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12. O que é “capacitação estratégica” e como implementá-la?

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1 12. O que é “capacitação estratégica” e como implementá-la?

2 A capacitação decorre das estratégias!
Relembrando o tema capacitação: Conceito e vínculo entre capacitação e estratégias Gestão estratégica da capacitação Processo de avaliação do ambiente interno para diagnosticar pontos fortes, fracos e a melhorar

3 Concentração exclusiva em capacitação?
Há instituições que se concentram exclusivamente na capacitação, sem se preocupar com a estratégia ... como se isto fosse o suficiente para garantir o sucesso Se isto fosse verdade, as universidades e institutos de pesquisa seriam as melhores entidades para atender as necessidades do mercado

4 Concentração exclusiva nas estratégias para fora?
Há instituições que se concentram exclusivamente na estratégia, sem se preocupar com a capacitação ... como se isto fosse o suficiente para garantir o sucesso... A falta de capacitação em tópicos-chave pode gerar problemas insuperáveis com os clientes, com o público-alvo, com fornecedores, levando a organização a situações muito difíceis!

5 Vínculo entre estratégia e capacitação
O que vem antes: estratégia ou capacitação? Não se lança no mercado, de forma aventureira, sem capacitação mínima assegurada Não se investe pesadamente em capacitação, sem se assegurar que tal gasto esteja associado a alguma estratégia combinada... Portanto, a capacitação está intimamente vinculada com a estratégia

6 Identificação das lacunas de capacitação
O que são lacunas de capacitação? Como elas afetam as estratégias? Como se identifica que uma lacuna é mais importante que outra? Quais as lacunas que vão merecer os investimentos prioritários? Quais as lacunas que podem afetar o relacionamento com os clientes?

7 Procedimentos Para cada área estratégica, para fornecimento de produto ou serviço, especificam-se as estratégias competitivas Para cada estratégia competitiva, listam-se os fatores-chave de escolha Para cada fator-chave de escolha, faz-se a avaliação da posição da instituição e os itens de capacitação insatisfatórios A seguir estabelece-se a prioridade e a área crítica de capacitação

8 Capacitação Estratégica
Estratégias Direcionamento Capacitação

9 Identificação de Lacunas de Capacitação

10 VANTAGENS DA IDENTIFICAÇÃO DE LACUNAS DE CAPACITAÇÃO
Garante-se que todos os pontos realmente prioritários para implantação da Estratégias decidas sejam considerados no plano de capacitação; Garante que somente as lacunas que decorrerem diretamente de alguma estratégia sejam consideradas; Garante que quaisquer alterações posteriores no portifólio, nas estratégias ou nos “fatores chaves-de-escolha” possam ser rastreadas, de forma a se questionar o prosseguimento – ou não!

11 Identificação de Lacunas de Capacitação

12 13. Como se estrutura um plano estratégico?

13 A formulação do plano estratégico
Bases do Plano: Cenários Premissas básicas Ambiente externo Ambiente interno Objetivos e metas

14 Objetivos e metas Desafios a vencer e alvos a conquistar, num horizonte de tempo pré-determinado Expressão da vontade e da coragem Podem ser quantitativos ou qualitativos Marcos quilométricos Parâmetros de desempenho

15 Roteiro do Plano Estratégico
O documento não tem um fim em si mesmo O processo é mais importante que o produto Adaptável caso a caso, dependendo do estágio de implementação de cada empresa ou entidade A ordem do documento não é a mesma ordem de elaboração Elaborado pensando em quem vai ler e não em quem vai elaborar

16 Grandes temas do Plano Estratégico
Cenário(s) e premissas básicas Propósito Estratégias corporativas Portfólio Objetivos e metas Planos de ação Programa de implantação Temas para vigilância estratégica

17 Tópicos do Plano Estratégico
1. Cenário(s) e premissas básicas 2. Propósito Visão Missão e Abrangência Princípios e valores Posicionamento estratégico

18 Tópicos do Plano Estratégico
3. Estratégias institucionais Estratégias corporativas Estratégias de diversificação Estratégias de alianças e parcerias Estratégias de expansão

19 Tópicos do Plano Estratégico
4. Portfólio Áreas estratégicas atuais e novas Mapeamento do portfólio Estratégias para rotação do portfólio Estratégias competitivas 5. Objetivos e metas

20 Tópicos do Plano Estratégico
6. Planos de ação Para mudanças no ambiente Para revisão e adequação do propósito Para capacitação competitiva Para capacitação corporativa 7. Programa de implantação Investimentos estratégicos Orçamento estratégico Cronograma de implantação 8. Temas para vigilância estratégica

21 14. Como podemos implantar uma Gestão Estratégica em uma entidade?

