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Psicologia Social Comunitária no Brasil Marcos Antônio de Carvalho Anhanguera Educacional Psicologia – comunidade - grupos.

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Apresentação em tema: "Psicologia Social Comunitária no Brasil Marcos Antônio de Carvalho Anhanguera Educacional Psicologia – comunidade - grupos."— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia Social Comunitária no Brasil Marcos Antônio de Carvalho Anhanguera Educacional diskmarcos@hotmail.com Psicologia – comunidade - grupos

2 Descrição: Aula iniciando com diagnóstico da turma sobre conhecimentos prévios a respeito do tema, explanação do conteúdo, discussão e análise do tema com alunos, construção de síntese em grupos sobre o tema, e apresentação oral a ser avaliada.

3 Planejamento: OBJETIVOS DA AULA: Construir com os alunos uma síntese sobre Psicologia Social Comunitária no Brasil, após explicação do tema. Construir e mediar uma discussão sobre Psicologia Social Comunitária no Brasil.

4 Conteúdo da Aula: Psicologia Social Comunitária – resgate histórico entre as décadas de 40 a 90 sobre trabalhos em comunidade e inserção da Psicologia na comunidade e seus aspectos teóricos e metodológicos de práxis, até o surgimento da Psicologia da Comunidade, e fundação da ABRAPSO.

5 Metodologia: Explanação com uso de quadro e giz Debate com mediação Construção de síntese grupal Apresentação oral

6 Técnicas de ensino: Construção do conhecimento autônomo através de mediação pedagógica, e valorização do educando como ator do processo de ensino-aprendizagem.

7 Técnicas de avaliação: Avaliação da capacidade do aluno de atribuir significado e sentido ao conteúdo ministrado, apresentando organização didática do conteúdo aprendido em avaliação na prática. Será avaliado: participação do aluno no debate, participação do aluno na construção da síntese, participação direta ou indireta do aluno na apresentação oral.

8 Conclusões: A Psicologia Social Comunitária enquanto disciplina teórico-prática, possibilita um posicionamento real do educando e educador perante o tema, vivenciando e exemplificando situações, a aula expositiva o debate e a apresentação permitem a ressignificação de saberes e construção de novos conhecimentos a respeito do tema, além do resgate de seus pressupostos básicos.

9 Referências: FREITAS, R.C. Psicologia Social Comunitária, ED Vozes, 1999. Artigos de jornais e revistas sobre o assunto abordado.


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