A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Coleta de dados questionário.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Coleta de dados questionário."— Transcrição da apresentação:

1 Coleta de dados questionário

2 Questionário Caput: objetivo, autoria, financiamento, sigilo e agradecimentos Este questionário tem por objetivo levantar sua opinião sobre os motivos que levam os alunos de Psicologia a mudarem de curso. Os pesquisadores responsáveis pela pesquisa são os alunos Fulano (no. da matricula) e Beltrano (no. da matrícula) do 3o. Ano do curso de Psicologia da Faculdade Evangélica do Paraná. As suas informações serão usadas unicamente para fins de pesquisa e os dados serão tratados com o sigilo recomendado pelo código de ética em pesquisa. Não existem respostas certas ou erradas. Responda às questões com tranqüilidade. Obrigada pela sua participação.

3 Quanto à forma Formato único: não deve ter múltipla escolha, escala de likert, dicotômica, etc As assertivas devem ser sempre afirmativas; evitar negativas: você não acha que é melhor permanecer no curso que mudar? a linguagem deve ser clara: as palavras devem ser do conhecimento do público alvo. espaçamento e letra devem ser legíveis Entre 30 e 50 questões; no máximo 30 minutos para ser respondido (ideal 10 min) Para elaborar as questões: fazer uma lista de perguntas e depois escolher a forma

4 Conhecimento sobre o tema
O pesquisador deve saber muito sobre o assunto para elaborar um questionário Caso não saiba deve realizar uma pesquisa bibliográfica e de levantamento de opiniões para subsidiar a formulação do questionário.

5 Tipos de questões múltipla escolha, escala de Likert, dicotômica,
abertas

6 múltipla escolha Escolha, entre as alternativas abaixo, aquelas que refletem a sua opinião sobre a adoção. a) é a melhor forma de resolvermos a questão de crianças abandonadas; b) as crianças devem ficar sempre com seus pais; c) é impossível que crianças mais velhas sejam adotadas. d) crianças negras e portadoras de deficiência somente são adotadas por estrangeiros. e) casais sem filhos devem adotar em lugar de buscarem métodos de concepção artificial.

7 escala de Likert É preciso fazer um parágrafo para explicar o uso da escala. As escalas são em numero impar: 3, 5, 7 ou 9. Termos usados normalmente em escalas: Nunca, às vezes, sempre Totalmente de acordo (SIM), parcialmente de acordo, em dúvida, parcialmente em desacordo, totalmente em desacordo (NÃO). Excelente, Ótimo, Bom, Regular, Péssimo.

8 Identificação Apenas os itens necessários para a pesquisa
1. Idade: ( ) 14 a 16; ( ) 17 a 19; ( ) 20 a 21 2. Escolaridade: ___ série do ( ) ensino Fundamental; ( ) ensino médio; ( ) Ensino Superior 3. Sexo: ( ) Feminino; ( ) masculino

9 escala de Likert sempre Às vezes nunca
1. Agradeço às pessoas quando elas me fazem um favor 2. Peço desculpas quando percebo que magôo uma pessoa

10 dicotômica Respostas do tipo sim ou não; sempre ou nunca
O respondente é forçado a escolher entre extremos. Você viajaria sozinha com um estranho? ( ) sim ( ) não

11 Para crianças Aponte qual a “carinha” que mostra o que a menina está sentindo. Uma criança com o brinquedo quebrado Carinha feliz, triste, com raiva, com medo.

12 Pré-teste Todos os questionários devem ser submetidos a um pré-teste.
1. Escolher participantes que sejam representativos da amostra (cerca de 5 a 6 pessoas). 2. aplicar o questionário individualmente, pedindo aos participantes que digam se estão entendendo e quais são suas dúvidas sobre as questões (vocabulário, conteúdo, forma). Marcar o tempo levado para que o questionário seja respondido. 3. Anotar todas as dificuldades dos participantes e a partir delas reformular as questões do questionário. 4. reaplicar

13 Preparar uma planilha com o número da questão e as alternativas
questões Nunca Às vezes sempre 1 ////// // 2 / /////// total 7 8 9

14 Análise e interpretação dos dados
Os dados sempre serão analisados à luz da literatura. Qual o significado daqueles números? Como interpretar aqueles resultados? As interpretações poderão partir de análises da estatística descritiva: percentagens, médias, desvio padrão, mediana, moda, etc Ou da aplicação de testes estatísticos paramétricos (amostra maior) e não paramétricos (amostra pequena)

15 Apresentação dos resultados em tabelas ou figuras.
O pesquisador deverá escolher entre figuras e tabelas qual a melhor forma de apresentar os dados: nunca apresentar o mesmo dado das duas formas. Usar programa como o Excel ou o SPSS (Statical Package for Social Science) para digitar e analisar os dados. Após a apresentação da tabela ou figura o pesquisador deverá comentá-la, explicando os resultados obtidos (literatura e estatística)

16

17 Tabela 1. Concentração das HS/TV semanais por classe social
CLASSE A CLASSE B Até 30 HS/TV 331 (75,22%) 231 (60%) De 31 a 70 HS/TV 109 (24,77%) 154 (40%) Total 440 385

18 Exercício Em grupo da pesquisa
Elaborar um questionário sobre o tema da pesquisa O questionário deverá conter, caput, identificação, uma questão dicotômica, uma de múltipla escolha e uma de escala de Likert. Cada aluno deverá aplicar em duas pessoas. Tabular os resultados, apresentá-los em tabelas ou gráficos, interpretar os resultados. Elaborar um relatório com estas informações: capa, autores, objetivo da pesquisa, resultados, conclusão, anexar os questionários aplicados.


Carregar ppt "Coleta de dados questionário."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google