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SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS GESTÃO DA QUALIDADE.

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1 SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS GESTÃO DA QUALIDADE

2 1 - GESTÃO DA QUALIDADE DEFINIÇÃO : - Toda a gestão é uma atitude de administração voltada ao estudo de risco no qual está estruturada - Com relação a qualidade, a análise do risco está baseada no procedimento e no resultado do procedimento esperado

3 GESTÃO DA QUALIDDAE - Definição  Quando falamos de gestão da qualidade temos que determinar qualidade em relação a:  - Atendimento  - Produto  - Processos  - Por esses itens que falamos em  GQT

4 GESTÃO DA QUALIDADE - Definição  O reconhecimento da importância da  qualidade tornou a certificação indis-  pensável para as empresas, a certifi-  cação além do aumento da confiança  e satisfação, também reduz custos  internos

5 GESTÃO DA QUALIDADE - Definição  Exemplo de certificação  ISO  ISO – Internation Organization  ISO – Organização Internacional de Padronização

6 GESTÃO DA QUALIDDAE - Definição  ISO – É uma ONG, fundada em 1947,  em Genebra, hoje está presente em  mais de 120 Países  A GQT é orientada para criar uma consciência de qualidade em todos os processos organizacionais

7 GESTÃO DA QUALIDADE – Sintomas  Sintomas que levam a aplicação de um sistema de gestão  Os gestores não conhecem, não controlam ou não monitoram os processos  Atuam sobre as conformidades  Níveis de qualidade desconhecidos  Gestores não comprometidos

8 GESTÃO DA QUALIDDAE - Sintomas  Falta de treinamento e habilidades para as tarefas  Processos executados sem rotinas e padrões  Equipamentos e ferramentas inadequadas  Níveis de divisão não definidos  Falta de integração nos diversos processos

9 GESTÃO DA QUALIDDAE - Estágios  Como toda a gestão, a GQT é composta de estágios como:  - Analise de processos  - Planejamento  - Organização  - Controle  - Implementação  - Analise de Indicadores  - Educação Continuada

10 GESTÃO DA QUALIDDAE – Preliminares  Para melhor entendermos o SGQ, precisamos ter um entendimento dos conceitos preliminares, como:  1 – Estação de trabalho  2 – Conceito de produto e cliente  3 – Conceito de eficácia e eficiência  4 – Relações de causa efeito  5 – As relações de autoridades e responsabilidades

11 GESTÃO DA QUALIDDAE – preliminares  5 - O ciclo do PDCA  6 – Conceito dos itens de verificação  7 – conceito de variabilidade

12 GESTÃO DA QUALIDADE - Preliminares  1 – Estação de trabalho - Tarefas  - Os equipamentos  - A competência  - As informações  - O insumos  - O produto

13 GESTÃO DA QUALIDADE -Preliminares  2 – Conceito de produto/Cliente  - Serviços  - Informações  - Materiais e equipamentos  - Materiais processados

14 GESTÃO DA QUALIDADE - Preliminares  3 - Conceito de eficácia e eficiência   - Eficácia – método inserido no  produto   - Eficiência – otimização na  utilização dos recursos 

15 GESTÃO DA QUALIDADE - Preliminares  4 - Relações causa efeito  - Qualidade relacionada com o cliente  característica desejada do produto  - Recursos aplicados  - MO – mão de obra  - MAT – recursos materiais  - MET – recursos metodológicos  - MED – recursos de medição  - MAQ – máquinas, equipamentos e instalações

16 GESTÃO DA QUALIDADE - Preliminares  5 – Relação no trabalho – Autoridade  e responsabilidade  - Tarefa  - Atividade  - Processo

17 GESTÃO DA QUALIDADE - Preliminares  Tipos de trabalho  - Ativo – soma de resultados  - Integrativo – soma dos resultados  da integração  - Interativo – interação das tarefas ou  atividades

18 GESTÃO DA QUALIDADE - Preliminares  6 - Aprendizado e desdobramento  - PDCA  - P – Plan – Planeje o que deve ser  feito  - D – DO – Faça o que deve ser feito  - C – Check – Verifique o que está  sendo feito  - A – ACT – Aja nas diferenças  eventuais

