A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENÁRIO DE OPORTUNIDADES ESCOLAS DE MÚSICA & MERCADO FONOGRÁFICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENÁRIO DE OPORTUNIDADES ESCOLAS DE MÚSICA & MERCADO FONOGRÁFICO"— Transcrição da apresentação:

1 CENÁRIO DE OPORTUNIDADES ESCOLAS DE MÚSICA & MERCADO FONOGRÁFICO
APRESENTAÇÃO ESCOLAS DE MÚSICA & MERCADO FONOGRÁFICO Zeca Barros

2 Importância da formação Músicos & Platéia
ANTES DO MERCADO Importância da formação Músicos & Platéia IDADE MÉDIA Igreja Notação musical Registro Ensino

3 Formação Profissional, Artística, técnica e empresarial
PRODUÇÃO Gravação Produção Gráfica Mixagem Masterização Prensagem DISTRIBUIÇÃO Armazenagem Transporte Lojas especializadas Internet COMERCIALIZAÇÃO Publicidade TV Rádio Mídia impressa CONSUMO Espetáculos e Shows Exportação PRÉ-PRODUÇÃO Formação Profissional, Artística, técnica e empresarial Formação de platéia

4 CADEIA PRODUTIVA Definição
Na música, na cultura . . . cadeia híbrida “Cadeia produtiva da economia da música é um complexo híbrido, constituído de atividades industriais e serviços especializados que se relacionam com a rede” “Conjunto de atividades que transforma matérias-primas em produtos finais”

5 REDE DA ECONOMIA DA MÚSICA
Elos em mutação Pré-produção Produção Distribuição Comercialização Consumo

6 O MERCADO ONTEM FORMAÇÃO MUSICAL Tecnologia inacessível
Centralizado FORMAÇÃO MUSICAL Tecnologia inacessível Grandes investimentos Domínio das gravadoras Mecanismos de difusão restritos Qual a formação musical mais adequada para este cenário?

7 MERCADO FONOGRÁFICO ONTEM
ARTE X MERCADO MERCADO FONOGRÁFICO ONTEM FORMAÇÃO ARTÍSTICA BASILAR TRADICIONAL Música de Concerto X Música Popular Composição & Regência Performance Sucesso quase sinônimo de música de má qualidade

8 PRENÚNCIOS DA CRISE CULTURA OU NEGÓCIO ? Distanciamento do artista
Tecnocratas X Artistas Distanciamento do artista Lucros a curto prazo O equilíbrio entre o profano (lucro) e o sagrado (música)

9 O MERCADO HOJE Gravadoras em cheque
DESAFIO: COMO TRANSFORMAR O PEQUENO EM UM BOM NEGÓCIO ? Revolução causada pela tecnologia da informação Acessibilidade à tecnologia de gravação Barateamento dos custos Modelo de produção em transição

10 NOVOS RUMOS Crise e oportunidades
“NOVOS” PERSONAGENS: OS SELOS Modelos enxutos Flexíveis Foco no artista Busca na diversidade Independentes são as gravadoras, que não dependem de ninguém para divulgar os seus artistas.

11 PLANO NACIONAL DE CULTURA
POLÍTICAS PÚBLICAS Como inserir ? PLANO NACIONAL DE CULTURA A música As escolas de músicas O músico profissional

12 Dinheiro público em cena CENÁRIO DE OPORTUNIDADES
NOVO PARADIGMA Dinheiro público em cena CENÁRIO DE OPORTUNIDADES Políticas de Governo Políticas de Estado Renúncia Fiscal

13 A MÚSICA NO NOVO CENÁRIO Dimensões
QUAL O PAPEL DAS ESCOLAS DE MÚSICA NESTE NOVO CENÁRIO? Como efetivamente aproximar as escolas de música deste cenário ? Simbólica Formação Artística Cidadã Acessibilidade Econômica Empreendedorismo As escolas devem transformar seu conteúdo programático para atender às novas demandas? Quais os efeitos destas decisões no modelo de negócios das escolas de música? nada mais oportuno do que disponibilizar para o mercado toda a qualidade e diversidade da produção das gravadoras independentes associadas à ABMI, hoje em torno de 120 empresas nacionais

14 A S ESCOLAS DE MÚSICA NO NOVO CENÁRIO
Focos ALGUNS DESAFIOS Artística Diversidade Cultura Popular Técnica Tecnologias de informação Gravação digital Empresarial Pequenos negócios Enquadramento de projetos Captação de recursos Prestação de contas Elaboração e Gestão Metodologia e conteúdo programático que atraia jovens e reflita contexto atual Incentivar produção musical diversificada Contribuir com a profissionalização e visibilidade da produção dos alunos.

15 CASE

16 BERKLEE COLLEGE OF MUSIC
MARCOS BERKLEE COLLEGE OF MUSIC 1945 – Lawrence Berk e outros música em um quarto de hotel em Boston, com foco em música popular e Jazz. 1954 – A escola muda o nome para Berklee School of Music, provavelmente inspirado no filho do fundador batizado Lee Berk. 1970 – O crescimento e aperfeiçoamento de seu programa eleva a escola ao patamar de uma instituição de ensino superior: Berklee College of Music.

17 BERKLEE EM NÚMEROS Ano 2008 524 professores
4131 alunos matriculados nos cursos presenciais 524 professores 26 milhões de dólares em bolsas de estudos Grammy: 176 Dotação Orçamentária: 198 milhões de Dólares

18 Composição e Performance Jazz
FORMAÇÃO E MERCADO Composição e Performance Jazz Música e Tecnologia Formação em educação, composição, performance, engenharia, produção, musicoterapia, com programas flexíveis que contemplam diversidade de interesses Música para Cinema Composição Popular Musicoterapia Arranjo

19 INFRAESTRUTURA

20 MARKETING INSTITUCIONAL AGRESSIVO
VISIBILIDADE GLOBAL 25% são estrangeiros oriundos de 80 países; 2.500 alunos online 1971 – Duke Ellington recebe o primeiro Doutorado Honorário, fortalecendo a estratégia de marketing institucional da Berklee.

21 Berklee Business

22 OBRIGADO


Carregar ppt "CENÁRIO DE OPORTUNIDADES ESCOLAS DE MÚSICA & MERCADO FONOGRÁFICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google