22 As Grandes Etapas Preparação Workshop Detalhamento Implantação Revisão

23 Competitivas e Corporativas
Estratégias Nível de atividade Propósito Execução Capacitação Diagnóstico Motivação Planos de Ação Revisão Acompanhamento Preparação Tempo Workshop Detalhamento Implantação Revisão

24 Direcionamento e alinhamento
Direção Geral Gerências gerais Gerencias departamentais Propósito: Visão – missão - princípios e valores - posicionamento estratégico Estratégias Corporativas Supervisores Equipes de Trabalho

25 Reflexões e proposições
Equipes de Trabalho Supervisores Direção Geral Gerências gerais Gerencias departamentais Consolidações Estratégias Competitivas Estratégias Setoriais Estratégias Locais e Planos de Ação Análises e levantamentos

26 Deliberações - determinações
Decisão e divulgação Equipes de Trabalho Supervisores Direção Geral Gerências gerais Gerencias departamentais Decisões - aprovações Deliberações - determinações Divulgação e Comunicação

27 Implantação e acompanhamento
Equipes de Trabalho Supervisores Direção Geral Gerências gerais Gerencias departamentais Acompanhamento estratégico Correções e modificações Acompanhamento dos consolidados Acompanhamento das estratégicas competitivas Relatórios e apresentações Execução e implantação

28 Revisões operacionais
AMBIENTE CAPACITAÇÃO PLANO ESTRATÉGICO VALORES EXECUÇÃO NÃO SIM PROSSEGUIR OK? Controle Operacional

29 Revisões estratégicas
PROSSEGUIR AMBIENTE CAPACITAÇÃO VALORES EXECUÇÃO NÃO SIM OK? PLANO ESTRATÉGICO SIM OK ? PROSSEGUIR MUDANÇAS??? NÃO Controle Estratégico

30 “Sempre melhorando...” Melhorar Planejar Controlar Executar

31 “Sempre melhorando...” Planejar Executar Controlar Melhorar

32 15. Como se organiza um workshop de planejamento estratégico?

33 O conceito do workshop

34 O que é o workshop? Um evento especial
envolvendo a alta e média direção da instituição para pensar e formular um projeto para o futuro da organização gera as bases do plano estratégico da empresa ou entidade trabalha em equipes buscando consenso

35 Por que fazer um workshop?
Construção compartilhada do propósito da instituição As grandes estratégias, os objetivos, metas e desafios para a empresa ou entidade De uma forma estruturada, rápida e consensual

36 Participantes do workshop
Quem deve participar do workshop? Quem participa do processo decisório Quem tem algo a contribuir Quem vai participar da implantação Os formadores de opinião Os líderes, gerentes e supervisores

37 Quem deve participar? Nível hierárquico N1 Até quarenta pessoas!

38 Duração Entre 1 a 4 dias Em tempo integral Depende:
do tipo e do porte da instituição da situação e da prontidão do estágio de implantação da gestão estratégica do nível de intervenção recomendado

39 O facilitador É o coordenador geral do workshop
Cuida dos aspectos de aplicação prática das metodologias e dos exercícios e dos trabalhos em equipe Coordena a montagem das equipes e acompanha os seus trabalhos Administra o tempo Zela pela produção escrita das conclusões das equipes de trabalho e de síntese Tem continuidade depois do workshop

40 O instrutor Sem envolvimento direto com os negócios ou atividades da instituição Distanciamento quanto ao mérito das matérias discutidas Tem o papel de expor a conceitual e a metodológica Esclarece dúvidas, reforço e revisão dos conceitos Sem entrar no julgamento da qualidade das conclusões das equipes de trabalho

41 16.1. Quais são as principais dificuldades na implantação?

42 Principais dificuldades
Diagnóstico inexistente ou inadequado Foco no ‘aqui-e-agora’ O ‘fogo-de-palha’ e a novidade do mês Falta de comprometimento da alta e média gerência Mudanças inesperadas no andamento do processo

43 Principais dificuldades
Falta de uma metodologia adequada e consensual Muita análise, pouca síntese e nenhuma ação Falta de flexibilidade no processo Falta de vinculação dos investimentos com o orçamento operacional Falta de comando firme para implementação

44 16.2. Quais são os fatores-chave de sucesso nas implantações?

