A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MANEJO DE GRANDES ANIMAIS CRIAÇÃO DE BEZERRAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MANEJO DE GRANDES ANIMAIS CRIAÇÃO DE BEZERRAS"— Transcrição da apresentação:

1 MANEJO DE GRANDES ANIMAIS CRIAÇÃO DE BEZERRAS
Médico Veterinário Renato G Santos Esp. Clínica, Cirurgia e Reprodução de Grandes Animais Esp. Bovinocultura Leiteira Esp. Nutrição de Ruminantes

2 DICAS PARA MELHORAR A QUALIDADE DAS BEZERRAS À DESMAMA EM SISTEMAS DE CRIAÇÃO INDIVIDUAL
Confira algumas dicas usadas em fazendas referência para o desmame adequado de bezerras criadas individualmente

3 Introdução A eficiente criação de bezerras determina o sucesso na atividade. São através destas bezerras que promovemos o melhoramento genético e a melhoria das propriedades tornando-as mais produtivas; A correta condução destes animais desde o parto até o desmame é fundamental; Neste e-book daremos algumas dicas nutricionais para ajudar os produtores. Autor Renato Godoy Santos, Médico Veterinário com residência em Clínica, Cirurgia e Reprodução de Grandes Animais, especialização em Pecuária Leiteira à 12 anos atuando com Consultoria e Assistência Veterinária Propriedades Leiteiras.

4 Parto Muita atenção para que a parturiente possa parir em ambiente limpo e seco; Possuir mão de obra treinada para interferir se necessário, pois trabalhadores despreparados podem trazer problemas irreversíveis às bezerras. Dar preferência a um Médico Veterinário; Separar as bezerras o mais rápido possível da mãe, colocando-a em um ambiente, limpo, seco e seguro.

5 Colostro O colostro deve ser fornecido o mais rápido possível, na primeira hora de vida da bezerra, fornecendo novamente após 12 horas da primeira mamada; Avaliar a qualidade do colostro; Dar preferência à mamadeira para o fornecimento do colostro; Fazer banco de colostro.

6 Aleitamento Utilizar-se de leite proveniente das vacas ou sucedâneo de leite de boa qualidade. Se sucedâneo, dar preferência para que a proteína seja de origem animal; Atentar-se à temperatura de fornecimento por volta de 37°C a 40°C; Não fornecer leite proveniente de vacas em tratamentos com antibióticos ou outros resíduos medicamentosos.

7 Água Iniciar o fornecimento de água à partir do 3° dia de vida da bezerra; A água deve ser limpa, de boa qualidade; Os bebedouros devem ser lavados diariamente.

8 Ração Iniciar o fornecimento de ração no 4° dia de vida da bezerra e aumentar gradativamente; Usar preferencialmente ração de boa qualidade e peletizada, própria para bezerras na fase inicial; Cochos de ração também devem ser higienizados diariamente, sobras fermentadas trazem problemas às bezerras.

9 Desmama Certificar-se que a bezerra esta alimentando-se corretamente antes de desmamá-la; Acompanhe o desenvolvimento das mesmas; Não desmame por idade, seu rumem pode não estar pronto; Desmamar as bezerras holandêsas e girolandas quando estiverem consumindo 1 kg de concentrado e as jerseis 450 gramas já por 3 dias consecutivos.


Carregar ppt "MANEJO DE GRANDES ANIMAIS CRIAÇÃO DE BEZERRAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google