A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto: UNIVERSIDADE DO FUTURO Por: Centro de Pesquisa Prospectiva São Paulo, Junho de 2001.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto: UNIVERSIDADE DO FUTURO Por: Centro de Pesquisa Prospectiva São Paulo, Junho de 2001."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto: UNIVERSIDADE DO FUTURO Por: Centro de Pesquisa Prospectiva São Paulo, Junho de 2001.

2 OBJETIVOS I. Introdução Levantar as expectativas dos atuais alunos da USP diante de uma universidade do futuro, focando quais os métodos de aprendizagem e instrumentos utilizados em uma universidade projetada para estar atuando dentro de alguns anos.

3 I. Introdução MÉTODO Entrevistas Pessoais Estruturadas UNIVERSO Estudantes cursando o penúltimo/ último ano das seguintes faculdades (40 casos em cada uma delas): ECA, FEA, Psicologia, Poli, Direito (São Francisco), Medicina, Educação. contendo perguntas abertas, fechadas e escalas de atitudes

4 FACULDADE NÚMERO DE CASOS 1- ECA40 2- FEA40 3- PSICOLOGIA40 4- ENGENHARIA40 5- DIREITO40 6- MEDICINA40 7- EDUCAÇÃO40 TOTAL280 * Campo realizado em Junho de 2001 AMOSTRA 280 casos

5 P.1- Quanto de tudo que lhe ensinaram na faculdade você acha que efetivamente aprendeu? Base: 280 Amostra total

6 P.2- Pensando no seu processo de aprendizagem na faculdade, você diria que a melhor forma pela qual você aprendeu foi: Base: 280 % Amostra total

7 Base: 280 P3a- Como será a Universidade no Futuro fisicamente? % Amostra total

8 Base: 280 P3b. Quem trabalhará na Universidade do Futuro? % Amostra total

9 P3c. Quanto os alunos estarão envolvidos com a faculdade? Base: 280 Amostra total

10 Base: 280 % Mais envolvidos: P3c. Quanto os alunos estarão envolvidos com a faculdade? Amostra total

11 Base: 280 % Menos envolvidos: P3c. Quanto os alunos estarão envolvidos com a faculdade? Amostra total

12 Base: 280 P3d- Como serão as aulas? Amostra total

13 Base: 280 P3e- Quanto tempo durará em média cada curso? % Amostra total

14 P.4- Com quais dessas opiniões sobre a Universidade do Futuro você concorda? Base: 280 % Amostra total

15 P4- Com quais dessas opiniões sobre a Universidade do Futuro você concorda? Base: 280 Amostra total

16 % Base: 40 Amostra: Educação P.4- Com quais dessas opiniões sobre a Universidade do Futuro você concorda?

17 % Base: 40 Amostra: Comunicação e Arte P.4- Com quais dessas opiniões sobre a Universidade do Futuro você concorda?

18 % Base: 40 P.4- Com quais dessas opiniões sobre a Universidade do Futuro você concorda? Amostra: Administração/Economia

19 % Base: 40 P.4- Com quais dessas opiniões sobre a Universidade do Futuro você concorda? Amostra: Engenharia

20 % Base: 40 P.4- Com quais dessas opiniões sobre a Universidade do Futuro você concorda? Amostra: Psicologia

21 % Base: 40 P.4- Com quais dessas opiniões sobre a Universidade do Futuro você concorda? Amostra:Medicina

22 % Base: 40 P.4- Com quais dessas opiniões sobre a Universidade do Futuro você concorda? Amostra: Direito

23 P5- Como o universitário do futuro será ensinado? Base: 280 % Amostra total

24 P6- Você já havia ouvido falar em Ensino à Distância pela Internet? P7- Você já teve alguma aula à distância através do computador Base: 280 Amostra total

25 P8a- Quais as coisas POSITIVAS do Ensino à Distância? % Base: 280 Amostra total

26 P8b- Quais as coisas NEGATIVAS do Ensino à Distância? Base: 280 Faltará: presença, experiência, contato físico e a intermediação do professor no processo de aprendizagem p/ esclarecer dúvidas imediatas O ensino virtual fica muito impessoal/perde o contato humano que é fundamental/fica superficial Falta o contato com os alunos/falta o contato social Faltará contato entre os alunos para esclarecer dúvidas/fazer trabalhos Falta de disciplina/o aluno fica acomodado/ausência de compromisso do aluno/aluno fica desorganizado Faltará dinâmica/ambiente/motivação/estímulo para estudar Faltará critérios na avaliação final do aluno Não haverá aulas práticas Tem pessoas que não tem computador/o ensino será elitizado Não sei % Amostra total

