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Produzido por LSSS – Universidade Paulista Tópicos Especiais de Administração Livro-texto Administração: teoria e prática no contexto brasileiro Filipe.

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1 Produzido por LSSS – Universidade Paulista Tópicos Especiais de Administração Livro-texto Administração: teoria e prática no contexto brasileiro Filipe Sobral e Alketa Peci Editora Pearson Prentice Hall, 2008

2 Produzido por LSSS – Universidade Paulista Perspectivas I.Fundamentos da Administração II.Funções da Administração III.Áreas funcionais da Administração

3 Produzido por LSSS – Universidade Paulista Fundamentos da Administração 1.Introdução à administração e às organizações 2.A evolução do pensamento em administração 3.O ambiente organizacional 4.A tomada de decisão em administração

4 Produzido por LSSS – Universidade Paulista Funções da Administração 5.Planejamento e estratégia 6.Organização 7.Direção 8.Controle

5 Produzido por LSSS – Universidade Paulista Áreas funcionais da administração 9.Administração de operações 10.Administração de marketing 11.Administração de recursos humanos 12.Administração financeira

6 Produzido por LSSS – Universidade Paulista Quais são os fundamentos de administração que alicerçam uma sólida construção formativa? Você concorda com a afirmativa de que o conhecimento sistematizado das teorias administrativa e organizacional é sujeito às circunstâncias e às contingências históricas, às quais um administrador bem preparado deve estar atento? Justifique.

7 Produzido por LSSS – Universidade Paulista 1. Introdução à administração e às organizações As organizações e a administração O processo de administração As áreas funcionais da organização Os administradores e a administração A administração no Brasil Os desafios da administração Estudo de caso

8 Produzido por LSSS – Universidade Paulista As organizações e a administração Em que consiste o trabalho de um administrador? Por que a administração é uma atividade tão importante? Por que é importante estudar administração? Quais são os desafios que o mundo contemporâneo coloca aos administradores?

9 Produzido por LSSS – Universidade Paulista A organização As organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns. Uma organização é uma entidade que possui um propósito ( finalidade = uma razão para existir ), é composta por pessoas ou membros, e tem uma estrutura organizacional. EMPRESA

10 Produzido por LSSS – Universidade Paulista A administração Administração pode ser definida: como arte de produzir bens ou serviços por intermédio das pessoas ( Mary Parket Follet ). É um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente.

11 Produzido por LSSS – Universidade Paulista Utilização de recursos Realização dos objetivos EFICIÊNCIAEFICÁCIA EFICIÊNCIA Fazer bem as coisas Preocupação com os meios Minimização dos recursos utilizados Ênfase nos processos Ausência de desperdícios EFICÁCIA Fazer as coisas certas Preocupação com os fins Maximização dos objetivos alcançados Ênfase nos resultados Escolha dos objetivos mais apropriados

12 Produzido por LSSS – Universidade Paulista Os administradores ou gestores Por que os administradores são tão importantes para o sucesso das organizações? Todas as pessoas que trabalham em uma organização são administradores?

13 Produzido por LSSS – Universidade Paulista Níveis organizacionais Execução – trabalhadores e operários Nível operacional Nível tático Nível estratégico Administradores de topo Atuação estratégica, abrange toda a organização Gerentes Atuação tática, com foco em uma unidade ou área funcional Supervisores Atuação operacional, específica de uma operação ou tarefa

14 Produzido por LSSS – Universidade Paulista Por que os administradores de nível médio ( níveis tático e operacional ) desempenham os papéis de EMPREENDEDOR, COMUNICADOR, TERAPEUTA E EQUILIBRISTA?

15 Produzido por LSSS – Universidade Paulista O processo de administração PREVER ORGANIZAR COMANDAR COORDENAR CONTROLAR Henry Fayol – início sec. XX DIRIGIR PlanejarOrganizarDirigirControlar Definir objetivos e desenvolver estratégias e ações para alcançá-los Determinar o que deve ser feito, como deve ser feito e quem deve fazer Liderar e motivar os membros da organização Monitorar o desempenho para garantir que os objetivos sejam alcançados

16 Produzido por LSSS – Universidade Paulista A universidade das funções da administração Qual a relação entre as funções da administração e o NÍVEL ORGANIZACIONAL DO ADMINISTRADOR TIPO DE ORGANIZAÇÃO DIMENSÃO DA ORGANIZAÇÃO

