A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONSULTORIA INTERNA EM RH

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONSULTORIA INTERNA EM RH"— Transcrição da apresentação:

1 CONSULTORIA INTERNA EM RH

2 O QUE É CONSULTORIA ? Consultoria, de uma forma ampla, é o fornecimento de determinada prestação de serviço, em geral por um profissional muito qualificado e conhecedor do tema, provido de remuneração por hora ou projeto, por um determinado cliente. atualmente o recem formado tem buscado atuar como consultor, considerando a possibilidade de maior evoluçao do conhecimento assim como o cresciemnto deste tipo de serviço

3 Analisa processo Faz diagnóstico Levanta necessidades
Desenvolve, implanta e viabiliza o projeto de acordo com a especificidade do cliente Levanta necessidades Identifica soluções Recomenda ações

4 CONSULTORIA ORGANIZACIONAL
CONSULTOR AUTÔNOMO CONSULTOR ASSOCIADO CONSULTOR EXTERNO CONSULTOR INTERNO CONSULTOR EXCLUSIVO

5 CÓDIGO DE ÉTICA DO CONSULTOR DE ORGANIZAÇÃO

6 CONSULTORIA INTERNA DE RH

7 Conceitos e definições
Consultoria interna de RH é um processo que exige que cada profissional de RH, dentro de uma estrutura organizacional atue de forma multidisciplinar Esse perfil generalista da área de RH funciona como um link entre o cliente interno e as políticas de RH É um facilitador que efetua levantamentos e diagnósticos, propõe soluções, oferece sugestões, opiniões e críticas.

8 OBJETIVOS DA CONSULTORIA INTERNA EM RECURSOS HUMANOS
Facilitar a atuação dos gestores de linha como gestores de RH Facilitar a comunicação Oferecer melhor atendimento ao cliente interno Identificar as reais necessidades dos seus colaboradores Redução do ciclo do tempo de atendimento Antecipar tendências de RH

9 RISCOS E OPORTUNIDADES
Monitoração imediata dos focos de insatisfação: o consultor propõe ao líder uma ação de ajuste Permite atender a maioria das necessidades de seus colaboradores: maior sinergia estratégica entre consultor e cliente Consultor X Cliente: estrutura mais flexível que garante redução no tempo de resposta Multifuncionalidade do consultor: permite uma macrovisão das questões maximizando o atendimento ao cliente Maior interação e relação de confiança: partilham informações, idéias, princípios e valores

10 RISCOS E OPORTUNIDADES
Consultor Interno como funcionário da empresa: Vantagem: conhece valores e cultura da empresa. Desvantagem: conta com menos liberdade de dizer e/ou fazer as coisas Avaliação e controle dos trabalhos efetuados: presente no dia a dia para acompanhar e redirecionar o projeto Menor custo fixo: contratação apenas para trabalhos específicos Especialistas X generalistas: deve-se implementar o job rotation

11 RISCOS E OPORTUNIDADES
Competições internas entre consultores de RH Identidade do consultor ; o consultor deve ser lotado no RH Menor background do profissional de RH – em relação ao consultor externo

12 Como implantar um processo de Consultoria Interna de RH
Fazer um benchmark Conscientizar a todos Desburocratizar os processos Definir políticas de RH Job rotation Sustentação funcional e Administrativa Capacitação do profissional de RH Definição do papel de RH Gestores de linha como gestores de RH Comprometimento da Direção RH como uma Unidade de negócio Acompanhamento constante Adequação de perfil

13 Atuação do Consultor Orienta quanto a forma mais adequada de recrutamento Define com o cliente o perfil do contratado (CHA) Apresenta as ferramentas mais adequadas para a escolha do candidato Compartilha com o cliente as necessidades de treinamento Ajuda-o no planejamento da carreira e dos benefícios Propõe soluções para eventuais conflitos Orienta-o sobre como conduzir os processos de RH ( entrevista /demissão Participa da avaliação dos colaboradores e compartilha os processo de demissão e promoção Auxilia-o na solução de problemas, elaborando diagnósticos, submetendo recomendações, sugestões e críticas sempre orientando para a solução Estabelece metas de RH para a área Adapta os produtos de RH às necessidades da àrea Desenvolve projetos Corporativos

14 Competências do Consultor interno
Generalista Racional e Isento Facilitador Cultura geral Comprometido com Resultados Conhecimento da área “plugado” Agregar valor

15 Competências do Consultor interno
Negociador Inovador Ênfase nas pessoas Assume Riscos Facilidade de relacionamento Senioridade e Equilíbrio Ética Pensamento estratégico

16 Competências do Consultor interno
Compartilhar ações Soluções adequadas Perceber e lidar com sentimentos Saber lidar com resistências

17 Exemplos de Manifestação da Resistência ao modelo
Questionamentos infindáveis Prolixidade no fornecimento das informações Alega falta de tempo para gerir RH Criação de barreira e distância Ataque ao trabalho da CI alegando falta de resultados Imediatos Ambivalência do comportamento do cliente interno “Isso não deu certo” Súbito processo de envolvimento

18 ORLICKAS, Elizenda Consultoria Interna de Recursos Humanos,1999 MAKRON


Carregar ppt "CONSULTORIA INTERNA EM RH"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google