A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRESENTAÇÃO ESCOLAS DE MÚSICA & MERCADO FONOGRÁFICO Zeca Barros CENÁRIO DE OPORTUNIDADES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO ESCOLAS DE MÚSICA & MERCADO FONOGRÁFICO Zeca Barros CENÁRIO DE OPORTUNIDADES."— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÃO ESCOLAS DE MÚSICA & MERCADO FONOGRÁFICO Zeca Barros CENÁRIO DE OPORTUNIDADES

2 ANTES DO MERCADO Importância da formação Músicos & Platéia IDADE MÉDIA Igreja Notação musical Notação musical Registro Registro Ensino Ensino

3 PRODUÇÃO Gravação Produção Gráfica Mixagem Masterização PrensagemDISTRIBUIÇÃO Armazenagem Transporte Lojas especializadas InternetCOMERCIALIZAÇÃO Publicidade TV Rádio Mídia impressa InternetCONSUMO Espetáculos e Shows Internet Lojas especializadas Exportação PRÉ-PRODUÇÃO Formação Profissional, Artística, técnica e empresarial Formação de platéia

4 CADEIA PRODUTIVA Definição Conjunto de atividades que transforma matérias-primas em produtos finais Na música, na cultura... cadeia híbrida Cadeia produtiva da economia da música é um complexo híbrido, constituído de atividades industriais e serviços especializados que se relacionam com a rede

5 REDE DA ECONOMIA DA MÚSICA Elos em mutação Pré- produção Produção Distribuição Comercialização Consumo

6 O MERCADO ONTEM Centralizado Tecnologia inacessível Tecnologia inacessível Grandes investimentos Grandes investimentos Domínio das gravadoras Domínio das gravadoras Mecanismos de difusão restritos Mecanismos de difusão restritos FORMAÇÃO MUSICAL Qual a formação musical mais adequada para este cenário?

7 MERCADO FONOGRÁFICO ONTEM FORMAÇÃO ARTÍSTICA BASILAR TRADICIONAL Composição & Regência Composição & Regência Performance Performance ARTE X MERCADO Sucesso quase sinônimo de música de má qualidade Música de Concerto X Música Popular

8 PRENÚNCIOS DA CRISE CULTURA OU NEGÓCIO ? Tecnocratas X Artistas O equilíbrio entre o profano (lucro) e o sagrado (música) Distanciamento do artista Distanciamento do artista Lucros a curto prazo Lucros a curto prazo

9 O MERCADO HOJE Gravadoras em cheque Revolução causada pela tecnologia da informação Revolução causada pela tecnologia da informação Acessibilidade à tecnologia de gravação Acessibilidade à tecnologia de gravação Barateamento dos custos Barateamento dos custos DESAFIO: COMO TRANSFORMAR O PEQUENO EM UM BOM NEGÓCIO ? Modelo de produção em transição

10 NOVOS RUMOS Crise e oportunidades NOVOS PERSONAGENS: OS SELOS Independentes são as gravadoras, que não dependem de ninguém para divulgar os seus artistas. Modelos enxutos Modelos enxutos Flexíveis Flexíveis Foco no artista Foco no artista Busca na diversidade Busca na diversidade

11 POLÍTICAS PÚBLICAS Como inserir ? A A música s escolas de músicas O O músico profissional PLANO NACIONAL DE CULTURA

12 NOVO PARADIGMA Dinheiro público em cena P Políticas de Governo olíticas de Estado R Renúncia Fiscal CENÁRIO DE OPORTUNIDADES

13 A MÚSICA NO NOVO CENÁRIO Dimensões Simbólica Simbólica Formação Artística Formação Artística Cidadã Cidadã Acessibilidade Acessibilidade Econômica Econômica Empreendedorismo Empreendedorismo QUAL O PAPEL DAS ESCOLAS DE MÚSICA NESTE NOVO CENÁRIO? nada mais oportuno do que disponibilizar para o mercado toda a qualidade e diversidade da produção das gravadoras independentes associadas à ABMI, hoje em torno de 120 empresas nacionais Como efetivamente aproximar as escolas de música deste cenário ? As escolas devem transformar seu conteúdo programático para atender às novas demandas? Quais os efeitos destas decisões no modelo de negócios das escolas de música?

14 A S ESCOLAS DE MÚSICA NO NOVO CENÁRIO Focos Artística Artística Diversidade Cultura Popular Técnica Técnica Tecnologias de informação Gravação digital Empresarial Empresarial Pequenos negócios Enquadramento de projetos Captação de recursos Prestação de contas Elaboração e Gestão ALGUNS DESAFIOS Metodologia e conteúdo programático que atraia jovens e reflita contexto atual Metodologia e conteúdo programático que atraia jovens e reflita contexto atual Incentivar produção musical diversificada Incentivar produção musical diversificada Contribuir com a profissionalização e visibilidade da produção dos alunos. Contribuir com a profissionalização e visibilidade da produção dos alunos.

15 CASE

16 – Lawrence Berk e outros música em um quarto de hotel em Boston, com foco em música popular e Jazz Berklee School of Music 1954 – A escola muda o nome para Berklee School of Music, provavelmente inspirado no filho do fundador batizado Lee Berk Berklee College of Music 1970 – O crescimento e aperfeiçoamento de seu programa eleva a escola ao patamar de uma instituição de ensino superior: Berklee College of Music. BERKLEE COLLEGE OF MUSIC MARCOS

17 BERKLEE EM NÚMEROS Ano alunos matriculados nos cursos presenciais 524 professores 26 milhões de dólares em bolsas de estudos Grammy: 176 Dotação Orçamentária: 198 milhões de Dólares

18 Composição e Performance Jazz Música e Tecnologia Composição Popular Música para Cinema Musicoterapia Arranjo FORMAÇÃO E MERCADO Formação em educação, composição, performance, engenharia, produção, musicoterapia, com programas flexíveis que contemplam diversidade de interesses

19 INFRAESTRUTURA

20 MARKETING INSTITUCIONAL AGRESSIVO – Duke Ellington recebe o primeiro Doutorado Honorário, fortalecendo a estratégia de marketing institucional da Berklee. VISIBILIDADE GLOBAL 25% são estrangeiros oriundos de 80 países; alunos online

21 Berklee Business

22 OBRIGADO


Carregar ppt "APRESENTAÇÃO ESCOLAS DE MÚSICA & MERCADO FONOGRÁFICO Zeca Barros CENÁRIO DE OPORTUNIDADES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google