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AMBIENTES DE MARKETING. Análise Ambiental A prática de rastrear as mudanças externas que podem afetar os mercados, incluindo demanda por bens e serviços.

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Apresentação em tema: "AMBIENTES DE MARKETING. Análise Ambiental A prática de rastrear as mudanças externas que podem afetar os mercados, incluindo demanda por bens e serviços."— Transcrição da apresentação:

1 AMBIENTES DE MARKETING

2 Análise Ambiental A prática de rastrear as mudanças externas que podem afetar os mercados, incluindo demanda por bens e serviços. Indústria de computadores Indústria de máquinas de escrever Indústria de Segurança Residencial Indústria do Turismo OportunidadeDeclínio Avanços Tecnológicos (Mudança Positiva) Aumento da taxa de Criminalidade (Mudança Negativa)

3 Ambiente Econômico Definição: A economia em geral, incluindo ciclos de negócios, renda do consumidor e padrões de gastos. Ambiente Econômico Ambiente Político e Legal Ambiente Social Ambiente Natural Ambiente Tecnológico Ambiente Competitivo MA PP PP

4 Envolve a economia como um todo, incluindo ciclo de negócios e padrões de gastos, além de questões referentes à renda.  Ciclo de negócios - Padrão do nível de atividade comercial, que atravessa as etapas de prosperidade, recessão e recuperação. Ex.: (produção x emprego)  Renda do consumidor - Renda bruta - qtde. total ganha em um ano por uma pessoa; - Renda disponível - o que sobra após o pgto. de impostos; - Renda discricionária - o que sobra depois do pgto. de impostos e despesas essenciais. Ambiente Econômico

5 Padrão Básico de um Ciclo de Negócios Nível de atividade comercial Tempo Prosperidade Recessão Recuperação

6 O Ambiente Político e Legal Definição: As leis, regulamentações e pressões políticas que afetam as decisões dos profissionais de Marketing. Ambiente Econômico Ambiente Político e Legal Ambiente Social Ambiente Natural Ambiente Tecnológico Ambiente Competitivo MA PP PP

7 É constituído pelas leis, regulamentações e pressões políticas que afetam as decisões dos profissionais de marketing.  Leis que afetam o marketing - Promoção da concorrência leal, leis que limitam a estratégia de produto, leis que limitam a estratégia de preços, leis que limitam a estratégia de distribuição, leis que limitam a estratégia de promoção.  Regulamentação do marketing - Regulamentações federais, estaduais e municipais - Auto-Regulamentação O Ambiente Político e Legal

8  Influências sobre leis e regulamentações - Lobistas - Grupos de interesse do consumidor  Ações judiciais  Fatores políticos e legais no ambiente global O Ambiente Político e Legal

9 O Ambiente Social Definição: As pessoas de uma sociedade e seus valores, crenças e comportamentos. Ambiente Econômico Ambiente Político e Legal Ambiente Social Ambiente Natural Ambiente Tecnológico Ambiente Competitivo MA PP PP

10  Tendências demográficas - Diversidade da população - Tendências globais  Responsabilidade social e ética O Ambiente Social

11 Ambiente Natural Definição: Os recursos naturais disponíveis para a organização ou por ela afetados. Ambiente Econômico Ambiente Político e Legal Ambiente Social Ambiente Natural Ambiente Tecnológico Ambiente Competitivo MA PP PP

12  Disponibilidade de recursos - Demarketing  Responsabilidade com o ambiente natural Ambiente Natural

13 O Ambiente Tecnológico Definição: O conhecimento científico, pesquisa, invenções e inovações que resultam em bens e serviços novos ou aperfeiçoados. Ambiente Econômico Ambiente Político e Legal Ambiente Social Ambiente Natural Ambiente Tecnológico Ambiente Competitivo MA PP PP

14  Tecnologia de informações - Internet - Benefícios e desafios  Fatores tecnológicos no ambiente global  Tecnologia e valor O Ambiente Tecnológico

15 Ambiente Competitivo Definição:Composto por todas as organizações que poderiam potencialmente criar valor para um determinado mercado. Ambiente Econômico Ambiente Político e Legal Ambiente Social Ambiente Natural Ambiente Tecnológico Ambiente Competitivo MA PP PP

16  Tipos de concorrência - Concorrência pura - Concorrência monopolista - Oligopólio - Monopólio  Forças competitivas - Rivalidade entre concorrentes existentes - Ameaça de novos ingressantes - Ameaça de produtos substitutos  Concorrência no ambiente global Ambiente Competitivo

17 Tipos de Forças Competitivas Ameaça de produtossubstitutos Poder de barganha dos compradores Rivalidadeentreconcorrentesexistentes Poder de barganhadosfornecedores Ameaça de novosingressantes


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