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PublicouFrancisca Pedroso Van Der Vinne Alterado mais de 8 anos atrás
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McGraw-Hill/Irwin Copyright © 2013 by The McGraw-Hill Companies, Inc. All rights reserved. Financial Statements Analysis and Financial Models Chapter 3
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3-1 Conceitos-chave e Habilidades Saber como padronizar as demonstrações financeiras para fins de comparação Saiba como calcular e interpretar índices financeiros importantes Ser capaz de desenvolver um plano financeiro usando a percentagem de abordagem de vendas Compreender como as políticas de estrutura de capital e dividendos afetar a capacidade da empresa para crescer
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3-2 Resumo do capítulo 3.1 Análise Demonstrações Financeiras 3.2 Análise de Indicadores 3.3 A Identidade DuPont 3.4 Modelos Financeiros 3.5 Financiamento Externo e Crescimento 3.6 Algumas advertências referentes ao modelo de planejamento financeiro
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3-3 3.1 Análise de Demonstrações Financeiras Common-Size Balance Sheets Calcular todas as contas como % dos ativos totais Common-Size Income Statements Calcular todos os itens como % das vendas Declarações padronizadas permitem mais fácil comparar a informação financeira, principalmente ao longo das fases de crescimento da empresa. Eles são também úteis para a comparação de empresas de diferentes tamanhos, especialmente dentro da mesma indústria.
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3-4 3.2 Análise de Indicadores Indicadores também permitem uma melhor comparação ao longo do tempo ou entre empresas. Conforme se olha para diferentes indicadores, pergunte-se: Como ele é calculado ? O que está tentando medir e por quê? O que é a unidade de medida ? O que é que o valor indica? Como podemos melhorar a relação da empresa?
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3-5 Categorias de indicadores financeiros Indicadores de curto-prazo ou de solvência Indicadores de longo prazo ou de alavancagem financeira Indicadores de gerenciamento de ativos ou de rotatividade Indicadores de lucratividade Indicadores a valor de mercado
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3-6 Cálculo dos indicadores Liquidez Corrente (Current Ratio)= AC / PC 708 / 540 = 1.31 vezes Liquidez Seca (Quick Ratio) = (AC– Estoque) / PC (708 - 422) / 540 =.53 vezes Liquidez Imediata = Disponibilidades/ PC 98 / 540 =.18 vezes
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3-7 Cálculo de indicadores de alavancagem Total Debt Ratio = (AT – PL) / AT (3588 - 2591) / 3588 = 28% Dívida/PL(Debt/Equity) = Dívida/PL (3588 – 2591) / 2591 = 38.5% Multiplicador do PL (Equity Multiplier) = AT /PL = 1 + D/PL 1 +.385 = 1.385
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3-8 Cálculo de índices de cobertura Times Interest Earned = EBIT / Interest 691 / 141 = 4.9 vezes Cobertura dos Juros (Cash Coverage) = (EBIT + Depreciação + Amortização) / Juros (691 + 276) / 141 = 6.9 vezes
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3-9 Cálculo de índices de estoques Giro do estoque = CMV/Estoque 1344 / 422 = 3.2 times Dias de vendas em estoque = 365 / Giro do estoque 365 / 3.2 = 114 days
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3-10 Cálculo de índices de contas a receber Giro do contas a receber = Vendas/Contas a receber 2311 / 188 = 12.3 vezes Dias em contas a receber = 365 / Giro do contas a receber 365 / 12.3 = 30 dias
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3-11 Cálculo do Giro Total do Ativo Giro total do ativo = Vendas / Vendas Totais 2311 / 3588 =.64 vezes Não é incomum GAT<1, especialmente se a empresa tem montante elevado de ativos permanentes (fixed assets).
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3-12 Cálculo de margens de lucratividade Margem líquida = Lucro líquido / Vendas 363 / 2311 = 15.7% Retorno sobre ativos (ROA) = Lucro líquido / Ativos totais 363 / 3588 = 10.1% Retorno sobre o PL (ROE) = Lucro Líquido/ PL 363 / 2591 = 14.0% Margem EBITDA = EBITDA / Vendas 967 / 2311 = 41.8%
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3-13 Medidas de valor de mercado Capitalização de mercado (market cap) = $88 por ação x 33 milhões de ações = 2904 million Índice PE = Preço por ação / Lucro por ação 88 / 11 = 8 vezes Market-to-book ratio = valor da ação / valor contábil da ação 88 / (2591 / 33) = 1.12 vezes Valor da empresa (Enterprise Value, EV) = market cap + valor de mercado da dívida – disponibilidades (caixa) 2904 + (196 + 457) – 98 = 3465 Múltiplo EV = EV / EBITDA 3465 / 967 = 3.6 vezes
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3-14 Usando demonstrativos financeiros Indicadores não são muito úteis por si mesmos: eles precisam ser comparado a algo Análise de tendências, series temporais Bom para saber como a empresa se comporta ao longo do tempo Peer Group Analysis Comparação com empresas similares ou entre indústrias. Deve-se usar códificação específica (SIC and NAICS codes para os EUA e CNAE no Brasil) (http://www.naics.com/sic-codes-industry-drilldown/)
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3-15 Uma empresa do setor de TI
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3-16 Uma empresa do setor de TI
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3-17 Uma empresa do setor de TI
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3-18 Uma empresa do setor de TI
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3-19 3.3 A Identidade Dupont ROE = Lucro Líquido (LL)/ PL Multiplicando por 1 e rearranjando…: ROE = (LL/ PL) (AT/ AT) ROE = (LL/ AT) (AT/ PL) = ROA * Multiplicador do PL (mPL) Multiplicando por 1 e rearranjando : ROE = (LL / AT) (AT / PL) (Vendas / Vendas) ROE = (LL / Vendas) (Vendas / AT) (AT / PL) ROE = Margem Líquida * Giro do Ativo * mPL
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3-20 Using the DuPont Identity ROE = Margem líquida * Giro do ativo * mPL A margem de lucro é uma medida da eficiência operacional da empresa - o quão bem ele controla os custos. Giro do ativo é uma medida da eficiência do uso de ativos da empresa - como ele gerencia seus ativos. Multiplicador do PL é uma medida da alavancagem financeira de uma empresa.