17 Produzido por LSSS – Universidade Paulista As áreas funcionais da organização Administração geral Produção e operações Comercial e marketing... Recursos humanos Finanças

18 Produzido por LSSS – Universidade Paulista Área de produção ou de operações Conjunto de atividade e operações inter- relacionadas envolvidas na produção de bens ou prestação de serviços de uma organização. Envolve: Planejamento do produto Instalações Processo produtivo Organização do trabalho Planejamento da produção Administração de estoques Controle Compras

19 Produzido por LSSS – Universidade Paulista Área comercial e de marketing Objetivo de captar e manter clientes da organização Responsável por: Pesquisa de mercado Produto Preço Distribuição Comunicação Vendas

20 Produzido por LSSS – Universidade Paulista Área financeira Objetivo de captar e utilizar, de maneira eficaz, os recursos financeiros de forma a alcançar os objetivos organizacionais. Responsável pelas funções: Informação de gestão Análise – rentabilidade, equilíbrio financeiro e risco Investimento Financiamento Distribuição de dividendos

21 Produzido por LSSS – Universidade Paulista Área de recursos humanos Objetivo de administrar comportamentos individuais em função dos objetivos coletivos. Deve atrair, preparar e desenvolver as pessoas de forma que consigam contribuir para alcançar os objetivos organizacionais. Responsável pelas funções: Implementação de políticas e procedimentos Planejamento de recursos humanos Recrutamento e seleção Treinamento e desenvolvimento Avaliação de desempenho Remuneração e compensação Melhoria das condições no local de trabalho Gestão administrativa de pessoal

22 Produzido por LSSS – Universidade Paulista Áreas funcionais e as funções da administração OperaçõesMarketingFinanças Recursos Humanos Planejamento Planejamento da produção agregada Planejamento e previsão de vendas Elaboração de orçamentos Planejamento das necessidades de pessoas Organização Organização dos métodos e processos produtivos Distribuição dos vendedores por área geográfica Composição da estrutura de financiamento Definição da estrutura de cargos e salários Direção Supervisão dos trabalhadores Atribuição de bônus e prêmios para melhores vendedores Implementação de uma política de participação nos lucros Implementação de políticas de gestão participativa Controle Controle da qualidade dos bens e serviços Controle das vendas Análise e avalição dos desempenho financeiro Controle dos horários e da assiduidade

23 Produzido por LSSS – Universidade Paulista Os administradores e a administração Papéis que desempenha na organização Competências específicas relacionadas com a eficácia e eficiência do desempenho Aptidões e habilidades necessárias

24 Produzido por LSSS – Universidade Paulista Os papéis do administrador PAPELDESCRIÇÃO Interpessoais Símbolo Representação simbólica do grupo (referência) Líder Direção das atividades dos subordinados Elemento de ligação Desenvolvimento de uma teia de relações que permita o intercâmbio de informações Informacionais Monitor Coleta e análise da informação sobre a organização e seu ambiente Disseminador Partilha de informação com os subordinados - endomarketing Porta-voz Transmissão para o exterior das estratégias, políticas, atividades e resultados da organização Decisórios Empreendedor Identificação de oportunidades que potencializem o desenvolvimento da organização Solucionador de conflitos Resolução de conflitos/problemas que impeçam o desenvolvimento normal das atividades Administrador de recursos Alocação dos recursos organizacionais em função dos objetivos e necessidades Negociador Representação da organização ou grupo nas principais negociações Fonte: Mintzberg

25 Produzido por LSSS – Universidade Paulista Os papéis do administrador e os níveis organizacionais Grau de importância Nível operacional Nível tático Nível estratégico Papel de líder Papel de porta-voz Papel de monitor

26 Produzido por LSSS – Universidade Paulista As habilidades do administrador Nível operacional Nível tático Nível estratégico Habilidades conceituais Habilidades humanas Habilidades técnicas Habilidade = potencial de realização = relativa facilidade em lidar com determinada tarefa Fonte: Robert Katz