19 GESTÃO DA QUALIDDAE - Preliminares  PDCA – Ciclo de SHEMHART OU Ciclo de DEMING, é um ciclo de desenvolvi-  mento focado na melhoria continua  PDCA – É aplicado para atingir resul-  tados, pode ser utilizado em qualquer  empresa

20 GESTÃO DA QUALIDADE - Preliminares  7 - Controle e itens de verificação  - O processo requer constante  controle  - Controle de qualidade – controle de  características do produto sobre o  qual se tem responsabilidade  - Controle de processo – controle das  características do processo que  foram delegadas

21 GESTÃO DA QUALIDDAE - Preliminares  8 - Conceito de variabilidade  - Todo o processo possui variabilidade  o resultado nunca é o mesmo  variando em torno de valores  - Causas comuns, naturais e aleatórias  - Causas especiais, acidentais ou  identificáveis

22 1 – GESTÃO DA QUALIDADE  1.5 – Ações Básicas  1 – Planejamento da qualidade  2 – Controle da qualidade  3 - Melhoria da qualidade

23 1 – GESTÃO DA QUALIDADE  – Planejamento – Identificação  dos clientes e suas necessidades e a  partir daí desenvolver produtos e  processos  – Controle – É a manutenção do processo atendendo os padrões planejados, de modo que de perenidade e condições de atender as necessidades

24 1 – GESTÃO DA QUALIDADE  – Melhoria – Manutenção sob controle a partir daí buscar as melhorias para satisfazer os requisitos de qualidade

25 1 – GESTÃO DA QUALIDADE  1.6 – A padronização e a gestão da rotina  – Planejamento da qualidade  - Como estabelecer estratégias para melhoria de produtos e processos  - Como estabelecer controle dos  Produtos e processos

26 1 – GESTÃO DA QUALIDADE  - Os processos e produtos estão claramente definidos  - Previsibilidades de controle  - Definição dos itens de controle  - Avaliação de desempenho  - As regras disponíveis  - Relação de autoridade e respon-  sabilidade

27 1 - GESTÃO DA QUALIDADE  – Cadeia do valor do cliente  - A cadeia de valores começa e acaba no cliente  - Etapas:  1 – Identificar as políticas, as estratégias, os objetivos e as metas do negócio  2 – Identificar a missão  3 – Comparar usando a matriz de relação

28 1 - GESTÃO DA QUALIDADE  4 - Selecionar e relacionar aqueles que mais impactam nas políticas  5 – Existência de interesses culturais e políticos  Obs.: Para cada processo critico deve haver um gestor

29 1 – GESTÃO DA QUALIDADE  Fig 13, pag 72

30 1 – GESTÃO DA QUALIDADE  1.7 – Caminhos da padronização  Fig 16, pag 75

31 1 – GESTÃO DA QUALIDADE  1.8 – Controle da Qualidade  - Estabelecer controle do processo a partir da previsibilidade e da estabilidade definidas para o cumprimento dos padrões  - Dificuldades – falta de dados  históricos – internos e externos para comparação

32 1 – GESTÃO DA QUALIDADE  - Processo de controle envolve os seguintes elementos:  - Produto ou resultado de um processo  - Um observador para medir o resultado  - Uma medida da qualidade  - Um árbitro  - Uma ação para ajustar

33 1 – GESTÃO DA QUALIDADE  1.9 – Os papéis dos gestores da rotina   - Cada nível de gestão tem a sua responsabilidade no monitoramento e no controle

34 1 – GESTÃO DA QUALIDADE  - Ações de rotina   - Padronização na forma de executar e controlar as tarefas  - Monitoramento dos resultados  - Remoção de sintomas ou correções das não conformidades  - análise e tomada de decisões corretivas  - Melhoria continua dos processos e produtos

35 1 – GESTÃO DA QUALIDADE  Fig 20, pag 86

36 1 – GESTAO QUALIDADE  Fig 21, pag 87


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