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McGraw-Hill/Irwin Copyright © 2013 by The McGraw-Hill Companies, Inc. All rights reserved. Financial Statements Analysis and Financial Models Chapter 3.

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1 McGraw-Hill/Irwin Copyright © 2013 by The McGraw-Hill Companies, Inc. All rights reserved. Financial Statements Analysis and Financial Models Chapter 3

2 3-1 Conceitos-chave e Habilidades  Saber como padronizar as demonstrações financeiras para fins de comparação  Saiba como calcular e interpretar índices financeiros importantes  Ser capaz de desenvolver um plano financeiro usando a percentagem de abordagem de vendas  Compreender como as políticas de estrutura de capital e dividendos afetar a capacidade da empresa para crescer

3 3-2 Resumo do capítulo 3.1 Análise Demonstrações Financeiras 3.2 Análise de Indicadores 3.3 A Identidade DuPont 3.4 Modelos Financeiros 3.5 Financiamento Externo e Crescimento 3.6 Algumas advertências referentes ao modelo de planejamento financeiro

4 3-3 3.1 Análise de Demonstrações Financeiras  Common-Size Balance Sheets Calcular todas as contas como % dos ativos totais  Common-Size Income Statements Calcular todos os itens como % das vendas  Declarações padronizadas permitem mais fácil comparar a informação financeira, principalmente ao longo das fases de crescimento da empresa.  Eles são também úteis para a comparação de empresas de diferentes tamanhos, especialmente dentro da mesma indústria.

5 3-4 3.2 Análise de Indicadores  Indicadores também permitem uma melhor comparação ao longo do tempo ou entre empresas.  Conforme se olha para diferentes indicadores, pergunte-se: Como ele é calculado ? O que está tentando medir e por quê? O que é a unidade de medida ? O que é que o valor indica? Como podemos melhorar a relação da empresa?

6 3-5 Categorias de indicadores financeiros  Indicadores de curto-prazo ou de solvência  Indicadores de longo prazo ou de alavancagem financeira  Indicadores de gerenciamento de ativos ou de rotatividade  Indicadores de lucratividade  Indicadores a valor de mercado

7 3-6 Cálculo dos indicadores  Liquidez Corrente (Current Ratio)= AC / PC 708 / 540 = 1.31 vezes  Liquidez Seca (Quick Ratio) = (AC– Estoque) / PC (708 - 422) / 540 =.53 vezes  Liquidez Imediata = Disponibilidades/ PC 98 / 540 =.18 vezes

8 3-7 Cálculo de indicadores de alavancagem  Total Debt Ratio = (AT – PL) / AT (3588 - 2591) / 3588 = 28%  Dívida/PL(Debt/Equity) = Dívida/PL (3588 – 2591) / 2591 = 38.5%  Multiplicador do PL (Equity Multiplier) = AT /PL = 1 + D/PL 1 +.385 = 1.385

9 3-8 Cálculo de índices de cobertura  Times Interest Earned = EBIT / Interest 691 / 141 = 4.9 vezes  Cobertura dos Juros (Cash Coverage) = (EBIT + Depreciação + Amortização) / Juros (691 + 276) / 141 = 6.9 vezes

10 3-9 Cálculo de índices de estoques  Giro do estoque = CMV/Estoque 1344 / 422 = 3.2 times  Dias de vendas em estoque = 365 / Giro do estoque 365 / 3.2 = 114 days

11 3-10 Cálculo de índices de contas a receber  Giro do contas a receber = Vendas/Contas a receber 2311 / 188 = 12.3 vezes  Dias em contas a receber = 365 / Giro do contas a receber 365 / 12.3 = 30 dias

12 3-11 Cálculo do Giro Total do Ativo  Giro total do ativo = Vendas / Vendas Totais 2311 / 3588 =.64 vezes Não é incomum GAT<1, especialmente se a empresa tem montante elevado de ativos permanentes (fixed assets).

13 3-12 Cálculo de margens de lucratividade  Margem líquida = Lucro líquido / Vendas 363 / 2311 = 15.7%  Retorno sobre ativos (ROA) = Lucro líquido / Ativos totais 363 / 3588 = 10.1%  Retorno sobre o PL (ROE) = Lucro Líquido/ PL 363 / 2591 = 14.0%  Margem EBITDA = EBITDA / Vendas 967 / 2311 = 41.8%

14 3-13 Medidas de valor de mercado  Capitalização de mercado (market cap) = $88 por ação x 33 milhões de ações = 2904 million  Índice PE = Preço por ação / Lucro por ação 88 / 11 = 8 vezes  Market-to-book ratio = valor da ação / valor contábil da ação 88 / (2591 / 33) = 1.12 vezes  Valor da empresa (Enterprise Value, EV) = market cap + valor de mercado da dívida – disponibilidades (caixa) 2904 + (196 + 457) – 98 = 3465  Múltiplo EV = EV / EBITDA 3465 / 967 = 3.6 vezes

15 3-14 Usando demonstrativos financeiros  Indicadores não são muito úteis por si mesmos: eles precisam ser comparado a algo Análise de tendências, series temporais  Bom para saber como a empresa se comporta ao longo do tempo  Peer Group Analysis Comparação com empresas similares ou entre indústrias. Deve-se usar códificação específica (SIC and NAICS codes para os EUA e CNAE no Brasil)  (http://www.naics.com/sic-codes-industry-drilldown/)

16 3-15 Uma empresa do setor de TI

17 3-16 Uma empresa do setor de TI

18 3-17 Uma empresa do setor de TI

19 3-18 Uma empresa do setor de TI

20 3-19 3.3 A Identidade Dupont  ROE = Lucro Líquido (LL)/ PL  Multiplicando por 1 e rearranjando…: ROE = (LL/ PL) (AT/ AT) ROE = (LL/ AT) (AT/ PL) = ROA * Multiplicador do PL (mPL)  Multiplicando por 1 e rearranjando : ROE = (LL / AT) (AT / PL) (Vendas / Vendas) ROE = (LL / Vendas) (Vendas / AT) (AT / PL) ROE = Margem Líquida * Giro do Ativo * mPL

21 3-20 Using the DuPont Identity  ROE = Margem líquida * Giro do ativo * mPL A margem de lucro é uma medida da eficiência operacional da empresa - o quão bem ele controla os custos. Giro do ativo é uma medida da eficiência do uso de ativos da empresa - como ele gerencia seus ativos. Multiplicador do PL é uma medida da alavancagem financeira de uma empresa.

