A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Padronização e Melhoria

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Padronização e Melhoria"— Transcrição da apresentação:

1 Padronização e Melhoria
Escola de Engenharia Padronização e Melhoria CICLO PDCA

2 Etapas do ciclo PDCA Act Plan Check Do Agir corretivamente Definir
métodos metas Educar e treinar Executar e medir a tarefa Verificar resultados Plan Planejar Do Check Act Atuar

3 SISTEMAS DE GESTÃO(EXEMPLO)

4 O QUE SIGNIFICA GERENCIAR?
PDCA é o ciclo do controle ou ciclo do gerenciamento. Para que haja gerenciamento, temos que cumprir 4 etapas : PLAN, DO , CHECK ,ACTION, ou seja, Planejar, Executar, Checar e adotar medidas corretivas. PRIMEIRA FASE: PLANEJAMENTO. É nesta fase que são fixados os objetivos e metas a serem perseguidos. Feito isto, desenvolvemos os métodos, que são os caminhos estabelecidos para atingir as metas/objetivos. A meta a ser perseguida poderá ser o requisito do cliente ou uma característica básica do produto ou serviço. Quanto ao método, poderá conter os procedimentos críticos e orientações técnicas de trabalho.

5 SEGUNDA FASE:EXECUÇÃO.
É nesta etapa que os funcionários que irão executar o plano são treinados. A partir deste ponto, parte-se para a implantação do plano. Quando os funcionários participam da fase de planejamento, o treinamento já é instantâneo. Não se pode implantar um método, sem que os funcionários tenham entendido todo o assunto.

6 TERCEIRA FASE: CONTROLE.
Este é o momento de verificar se o plano foi cumprido conforme planejado. É importante atuar com Fatos e Dados, gerando confiabilidade no que está sendo feito. A checagem poderá ser feita por cartas de controle, gráficos de controle, etc. A diferença entre o que foi planejado e o que falta na prática, para atingir o plano, é o que se denomina "problema".

7 QUARTA FASE:AÇÃO CORRETIVA E APRENDIZADO
É neste ponto que encontramos a fase mais importante. Nenhum plano atingirá seu objetivo final, se não houver correção de rumo. É somente removendo as causas dos problemas, que atingiremos o que foi planejado. A característica desta fase é AÇÃO. As 3 fases anteriores são muito fáceis de ser implementadas pois dependem mais do aspecto burocrático. É nesta quarta fase que as empresas apresentam dificuldade, devido à tendência negativa de iniciarem-se trabalhos e não se dar o devido acompanhamento aos mesmos. Uma situação estará sendo gerenciada/controlada, se estivermos girando o PDCA, ou seja: cumprindo as suas 4 fases.

8 Gerenciar ou Controlar é girar o PDCA.
o que significa GERENCIAR ? Gerenciar ou Controlar é girar o PDCA.

9 Os 4 clientes da organização são:
O consumidor deseja qualidade, atendimento, segurança e preços baixos. Os acionistas desejam taxa de retorno do capital, receita, custos baixos e produtividade. Os funcionários desejam crescimento pessoal e profissional, educação, treinamento, empregabilidade. A sociedade deseja, antes de tudo, segurança quanto aos produtos e serviços produzidos.

10 CICLO PDCA Rodar o PDCA Melhoria Contínua A P D C AGIR nas diferenças
(DO) D (ACTION) A (CHECK) C (PLAN) P ATUAR CORRETIVAMENTE VERIFICAR OS RESULTADOS DA TAREFA EXECUTADA DEFINIR OBJETIVOS E METAS DEFINIR OS MÉTODOS QUE PERMITIRÃO ATINGIR AS METAS PROPOSTAS EDUCAR E TREINAR EXECUTAR A TAREFA (COLETAR DADOS) FAZER CHECAR PLANEJAR AGIR nas diferenças Melhoria Contínua Rodar o PDCA

11

12 O que é OBJETIVO ? Objetivo é uma direção a seguir, ou seja, a definição dos poucos itens vitais a serem trabalhados no período. Exemplos: Aumentar as Vendas, Reduzir Custos, Melhorar a Qualidade, Melhorar o Moral, etc. direção a seguir

13 o que é META ? META é um objetivo traduzido em números e datas para cumprimento. Exemplo: Objetivo: aumentar vendas, META: 4% de crescimento até 30 de junho. 30/06 30/6

14 o que é MÉTODO ? METODO é o caminho para se atingir um objetivo ou meta. O método é montado a partir de ações muito claras e bem definidas, passíveis de serem monitoradas. A- B-

15

16

17

18 Principais componentes da gestão da Melhoria Contínua

19 SÍNTESE: P - PLAN - Planejamento Objetivo - Meta - Método
D- DO - Desenvolver - Treinar e executar; C - CHECK - Checagem; A- ACTION - Ação Corretiva ou Aprendizado.

20 Implantação dos Padrões © LATEC-UFF. Todos os direitos reservados.
GESTÃO & PADRONIZAÇÃO Melhoria da Gestão Melhorias incrementais; Inovações; Aprendizado Organizacional Planejamento da Gestão Elaborações dos Procedimentos Definição das estratégias e objetivos, metas, métodos Definição dos indicadores de desempenho P D C A Avaliação da qualidade da Gestão Avaliação de Gestão Implantação dos Padrões Treinamento específicos nos procedimentos Estrutura de suporte Execução © LATEC-UFF. Todos os direitos reservados.

21 O que gera motivação no futebol?

22 Objetivos, metas e métodos claros permitindo liberação total do potencial individual:
Ação corretiva com base no placar . - Analisar as planilhas de verificação 5W 1 H (se necessário) Vencer a Partida Estudar o adversário Planejar preparação física Planejar jogadas ensaiadas A P C D Treinar Conhecer o placar imediato, facilitando o reconhecimento imediato e consciência de ação corretiva O Jogo Executar o que foi planejado


Carregar ppt "Padronização e Melhoria"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google