A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instruções para Grupo. Uma nova forma de pensar, agir e gerar riqueza através de negócios.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instruções para Grupo. Uma nova forma de pensar, agir e gerar riqueza através de negócios."— Transcrição da apresentação:

1 Instruções para Grupo

2 Uma nova forma de pensar, agir e gerar riqueza através de negócios.

3 O jogo Negócio Sustentável® Estimula o jogador a lidar com os 5 recursos interdependentes, visando o lucro no negócio e a sustentabilidade do território (no futuro). Negócio

4 Jogos tradicionais ganhar x perder Xadrez, War, Banco Imobiliário, etc. Jogos do século 21 ganhar x ganhar (não existe adversários e sim competidores ) Empreendorismo Sustentável® competição com cooperação = coopetição

5 Objetivos do jogo Negócio Sustentável ® 1. Coletivo Promover a riqueza em todos os territórios, com 4 recursos de cada tipo. 2. Pessoal Realizar o maior número de negócios, com lucros para si mesmo, para os investidores e empreendedores para o território do negócio.

6 Objetivo coletivo: Realizar o desafio e deixar cada território com pelo menos 4 de cada recurso!!! 4

7 Objetivo Pessoal: Cartas de Negócios + Cartas de Desafio

8 Visão do Jogo -1 Negociar é a solução para qualquer problema. Negociar com lucros pessoais, para 1 território e para o Planeta. É um ato humano de criatividade, que se aprende e se aperfeiçoa. Riqueza não é mais medida pela quantidade de dinheiro, mas pela multiplicação dos recursos (PIB).

9 A escolha é sua. Pode ser por: número de rodadas = 2, 10, etc. tempo, por exemplo 2, 4, 8 horas quando atingir o objetivo coletivo quando o 1º jogador atingir 72 ou 720 na espiral de Talento$ Quando termina o jogo?

10 Horário conforme combinado Atenção ao sinal do Instrutor Foco no assunto Liberdade de opinião Falar na primeira pessoa (Eu...) Evitar copos de água / bebidas Evitar celulares Bons negócios !!! Acordo com o Grupo:

11 Preparação para o Jogo Colocar uma base de controle sobre cada território do tabuleiro Colocar o dado colorido no tabuleiro, no espaço indicando “câmbio” Embaralhar os 3 baralhos de cartas

12 Escolha da cor do painel e do jogador que inicia Cada jogador escolhe uma das 6 cores de figuras humanas e 1 painel da mesma cor. Colocar 1 marcador de cristal no centro da espiral dos Talento$ (início) e o outro sobre o número 72 à esquerda da coluna acima da espiral. Numerar os jogadores de 1 a 6 e rolar o dado. A face que sair 6 é o jogador que inicia. E segue em sentido horário.

13 Escolher um território para empreender e posicionar sua figura humana, começando pelo jogador que inicia, seguindo em sentido horário. Escolha do território para empreender

14 Criação dos Cenários nos Territórios com jogadores 1ª rodada (simplificada) Tecnologia Conhecimento Talento$ : base (PJ) e espiral (PF) Pessoas Recursos Naturais Rola o dado branco 5 vezes

15 Painel de Talento$

16 Cada jogador retira 1 Carta de Negócio e a coloca no lugar indicado no painel, marcando com o pino aberto os recursos adicionais (metas) na base de controle do território.

17 Definição do Recurso TALENTO$ e Carta de Desafio Começando com o 1 o jogador, rola o dado e marca o respectivo número na espiral de Talento$ do painel, com o marcador cristal. Cada jogador tira uma carta de Desafio. Lê e a coloca no local indicado do painel. O desafio é inspira uma mudança de pessoal comportamento pessoal para “futuro”

18 Verbos = Ações de NEGÓCIOS comprar, vender, negociar, investir, lucrar, realizar, leiloar, emprestar, doar, receber, arrendar, pagar, permutar, trocar, presentear, dar, ganhar, etc. Todos são verbos ativos, ou seja, expressam comportamentos. Experimente esta multiplicidade de ações em seus negócios pessoais.

19 ócio Negócio = negar o ócio Investir no seu negócio Leiloar recursos escassos dardar Dividir lucros Participar dos seus lucros Arrendarconhecimento

20 1ª. Rodada Simplificada (não vale nada, apenas para conhecer a mecânica do jogo) O jogador que inicia NEGOCIA com todos os jogadores da mesa para conseguir atingir suas 2 METAS. Todos os jogadores da mesa podem propor negócios ao jogador da vez. Todos os negócios têm que passar pelo jogador da vez. O jogador da vez recebe todas as propostas e tem o PODER PODER de decidir com QUAL(is) quer realizar negócio(s). Cada mesa escolhe um cronometrista para marcar o tempo por jogador, por exemplo, 7 minutos. Todos os jogadores lêem sua CARTA de NEGÓCIOS para a mesa, para que conheçam todos os negócios.

