A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Realizado por: Mayuri Panchá, nº15 Escola Secundária D.Dinis Ano letivo 2014/15 Disciplina: Educação Física Curso Profissional de Técnico de Multimédia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Realizado por: Mayuri Panchá, nº15 Escola Secundária D.Dinis Ano letivo 2014/15 Disciplina: Educação Física Curso Profissional de Técnico de Multimédia."— Transcrição da apresentação:

1 Realizado por: Mayuri Panchá, nº15 Escola Secundária D.Dinis Ano letivo 2014/15 Disciplina: Educação Física Curso Profissional de Técnico de Multimédia Turma 12ºM

2 Neste trabalho irei falar de atividade física em contextos de saúde, ou seja, falarei dos seus benefícios na saúde pública. Falarei também de um dos problemas mais comuns, que é a obesidade.

3 A atividade física é definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia. Inclui o exercício, bem como outras atividades que envolvem o movimento corporal, como por exemplo, desportos, trabalhar, transporte ativo, tarefas domésticas e atividades recreativas.

4 Físicos: Melhoria da aptidão cardíaca e pulmonar; Melhoria da força muscular; Melhoria da densidade óssea; Redução da gordura corporal; Redução das dores crónicas; Prevenção de doenças; Prevenção de AVCs; Prevenção de vários tipos de Câncer. Mais saúde em geral.

5 Psicológicos e Sociais: Diminuição do stress mental; Prevenção e alívio da depressão; Aumento da auto-estima; Redução de hábitos não saudáveis; Diminuição do isolamento social; Melhoria da qualidade do sono; Prevenção do ganho de peso; Redução da ansiedade; Melhoria do humor.

6 O que é? A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usado pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia-a-dia. Ou seja: a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.

7 O que causa: A principal causa da Obesidade são os sucessivos balanços energéticos, em que a quantidade de energia ingerida é superior à quantidade de energia despendida. Os factores que levam a este desequilíbrio podem ter origem genética, ambiental, metabólica e comportamental.

8 Factores de risco: Vida sedentária: muitas horas de televisão, jogos, etc; Zona de residência urbana: facilidade de acesso às lojas de fastfood, etc; Grau de informação dos pais: pouca informação dos pais; Factores genéticos: presença de genes que aumentam a probabilidade de desenvolvimento de Obesidade; Gravidez e menopausa: podem contribuir para o aumento de armazenamento da gordura na mulher.

9 Tipos: Obesidade andróide, abdominal ou visceral – este tipo de obesidade dá-se quando o tecido adiposo se acumula na metade superior do corpo, sobretudo no abdómen. Obesidade ginóide – este tipo de obesidade dá-se quando a gordura se distribui, principalmente, na metade inferior do corpo, particularmente na região dos glúteos e coxas.

10

11 Diagnóstico de Obesidade A obesidade é determinada pelo Índice de Massa Corporal (IMC) = peso (Kg) / Altura 2 (m) O resultado revela se o peso está dentro da faixa ideal, abaixo ou acima do desejado - revelando excesso de peso ou obesidade.

12 Diagnóstico de Obesidade Classificação do IMC: Menor que 18,5 - Abaixo do peso Entre 18,5 e 24,9 - Peso normal Entre 25 e 29,9 – Excesso de peso 30-34,9 - Obesidade de Grau 1 (Moderado) 35-39,9 - Obesidade de Grau 2 (Grave) >= 40 - Obesidade de Grau 3 (Muito Grave)

13 Consequências para a saúde: Problemas no aparelho cardiovascular: hipertensão arterial, arteriosclerose, insuficiência cardíaca, angina de peito; Complicações metabólicas: alterações de tolerância à glicose, diabetes tipo 2, gota; Problemas no sistema pulmonar: dispneia e fadiga, insuficiência respiratória, apneia de sono, embolismo pulmonar; Problemas no aparelho gastrintestinal: esteatose hepática, litíase vesicular, carcinoma do cólon; Problemas no aparelho genito-urinário e reprodutor: infertilidade, incontinência urinária, hiperplasia, carcinoma do endométrio, da mama e da próstata, hirsutismo; Outras alterações: osteartroses, insuficiência venosa crónica, risco anestésico, hérnias, propensão a quedas.

14 A Obesidade provoca alterações socio- económicas e psico-sociais: Discriminação educativa, laboral e social; Isolamento social; Depressão e perda de auto-estima.

15 Tratamento com atividade física: Caminhar todos os dias; Trocar o elevador pelas escadas; Encontrar uma atividade física que seja conveniente e adequada e que se encaixe ao seu estilo de vida; Ir a um spa, uma academia ou aulas de ginástica; Encontrar um amigo, colega de trabalho ou familiar para acompanhá-lo durante os exercícios; Fazer exercícios no mesmo horário todos os dias; Adoptar um estilo de vida saudável. Nota: Usar uma tabela que mostre quantas calorias são queimadas em diferentes atividades físicas para que possa ter uma ideia dos tipos de exercícios de que necessita mais.

16 Com a realização deste trabalho aprendi bastante sobre a atividade física em contextos de saúde, principalmente a obesidade. É relevante salientar que o papel de quem vigia ou coordena a atividade física do indivíduo, não se interesse apenas pela parte física, mas também pela parte psicossocial, de forma a que o indivíduo não seja posto à margem da sociedade pelas limitações que apresenta. Achei também que o mundo deve abrir os olhos a uma realidade que pode vir a presenciar dentro do seu próprio lar, mas, principalmente, que devem ajudar estes indivíduos a serem integrados de forma plena na nossa comunidade. Por fim, concluí que este trabalho foi bastante gratificante, pois pude aprofundar os meus conhecimentos acerca do tema abordado e levou-me a ter mais consciência da nossa saúde.

17 bio/trab2004/2ano/obesidade/atividade.htm bio/trab2004/2ano/obesidade/atividade.htm corporal.cfm corporal.cfm


Carregar ppt "Realizado por: Mayuri Panchá, nº15 Escola Secundária D.Dinis Ano letivo 2014/15 Disciplina: Educação Física Curso Profissional de Técnico de Multimédia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google