleger fotografias alusivas à valorização da Igualdade de Género como um valor de cidadania, que serão convertidas em formatos e suportes compatíveis com a realização de uma exposição itinerante. Cláusula 3ª 1 - O concurso é aberto a qualquer cidadão ou cidadã residente em Portugal, independentemente da sua nacionalidade, idade ou profissão. 2 – O júri do concurso integrará um/a represente da direcção da Animar, um/a representante da instituição da rede Animar dinamizadora do concurso e uma pessoa convidada.

14 14 Campanha Regional de Sensibilização e potenciação de recursos em Igualdade de Género PROPOSTA SUMÁRIA DE REGULAMENTO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA “A promoção da Igualdade de Género como Exercício da Cidadania” Cláusula 4ª Os trabalhos de Fotografia deverão ser apresentados com as seguintes especificidades: a) As fotografias a preto e branco ou a cores deverão ser originais e subordinados à temática identificada na cláusula 2ª do regulamento; b) As fotografia deverão ter o formato mínimo de 15x20 e o máximo de 30x40; c) Cada fotografia deverá ter inscrito no verso um título que exprima o significado da imagem, sempre com expressões em português, salvo em caso específico da necessidade de recorrer a língua estrangeira; d) Os/As autores/as devem acompanhar a fotografia de uma memória descritiva onde conste o título da fotografia e uma breve descrição do local, motivo fotografado, data em que foi feito o registo fotográfico e/ou a razão da sua apresentação a concurso; e) Os/As autores/as deverão redegir uma declaração devidamente assinada, concedendo autorização à ANIMAR para reprodução da fotografia em quantidade e com duração ilimitadas, bem como para uso gratuito da mesma em materiais que venham a ser produzidos no futuro. f) Cada concorrente poderá participar com um número máximo de 3 fotografias.

15 15 Campanha Regional de Sensibilização e potenciação de recursos em Igualdade de Género PROPOSTA SUMÁRIA DE REGULAMENTO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA “A promoção da Igualdade de Género como Exercício da Cidadania” Cláusula 6ª As candidaturas deverão ser formalizadas através do envio dos trabalhos até dia 1 de Setembro às 24H por correio registado ou presencialmente para: ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local Concurso Fotografia “A Promoção da Igualdade de Género como Exercício da Cidadania” Rua Antero de Quental – Edifício Ninho de Empresas Bairro Olival de Fora 2625-640 Vialonga O envio por correio deverá ser simultâneo ao envio por e-mail para animar@animar-dl.ptanimar@animar-dl.pt Deverá ser enviado uma cópia de identificação, morada, idade e endereço electrónico, bem como a declaração atrás referida. Cláusula 7ª Os/As participantes serão contactados caso algum dos seus trabalhos seja seleccionado para atribuição de um prémio simbólico de participação.

16 16 Campanha Regional de Sensibilização e potenciação de recursos em Igualdade de Género PROPOSTA SUMÁRIA DE REGULAMENTO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA “A promoção da Igualdade de Género como Exercício da Cidadania” Cláusula 8ª Os trabalhos serão avaliados tendo em conta os seguintes critérios: originalidade, adequação à mensagem que se pretende transmitir e criatividade. Cláusula 9ª Os resultados do concurso serão divulgados no site da Animar (http://www.animar-dl.pt) até dia 8 de Outubro.http://www.animar-dl.pt

17 17 Campanha Regional de Sensibilização e potenciação de recursos em Igualdade de Género 9. MATERIAIS DE DIVULGAÇÃO (Disponíveis a partir de 1 de Setembro)Objectivos: - Criação de 5 roll-ups por região, para serem requisitados para diferentes iniciativas; - Brochura | Cartazes - Banner para newsletter electrónicas Exemplos de acções propostas: - Participação em feiras locais/regionais através da disseminação dos materiais de divulgação do projecto; - Criação de pequenos filmes (telemóvel, câmara doméstica) que possam ser enviados por ficheiro e que ilustrem estereótipos de género para serem disponibilizados nas páginas das entidades, facebook, etc; - Disponibilização de um banner para criação de newsletter electrónicas para empresas ou para divulgação geral, a ser realizado pelas entidades com uma periodicidade adequada. (Muito importante que as entidade nos reportem evidências: ficheiros audio, links, e-mails, horas e locais para divulgarmos previamente)

18 18 Campanha Regional de Sensibilização e potenciação de recursos em Igualdade de Género 9. MATERIAIS DE DIVULGAÇÃO (Disponíveis a partir de 1 de Setembro)

19 19 Campanha Regional de Sensibilização e potenciação de recursos em Igualdade de Género 9. MATERIAIS DE DIVULGAÇÃO (Disponíveis a partir de 1 de Setembro)

20 20 Campanha Regional de Sensibilização e potenciação de recursos em Igualdade de Género ÍNDICE DA BROCHURA Apresentação Animar e da Rede Animar Apresentação do projecto Recomendações para linguagem inclusiva - brochura IG Princípios e práticas orientadores para uma educação equalitária – exemplo: projecto país basco Novas formas de organização do trabalho – mulheres no associativismo; Legislação – geral e especifica – lei da parentalidade, protecção social; Resultados decorrentes dos questionários; Boas práticas da rede; Exemplos de imagem que promovem IO Vs imagens que não promovem para descobrir diferenças Para além destes conteúdos, existirão ainda algumas imagens, designadamente uma banda desenhada com caricaturas que pretendem desmitificar a igualdade entre Mulheres e Homens (futebol Vs ginástica, hip hop VS ballet, jogar pc Vs ajudar a mãe, saídas a noite raparigas Vs rapazes).

