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Gestão e Certificação de Laboratório1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR Campus Pato Branco Gestão e Certificação de Laboratório Henrique.

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1 Gestão e Certificação de Laboratório1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR Campus Pato Branco Gestão e Certificação de Laboratório Henrique Emilio Zorel Junior

2 Gestão e Certificação de Laboratório2 Ferramentas da Qualidade Técnicas para Análise e Melhoria dos Processos (Parte 2) Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR Campus Pato Branco Henrique Emilio Zorel Junior

3 Gestão e Certificação de Laboratório3 5W2H (Plano de Ações) É uma ferramenta usada para auxiliar o planejamento do desdobramento de ações. Significados What – o que será feito (etapas); How – como será feito (método); Why – por que será feito (justificativa); Where – onde será feito (local); When – quando será feito (tempo); Who – quem fará (responsabilidade); How Much – quanto custará (custos).

4 Gestão e Certificação de Laboratório4 OBJETIVO: Referenciar as decisões de cada etapa no desenvolvimento do trabalho; Identificar as ações e responsabilidade de cada um na execução das atividade; Planejar as diversas ações que serão desenvolvidas no decorrer do trabalho.

5 Gestão e Certificação de Laboratório5 REGRAS: não tem regras básicas, mas... a utilização desta ferramenta deve ser comandada pela pessoa responsável pelo setor que apresenta o problema; É necessário que este responsável conheça as competências de seus colaboradores para que possa atribuir as tarefas de forma coerente.

6 Gestão e Certificação de Laboratório6 COMO FAZER: construir uma tabela com as diversas questões; What, How, Why, Where, Who, When, e How Much, e distribuir as atividades de acordo com as competências de cada membro, como abaixo: PROBLEMAOBJETIVO/META O queComo Por quê Onde QuemQuando Quanto

7 Gestão e Certificação de Laboratório7 PODE SER APLICADO À DIFERENTES INTERESSES DESENVOLVER SOLUÇÕES O queComo Por quê Onde QuemQuando Quanto LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES O queComo Por quê Onde QuemQuando Quanto PLANEJAMENTO DE AÇÕES O queComo Por quê Onde QuemQuando Quanto

8 Gestão e Certificação de Laboratório8 EXEMPLOS Identificar as entradas e saídas: Quais são as entradas do processo? Quem fornece? Quando é fornecido? Onde é entregue? Como (por qual meio) é fornecido? Quanto é entregue (por dia, mês ou ano)? Identificar as entradas e saídas: Quais são as saídas? Quem produz os produtos ou serviços? Quando e onde são entregues? Quanto e como são entregues?

9 Gestão e Certificação de Laboratório9 Conhecer os clientes: Quais são os clientes? Como está a satisfação dos clientes? Existe forma sistemática de avaliar a satisfação dos clientes? Os clientes do processo tem canal aberto com a empresa? Conhecer os fornecedores: Quais são os fornecedores? Como está o desempenho dos fornecedores? Eles participam das análises e melhorias do processo? O relacionamento empresa x fornecedor é satisfatório? Quais são os recursos envolvidos no processo?

10 Gestão e Certificação de Laboratório10 FERRAMENTAS DE PRIORIZAÇÃO FERRAMENTAS UTILIZADAS PARA ESCOLHER QUAL PROBLEMA E/OU AÇÃO DE MELHORIA SERÁ ATACADO PRIMEIRO.

11 Gestão e Certificação de Laboratório11 G U T GRAVIDADE URGÊNCIATENDÊNCIA

12 Gestão e Certificação de Laboratório12 COMO FAZER Faça um levantamento dos problemas do setor, da empresa etc; Selecione os principais problemas; Reúna um grupo de pessoas; Esclareça os problemas a todos; BRAINSTORMING

13 Gestão e Certificação de Laboratório13 ESCLAREÇA O FUNCIONAMENTO PONTOSGRAVIDADE (CONSEQUÊNCIA SE NADA FOR FEITO) URGÊNCIA (PRAZO PARA TOMADA DE AÇÃO) TENDÊNCIA PROPORÇÃO DO PROBL. NO FUTURO 5Os prejuízos ou dificuldade são extremamente graves É necessária uma ação imediata Se nada for feito o agravamento será imediato 4Muito graveCom alguma urgência Vai piorar a curto prazo 3GraveO mais cedo possívelVai piorar a médio prazo 2Pouco gravePode esperar um pouco Vai piorar a longo prazo 1Sem gravidadeNão tem pressaNão vai piorar

