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Equipe Andrea S Candido Bernadete L Miranda Carlos A Pereira.

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1 Equipe Andrea S Candido Bernadete L Miranda Carlos A Pereira

2 O FIM DA GESTÃO ?

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4 GESTÃO – UMA TECNOLIGIA EM AMADURECIMENTO A Gestão diferente que outras mudanças em tecnologia, parece ter evoluído a um passo extremamente lento. Os gerentes de nível mais baixo continuam sendo nomeados pelos de nível mais alto. A estratégia continua sendo determinada no topo. E as decisões continuam sendo tomadas pelos executivos que ocupam altos cargos e tem salários mais altos ainda.

5 Porque a gestão parece estar mobilizada em uma viagem no tempo? Talvez porque tenhamos chegado ao fim da gestão? Talvez dominemos, até certo ponto, a ciência de organizar os seres humanos,definir objetivos, traçar planos e minimizar os desvios das melhorias práticas. Pode ser que a maioria dos problemas de gestão realmente difíceis já tenha sido decifrada. Creio que essa possa ser a péssima situação em que se encontra a gestão atual tendo evoluído rapidamente na primeira metade do século XX, a “técnologia” de gestão alcançou agora o topo de um penhasco. Podemos fazer um retrospecto da historia da gestão. Vocês conseguem apontar uma dúzia de inovações com a mesma dimensão das que estabelecem as bases da gestão atuais?

6 Gestão Moderna por – Frederick Winslow Taylor ( o inovador de gestão mais influente do século XX. Taylor achava que um método empírico baseado em informações para planejamento do trabalho produziria grades ganhos de produtividade. Taylor combatia o desperdício de movimentos, tarefas mal projetadas, padrões de desempenho complacentes ou impraticáveis etc...

7 A gestão moderna contribuiu muito, mas exigiu muito em troca, continua a exigir. Talvez seja a hora de renegociar o acordo. Devemos aprender a coordenar os esforços de milhares de pessoas sem criar uma hierarquia opressiva de administradores; manter controle sobre os lucros sem sufocar a imaginação humana; A liderança está trocando de mãos com mais freqüência, e as vantagens competitivas estão se desgastando com maior rapidez do que nunca. - Thomas e Richard D’ Aveni Transcendendo antigos trade-offs.

8 Para os inovadores do século XXI, as empresas terão de ser tão estrategicamente adaptáveis como são operacionalmente eficientes. Para proteger suas margens, elas devem tornar-se entusiastas de inovações transgressoras. E, se quiserem ser mais inovadores e inteligentes do que uma multidão crescente de start-ups, devem aprender a inspira seus funcionários para que dêem o melhor de si todos os dias.

9 Limitados por nosso DNA Se você passou algum tempo em grande organizações, deve saber que esperar que elas tenham uma estratégia ágil, inovem em um ritmo frenético, sejam lugares atraentes para trabalhar – ou sejam algo mais que simplesmente eficientes – é como esperar que um cachorro dance tango.

10 O imperativo revolucionário. “O verdadeiro progresso exige uma revolução”, dizia Kuhn em seu livro, em sua essência, a administração científica envolve uma completa revolução mental de parte dos trabalhadores empregados em qualquer estabelecimento ou indústria, quanto a seus deveres em relação ao trabalho, a seus companheiros e seus empregadores.

11 A VANTAGEM ESSENCIAL INOVAÇÃO EM GESTÃO COMPENSA, comparando aos outros tipos de inovação, ela tem um poder inigualável.

12 DEFINIÇÃO Inovação em gestão é qualquer coisa que altera substancialmente a maneira pela qual o trabalho de gestão é realizado.

13 O que envolve: Segundo o autor a teoria de gestão envolve: Fixar e planejar objetivos Motivar e alinhar esforços Coordenar e controlar atividades Desenvolver e nomear profissionais Acumular e aplicar conhecimentos Reunir e distribuir recursos Construir e cultivar relacionamentos Equilibrar e satisfazer exigências de stakeholders(dono do dinheiro ) São tarefas essenciais para realização de qualquer propósito humano.

14 PROCESSOS TÍPICOS Planejamento estratégico Orçamento de capital Gerenciamento de projetos Contrataçao e promoção de pessoal Comunicação interna Gestão de conhecimento Analises periodicas de negocios Avaliação e remuneração de funcionarios

15 O PODER DA INOVAÇAO EM GESTÃO Avanços importantes na pratica de gestão normalmente provocam mudanças significativas na posição competitiva e geralmente dão uma vantagem duradouras para as empresas pioneiras.