45 Fatores-chave do sucesso
I. Convicção generalizada de que ‘mudar é uma questão de sobrevivência’ II. Compromisso efetivo e apoio explicito da alta direção da instituição com as mudanças e com os programas III. Disposição de todos para priorizar o assunto IV. Persistência apesar das resistências, mas flexibilidade para adaptações de curso V. Comunicação clara e divulgação eficaz

46 Fatores-chave do sucesso
VI. Facilitador capacitado, disponível, motivado e comprometido VII. Comprometimento dos envolvidos na implementação: gerentes e funcionários VIII. Disposição real para mudar, custe o que custar IX. Acompanhamento ‘implacável’ do andamento do plano de implantação X. Metodologia adequada, melhoria contínua e aconselhamento externo

47 16.3. Como podemos verificar se a gestão estratégica está implantada e funcionando?

48 Os Dez Requisitos da Gestão Estratégica Eficaz

49 Primeiro Requisito Compromisso da Administração
A alta administração, média gerência e o pessoal-chave da organização conhecem, dominam e utilizam, em suas reuniões, nas suas decisões e comunicações do dia-a-dia, os conceitos e a metodologia de gestão estratégica? O Facilitador atua eficazmente no cumprimento do seu papel?

50 Segundo Requisito Planos Estratégicos
Existem documentos ‘vivos’, conhecidos e usados por aquelas pessoas que têm a ver com sua implementação? Estes documentos explicitam o propósito, as grandes diretrizes, as decisões estratégicas e as ações concretas aprovadas para a construção do futuro da instituição?

51 Revisão dos Documentos
Terceiro Requisito Revisão dos Documentos Existem responsáveis, prazos e mecanismos simples e eficazes para que esses documentos sejam prontamente modificados sempre que mudanças nas condições externas ou internas assim o recomendem?

52 Quarto Requisito Sistema de Vigilância Estratégica
Os sistemas de vigilância estratégica funcionam regularmente? Existem sistemas de informação gerencial que apóiam, de forma sistemática, as ações e os resultados das implantações dos planos de ação aprovados?

53 Operação apoiando a Estratégia
Quinto Requisito Operação apoiando a Estratégia Os planos operacionais e administrativos da instituição levam em consideração e adotam ações que apóiam e reforçam as decisões estratégicas?

54 Os planos de ação existem e estão em implantação, sob controle?
Sexto Requisito Planos de Ação Os planos de ação existem e estão em implantação, sob controle? Os objetivos e metas existem formalmente e são acompanhados periodicamente? Os planos de ação estratégica, tais como os de diversificação, de parcerias, de inovação, de rotação do portfólio, de reposicionamento competitivo, de investimentos existem e estão em implantação e sob controle?

55 Acompanhamento e Validação
Sétimo Requisito Acompanhamento e Validação Existem mecanismos formais de verificação contínua e periódica da validade das hipóteses e premissas que balizaram a construção dos planos estratégicos vigentes?

56 Oitavo Requisito Melhoria Contínua
Existem mecanismos formais de se buscar a melhoria continua nos métodos e técnicas de gestão estratégica da organização?

57 Nono Requisito Cronograma
Existe um cronograma de longo prazo, acompanhado periodicamente, para a implantação dos vários subsistemas de gestão estratégica e os orçamentos da organização incorporam e contemplam explicitamente os números referentes ao orçamento estratégico e aos investimentos estratégicos?

58 Reconhecimento e recompensa
Décimo Requisito Reconhecimento e recompensa Os mecanismos ou sistemas de reconhecimento e de recompensa, especialmente os dos dirigentes, gerentes e colaboradores, estão claramente alinhados com a implantação das estratégias, com a busca dos objetivos e metas e com a execução dos planos de capacitação e dos planos de ação aprovados?

59 Referências Bibliográficas
COSTA, Eliezer Arantes da. Gestão Estratégica. São Paulo: Ed. Saraiva, 2002. OLIVEIRA, Djalma P.R. Planejamento Estratégico: Conceitos Metodologia e Práticas. São Paulo: Ed. Atlas, 1997. PORTER, Michel E. Estratégia Competitiva: Técnicas para Análise da Indústria e da Concorrência. Ed. Campus, 1986.


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