14 Gestão e Certificação de Laboratório14 EXEMPLO ProblemasGUT TotalClas. Inexistência Pesquisa satisfação Irregularidades Atendimento Distribuidor Falta Incentivo ao Pessoal Não há Planejamento da Produção Aumento Custos da Produção 3 53 555 333 454 555 45 125 27 80 125 1 2 3 4 5

15 Gestão e Certificação de Laboratório15 ProblemasGUT TotalClas. EXERCÍCIO

16 Gestão e Certificação de Laboratório16 S E T F I SegurançaEmergênciaTendênciaFacilidadeInvestimento

17 Gestão e Certificação de Laboratório17 COMO FAZER Faça um levantamento dos problemas do setor, da empresa etc; Selecione os principais problemas; Reúna um grupo de pessoas; Esclareça os problemas a todos; BRAINSTORMING

18 Gestão e Certificação de Laboratório18 PONTOSSETFI 5 Os prejuízos ou dificuldade são extremamente graves É necessária uma ação imediata Se nada form feito o agravamen to será imediato É extremamene fácil resolver Não há gastos 4 Muito graveCom alguma urgência Vai piorar a curto prazo É fácil resolver Os gastos são baixos 3 GraveO mais cedo possível Vai piorar a médio prazo Existe alguma dificuldade Os gastos devem ser considerados 2 Pouco gravePode esperar um pouco Vai piorar a longo prazo É bastante difícil Os gastos são altos 1 Sem gravidade Não tem pressa Não vai piorar É extremament e difícil Os gastos são extremamente altos

19 Gestão e Certificação de Laboratório19 Problemas SETFI TotalClas. Inexistência Pesquisa Satisfação Irregul. Atendimento Distrib. Falta Incentivo ao Pessoal Não há Planej. da Produção Aumento Custos da Produção

20 Gestão e Certificação de Laboratório20 NOMINAL DE GRUPO COMO FAZER Faça um levantamento dos problemas do setor, da empresa etc; Selecione os principais problemas; Reúna um grupo de pessoas; Esclareça os problemas a todos; BRAINSTORMING

21 Gestão e Certificação de Laboratório21 COMO FAZER Distribuir à cada participante uma folha com o quadro de notas; Escrever em um quadro visível a todos, as alternativas que serão analisadas; Atribuir notas para cada alternativa: o número de notas é igual ao número de alternativas. Ex. se forem 7 problemas, as notas irão de 1 a 7, não podendo ser repetida nenhuma; Somar as notas dadas pelos participantes a cada uma das alternativas e colocar o resultado na coluna Soma; Comparar os resultados e determinar uma ordem de prioridade. Se houver empate, o grupo define a prioridade.

22 Gestão e Certificação de Laboratório22 Problema1234567TotalClas. Inexist. Pesquisa Sat. Irreg. Aten. Distrib. Falta Incent. Pessoal Não há Planej. Prod. Aumento Custos Prod.

23 Gestão e Certificação de Laboratório23 FIFO (PEPS) FIRST IN – FIRST OUT Ferramenta de controle de estoque, útil para evitar perdas por prazo de validade. Estabelece que o produto com menor prazo de validade é o primeiro a ser utilizado.

24 Gestão e Certificação de Laboratório24 COMO FAZER Colocar etiquetas em lotes e/ou produtos contendo data de chegada, nome do responsável pelo recebimento, data de validade, nome do responsável pela liberação e fornecedor. Organizar os estoques de maneira que o produto com menor prazo de validade esteja na frente. Informar a todos do setor sobre a metodologia, sua importância e funcionamento. Checar se está sendo a metodologia está sendo usada.

25 Gestão e Certificação de Laboratório25 FLUXOGRAMA Representação gráfica dos passos de um processo. Ajudam a compreender o processo através do mapeamento dos passos com o detalhamento necessário.

26 Gestão e Certificação de Laboratório26 CONTRIBUIÇÕES compreender o processo existente; localizar áreas para aperfeiçoamento do processo; documentar as modificações de um processo; mostrar relacionamentos entre diferentes passos de um processo; identificar estágios críticos de um processo;

27 Gestão e Certificação de Laboratório27 SÍMBOLOS BÁSICOS USADOS NO FLUXOGRAMA ATIVIDADE DECISÃO CONECTOR INÍCIO/FIM

28 Gestão e Certificação de Laboratório28 COMO FAZER definir a aplicação pretendida para o fluxograma; identificar as fronteiras do processo a ser representado; documente cada etapa do processo; revise o trecho completado; complete o fluxograma; faça uma análise do fluxograma.

