Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLiliana Balsemão Valverde Alterado mais de 7 anos atrás
1
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem – natureza do processo de desenvolvimento da criança e o papel da instrução do desenvolvimento;
2
Origens das formas superiores do comportamento consciente Pensamento, memória, atenção voluntária; Encontradas nas relações sociais; Homem ser ativo, que age sobre o mundo, sempre nas relações sociais, e transforma essas ações para que constituam o funcionamento do plano interno;
3
Instrumental – mediação Responder aos estímulos apresentados no ambiente - alterar; As modificações como um instrumento de nosso comportamento; Estímulo – laço; Função mediadora, lembrar de algo importante; Instrumentos básicos criados pela humanidade – linguagem; Linguagem relação com o pensamento;
4
Interação Crianças – adultos; Incorporar as relações, cultura; Início – respostas das crianças são dominadas por processos naturais – herança biológica; Mediação dos adultos – processos psicológicos mais complexos tomam forma – interpsíquicos – interação com adulto e intrapsíquicos própria criança;
5
Zona de desenvolvimento proximal Zona de desenvolvimento proximal – campo intermediário; Fornece indícios do potencial, permitindo que os processos educativos atuem de forma sistemática e individualizados Conceito elaborado – define a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial;
6
Nível de Desenvolvimento Real # Determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda; # Já foi consolidado pelo sujeito; # Utilizar seu conhecimento com autonomia;
7
Nível de desenvolvimento Potencial Resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro; A pessoa tem potencialidade de aprender, mas ainda não completou o processo, conhecimentos – fora de seu alcance atual – potencial para atingir; Construção do conhecimento mediante um conhecimento anterior, poderá construir;
8
Zona de desenvolvimento Proximal # Deve estar relacionada ao desenvolvimento global ao longo do tempo, ao invés de tratar da aprendizagem de qualquer habilidade específica; # É fato que uma criança pode fazer mais se houver a direção e colaboração de uma pessoa mais capaz;
9
Zona de desenvolvimento proximal O que muitos pesquisadores evitam é entender o significado da assistência provida, em relação à aprendizagem de habilidades e o desenvolvimento global do estudante; ZDP é uma indicação de presença de imaturidade, ou do processo de amadurecimento, como se queira, funções psicológicas que podem ser um trampolim para intervenções significantes;
10
Pilares – pensamento Vygotsky Funções psicológicas – têm suporte biológico pois são produtos da atividade cerebral; Funcionamento psicológico – relações sociais entre indivíduo e o mundo exterior – processo histórico; Relação homem/mundo – mediada por sistemas simbólicos;
11
Vygotsky! O homem transforma-se de biológico em sócio-histórico – cultura parte essencial para constituição da natureza humana;
12
Processos psicológicos superiores Caracterizam o funcionamento psicológico tipicamente humano - ações conscientemente controladas, atenção voluntária, memorização ativa, pensamento abstrato, comportamento intencional; Diferenciação-mecanismo como reflexo, reação automática;
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.