A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1. 2 METODOLOGIA DE EXTENSÃO RURAL MÉTODOS 1º Momento Conhecimento da realidade 2º Momento Organização da ação e gestão social 3º Momento Execução da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1. 2 METODOLOGIA DE EXTENSÃO RURAL MÉTODOS 1º Momento Conhecimento da realidade 2º Momento Organização da ação e gestão social 3º Momento Execução da."— Transcrição da apresentação:

1 1

2 2 METODOLOGIA DE EXTENSÃO RURAL MÉTODOS 1º Momento Conhecimento da realidade 2º Momento Organização da ação e gestão social 3º Momento Execução da ação e acompanhamento

3 3 METODOLOGIA DE EXTENSÃO RURAL 1.INTRODUÇÃO 2.PAPEL DO EXTENSIONISTA 3.CONCEITOS DE ATER 4.SEQUENCIA PEDAGÓGICA 5.PLANEJAMENTO DA AÇÃO 6.MÉTODOS EM EXTENSÃO a) Convencionais b) Participativos

4 4 INTRODUÇÃO EXTENSÃO COMO EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO COMO FORMA DE AUTONOMIA INTEGRAÇÃO EDUCADOR/EDUCANDO EDUCAÇÃO NÃO FORMAL EXTENSÃO OU COMUNICAÇÃO

5 5 NESSA EXTENSÃO ABANDONA A POSTURA DE DESCOBRIR MEIOS E FORMAS PARA MOTIVAR E CONVENCER OS AGRICULTORES PARA O USO DE TECNOLOGIAS EXTENSIONISTA

6 6 EXTENSIONISTA NÃO TEM QUE RESOLVER PROBLEMAS DOS PRODUTORES NÃO É APENAS DIFUSÃO TECNOLOGIAS

7 7 ABAIXO A TECNOLOGIA EU

8 8 EXTENSÃO RURAL (E.R) É UM PROCESSO DE TROCA ENTRE AQUELE QUE EDUCA E AQUELE QUE É EDUCADO (AMBOS APRENDEM, CONHECEM E CRESCEM). AUMENTA O CONHECIMENTO (Difusor ambos os sentidos) AUXILIA DA DECODIFICAÇÃO DE INFORMAÇOES (comunicador) APOIA O DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, SOCIAL E CULTURAL DOS PRODUTORES RURAIS. (Facilitador) CONCEITOS DE ATER

9 9 MEXPAR considera : “Extensão rural como uma ação educativa, como um ato de conhecimento e compreende o extensionista como um educador comprometido com a sociedade, facilitador e mediador de uma prática pedagógica que busca estimular e desenvolver a curiosidade crítica do homem como condição de liberdade e construção e reconstrução do mundo. CARVALHO, Maria Auxiliadora Tavares et al, MEXPAR, EMATER MG CONCEITOS DE ATER

10 Conceito EXTENSÃO RURAL AGROECOLÓGICA 10 É um processo de intervenção de caráter educativo e transformador, baseado em metodologias que permitam o desenvolvimento de uma prática social no qual os sujeitos do processo buscam a construção e sistematização de conhecimentos que os levem a agir conscientemente sobre a realidade.

11 11 EXTENSÃO RURAL: “É UM PROCESSO EDUCATIVO SEGUINDO PRINCÍPIOS DE ENSINO APRENDIZADO CONSTRUTIVISTA E NUM PROCESSO DE COMUNICAÇÃO DIALÓGICA”. Seg Lei 12188 de 2010 I - Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER: serviço de educação não formal, de caráter continuado, no meio rural, que promove processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades e dos serviços agropecuários e não agropecuários, inclusive das atividades agroextrativistas, florestais e artesanais;

12 12 EXTENSÃO UNIVERSITARIA: “ A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. A Extensão é uma via de mão-dupla, com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará, na sociedade, a oportunidade de elaboração da práxis de um conhecimento acadêmico. No retorno à Universidade, docentes e discentes trarão um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, será acrescido àquele conhecimento. Esse fluxo, que estabelece a troca de saberes sistematizados, acadêmico e popular, terá como consequências a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade brasileira e regional, a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade. Além de instrumentalizadora deste processo dialético de teoria/prática, a Extensão é um trabalho interdisciplinar que favorece a visão integrada do social.” FORPROEX, 1987.