27 Produzido por LSSS – Universidade Paulista Competências do administrador Competências = conjunto de conhecimentos, aptidões e atitudes relacionados com o desempenho eficaz de um administrador Nível estratégicoNível táticoNível operacional Manter uma rede de contatos pessoais que permita o acesso à informação ou aos recursos que a organização necessita Manter uma rede de contatos pessoais que permita o acesso à informação ou aos recursos de que sua unidade necessita Administrar os recursos pessoais e seu desenvolvimento pessoal Liderar a organização, comunicando o propósito, os valores e a visão da empresa Desenvolver e implementar planos operacionais para sua unidade ou departamento Liderar sua área de responsabilidade, motivando os subordinados Mapear o ambiente no qual a organização opera Assegurar o cumprimento de requisitos legais, regulatórios, éticos e sociais na sua unidade Promover a igualdade de oportunidades e a diversidade na sua área de responsabilidade...

28 Produzido por LSSS – Universidade Paulista A administração no Brasil Quais são os traços característicos da cultura brasileira? Em que medida eles influenciam os comportamentos dos administradores e o perfil das organizações brasileiras?

29 Produzido por LSSS – Universidade Paulista Aversão ao conflito Postura de espectador Personalismo Concentração de poder O estilo brasileiro de administrar Impunidade Paternalismo Flexibilidade Formalismo Lealdade pessoal Subsistema líderes Subsistema liderados Subsistema institucional Subsistema pessoal Fonte: Modelo de interpretação da cultura brasileira – Betânia Barros e Marco Aurélio Prates.

30 Produzido por LSSS – Universidade Paulista Implicações dos traços culturais nas práticas administrativas e gerenciais no Brasil Dimensão culturalImplicações na administração Concentração de poderDificuldade de implementação de práticas participativas PersonalismoForça das relações pessoais e redes de contato Postura de espectadorMedo da mudança Aversão ao conflitoNão-participação em situações de confronto FormalismoExcessiva dependência de normas e regulamentos Lealdade pessoalRelações pessoais preferíveis ao desempenho e à realização PaternalismoPreenchimento de cargos por confiança ou relações pessoais Flexibilidade´Jeitinho brasileiro` de resolver problemas ImpunidadeNão punição dos ineficientes ou transgressores Fonte: Simplificação de tabela de B.T. Barros e M.Prates, A arte brasileira de administrar. São Paulo: Atlas, 1996

31 Produzido por LSSS – Universidade Paulista Características dos administradores brasileiros Visão imediatista, com priorização do curto prazo Desvalorização do planejamento, em geral, e do planejamento estratégico, em particular Adoção de estruturas organizacionais piramidais com elevada distância hierárquica Adoção de sistemas de tomada de decisão centralizadas e autocráticos Uso de sistemas de controle episódico, de caráter punitivo Prática de relações interpessoais baseadas na docilidade e no respeito pelo poder constituído Prevalência de um estilo gerencial marcado por grande distância entre discurso e prática Disfarce das formas autoritárias de poder com uma retórica de participação e envolvimento Domínio de uma conduta gerencial sensível a modas e modismos gerenciais Segundo estudo de Costa, Fonseca e Dourad

32 Produzido por LSSS – Universidade Paulista O que você sabe sobre o empreendedor brasileiro Barão de Mauá? Irineu Evangelista de Souza Banqueiro, industrial, comerciante, fazendeiro e político Sua força propulsora era um intenso desejo de construir um império e se perpetuar na história. Nasceu na cidade de Arroio Grande (Rio Grande do Sul) em 28.12.1813. Morreu na cidade de Petrópolis (Rio de Janeiro) em 21.10.1889 aos 75 anos de idade.

33 Produzido por LSSS – Universidade Paulista Perfil das empresas brasileiras Perfil das organizações Ambiente organizacional Fatores condicionantes de sucesso Fatores condicionantes de insucesso Causas de fechamento das empresas

34 Produzido por LSSS – Universidade Paulista Principais desafios da administração Informações e ideias Substituíram máquinas e ativos físicos Globalização Ampliou mercados e aumentou a concorrência Clientes Tornaram-se mais exigentes Novas tecnologias Surgem e tornam-se obsoletas a um ritmo cada vez maior Sociedades Passaram a exigir comprometimento das organizações com a responsabilidade social e ética Importância da administração como campo de conhecimento Desafios e recompensas de ser um administrador Administração no contexto contemporâneo

35 Produzido por LSSS – Universidade Paulista Estudo de caso


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