16 O EXEMPLO DA TOYOTA É a fabricante de carros mais lucrativa do mundo, muito de seu sucesso baseia-se na habilidade de envolver os empregados na busca incansável de eficiência e qualidade.

17 DA INOVAÇAO A VANTAGEM É competitiva quando: envolve no mínimo dois dos itens abaixo: Desafia sistemas antigos É sistemica E/ou faz parte de um sistema continuo

18 O SEGREDO DA TOYOTA Levou quase 20 anos para os fabricantes de automóveis americanos decifrarem a vantagem da TOYOTA.Ela acreditava que os empregados da linha de frente podiam ser mais que um dente de uma maquina de fabricação insensível.Se orientados poderiam ser solucionadores de problemas, inovadores e agentes de mudanças.

19 INOVAÇAO EM GESTÃO EM CONTEXTO A inovação pode ser de varias formas: operacional, de produto, de estratégia e de gestão.A de gestão esta no topo da pirâmide.

20 LIMITAÇÕES Nem toda inovação de gestão cria uma vantagem competitiva, mas isso não e desculpa para não inovar, tem que apostar para ter chances de ganhar.

21 MIOPIA NA GESTÃO Considerando o poder da inovação em gerar um desempenho superior ao de outras empresas,poucas tem um processo aprimorado de inovação continua.

22 Um Programa de Inovação em Gestão Problemas que podemos resolver e problemas que só podemos tentar melhorar. Inventividade, coragem e perseverança para solucionar grandes problemas. (Estas qualidades aumentam quando o problema a ser resolvido não é apenas importante, mas emocionante também). Criar mecanismos de medição do trabalho visando multiplicar o valor do esforço (Mais produção, menor esforço). Ser visionário, identificar novos desafios para o futuro, quais os problemas que devem ter os trabalhos iniciados agora. Tendo uma meta a seguir, deve-se trabalhar nos sub-problemas que impactaram no projeto, isto ajuda a maximizar o retorno sobre os esforços de inovação.

23 Ajustando o Programa de Inovação Aceleração da renovação estratégica. Tornar a inovação função de todos, todos os dias. Criar local de trabalho envolvente, que inspire os funcionários a dar o melhor de si. Apaixonar-se por um desafio de gestão. Fazer a equipe apaixonar-se pelo projeto.

24 As perturbações criam oportunidades e desafios. Construir uma empresa que seja tão ágil quanto a mudança Construir organizações capazes de renovação contínua sem traumas. Tornar a mudança de um processo mais autônomo, renovação mesmo na ausência de crise. Ameaça séria para a renovação em tempo hábil: A) Gestores, ignorarem/negarem a necessidade de reiniciar a estratégia; B) Falta de alternativas, causando a paralisia estratégica; C) Distribuição de recursos, o que dificulta contratação de talentos para as novas iniciativas; Negar a existência das estratégias dos concorrentes. As empresas não são disciplinadas para gerar novas opções estratégicas, sendo que deveriam ter um portfolio de idéias.

25 A inovação é o meio de renovação de contrato com o sucesso. Tornando a inovação uma função de todos A impressão de não serem criativas no trabalho, pode não ser falta de imaginação, mas oportunidade. Contornar a resistência as mudanças. Quando não há oportunidades na empresa, os talentos vão embora. Uma minoria de seniores, define o projeto que dará andamento e o que não, descartando boas idéias. Não se cria algo interessante sempre com pressa, ou no horário comercial.

26 Tornando a inovação uma função de todos Escala de contribuição à criação de valor: Paixão 35% Criatividade25% Iniciativa20% Intelecto15% Diligência 5% Obediência 0% Gestão demais, liberdade de ação de menos. Quanto mais invasiva a supervisão gerencial e mais apertadas as políticas e processos, menos paixão as pessoas terão pelo trabalho.

27 Um fazendeiro resolve colher algumas frutas em sua propriedade, pega um balde vazio e segue rumo às árvores frutíferas. No caminho ao passar por uma lagoa, ouve vozes femininas que provavelmente invadiram suas terras. Ao se aproximar lentamente, observa várias belas garotas nuas se banhando na lagoa, quando elas percebem a sua presença, nadam até a parte mais profunda da lagoa e gritam: - Nós não vamos sair daqui enquanto você não deixar de nos espiar e for embora. O fazendeiro responde: - Eu não vim aqui para espiar vocês, eu só vim alimentar os jacarés! Conclusão: A criatividade é o que faz a diferença na hora de atingirmos nossos objetivos mais rapidamente. Dica de gestão empresarial


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