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PublicouFelipe Porto Bonilha Alterado mais de 7 anos atrás
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12. O que é “capacitação estratégica” e como implementá-la?
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A capacitação decorre das estratégias!
Relembrando o tema capacitação: Conceito e vínculo entre capacitação e estratégias Gestão estratégica da capacitação Processo de avaliação do ambiente interno para diagnosticar pontos fortes, fracos e a melhorar
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Concentração exclusiva em capacitação?
Há instituições que se concentram exclusivamente na capacitação, sem se preocupar com a estratégia ... como se isto fosse o suficiente para garantir o sucesso Se isto fosse verdade, as universidades e institutos de pesquisa seriam as melhores entidades para atender as necessidades do mercado
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Concentração exclusiva nas estratégias para fora?
Há instituições que se concentram exclusivamente na estratégia, sem se preocupar com a capacitação ... como se isto fosse o suficiente para garantir o sucesso... A falta de capacitação em tópicos-chave pode gerar problemas insuperáveis com os clientes, com o público-alvo, com fornecedores, levando a organização a situações muito difíceis!
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Vínculo entre estratégia e capacitação
O que vem antes: estratégia ou capacitação? Não se lança no mercado, de forma aventureira, sem capacitação mínima assegurada Não se investe pesadamente em capacitação, sem se assegurar que tal gasto esteja associado a alguma estratégia combinada... Portanto, a capacitação está intimamente vinculada com a estratégia
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Identificação das lacunas de capacitação
O que são lacunas de capacitação? Como elas afetam as estratégias? Como se identifica que uma lacuna é mais importante que outra? Quais as lacunas que vão merecer os investimentos prioritários? Quais as lacunas que podem afetar o relacionamento com os clientes?
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Procedimentos Para cada área estratégica, para fornecimento de produto ou serviço, especificam-se as estratégias competitivas Para cada estratégia competitiva, listam-se os fatores-chave de escolha Para cada fator-chave de escolha, faz-se a avaliação da posição da instituição e os itens de capacitação insatisfatórios A seguir estabelece-se a prioridade e a área crítica de capacitação
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Capacitação Estratégica
Estratégias Direcionamento Capacitação
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Identificação de Lacunas de Capacitação
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VANTAGENS DA IDENTIFICAÇÃO DE LACUNAS DE CAPACITAÇÃO
Garante-se que todos os pontos realmente prioritários para implantação da Estratégias decidas sejam considerados no plano de capacitação; Garante que somente as lacunas que decorrerem diretamente de alguma estratégia sejam consideradas; Garante que quaisquer alterações posteriores no portifólio, nas estratégias ou nos “fatores chaves-de-escolha” possam ser rastreadas, de forma a se questionar o prosseguimento – ou não!
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Identificação de Lacunas de Capacitação
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13. Como se estrutura um plano estratégico?
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A formulação do plano estratégico
Bases do Plano: Cenários Premissas básicas Ambiente externo Ambiente interno Objetivos e metas
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Objetivos e metas Desafios a vencer e alvos a conquistar, num horizonte de tempo pré-determinado Expressão da vontade e da coragem Podem ser quantitativos ou qualitativos Marcos quilométricos Parâmetros de desempenho
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Roteiro do Plano Estratégico
O documento não tem um fim em si mesmo O processo é mais importante que o produto Adaptável caso a caso, dependendo do estágio de implementação de cada empresa ou entidade A ordem do documento não é a mesma ordem de elaboração Elaborado pensando em quem vai ler e não em quem vai elaborar
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Grandes temas do Plano Estratégico
Cenário(s) e premissas básicas Propósito Estratégias corporativas Portfólio Objetivos e metas Planos de ação Programa de implantação Temas para vigilância estratégica
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Tópicos do Plano Estratégico
1. Cenário(s) e premissas básicas 2. Propósito Visão Missão e Abrangência Princípios e valores Posicionamento estratégico
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Tópicos do Plano Estratégico
3. Estratégias institucionais Estratégias corporativas Estratégias de diversificação Estratégias de alianças e parcerias Estratégias de expansão
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Tópicos do Plano Estratégico
4. Portfólio Áreas estratégicas atuais e novas Mapeamento do portfólio Estratégias para rotação do portfólio Estratégias competitivas 5. Objetivos e metas
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Tópicos do Plano Estratégico
6. Planos de ação Para mudanças no ambiente Para revisão e adequação do propósito Para capacitação competitiva Para capacitação corporativa 7. Programa de implantação Investimentos estratégicos Orçamento estratégico Cronograma de implantação 8. Temas para vigilância estratégica
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14. Como podemos implantar uma Gestão Estratégica em uma entidade?