22 3-21 Cálculo da Identidade Dupont  ROA = 10.1% e mPL = 1.39 ROE = 10.1% * 1.385 = 14.0%  Margem líquida = 15.7% e Giro do ativo = 0.64 ROE = 15.7% * 0.64 * 1.385 = 14.0%

23 3-22 Dupont em uma empresa de TI

24 3-23 Problemas potenciais  Não há uma teoria subjacente, por isso não há maneira de saber quais os índices são mais relevantes.  Benchmarking é difícil para as empresas diversificadas.  Concorrência internacional torna a comparação mais difícil por causa das diferenças nas regras de contabilidade.  Empresas utilizam variados procedimentos contábeis.  Empresas têm anos fiscais diferentes.  Há eventos extraordinários, que ocorrem somente uma vez ou outra.

25 3-24 3.4 Modelos financeiros  Investimentos em novos ativos – determinado por decisões de orçamentação de capital  Grau de alavancagem financeira – determinado por decisões de estrutura de capital  Caixa pago aos acionistas – determinado por decisões de políticas de dividendos  Liquidez – determinado por decisões de necessidade de capital de giro

26 3-25 Ingredientes para um bom planejamento financeiro  Estimativa de Vendas – muitos fluxos de caixa dependem diretamente do nível de vendas (é preciso estimar a taxa de crescimento das vendas )  Demonstrativos Pro Forma– seguir conforme planejado (pro forma) nas demonstrações financeiras permite consistência e facilidade de interpretação  Necessidades de ativos – ativos adicionais serão necessários ára atender as necessidades de vendas  Necessidades financeiras – a quantidade de financiamento necessária para atender os ativos demandados  Balanço – determinado por decisões de gestão sobre o tipo de financiamento será usado (faz o equilíbrio do balanço )  Premissas econômicas – premissas ecplícitas sobre o andamento do cenário econômico

27 3-26 Abordagens baseadas em % sobre vendas  Alguns itens variam com as vendas, outros não.  DRE Custos podem variar diretamente com as vendas – se for o caso, a margem de lucro seria constant. Depreciação e despesas com juros podem variar diretamente com as vendas – se for o caso, a margem de lucro seria constant. Dividendos são decisões empresariais e não variam com as vendas. Eles podem afetar os lucros retidos.

28 3-27 Abordagens baseadas em % sobre vendas  Balanço Patrimonial Inicialmente assumir todos os ativos, incluindo os fixos, variam diretamente com as vendas. Contas a pagar também normalmente variam diretamente com vendas. Dívidas de curto e de longo prazo, debêntures e capital social (Patrimônio Líquido) geralmente não variam com as vendas porque dependem de decisões sobre a estrutura de capital. A mudança na porção de retenção de lucros do capital virá de a decisão de dividendos.  Necessidades de Financiamento (NF) A diferença entre o aumento previsto em ativos e do aumento previsto no passivo e patrimônio líquido.

29 3-28 % de Vendas e Necessidades de Financiamento  Necessidades de Financiamento pode ser calculada da seguinte forma:

30 3-29 3.5 Financiamento e crescimento  Em níveis baixos de crescimento, o financiamento interno (lucros acumulados) pode exceder o investimento necessário em ativos.  Como a taxa de crescimento aumenta, o financiamento interno não será suficiente, e que a empresa terá que ir ao mercado de capitais para o financiamento.  Examinar a relação entre crescimento e financiamento externo necessário é uma ferramenta útil no planejamento financeiro.

31 3-30 A taxa interna de crescimento  A taxa de crescimento interno nos diz o quanto a empresa pode crescer ativos usando lucros retidos como a única fonte de financiamento.  Usando a informação da Hoffman Co. ROA = 66 / 500 =.132 b = 44/ 66 =.667

32 3-31 Taxa de crescimento sustentável  A taxa de crescimento sustentável nos diz o quanto a empresa pode crescer por meio de recursos gerados internamente e emissão de dívida para manter um rácio da dívida constante.  Usando a Hoffman Co. ROE = 66 / 250 =.264 b =.667

33 3-32 Determinantes do crescimento  Margem de lucro – eficiência operacional  Giro do ativo – eficiência no uso do ativo  Alavancagem financeira– escolha eficiente da dívida  Política de dividendo – escolha sobre quanto pagar aos acionistas x reinvestir na empresa

34 3-33 3.6 Alguns problemas  Modelos de planejamento Financeiro não indicam quais políticas são melhores.  Modelos são simplificações da realidade.  Sem planejamento, a empresa pode se encontrar “navegando sem instrumentos em um mar de mudanças”.

35 3-34 Quick Quiz  How do you standardize balance sheets and income statements?  Why is standardization useful?  What are the major categories of financial ratios?  How do you compute the ratios within each category?  What are some of the problems associated with financial statement analysis?

36 3-35 Quick Quiz  What is the purpose of financial planning?  What are the major decision areas involved in developing a plan?  What is the percentage of sales approach?  What is the internal growth rate?  What is the sustainable growth rate?  What are the major determinants of growth?


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