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PublicouBrian Caires Escobar Alterado mais de 7 anos atrás
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Apresentação: Fernanda Magalhães Orientação: Marcos Garrido ASPECTOS QUE INFLUENCIARAM A RESISTÊNCIA À IMPLEMENTAÇÃO DO LEAN UM ESTUDO DE CASO NA IBM BRASIL – RJ
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Contextualização A era do imediatismo Relações construídas no ambiente organizacional A IBM O departamento de Incentivos & Comissões 2
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Fato: os funcionários do departamento se mostraram resistentes à implementação do Lean Quais os fatores presentes nesta metodologia de trabalho que influenciaram esses funcionários a demonstrar essa resistência imediata? A pergunta 3
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Amostra do Departamento de Incentivos & Comissões Foco no período de maio/2012 a agosto/2012 Sob a ótica de 3 teorias + conceitos da própria metodologia Lean e Empowerment identificação de algumas razões – e não de todas – que podem ter contribuído para a resistência Delimitações 4
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As relações e os vínculos estabelecidos pelos funcionários com aquele departamento e com a empresa Com base nisso – qual a visão que eles estavam desenvolvendo sobre a metodologia lean Clima, Comprometimento Organizacional, Contrato Psicológico e Empowerment: o que isso tem a ver com aceitação do Lean 5 O que fui procurar entender
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6 O que eu encontrei – sobre Empowerment Fatores essenciais para diminuir a resistência à uma mudança de cultura e forma de trabalho: Autonomy Mastery Purpose Vídeo: Drive – TED Talk Daniel Pink
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A)Os comprometidos com a causa: Se for pra melhorar processo, tô dentro! Mas se usar isso pra demitir a galera em massa, não rola. B)Os estrategistas: Preferia não entrar nessa onda, mas se isso for crucial para eu ser melhor avaliado e buscar promoção no final do ano, conte comigo. C)Comum acordo: Concordo que o lean torna o processo enxuto, corta custos e elimina desperdícios. Mas aonde isso se reverterá em benefícios pra mim? 7 O que eu encontrei – sobre a percepção da metodologia Lean
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Clima Organizacional Comprometimento Organizacional Contrato Psicológico 8 O que eu encontrei – sobre os 3C’s
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9 Vídeo: The First Follower – TED Talk Derek Sivers
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Começamos mais ativamente em 2015 Foco pesado nos times de TI e de suporte de sistemas Não é uma moda – é questão de sobrevivência! 10 Alguns anos depois... a IBM e o Movimento Ágil POR MAIS FIRST FOLLOWERS !
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Obrigada! fernandamagalhaes85@hotmail.com 12
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Backup Charts 13
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Surgiu no Japão, logo após a 2ª GM, oficializado com o Sistema Toyota de Produção Mundo devastado, JP com falta de recursos, falta de acesso à tecn. de ponta. Falta de crédito e de infraestrutura impulsionaram empresas a se reinventar. Lotes menores, mas qualidade máxima Trabalhadores multifuncionais vs. Focados em 1 tarefa só Ser mais eficiente e eliminar todo desperdício no meio do caminho Eliminação total de desperdícios (Muda, em japonês) Just-in-time Automação de processos Fez o movimento reverso também, indo até os fornecedores Buscou mudar a mentalidade dos funcionários desde o início, mais do que ditar regras Promove melhoria contínua 14 Lean
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15 Lean - Toyota
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Conceito fortemente ligado à cultura Lean Funcionários multifuncionais acabam sabendo mais tb sobre outras atividades, executadas pelo resto da cadeia produtiva. Para promover a melhoria contínua do Lean, o empowerment é chave. Vc dá ao funcionário responsabilidades, ele vira dono daquilo e se sente “confortável” p/ sugerir mudanças em sua própria rotina DELEGA AUTORIDADE Promove autonomia Tem a ver com estilo gerencial, que vai fortalecer o processo decisório Não significa delegar tudo, não controlar, não verificar mais nada 16 Empowerment
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17 3C’s Clima Organizacional: usado p/ avaliar o ambiente de trabalho das organizações e as relações ali estabelecidas. Fatores que mais influenciam num bom clima: relações interpessoais e cooperação, seguido de liderança e comunicação. Comprometimento: usado p/ analisar a ligação do indivíduo c/ a organização. Mede o envolvimento do funcionário com a empresa. Afetivo Normativo Instrumental Contrato Psicológico: usado p/ entender as “regras” que o funcionário cria com a empresa, inconscientemente (além do contrato formal) Transacional (receber pgto por um serviço prestado) Relacional (além de receber pgto por um serviço prestado, ser tratado com respeito e igualdade por um superior)
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