21 21 Região Norte Mapa de Envolvimento dos Associados ADLML TROTE GERÊS PROBARROSO) DOURO SUPERIOR COOP. AGRÍCOLA VALDOSENDE ATHACA AJDEÃO ATLAS ADER SOUSA Financiado por: AP VD AFDR Guias de Portugal Resultados: Dirigentes: 6 M e 5H Técnicos/as: 10M e 2H Atingido: 13 entidades | 23 participantes Esperado: 15 entidades | 30 participantes ANOP

22 22 Região Centro Mapa de Envolvimento dos Associados Financiado por: Resultados: Dirigentes: 5M e 6H Técnicos/as: 20M e 3H Atingido: 14 entidades | 34 participantes Esperado: 15 entidades | 30 participantes BARAFUNDA ADRL 3 SERRAS ADIP ADEPE ACTIVAR ADM ESTRELA RAIA HISTÓRICA ACERT SOLIDÁRIOS AJPAZ AFMP FAJUDIS PEDRAS SOLTAS

23 23 Região Alentejo Mapa de Envolvimento dos Associados Financiado por: Resultados: Dirigentes: 6M e 1H Técnicos/as: 18M e 3H Atingido: 18 entidades | 28 participantes Esperado: 15 entidades | 30 participantes *CM Santarém ** CM Grândola e CM Santiago do Cacém *** Agrupamento Vertical de Escolas de Almodôvar e LPN Beja ADC MOURA VENDAS NOVAS ADTR ESDIME *** TRILHO MONTE GENTE TERRAS DENTRO ADL** ROTA ADIAFAADSCS* MSR

24 24 FORKING Destinatários / Fornecedores Mudança na cultura organizacional e da sociedade influenciada pelos princípios da Cidadania e Igualdade de Género CESLPMCanal 2Imprensa LocalVBWorksGráfica Dirigentes da Rede Animar + - Colaboradores/as da Rede Animar Comunidade Local Comunidade Educativa Poder Local Sociedade Civil +- TOC Campanha RegionalDiagnóstico Organizacional

25 25 PROBLEMAS DIAGNOSTICADOS Igualdade de Género é encarada de forma redutora na sua dimensão socioeconómica; Princípios da igualdade de género trabalhados de forma indirecta (grupo-alvo mulheres no caso por exemplo do desemprego), mas não no sentido de uma descriminação positiva reflectida e racionalizada; Ausência de competências nas organizações para integrar/consolidar princípios de IG nas iniciativas e processos de desenvolvimento local, nas suas diferentes dimensões: socio-económica, simbólica, organizacional e cívica – e nas diferentes esferas de sociabilidade: a família, o trabalho e a sociedade; Representação expressiva das mulheres nas organizações de desenvolvimento local ao nível das equipas administrativas e técnicas, contudo não ocupando cargos de decisão; Intervenção inactiva de alguns actores do território para a concretização de uma estratégia promotora de igualdade de género;

26 26 APRESENTÇÃO PROJECTO MQL OBJECTIVOS GERAIS Promoção da capacitação organizacional e a sedimentação de uma cultura de intervenção incorporadora da dimensão do Género Promoção da aprendizagem e a adopção de uma cultura organizacional que incorpore a dimensão do género nas práticas de comunicação, bem como ao nível da gestão interna dos recursos humanos Promoção da aprendizagem através do contacto e observação directa de práticas bem sucedidas ao nível da integração da IG na intervenção de proximidade Promoção da disseminação de metodologias e técnicas de sensibilização em IG que evidenciem um carácter inovador e participativo, tendo em conta as diferenças dos/as destinatários/as das organizações da Rede Animar FINALIDADE Enraizar princípios de Cidadania e IG na cultura organizacional da Rede Animar e nas comunidades com quem estas trabalham, promovendo estratégias de mudança

27 27 APRESENTÇÃO PROJECTO MQL RESULTADOS Diagnóstico “A Gestão do Tempo e a conciliação da vida pessoal, familiar e profissional nas organizações da rede Animar” realizado Documento estratégico de recomendações políticas e técnicas para as organizações da Rede no domínio da IG e da Conciliação concertado Rede de Conselheiros/as para a Igualdade na Rede Animar constituída Campanha de promoção da IG e Cidadania, envolvendo a Rede Animar ao nível regional operacionalizada ACTIVIDADES Metodologias e instrumentos nos domínios da IG e Cidadania (recorrendo ao moodle Animar) disseminadas 2. Diagnóstico Organizacional na perspectiva da IG 3. Campanha Regional de Sensibilização e potenciação de recursos em IG Planificação e PA (Dez-Maio 09) Envolvimento associados + preparação de protocolos + índice + metodologia + instrumentos (Mai–Out 09) Realização do estudo + documento estratégico recomendações (Outubro-Junho 10) – Vs. Preliminar 4 Workshops Regionais, recorrendo a metodologias inovadoras (Out. 09 – Junho 2010) Desenvolvimento imagem + selecção materiais CIG (Dez – Out 09) Divulgação de resultados e operacionalização de medidas nas organizações associadas (Set – Dez.10) Concepção Campanha Regional (Out – Dez 09) Implementação da Campanha (Jan – Set 09) Seminário Final “Igual Festa” 1. Avaliação


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