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As Grandes Etapas Preparação Workshop Detalhamento Implantação Revisão
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Competitivas e Corporativas
Estratégias Nível de atividade Propósito Execução Capacitação Diagnóstico Motivação Planos de Ação Revisão Acompanhamento Preparação Tempo Workshop Detalhamento Implantação Revisão
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Direcionamento e alinhamento
Direção Geral Gerências gerais Gerencias departamentais Propósito: Visão – missão - princípios e valores - posicionamento estratégico Estratégias Corporativas Supervisores Equipes de Trabalho
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Reflexões e proposições
Equipes de Trabalho Supervisores Direção Geral Gerências gerais Gerencias departamentais Consolidações Estratégias Competitivas Estratégias Setoriais Estratégias Locais e Planos de Ação Análises e levantamentos
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Deliberações - determinações
Decisão e divulgação Equipes de Trabalho Supervisores Direção Geral Gerências gerais Gerencias departamentais Decisões - aprovações Deliberações - determinações Divulgação e Comunicação
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Implantação e acompanhamento
Equipes de Trabalho Supervisores Direção Geral Gerências gerais Gerencias departamentais Acompanhamento estratégico Correções e modificações Acompanhamento dos consolidados Acompanhamento das estratégicas competitivas Relatórios e apresentações Execução e implantação
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Revisões operacionais
AMBIENTE CAPACITAÇÃO PLANO ESTRATÉGICO VALORES EXECUÇÃO NÃO SIM PROSSEGUIR OK? Controle Operacional
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Revisões estratégicas
PROSSEGUIR AMBIENTE CAPACITAÇÃO VALORES EXECUÇÃO NÃO SIM OK? PLANO ESTRATÉGICO SIM OK ? PROSSEGUIR MUDANÇAS??? NÃO Controle Estratégico
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“Sempre melhorando...” Melhorar Planejar Controlar Executar
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“Sempre melhorando...” Planejar Executar Controlar Melhorar
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15. Como se organiza um workshop de planejamento estratégico?
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O conceito do workshop
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O que é o workshop? Um evento especial
envolvendo a alta e média direção da instituição para pensar e formular um projeto para o futuro da organização gera as bases do plano estratégico da empresa ou entidade trabalha em equipes buscando consenso
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Por que fazer um workshop?
Construção compartilhada do propósito da instituição As grandes estratégias, os objetivos, metas e desafios para a empresa ou entidade De uma forma estruturada, rápida e consensual
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Participantes do workshop
Quem deve participar do workshop? Quem participa do processo decisório Quem tem algo a contribuir Quem vai participar da implantação Os formadores de opinião Os líderes, gerentes e supervisores
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Quem deve participar? Nível hierárquico N1 Até quarenta pessoas!
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Duração Entre 1 a 4 dias Em tempo integral Depende:
do tipo e do porte da instituição da situação e da prontidão do estágio de implantação da gestão estratégica do nível de intervenção recomendado
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O facilitador É o coordenador geral do workshop
Cuida dos aspectos de aplicação prática das metodologias e dos exercícios e dos trabalhos em equipe Coordena a montagem das equipes e acompanha os seus trabalhos Administra o tempo Zela pela produção escrita das conclusões das equipes de trabalho e de síntese Tem continuidade depois do workshop
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O instrutor Sem envolvimento direto com os negócios ou atividades da instituição Distanciamento quanto ao mérito das matérias discutidas Tem o papel de expor a conceitual e a metodológica Esclarece dúvidas, reforço e revisão dos conceitos Sem entrar no julgamento da qualidade das conclusões das equipes de trabalho
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16.1. Quais são as principais dificuldades na implantação?
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Principais dificuldades
Diagnóstico inexistente ou inadequado Foco no ‘aqui-e-agora’ O ‘fogo-de-palha’ e a novidade do mês Falta de comprometimento da alta e média gerência Mudanças inesperadas no andamento do processo
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Principais dificuldades
Falta de uma metodologia adequada e consensual Muita análise, pouca síntese e nenhuma ação Falta de flexibilidade no processo Falta de vinculação dos investimentos com o orçamento operacional Falta de comando firme para implementação
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16.2. Quais são os fatores-chave de sucesso nas implantações?