29 Gestão e Certificação de Laboratório29 Fluxograma para contratação de funcionário Recrutamento Tem experiência ? Treinamento Básico Aprovado Atribui função Não Sim Não Não Contrata

30 Gestão e Certificação de Laboratório30 DIAGRAMA DE DISPERSÃO Apresenta o relacionamento entre duas variáveis (X e Y) AJUDA A DETERMINAR O QUANTO UM DETERMINADO EVENTO INFLUENCIA NO OUTRO

31 Gestão e Certificação de Laboratório31 X Y ** ** * * * * * * * Também chamado de Diagrama de Correlação Ajudam a compreender como as modificações em uma variável se relacionam à modificações em outra variável. Identificam possíveis causas de um problema.

32 Gestão e Certificação de Laboratório32 TIPOS X Y * ** * * * ** * 1. Correlação Positiva 1. Um aumento em Y depende de um aumento em X. Se X é controlado, Y estará controlado. Ex. treinamento x desempenho X Y * * * * * * * * * 2. Possível Correlação Positiva 2. Se X é aumentado, Y aumentará um pouco, mas existem outras causas além de X.

33 Gestão e Certificação de Laboratório33 X Y * * * * * * * * * 3. Nenhuma Correlação 3. Não há correlação. X Y * * * * * * * * * 4. Possível Correlação Negativa 4. Um aumento em X causará uma tendência de decréscimo em Y. Ex. qualidade x reclamações treinamento x rejeições X Y * ** * * * * * * 5. Correlação Negativa 5. Um aumento em X mostra um decréscimo em Y. Assim como no item 1., Y pode ser controlado através de X.

34 Gestão e Certificação de Laboratório34 BENCHMARKING Processo de pesquisa de novas idéias, novos métodos e processos.

35 Gestão e Certificação de Laboratório35 1° PASSO Determinar as necessidades do cliente em relação a seus produtos e/ou serviços Marketing Cor Tamanho Atributos Prazos (facilidades) Visual

36 Gestão e Certificação de Laboratório36 2° PASSO Auto-conhecimento Quem somos? O que vendemos? Como fazemos? Quanto fazemos? Onde fazemos?

37 Gestão e Certificação de Laboratório37 3° PASSO Benkmarking Determinar em qual característica do produto e/ou serviço deseja-se atuar. Especificação; Tempo de produção; Durabilidade; Outros.

38 Gestão e Certificação de Laboratório38 4° PASSO Método de Coleta de informações a.Quem é o melhor em sua atividade? b.Como buscar informações sobre o que se deseja melhorar? Visitas; Congressos; Cursos; Outros.

39 Gestão e Certificação de Laboratório39 5° PASSO Comparar Resultados O que a outra empresa e/ou pessoa faz melhor que a minha empresa ou meu setor? O quanto ela faz melhor? Existem períodos o rendimento e/ou qualidade variam? PARA COMPARAR É NECESSÁRIO POSSUIR HISTÓRICO

40 Gestão e Certificação de Laboratório40 6° PASSO Comunicar e Envolver Demonstrar aos funcionários ONDE está a diferença entre seu processo e o do MELHOR; Índice de Absenteísmo; Tempo de perda por quebra; Entrega fora do prazo; Melhor tecnologia; Novas técnicas gerenciais.

41 Gestão e Certificação de Laboratório41 7° PASSO Estabelecer Metas Desenvolver um plano de melhorias determinando onde, quanto, como, quando e o que se deseja melhorar. PDCA

42 Gestão e Certificação de Laboratório42 8° PASSO Implementar Ações Aplicar o plano de ações envolvendo todos e registrando as modificações

43 Gestão e Certificação de Laboratório43 9° PASSO Atualizar Parâmetros a.Com base nos resultados obtidos, criar novos padrões; b.Manter o ciclo, buscando melhorias em: Processos Pessoas; Produtos; Serviços.

44 Gestão e Certificação de Laboratório44 Necessidades do cliente Auto conhecimento Benchmarking Método de coleta Comparar resultados Comunicar e envolver Estabelecer metas Implementar ações Atualizar os parâmetros OBJETIVO SER BENCHMARK


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