13 13 ASSISTÊNCIA TÉCNICA E FOMENTO (AT) OBJETIVO: AUMENTO DA PRODUÇÃO E DA PRODUTIVIDADE; FREQUENTEMENTE É DIFUSIONISTA TAMBÉM PODE SER UM PROCESSO EDUCATIVO! CONCEITOS DE ATER

14 14 DEVE : PROCURAR SER UM FACILITADOR; ASSESSORAR A ANALISE DA SITUAÇÃO PARA IDENTIFICAR PROBLEMAS E CAUSAS; ORIENTAR NO USO DE TECNOLOGIAS; AVALIAR JUNTO RISCOS E INCERTEZAS. GESTOR DE PROCESSOS LOCAIS DE DESENVOLVIMENTO PAPEL DO EXTENSIONISTA/ASSESSOR TÉCNICO

15 15 COMO FAZER ISSO??? ESTIMULANDO AS PESSOAS E GRUPOS A SE TORNAREM + CONSCIENTES, + CRÍTICAS E INDEPENDENTES, e HABILITADAS PARA O AUTODESENVOLVIMENTO PAPEL DO EXTENSIONISTA

16 16 EXTENSIONISTA TEM QUE SER: PROFISSIONAL HABILITADO; BEM INFORMADO E BOM TÉCNICO, POSTURA DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA. PERFIL DO EXTENSIONISTA

17 17 SEQUENCIA PEDAGÓGICA I A ???? S I – INFORMAÇÃO A – APLICAÇÃO S -SUPERVISÃO ACOMPANHAMENTO ?????? I - Assistência T é cnica e Extensão Rural - ATER: servi ç o de educa ç ão não formal, de car á ter continuado, no meio rural, que promove processos de gestão, produ ç ão, beneficiamento e comercializa ç ão das atividades e dos servi ç os agropecu á rios e não agropecu á rios, inclusive das atividades agroextrativistas, florestais e artesanais; Novas informações necessárias

18 18 NÍVEL ABSTRATO DESTAQUE DOS PONTOS CHAVE EXECUÇÃO EXPERIMENTAL OBSERVAÇÃO DA REALIDADE EXECUÇÃO NA REALIDADE Busca de soluções alternativas. Hipóteses alternativas. Hipóteses TEORIZAÇÃO Teste das Soluções. Confronto com pontos chave. Re- formulação Aplicação da solução à realidade Identificação de uma situação problema Caracterização do problema e das suas causas ESQUEMA PEDAGÓGICO CONSTRUTIVISTA ESQUEMA DO ARCO NÍVEL CONCRETO - REALIDADE Charles Maguerrez

19 19 IIIIV II I PLANEJAMENTO DA AÇÃO COMO PLANEJAR ???

20 20 METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL I PÚBLICO COMANDOS

21 21 METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL I PÚBLICO PARA QUEM? QUEM É? COMO SÃO? O QUE JÁ SABEM? O QUE FAZEM?

22 22 METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL I PÚBLICO II OBJETIVO COMANDOS

23 23 METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL II OBJETIVO PARA QUE? COM QUE FINALIDADE? QUAL A ESPECTATIVA? QUAL A MUDANÇA? QUE COMPORTAMENTO, ATITUDE?

24 24 METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL I PÚBLICO II OBJETIVO COMANDOS III CONTEÚDO COMANDADOS

25 25 METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL III CONTÉUDO O QUE? QUE MATÉRIA? QUAL ASSUNTO? QUE TEMAS FALTAM? QUE EXPERIÊNCIAS?

26 26 METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL I PÚBLICO II OBJETIVO COMANDOS COMANDADOS III CONTEÚDO IV MÉTODOS

27 27 METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL IV MÉTODOS COMO VOU FAZER? QUE PROCEDIMENTOS? QUE TÉCNICAS? LOGISTICA: RECURSOS, LOCAL HORÁRIO, CONVITES, FACILITADOR

28 28 METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS A) INDIVIDUAIS B) MASSAIS C) GRUPAIS

29 29 METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS

30 30 METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS

31 31 METODOLOGIA EM EXTENSÃO RURAL CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS


Carregar ppt "1. 2 METODOLOGIA DE EXTENSÃO RURAL MÉTODOS 1º Momento Conhecimento da realidade 2º Momento Organização da ação e gestão social 3º Momento Execução da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google