21 Vamos Jogar !!! (imagem do tabuleiro com mãos movimentando os pinos, a espiral, etc...)

22 O jogo Negócio Sustentável lida com 5 “moedas” de igual valor 5 “moedas” de igual valor Tecnologia Conhecimento Talento$ : base (PJ) e espiral (PF) Pessoas Recursos Naturais

23 A cada NEGÓCIO concluído / viabilizado 1. O empreendedor do negócio é aplaudido 2. Os lucros são distribuídos para: o empreendedor o(s) investidor(es) o território do negócio Insight-Surpresa 3. O jogador retira uma Carta “Insight-Surpresa”, lê alto e executa a ação de imediato. 4. O jogador escolhe o (novo) território para empreender outro negócio. Carta de Negócio 5. O jogador retira uma nova Carta de Negócio, marcando os recursos adicionais (metas).

24 Vamos Jogar Vamos Jogar 2ª. Rodada !!! 2ª. Rodada !!! (imagem do tabuleiro com mãos movimentando os pinos, a espiral, etc...)

25 Passando do século 20 para o “21”: negócios globais Começando pelo “1º. Jogador”, rola o dado branco 5 vezes para os 5 recursos da base. Passa o dado branco no sentido horário até completar os 12 territórios. Prontos para iniciar o jogo do “século 21” Negócio Sustentável “século 21” Negócio Sustentável ®

26 Sequência para 2ª rodada em diante 1. Jogar o dado colorido para saber o câmbio. (rodada simplificada sem câmbio) 2. Tirar do baralho uma Carta de Negócios. 3. Comunicar à mesa quais recursos adicionais quer negociar para viabilizar seu NEGÓCIO e seu DESAFIO. 4. Rodada de negócios, com as propostas apresentadas por todos os jogadores interessados: verbos variados. Anotar dívidas e investimentos. 5. Movimentar os recursos correspondentes na base de controle (PJ) e na espiral de Talentos (PF).

27 Carta de Desafio (Futuro) O desafio inspira uma mudança de comportamento pessoal para “futuro” comportamento pessoal para “futuro” Quando cumprir o desafio, comunicar à Quando cumprir o desafio, comunicar à mesa para aprovação, e colocá-la à mesa para aprovação, e colocá-la à esquerda do painel. esquerda do painel. Retirar nova Carta de Desafio. Retirar nova Carta de Desafio. Ninguém fica sem DESAFIO no jogo! Ninguém fica sem DESAFIO no jogo!

28 Auto-avaliação no jogo Negócio Sustentável® percepções de como melhorar nas negociações como ampliar o repertório de verbos nos negócios práticos como lidar com os medos de perder como lidar com riscos envolvidos nos negócios quais atitudes atrapalham as negociações quais atitudes são mais positivas qual é o desafio para a próxima jogada.

29 aspecto lúdico, interativo e social desenvolve a competência de NEGOCIAÇÃO século 21 mostra que prazer traz lucros lucros são condição para novos negócios mostra que gerar riqueza é ativo (não passivo) não interessa mais a pobreza nos territórios nem a pobreza nas pessoas (são recursos) Benefícios do jogo Negócio Sustentável®

30 O experimento afetou diferentes áreas do cérebro Córtex Cerebral (conhecimento) Tronco-Cerebral (respostas prontas) Cérebro Emocional (límbico)

31 O cérebro humano precisa registrar a NOVA realidade da multiplicação dos recursos financeiros, em bases sustentáveis, com ganhos (diferentes) para todos os envolvidos. Não precisa (mais) haver perdedores.

32 Jogo = entretenimento Jogo = linguagem de aprendizagem Para o cérebro, o jogo funciona como realidade. Experimento = físico (corpo) Emocional (sistema endócrino = prazer) Cérebro e sistema nervoso Social (grupo) Profissional (relações de negócios)

33 Estimular 100 mil jogadores-empreendedores Apoio Desafio 2009: alterar o “DNA” Cultural

34 Avaliação da experiência com o jogo Negócio Sustentável® 1. VOCÊ se descontraiu com a experiência do jogo? 2. Você aprendeu algo que não sabia? Ou que não tinha se dado conta que conhecia? 3. A experiência correspondeu às suas expectativas ? Foi melhor do que você imaginava, ou não? 4. Que benefícios esta experiência lhe proporcionou ? 5. Para quais usos ou pessoas este jogo é indicado? 6. Você tem alguma crítica ou sugestão a fazer ?

35 Glória Pereira Consultora de Negócios & Riqueza gloria.pereira@sinergianet.com.br www.sinergianet.com.br Tel + 55 (11) 3285-1995 * Sinergia Consultores Associados

36 Design


Carregar ppt "Instruções para Grupo. Uma nova forma de pensar, agir e gerar riqueza através de negócios."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google