Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouIsadora Borja Barroso Alterado mais de 8 anos atrás
1
Escola Comportamental Allan Carlos André Leal Diego Albuquerque Eduardo Ramos
2
O Condicionamento do Comportamento Humano nas Org. Sistema Taylorista: Organização Racional do Trabalho> estudos de tempos e movimentos > o comportamento do homem pode ser controlado. Escola das Relações Humanas: O comportamento do ser humano é condicionado à organização,. Os objetivos da organização passam a ser assumidos como sendo os do próprio funcionário, através da manipulação de elementos determinantes do comportamento deste.
3
BEHAVIORISMO (Análise Funcional do Comportamento) Psicologia Estímulo-Resposta (escola conexionista): o organismo é dotado de conexões básicas para recepção e resposta ao estímulo. O comportamento pode ser aprendido: lei do exercício: a conexão é tanto mais forte quanto mais for exercitada; lei do efeito: resultados agradáveis reforçam a conexão entre estímulo e resposta; lei da predisposição: as reações são determinadas pelos neurônios e o agir satisfaz.
4
BEHAVIORISMO METODOLÓGICO (Watson) O comportamento ocorre via modificações orgânicas e pode ser interpretado em termos físico-químicos. Conhecendo o estímulo, prevê-se a resposta e vice-versa. Classe de comportamentos: respondente (reflexo): obtido de, ativados por estímulos específicos (dilatação da pupila, salivação). operante (voluntário): emitido, não é automático e menos específico em relação ao estímulo (falar, mover-se voluntariamente).
5
CONDICIONAMENTO CLÁSSICO Derivado do comportamento respondente. Emparelhamento entre estímulo neutro e incondicionado resulta em estímulo que condiciona o comportamento do organismo. Fatores: ordem, contigüidade, intensidade, condições fisiológicas dos estímulos, etc. Exemplo do Cão de Pavlov: campainha/comida/salivação; a campainha deve ser logo antes da comida e o cão deve estar com fome.
6
CONDICIONAMENTO INSTRUMENTAL Derivado do comportamento operante. A resposta muda o ambiente do indivíduo. Fatores: contigüidade, estado de privação, etc Exemplo: o reforço positivo à tentativa de falar faz com que criança aprenda mais facilmente.
7
EXPERIÊNCIAS Caixa de Skinner: um animal privado de água, por exemplo, consegue-a em doses ao pressionar uma alavanca e repetirá o comportamento até saciar a sede, tendo assim seu comportamento reforçado positivamente. Reforço negativo: no mesmo exemplo, condicionar o organismo com o uso de punição que, para ser evitada, exige um dado comportamento (pressionar a alavanca, por exemplo)
8
REFORÇO Modificação que produz o condicionamento, aumentando a freqüência da resposta. positivo: sua ocorrência aumenta a freqüência da resposta; negativo: sua eliminação aumenta a freqüência da resposta. primário: condiciona mesmo sem aprendizagem secundário: associado a um reforço primário, cria condicionamento
9
REFORÇO contínuo: a cada comportamento, um reforço intermitente: intervalo fixo – tende a gerar o mínimo de comportamentos necessários para o reforço; intervalo variável – tende a gerar mais comportamentos; razão fixa – tende a gerar o mínimo de comportamentos necessário para o reforço (ganho por produção); razão variável – gera uma expectativa de resultado com intervalo totalmente aleatório.
10
EXTINÇÃO Eliminação dos condicionamentos. no condicionamento respondente: pelo desemparelhamento dos estímulos; no condicionamento operante: pela ausência do reforço positivo ou negativo, primário ou secundário.
11
PUNIÇÃO Apresentação de estímulo aversivo ou retirada de um positivo após a emissão de uma resposta inadequada. Exemplo: respectivamente, repreensão verbal ou retirada da sobremesa da criança mal comportada.
12
BEHAVIORISMO RADICAL Busca definir a função do comportamento para o indivíduo e considera todos os comportamentos, observáveis ou não. Skinner, neste sentido, valoriza o verbal como meio para acessar os comportamentos encobertos.
13
MANIPULAÇÃO DO COMPORTAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES Pesquisas sugerem que o comportamento humano é relativamente previsível e controlável. As empresas utilizam os conhecimentos acerca do comportamento mesmo sem saber, manipulando os funcionários para o cumprimento das metas da organização. O tratamento padronizado aos funcionários pode resultar em reforços, condicionamentos e extinções com respostas diferentes de indivíduo para indivíduo. Exemplo: um aumento salarial pode ser interpretado de diferentes maneiras pelos funcionários (prêmio, suborno, dominação, etc)
14
DO LABORATÓRIO PARA A VIDA REAL Reforços aumentam a probabilidade de ocorrência do comportamento esperado. A punição suprime a resposta, embora muitas vezes apenas enquanto durar a ansiedade produzida, retornando em seguida (comportamento instalado). A punição não ensina. A empresa deve indicar claramente o comportamento esperado. Exemplo punição x resposta: o não pagamento de reajuste pode ser uma punição pela baixa produtividade, mas acaba acarretando produtividade ainda menor.
15
FUNCIONAMENTO DO ESTÍMULO REFORÇADOR Além do intervalo, intensidade e conjugação com estímulo incondicionado, há dúvida sobre o que exatamente faz de um estímulo o reforço para uma resposta em particular A privação parece estar diretamente ligada ao reforço. Sem ela, não há motivação para o comportamento em troca do qual o fim da privação seria possível. Exemplo: como reforço, o dinheiro pode ser associado a diferentes estímulos primários (alimento, conforto, etc.). Exemplo saciação: Sem a sede, a água não tem valor como reforço, logo, não induz ao comportamento necessário para obtê-la.
16
GENERALIZAÇÃO X DISCRIMINAÇÃO Generalização: mesmo comportamento para situações de alguma forma similares. Discriminação: capacidade de produzir comportamentos diferentes para situações similares (estímulo discriminativo).
17
MOTIVAÇÃO A motivação é um evento privado e não pode ser observada diretamente, a não ser pelo próprio sujeito (autoconhecimento), o que deve ser incentivado pelo grupo para que possa ser analisada funcionalmente. As teorias acerca da motivação definem-na como baseada no ambiente. A motivação para determinado comportamento seria função das conseqüências dele. Assim, para manter um dado comportamento é preciso controlar suas conseqüências.
18
PROGRAMAS DE MODIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 1. A recompensa deve ter valor para o recompensado 1. A recompensa deve estar explicitamente ligada ao comportamento desejado 1. As magnitudes de comportamento e recompensa devem estar ajustadas 1. Os melhores desempenhos devem ser melhor recompensados que os medianos 1. A recompensa e o retorno devem ocorrer após o desempenho
22
Experiência de Pavlov
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.