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Ricardo Breim. Cantor, arranjador, compositor, tecladista, formado em Engenharia Eletrônica, educador. Atuou na Coordenação do PAM "Projeto Alfabetização.

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1 Ricardo Breim

2 Cantor, arranjador, compositor, tecladista, formado em Engenharia Eletrônica, educador. Atuou na Coordenação do PAM "Projeto Alfabetização Musical", da Secretaria Estadual de Educação, em São Paulo. Pesquisador, desenvolveu trabalho acadêmico sobre harmonia e texto na canção popular.

3  Em agosto de 2008 a educação no Brasil ganhou uma lei tornando obrigatório o ensino de música em toda a formação básica.  Mas em agosto de 2011 esgota os três anos estabelecidos como prazo para as regulamentações e adequações necessárias  A presença significativa da música no currículo requer muito mais mudanças na escola do que se costuma imaginar.

4  Um deles teria que tomar por base o prazo de três anos e orientar suas ações para buscar um aproveitamento máximo das potencialidades existentes, no sentido de proporcionar aos alunos – os verdadeiros donos da festa – a melhor educação musical possível.  Selecionar pessoas capazes de implementar as propostas escolhidas e promover formação de curto prazo aos futuros profissionais de ensino.

5  Outro planejamento precisaria tomar por base um prazo mínimo de doze anos e orientar suas ações no sentido de promover a qualidade da contribuição da música na formação humana, de maneira a tornar inquestionável e insubstituível a sua presença nos projetos curriculares das escolas.  Considerar as necessidades da formação humana.

6  Necessidade de formar seres humanos mais capazes de atuar em sintonia com uma percepção mais profunda de si próprios e do mundo em que vivem;  organizações mundiais diante da impossibilidade de encontrar soluções diretas para as contradições e problemas, colocam em risco o futuro da humanidade e do planeta;  estabelecimento de metas para a educação, acreditando gerar novas possibilidades da Era do Conhecimento.

7  Pouca gente parece consciente de que a educação não poderá dar conta daquilo que dela se espera se estiver sintonizada apenas com a proclamada era do conhecimento e se mantiver incapaz de antecipar a era da sensibilidade para promover aquilo que deveria estar sempre na base de todo o desenvolvimento humano: a busca permanente de relações de equilíbrio entre o saber e o ser.

8  a escola, percebe que a língua, quando se trata de desenvolver e refinar os esquemas da estrutura cognitiva do aluno que possibilitam a sua compreensão a respeito do mundo natural, é limitada quando a questão é ajudar o aluno a desenvolver e refinar os esquemas responsáveis pelas impressões que estruturam o seu mundo interior.  É necessário antes reconhecer que o ensino, tanto no conjunto das disciplinas que se apoiam predominantemente na palavra quanto nas que se apoiam na constituição de uma linguagem própria, não se volta para o desenvolvimento da sensibilidade – nem do aluno, nem do professor.

9  Oferece ao aluno possibilidades únicas de construção de esquemas quando é utilizada não como entretenimento ou outros fins, mas como linguagem; quando o ensino e a aprendizagem musical privilegiam o perceber como alicerces da construção do conhecimento musical e do ser, valorizando tanto os produtos finais quanto a qualidade das experiências e processos de apreciar, compor, interpretar e improvisar.  Deve ser considerado a construção de conhecimento a respeito do mundo natural.

10  Os elementos dessa percepção – legítimos pré- conteúdos do projeto curricular – podem dividir-se em quatro categorias: as linhas de fluxo, as configurações implícitas, as relações de simultaneidade e as relações de encadeamento;  EX:canção, a melodia é uma linha de fluxo, a escala em que ela se baseia é uma configuração implícita, as relações que unificam harmonicamente melodia e acordes do acompanhamento são de simultaneidade e as relações que dão sentido à sucessão de frases da melodia são de encadeamento.

11  Os conceitos de perfil, ritmo e modo, quando expandidos e aplicados a elementos dessas quatro categorias, são alicerces nos quais a percepção se apoia para buscar sentidos em todas as dimensões do discurso musical.  A percepção desses pré-conteúdos, que constitui a base da experiência musical sensível, oferece ao músico a possibilidade de foco e consciência – algo que amplia e transforma de maneira fundamental as possibilidades da experiência de manifestação meramente espontânea ou intuitiva.

12  Como acontece com o aprendizado da fala, existe um aprendizado musical no simples contato com a cultura. Da mesma maneira, os aprendizados da fala e da música dependem tanto de conteúdos de linguagem quanto de conteúdos de expressão: um indivíduo pode ter uma ótima caligrafia e ser um analfabeto funcional; assim como pode mostrar uma certa habilidade no uso de um instrumento musical e, ao mesmo tempo, uma insuficiência na utilização da música como linguagem.

13 Devem ser divididas em três módulos:  linguagem,  expressão e  educação.

14  Apreciação devem proporcionar, aos futuros professores, experiências que lhes permitam estabelecer relações entre fruição– e o perceber-se, ou lidar com impressões – a análise – o perceber, ou lidar com compreensões, partem de um todo, de uma obra musical completa e vão propondo recortes.  Percepção partem de um elemento da linguagem musical específico e vão propondo experiências que devem acontecer necessariamente nos três eixos principais da produção musical: compor, improvisar e interpretar.

15  classificadas em cinco unidades: som e movimento, leitura e interpretação, ouvido e improvisação, composição e reflexão sobre música, e tecnologias. As disciplinas da unidade som e movimento e da unidade tecnologias, dão suporte às disciplinas das outras três.

16  Formação continuada: inclui os estágios supervisionados, as disciplinas de elaboração de planejamentos e as de supervisão de estágios;  Reflexão sobre música e educação: contém disciplinas a partir das quais os alunos elaboram concepções de educação, de ensino e aprendizagem, de perfil do professor, de escola como projeto coletivo, de música como linguagem e de conhecimento em música.

17  Elaborada como curso técnico para alunos que já estejam pelo menos cursando o ensino médio, encontra-se hoje aplicada no curso “Formação de Músicos Educadores”, que acontece desde março de 2009 na escola Espaço Musical. O curso tem duração de seis semestres, doze disciplinas por semestre, carga horária de doze horas-aula e até cinco horas-estágio por semana.  Essa proposta pode ser utilizada pela educação musical como uma referência que é necessária a toda disciplina da educação básica: um ponto de chegada. O caráter profissionalizante da proposta atende à ideia de que, quando se toma por base aquilo que a música pode oferecer à formação humana, já não é mais possível separar o músico e o educador.


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