A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano de AEE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano de AEE."— Transcrição da apresentação:

1 Plano de AEE

2 Estudo de Caso Ana é uma aluna com 8 anos de idade, repetente do 2º ano, diagnosticada com laudo CIDX F70 pela neuropediatra que a acompanha. Mora com a avó e a mãe, sendo a segunda filha de uma prole de cinco. É de um meio sócio-econômico desfavorecido. Sua mãe é responsável pelo sustento familiar, trabalhando como diarista. Na sala de aula Ana não se concentra, tem poucos amigos na escola e demonstra dependência para realizar as atividades, dizendo não saber. Segundo a profª de sala, Ana não gosta de participar das atividades em grupo, pois constantemente se sente menosprezada por não conseguir contribuir. Não apresenta sequência lógica e nem coerência de ideias ao narrar fatos e histórias lidas pela profª, no entanto, se interessa em ouví-las. A profª não incentiva sua participação e nem tem paciência, levando a aluna na coordenação logo que começa a interromper a aula com perguntas sobre o conteúdo ou qdo se nega a fazer as atividades.Não reconhece as letras do alfabeto e nem os numerais, gosta de cantar músicas da Xuxa e algumas sertanejas qdo está de bom humor. Ana gosta de participar das aulas de educação física, a mesma se sobressai nas atividades sendo bem aceita pelos colegas e elogiada pela profª.

3 Questões orientadoras para elaboração do plano de AEE
Identificar as potencialidades e dificuldades do caso em estudo, segundo o desenvolvimento e funcionamento cognitivo e linguagem, ambiente, aprendizagens escolares, desenvolvimento afetivo-social e interações sociais, comportamentos e atitudes do aluno em situações de aprendizagem, desenvolvimento psicomotor e saúde; Compreender como o aluno com deficiência estabelece relação com o conhecimento, entendendo as diversas possibilidades de expressão de sua aprendizagem; Elaborar um plano de AEE que corresponda às especificidades de aprendizagem e desenvolvimento do aluno em questão, considerando as possibilidades de parcerias quando pertinentes.

4 Questões para identificação e solução do problema
O problema é de: escola, sala comum, professor, saúde, família, acessibilidade, material pedagógico, aprendizagem, afetividade, sociabilidade, cognição, comunicação, locomoção e outras? Quem são as pessoas envolvidas no problema? O que precisamos fazer e aprender para entender o problema? Identificação do tipo (natureza) do problema: cognitivo e linguagem, contexto(ambiente escolar, familiar e cultural), saúde e desenvolvimento físico, afetividade e socialização, aprendizagem. Identificação da(s) ideia(s) central (s) do problema- o que precisa ser resolvido do ponto de vista do AEE? Que potencialidades e possibilidades podem ser identificadas para a resolução do problema? Por que esta solução atende ao problema apresentado?

5 Apresentação do Plano de AEE
Que recursos humanos e materiais são necessários? Onde encontrá-los? Estão disponíveis na sua comunidade? Quais os parceiros e colaboradores que podem contribuir? Onde encontrá-los? Estão disponíveis na sua comunidade? Este Plano de AEE é coerente com a solução proposta para o problema? Este Plano de AEE é exequível na realidade? Os conhecimentos apreendidos foram suficientes para elaborar este Plano de AEE?

6 Planos de AEE das salas de recursos do polo V
Antônio Lopes Lins Elízio Ramirez Gonçalina Faustina Imaculada Conceição Irene Szukala Maria Tereza Rodrigues Nagen Jorge Saad Passarelli Plínio Mendes Rafaela Abrão

7 Obrigada! Os bons dias te dão felicidade. Os maus te dão experiência.
Ambos são essenciais para a vida. A felicidade te faz doce... As quedas te mantém humilde. Mas, só Deus te mantém caminhando. Obrigada! NUMAPS Polo V


Carregar ppt "Plano de AEE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google