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Fatores-chave do sucesso
I. Convicção generalizada de que ‘mudar é uma questão de sobrevivência’ II. Compromisso efetivo e apoio explicito da alta direção da instituição com as mudanças e com os programas III. Disposição de todos para priorizar o assunto IV. Persistência apesar das resistências, mas flexibilidade para adaptações de curso V. Comunicação clara e divulgação eficaz
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Fatores-chave do sucesso
VI. Facilitador capacitado, disponível, motivado e comprometido VII. Comprometimento dos envolvidos na implementação: gerentes e funcionários VIII. Disposição real para mudar, custe o que custar IX. Acompanhamento ‘implacável’ do andamento do plano de implantação X. Metodologia adequada, melhoria contínua e aconselhamento externo
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16.3. Como podemos verificar se a gestão estratégica está implantada e funcionando?
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Os Dez Requisitos da Gestão Estratégica Eficaz
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Primeiro Requisito Compromisso da Administração
A alta administração, média gerência e o pessoal-chave da organização conhecem, dominam e utilizam, em suas reuniões, nas suas decisões e comunicações do dia-a-dia, os conceitos e a metodologia de gestão estratégica? O Facilitador atua eficazmente no cumprimento do seu papel?
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Segundo Requisito Planos Estratégicos
Existem documentos ‘vivos’, conhecidos e usados por aquelas pessoas que têm a ver com sua implementação? Estes documentos explicitam o propósito, as grandes diretrizes, as decisões estratégicas e as ações concretas aprovadas para a construção do futuro da instituição?
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Revisão dos Documentos
Terceiro Requisito Revisão dos Documentos Existem responsáveis, prazos e mecanismos simples e eficazes para que esses documentos sejam prontamente modificados sempre que mudanças nas condições externas ou internas assim o recomendem?
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Quarto Requisito Sistema de Vigilância Estratégica
Os sistemas de vigilância estratégica funcionam regularmente? Existem sistemas de informação gerencial que apóiam, de forma sistemática, as ações e os resultados das implantações dos planos de ação aprovados?
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Operação apoiando a Estratégia
Quinto Requisito Operação apoiando a Estratégia Os planos operacionais e administrativos da instituição levam em consideração e adotam ações que apóiam e reforçam as decisões estratégicas?
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Os planos de ação existem e estão em implantação, sob controle?
Sexto Requisito Planos de Ação Os planos de ação existem e estão em implantação, sob controle? Os objetivos e metas existem formalmente e são acompanhados periodicamente? Os planos de ação estratégica, tais como os de diversificação, de parcerias, de inovação, de rotação do portfólio, de reposicionamento competitivo, de investimentos existem e estão em implantação e sob controle?
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Acompanhamento e Validação
Sétimo Requisito Acompanhamento e Validação Existem mecanismos formais de verificação contínua e periódica da validade das hipóteses e premissas que balizaram a construção dos planos estratégicos vigentes?
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Oitavo Requisito Melhoria Contínua
Existem mecanismos formais de se buscar a melhoria continua nos métodos e técnicas de gestão estratégica da organização?
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Nono Requisito Cronograma
Existe um cronograma de longo prazo, acompanhado periodicamente, para a implantação dos vários subsistemas de gestão estratégica e os orçamentos da organização incorporam e contemplam explicitamente os números referentes ao orçamento estratégico e aos investimentos estratégicos?
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Reconhecimento e recompensa
Décimo Requisito Reconhecimento e recompensa Os mecanismos ou sistemas de reconhecimento e de recompensa, especialmente os dos dirigentes, gerentes e colaboradores, estão claramente alinhados com a implantação das estratégias, com a busca dos objetivos e metas e com a execução dos planos de capacitação e dos planos de ação aprovados?
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Referências Bibliográficas
COSTA, Eliezer Arantes da. Gestão Estratégica. São Paulo: Ed. Saraiva, 2002. OLIVEIRA, Djalma P.R. Planejamento Estratégico: Conceitos Metodologia e Práticas. São Paulo: Ed. Atlas, 1997. PORTER, Michel E. Estratégia Competitiva: Técnicas para Análise da Indústria e da Concorrência. Ed. Campus, 1986.
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