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1 Docente Endomarketing. 2 Endomarketing é uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional,

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Apresentação em tema: "1 Docente Endomarketing. 2 Endomarketing é uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional,"— Transcrição da apresentação:

1 1 Docente Endomarketing

2 2 Endomarketing é uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, o normalmente utilizado pelas empresas para abordagens ao mercado, para uso no ambiente interno das corporações. Endomarketing Endo marketing Endo = Dentro / Interno Marketing = Vendendo

3 3 Conexões com o RH e o Marketing O Marketing é a raiz do Endomarketing. Dele extrai seus fundamentos, mas desenvolve seus próprios conceitos a partir da peculiaridade do público a que se destina. Endomarketing

4 4 Qual a importância do Endomarketing ? O Endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado. Empresas precisam convencer seus funcionários a comprar o próprio produto que comercializa Endomarketing

5 5 Qual a importância do Endomarketing ? E "vender" um produto, uma idéia, um posicionamento de marketing para o funcionário passa a ser tão importante quanto para o cliente. Significa torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho. Endomarketing

6 6 A área de Recursos Humanos deve: Estruturar planos de abordagem aos empregados visando, a máxima qualidade do produto ou serviço que oferecem aos seus clientes. Fornecem elementos para a composição de políticas e planos de Endomarketing, Fazer análise detalhada da formação, comportamento e nível de comprometimento das pessoas que compõem seus públicos internos. Endomarketing

7 7 Fases do Endomarketing 1° FASE – Satisfação do Funcionário 2° FASE – Foco na linha de frente com cliente externo 3° FASE – Gestão Estratégica e foco em resultados

8 8 Campanha de Endomarketing Nome / Título Objetivo Justificativa (Determinar o que tem de estratégico) Divulgação Período Mecânica Premiação Roteiro para elaboração da Campanha de Endomarketing

9 9 Impresso Instrumentos para Divulgação Folhetos Boletins Quadros Murais Eletrônicos E-mail Intranet Msn/Skype Comunicação Pessoal Reuniões Pesquisa

10 10 Redecard Programa "Hoje Eu Vou Trabalhar com Você" Uma iniciativa que leva os filhos dos colaboradores a conhecerem a rotina organizacional dos seus pais, durante um dia inteiro. 250 crianças 3 a 12 anos Divulgava informações através da Intranet Pais receberam calendário com foto do filho Cases Reais

11 11 Teikon Tecnologia Industrial Programas “RH na fábrica" "Café da Manhã com o Diretor” 220 profissionais 94% de satisfação do cliente interno Aproxima operador de linha do RH Trabalhar com mais segurança Cases Reais

12 12 Coca-Cola e o Programa Novas idéias As melhores idéias, apresentadas pelos funcionários para reduzir custos e despesas ou que tragam incremento à qualidade de vida para os colaboradores, podem valer prêmios de até 10 mil reais Cases Reais

13 13 Docente Análise Comparativa da Concorrência da Concorrência

14 14 Análise da Concorrência Conhecer a concorrência não é uma prática nova. Vem desde os tempos antigos onde os generais tinham que conhecer seus inimigos de guerra para ganhar a batalha Nos tempos de hoje, a maior complexidade enfrentada pela empresa moderna é o seu principal concorrente Sem um conhecimento prévio dos pontos fortes da concorrência, é impossível traçar uma estratégia de mkt eficiente

15 15 Análise da Concorrência O que são Empresas Concorrentes Concorrentes são empresas que atendem as mesmas necessidades dos clientes Possuem potencial para “roubar” seu mercado Seus consumidores também a conhecem bem

16 16 Análise da Concorrência O que são Empresas Concorrentes 40%30%20%10% Líder de mercado Desafiante de mercado Seguidora de mercado Ocupante de nicho de mercados

17 17 Análise da Concorrência Conceito Setorial da Concorrência Setor é um grupo de empresas que oferecem um produto ou uma categoria de produtos que são substitutos próximos uns dos outros Ex: Quem tem sede pode beber uma cerveja. Mas também pode tomar um Isotônico ou mesmo Água

18 18 Análise da Concorrência Conceito de Mercado da Concorrência Conceito abre 1 leque de concorrentes Reais e Potenciais Ex: Quem compra aparelho de som, quer algo que possibilite “ouvir música”. Logo, ele pode comprar: Palm top Celular I Pod Diskman

19 19 Análise da Concorrência Usa-se a análise da concorrência para: Identificar seus principais concorrentes Descobrir suas características Descobrir suas estratégias Identificar Forças e Fraquezas Avaliar seu Padrão de Reação

20 20 Análise da Concorrência Concorrência Direta e Indireta Empresas classificam seus principais concorrentes Formas mais usuais para o estudo da concorrência são: Concorrência Direta Concorrência Indireta

21 21 Análise da Concorrência Concorrência Direta Concorrentes que disputam mesmo tipo de consumidor Briga direta pelo mesmo mercado-alvo Produtos com características muito semelhantes Coca Cola PEPSI e Outros Cola Coca Cola Outros Refrigerantes

22 22 Análise da Concorrência Concorrência Indireta Estudo do produto do mesmo mercado de atuação “Roubam” possíveis vendas do nosso mercado-alvo Produtos com características pouco semelhantes Coca Cola Suco / Isotônicos Coca Cola Água

23 23 Análise da Concorrência Análise dos 4Ps da Concorrência Análise simples e superficial para estudo da concorrência Baseada no estudo dos 4P´s da concorrência Preço Praça Produto Promoção

24 24 Análise da Concorrência Além disso deve monitorar de perto 3 variáveis: Share of market Participação de mercado Share of mindLembrança na mente Share of heartParticipação de Preferência

25 25 Docente Gestão de Marcas

26 26 o mercado vive um processo de comoditização constante os consumidores estão cada vez mais críticos a concorrência cada vez mais acirrada todos os produtos estão ficando muito parecidos Considerando que...

