A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pedro Alessandro Calaça1 Administração Orçamentária II e III.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pedro Alessandro Calaça1 Administração Orçamentária II e III."— Transcrição da apresentação:

1 Pedro Alessandro Calaça1 Administração Orçamentária II e III

2 Pedro Alessandro Calaça 2  Conceito - Valor nominal x valor atual Desconto  Fórmula  Uso prático

3 Pedro Alessandro Calaça 3 Tomada de decisões de investimento  Fluxos de caixa relevantes  Tarefa do gestor de orçamento de capital  Princípio da mini-empresa  Custos irrecuperáveis  Custo de oportunidade  Erosão  Capital de giro líquido  Demonstrações financeiras projetadas

4 Pedro Alessandro Calaça 4 2.4. Avaliação de estimativas de VPL e análise de cenários de sensibilidade  Risco de previsão – análise deficiente dos números;  O problema básico na avaliação de estimativas de VPL - imprecisão nas estimativas;  Fontes de valor - encontrar uma razão econômica;  Análise de cenários - “if?” “e se?”; Cuidado com a paralisia por excesso de análise!  Análise de sensibilidade - variáveis que fazem a diferença;

5 Pedro Alessandro Calaça 5 III. Elaboração de controle orçamentário  Controller - o “xerife”do orçamento;  Lógica e espírito de equipe – geradores de resultado;  O controle BSC;

6 Pedro Alessandro Calaça 6 3.1. Planejamento orçamentário  Ver planilha modelo;  Período de previsão – o ciclo do budget;  As responsabilidades do controller 1. Visão sistêmica da empresa; 2. Exclusividade ao cargo (posição de staff), o que lhe confere neutralidade no julgamento de casos que envolvem diferentes áreas da empresa; 3. Possuir background na área, inclusive atualizar-se continuamente, pois um orçamento baseia-se em experiências passadas;

7 Pedro Alessandro Calaça 7 3.1. Planejamento orçamentário  As responsabilidades do controller 4. Saber apresentar os projetos em termos financeiros (números!) e suas implicações para os resultados da empresa a curto, médio e longo prazo; 5. Integrar finanças, contabilidade e orçamento para que os resultados sejam efetivos; 6. Liderança, pois cabe ao mesmo reunir todos os orçamentos (operacional, vendas, projetos etc.) para transformá-los em um só, o que demanda autoridade para que os dados não sejam informados com erro, além da capacidade em lidar com resistência a mudanças.

8 Pedro Alessandro Calaça 8 3.2. Tipos de orçamento  Orçamento de produção - custos diretos;  Orçamento de vendas - não há empreendimento que exista sem vendas; é feito antes dos outros;  Orçamento administrativo - custos indiretos;  Orçamento de despesas financeiras – o custo do giro;  Orçamento de investimentos - saindo da “zona de conforto”, novas fontes de resultados;

9 Pedro Alessandro Calaça 9 3.3. Elementos que compõem a planilha orçamentária  A planilha “Orçamento Empresarial planilha modelo exercício” contem as seguintes planilhas.  variam de acordo com o tamanho e setor do empreendimento; Orçamento – previsto Orçamento – realizado Variação - permite-nos saber a diferença entre previsto e realizado;

10 Pedro Alessandro Calaça 10 Considerações finais sobre a elaboração e o cumprimento do budget  Diminui os “achismos” e ações intempestivas;  Não assegura os resultados, mas direciona as ações de forma mais racional;  Serve como ferramenta para avaliação de resultados;  Em tais avaliações, brainstormings buscam respostas para perguntas como.

11 Pedro Alessandro Calaça 11 Considerações finais sobre a elaboração e o cumprimento do budget  Em tais avaliações, brainstormings buscam respostas para perguntas como. 1. Por que a projeção não foi alcançada? Listar as causas 2. Como a última realização vai afetar às próximas projeções? Listar as causas 3. O que fazer para não acontecerem novamente as causas em questão? Procurar os erros e não os culpados!


Carregar ppt "Pedro Alessandro Calaça1 Administração Orçamentária II e III."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google