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3-21 Cálculo da Identidade Dupont ROA = 10.1% e mPL = 1.39 ROE = 10.1% * 1.385 = 14.0% Margem líquida = 15.7% e Giro do ativo = 0.64 ROE = 15.7% * 0.64 * 1.385 = 14.0%
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3-22 Dupont em uma empresa de TI
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3-23 Problemas potenciais Não há uma teoria subjacente, por isso não há maneira de saber quais os índices são mais relevantes. Benchmarking é difícil para as empresas diversificadas. Concorrência internacional torna a comparação mais difícil por causa das diferenças nas regras de contabilidade. Empresas utilizam variados procedimentos contábeis. Empresas têm anos fiscais diferentes. Há eventos extraordinários, que ocorrem somente uma vez ou outra.
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3-24 3.4 Modelos financeiros Investimentos em novos ativos – determinado por decisões de orçamentação de capital Grau de alavancagem financeira – determinado por decisões de estrutura de capital Caixa pago aos acionistas – determinado por decisões de políticas de dividendos Liquidez – determinado por decisões de necessidade de capital de giro
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3-25 Ingredientes para um bom planejamento financeiro Estimativa de Vendas – muitos fluxos de caixa dependem diretamente do nível de vendas (é preciso estimar a taxa de crescimento das vendas ) Demonstrativos Pro Forma– seguir conforme planejado (pro forma) nas demonstrações financeiras permite consistência e facilidade de interpretação Necessidades de ativos – ativos adicionais serão necessários ára atender as necessidades de vendas Necessidades financeiras – a quantidade de financiamento necessária para atender os ativos demandados Balanço – determinado por decisões de gestão sobre o tipo de financiamento será usado (faz o equilíbrio do balanço ) Premissas econômicas – premissas ecplícitas sobre o andamento do cenário econômico
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3-26 Abordagens baseadas em % sobre vendas Alguns itens variam com as vendas, outros não. DRE Custos podem variar diretamente com as vendas – se for o caso, a margem de lucro seria constant. Depreciação e despesas com juros podem variar diretamente com as vendas – se for o caso, a margem de lucro seria constant. Dividendos são decisões empresariais e não variam com as vendas. Eles podem afetar os lucros retidos.
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3-27 Abordagens baseadas em % sobre vendas Balanço Patrimonial Inicialmente assumir todos os ativos, incluindo os fixos, variam diretamente com as vendas. Contas a pagar também normalmente variam diretamente com vendas. Dívidas de curto e de longo prazo, debêntures e capital social (Patrimônio Líquido) geralmente não variam com as vendas porque dependem de decisões sobre a estrutura de capital. A mudança na porção de retenção de lucros do capital virá de a decisão de dividendos. Necessidades de Financiamento (NF) A diferença entre o aumento previsto em ativos e do aumento previsto no passivo e patrimônio líquido.
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3-28 % de Vendas e Necessidades de Financiamento Necessidades de Financiamento pode ser calculada da seguinte forma:
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3-29 3.5 Financiamento e crescimento Em níveis baixos de crescimento, o financiamento interno (lucros acumulados) pode exceder o investimento necessário em ativos. Como a taxa de crescimento aumenta, o financiamento interno não será suficiente, e que a empresa terá que ir ao mercado de capitais para o financiamento. Examinar a relação entre crescimento e financiamento externo necessário é uma ferramenta útil no planejamento financeiro.
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3-30 A taxa interna de crescimento A taxa de crescimento interno nos diz o quanto a empresa pode crescer ativos usando lucros retidos como a única fonte de financiamento. Usando a informação da Hoffman Co. ROA = 66 / 500 =.132 b = 44/ 66 =.667
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3-31 Taxa de crescimento sustentável A taxa de crescimento sustentável nos diz o quanto a empresa pode crescer por meio de recursos gerados internamente e emissão de dívida para manter um rácio da dívida constante. Usando a Hoffman Co. ROE = 66 / 250 =.264 b =.667
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3-32 Determinantes do crescimento Margem de lucro – eficiência operacional Giro do ativo – eficiência no uso do ativo Alavancagem financeira– escolha eficiente da dívida Política de dividendo – escolha sobre quanto pagar aos acionistas x reinvestir na empresa
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3-33 3.6 Alguns problemas Modelos de planejamento Financeiro não indicam quais políticas são melhores. Modelos são simplificações da realidade. Sem planejamento, a empresa pode se encontrar “navegando sem instrumentos em um mar de mudanças”.
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3-34 Quick Quiz How do you standardize balance sheets and income statements? Why is standardization useful? What are the major categories of financial ratios? How do you compute the ratios within each category? What are some of the problems associated with financial statement analysis?
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3-35 Quick Quiz What is the purpose of financial planning? What are the major decision areas involved in developing a plan? What is the percentage of sales approach? What is the internal growth rate? What is the sustainable growth rate? What are the major determinants of growth?
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