27 27 no fundo as empresas produzem e vendem “valor” as marcas são os símbolos desse sistema para o consumidor a marca é a “ síntese da experiência de valor’ que ele vivenciou com ela Considerando que...

28 28 É imperativo fundamentar uma estratégia e tática na Marca da empresa

29 29 Um nome,termo, sinal, símbolo ou combinação dos mesmos, que tem propósito de identificar bens ou serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e de diferenciá-los dos concorrentes AMA – American Marketing Association A marca é uma conexão simbólica e afetiva estabelecida entre uma organização, Sua oferta material, intangível e aspiracional e as pessoas as quais se destina Livro - Signos da Marca O que é Marca ?

30 30 Marca passou a ser um dos maiores patrimônios das empresas Marca identifica, simboliza e agrega valores Consumidor passa a consumir as marcas e não apenas os produtos Conceito de Marca

31 31 Marcas causam efeitos emocionais e afetivos Marcas causam efeitos reativos ao consumidor Marcas estão em todos os momentos de nossas vidas Conceito de Marca

32 32 Com o crescimento industrial, aumentou a variedade fabricada, gerando maior demanda e necessidade de diferenciação Uma boa marca é : Fácil de lembrar De fácil pronuncia Originais Que descreve, se possível, direta ou indiretamente o produto Conceito de Marca

33 33 É ao mesmo tempo uma entidade FÍSICA E PERCEPTUAL FÍSICA.................................... PRATELEIRA PERCEPTUAL........................... MENTE DO CONSUMIDOR Conceito de Marca

34 34 Pode virar categoria de produto... São as marcas Metonímias !!!! Conceito de Marca

35 35 Conceito de Marca

36 36 Conceito de Marca

37 37 Conceito de Marca

38 38 Decisões de Marca

39 39 Para se utilizar uma marca a empresa terá muitos e altos custos adicionais, sobretudo em comunicação. Em contrapartida, uma gestão segura da marca terá reflexos positivos no negócio e também para o cliente / consumidor. Decisões de Marca

40 40 A marca identifica a origem do produto e, portanto, protege o consumidor Uma marca conhecida, gera seleção de produtos Desconfiança em marcas desconhecidas Muitos consumidores valorizam mais o status sinalizado pela marca Decisões de Marca

41 41 A marca facilita a compra e reduz o tempo de decisão Marca minimiza comparações Reduz o tempo da escolha por já possuírem um posicionamento perceptivo “ Eu sei o que estou comprando “ Decisões de Marca

42 42 A marca confere status diferenciado Marca é uma “máquina” de produzir significados Ao consumir uma certa marca, se posiciona na sociedade Determina um locus social Decisões de Marca

43 43 Marca Guarda - Chuva

44 44 Estratégia adotada por empresas que atuam em diversificados segmentos da economia Utilização de uma mesma marca para uma ou mais linhas de produtos, visando a segurança no lançamento dos mesmos No entanto essa estratégia possui vantagens e desvantagens Marca Guarda-Chuva

45 45 Custos reduzidos para o lançamento, por não haver necessidade de pesquisa com nomes, cores, registros e comunicação Marca Guarda-Chuva Possibilita boas vendas iniciais, em caso de marca forte, pois isso se torna um “plus”. Fracasso nas vendas pode arranhar a imagem de uma marca já constituída Um fracasso de vendas pode desaquecer as vendas de outra linhas de produtos Produto de qualidade inferior não agrega valor a marca Produto assume o posicionamento já presente na mente dos consumidores VANTAGENSDESVANTAGENS

46 46 Exemplo de Marca Guarda - Chuva Marca Guarda-Chuva

47 47 Marcas Individuais

48 48 São marcas adotas pelas empresas para posicionar seus produtos de forma individual Também possui vantagens e desvantagens Marcas Individuais

49 49 Flexibilidade na escolha do nome e melhor adaptação ao target, contexto ou época Marcas Individuais Não compromete a marca da empresa caso de não sucesso do produto Altíssimo investimento... Entre U$$ 90 e 180 milhões Posicionamento errado pode provocar a canabalização dos produtos da própria empresa Pouco ou nenhum proveito da reputação e da Imagem da empresa. Partir do zero Gera competição saudável entre as marcas emproporciona sensação de modernidade VANTAGENSDESVANTAGENS

50 50 Criando uma Marca

51 51 1o. Passo: unidade, integração e sinergia Unidade no pensamento estratégico, integração de ações táticas e sinergia entre estratégia e tática - Gestão otimizada. Adoção de uma Gestão de Marketing Integrada : Alta gestão - estratégias e políticas da empresa e marcas Marketing – marketing mix Vendas, Logística e Operações – vendas, entrega e serviços P & D – desenvolvimento de novos produtos/ serviços/ negócios Criando uma Marca

52 52 2o. Passo: Posicionamento Posicionar a marca na mente do consumidor – encontrar um diferencial para se distinguir. Como ele vê a nossa marca ? 1.Relevância – é importante? 2.Competitividade – emociona? Muda alguma coisa? 3.Singularidade – é original? 4.Defensabilidade – tem competências exclusivas? 5.Rentabilidade – é rentável? 6.Expansão da franquia da marca – é forte/elástica para ampliar? 7.Sustentabilidade - por quanto tempo? Criando uma Marca


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