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Orçamento de Materiais e Estoques Orçamento de Despesas Gerais Orçamento de Investimentos e Financiamentos Grupo Pérola Angelica Kely Correia Ohnesorge.

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Apresentação em tema: "Orçamento de Materiais e Estoques Orçamento de Despesas Gerais Orçamento de Investimentos e Financiamentos Grupo Pérola Angelica Kely Correia Ohnesorge."— Transcrição da apresentação:

1 Orçamento de Materiais e Estoques Orçamento de Despesas Gerais Orçamento de Investimentos e Financiamentos Grupo Pérola Angelica Kely Correia Ohnesorge Derliane de Oliveira Damasceno Masato Kuranouchi UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESP Í RITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JUR Í DICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONT Á BEIS

2 Ametista Que elementos devem ser observados na hora de fazer uma indexação, em virtude das eventuais variações de preços, na hora da elaboração do orçamento, tanto para produtos nacionais quanto para importados? Para fazer o orçamento de consumo de materiais precisa-se primeiramente observar a estrutura do produto, relacionar os materiais separadamente, associando com os preços de aquisição de cada um. É importante separar os materiais por tipo de origem pois facilita na hora do seu possível reajuste, ou seja, os materiais nacionais será ajustado de acordo com as eventuais variações de preços no mercado interno. Já os materiais importados além das eventuais variações de preços tem-se que levar em consideração as possíveis variações da taxa de câmbio. Para prever essas eventuais variações e fazer uma indexação tem-se que observar o histórico das variações das taxas de câmbio, e as variações de preços no mercado interno

3 Rubi A não depreciação dos bens de uso comum por centro de custos não acarretará em distorções do custo total dos produtos, no caso do valor da depreciação ser relevante? Poderia ser calculado uma percentagem de participação de cada departamento no uso destes bens e alocar estes tipos de custos? Essa não depreciação dos bens de uso comum não acarretaria em distorções do custo total dos produtos uma vez que o custo total dos produtos não engloba a DESPESA de depreciação. De acordo com Padoveze, o ideal seria alocar as depreciações aos setores que centralizam a sua administração. Levando em consideração que os bens de uso comum são utilizados por diversos departamentos, em diversas vezes por dia, não seria possível calcular este percentual de participação/utilização de cada departamento.

4 Quartzo Em que situação a depreciação entra no orçamento de despesas? A depreciação entra no orçamento de despesas em todas as situações. “O fundamento para o orçamento de despesas gerais é a associação das despesas controláveis por departamento ou centro de custo.... Em linhas gerais, são quatro grupos de despesas: Mão-de-obra Direta e Indireta; Consumo de Materiais Indiretos; Despesas Gerais Departamentais; Depreciações e Amortizações Departamentais.” (PADOVEZE, p. 248)

5 Água Marinha Por que se fazer orçamento de depreciação, sendo que esse custo/despesa não acarretará em desembolso para a empresa? A depreciação não acarreta em desembolso para a empresa, mas permite a empresa visualizar o seu impacto no Resultado do Exercício, e sendo considerada um custo, permite apurar o custo unitário dos produtos.

6 Ônix Qual a importância do orçamento, assim como o orçamento de despesas, serem estruturados dentro das mesmas características do plano de contas tradicional? Segundo Padoveze, orçamento é a “expressão formal de planos de curto prazo (um ano), baseados nas estruturas empresariais existentes e/ou já programadas”. “O orçamento obedece rigidamente à estrutura informacional contábil, seja do plano de contas, seja do plano de departamentalização.” (Padoveze, p. 200). Entendemos que é importante que o orçamento siga a estrutura informacional, já que não há um modelo definido e que atenda a qualquer tipo e porte de empresa, seguindo a estrutura do plano de contas, temos um modelo padrão que facilitará a visibilidade das informações para tomada de decisão.

7 Turmalina Com relação ao Orçamento e a Departamentalização, como a empresa consegue manter o controle do orçamento geral se ele está dividido entre os departamentos? A empresa tem a visão geral do orçamento através do organograma empresarial. Dentro do conceito de Accountability o gestor de cada departamento presta contas dos seus atos e obrigações ao seu superior. Desta forma, a empresa mantém o controle do orçamento geral.

8 Esmeralda Existe diferença quanto a realização do controle orçamentário em empresas com grau de departamentalização distintos? Levando em consideração que “grau de departamentalização distintos” significa ter um organograma empresarial mais divido do que outros, podemos concluir que não existiria diferença quanto a realização do controle orçamentário, pois os gestores dos departamentos prestariam contas da mesma forma aos seus superiores. O que poderia acontecer é se observar um controle mais detalhado e melhor evidenciado em empresas com uma maior departamentalização.

9 Berilo Quais decisões e procedimentos o controller deve adotar dentro do Planejamento Estratégico, depois que recebe os relatórios dos orçamentos de despesas por centro de custo? Como as funções do Controller incluem dentre outras, o Planejamento e Controle, após “receber os relatórios dos orçamentos de despesas por centro de custo” o Controller procederá o controle do orçamento, verificando a sua efetiva realização ou não, ele atuará no sentido de monitorar os sistemas de informações gerenciais, podendo até persuadir, mas nunca no sentido de tomar decisões.

10 Safira Quais são os critérios utilizados para se definir quando deve ser utilizado o rateio como forma de distribuir os gastos e as despesas? Segundo Padoveze, “Deve-se sempre orçar a despesa no centro de custo do responsável pela gestão do gasto”. "Como regra geral, deve-se evitar ao máximo o rateio, já que o conceito de accountability é claro: só devem ser alocadas ao orçamento de um centro de custo se as despesas puderem ser administradas por um responsável."

11 Topázio No método accountability gastos gerais são apropriados no centro de custo que efetuou a contratação dos serviços, sem rateio. Como fica essa questão no custo por atividades? No custo por atividade deve ser utilizada a mesma metodologia do custeamento no processo orçamentário. O orçamento de cada centro de custo deverá ter suborçamentos por atividade.

12 Diamante Como são calculadas as receitas financeiras com excedentes de caixa? O grupo não chegou a uma conclusão sobre o assunto.


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