27 P9- Em quais matérias de sua faculdade você acha que a EAD poderia ser mais útil? % Para matérias que não necessitam de contato com o paciente: bioquómica, estatística, informática médica, métodos quantitativos, biotécnica, epidemologia e ética, etc) As matérias que são basicamente teóricas: microbiologia, fisiologia, patologia, biológica, ética, estatística, histologia, psicologia endócrina Só para fazer pesquisas sobre a matéria As matérias fáceis de aprender via Internet: epidemologia e métodos quantitativos Medicina preventiva que não depende do contato com o paciente Nenhuma/ não gosto/ não aprovo ensino à distância Nenhuma matéria Amostra: Medicina Base: 40

28 P9- Em quais matérias de sua faculdade você acha que a EAD poderia ser mais útil? Amostra: Administração e Economia % Matérias a base de leitura: introdução aos clássicos do pensamento, contabilidade/as que não necessitam de discussão: cálculos, estatística, produção, teoria geral de administração, comportamento organizacional e direito Nenhuma, a figura do professor é importante para tirar dúvidas/ para passar conhecimento Disciplinas expositivas: economia, ciências sociais, desenvolvimento econômico, moedas e banco Exatas: finanças, marketing e produção Todas, mas não 100% à distância/ não se pode dispensar totalmente a figura do professor/ apenas com um professor de estatística Matérias optativas como: introdução à administração e ao direito Todas, pois são fortemente teóricas Nenhuma Base: 40

29 P9- Em quais matérias de sua faculdade você acha que a EAD poderia ser mais útil? Amostra: Engenharia % Nenhuma, a presença do professor é indispensável Nenhuma Matérias que bastam ler e entender/não precisam de discussão Matérias teóricas como física Poderia ser apenas como apoio e/ou suporte para estudo/como caráter informativo, ou pesquisa As matérias de cálculos por serem teóricas Nenhuma, é complicado aprender à distância/ não concordo com ensino à distância Aulas de DP Poderão ser todas, desde que haja interatividade para discussão Matérias mais fáceis de compreender: economia, administração, INDL Matérias do binário não precisam de professor Base: 40

30 P9- Em quais matérias de sua faculdade você acha que a EAD poderia ser mais útil? Amostra: Psicologia % Todas As que dependem de leitura/ que não tem muitos porques/as mais teóricas que não tem muita discussão/não precisam da presença do professor para ler os livros/as mais objetivas As relacionadas a psicologia cognitiva, textos, estatísticas Nenhuma, pois a psicologia é uma ciência humana e precisa de contato humano As que não necessitam de exposição Nenhuma, não acredito que seja possível Nenhuma, porque você precisa dos outros alunos para tirar dúvidas Base: 40

31 P9- Em quais matérias de sua faculdade você acha que a EAD poderia ser mais útil? % Nenhuma, em todas as matérias a presença do professor é fundamental Amostra: Educação Nenhuma, em educação se discute muitos assuntos, troca-se muitas experiências Nenhuma Nenhuma, o curso necessita de contato humano Nenhuma, não acredito no aprendizado sem professor/em ensino à distância Nenhuma, esse curso não seria um curso, seria um hobby Em matérias em que o EAD poderia dar maior leque de opções e de vivência no ensino Matérias que precisasse apenas decorar o que quase não existe Matérias exatas, por serem mais práticas e objetivas As que dependerem de informações de lugares distantes Todas as disciplinas, se bem organizadas, poderiam ser em tempo parcial de EAD Matéria que se pode estudar sozinho como: economia da educação, história, sociologia, filosofia e literatura Nenhuma, tudo o que faço está ligado à prática Poderia ser usado somente na troca de informações entre grupo de alunos Não sei Base: 40

32 P9- Em quais matérias de sua faculdade você acha que a EAD poderia ser mais útil? % Matérias teóricas: sociologia, filosofia, antropologia, teoria da comunicação, história da arte, psicologia da educação, design, marketing, língua portuguesa, telemática, poesia Amostra: Comunicação e Arte Em todas desde que com apoio, caso não entender bem a aula Nenhuma, prefiro aulas com a presença de professor e alunos onde haja retorno de discussões Nenhuma, esse curso é muito em cima da prática, EAD só funciona com aulas teóricas Todas, não é o sistema de ensino que importa, mas a forma como dar a aula Matérias em que se tenha que usar o computador: comunicação digital e gráfica Fotografia com oportunidade de ter aula com um profissional de outro país Matérias técnicas para conhecer outros meios de produção: som, montagem, roteiro Jornalismo online, não precisa de debates entre pessoas/ não empobreceria a matéria Matérias baseadas em pesquisa e análise de mercado Matérias onde é necessário fazer muita leitura e resenha: temática, indexação, resumo Fundamento e mkt em turismo, pois tem muitas informações na Internet O que importa é a atitude do aluno em relação ao estudo e não o recurso usado Matérias expositivas sem troca de idéias em grupo: representação descritiva e temática Base:

33 P9- Em quais matérias de sua faculdade você acha que a EAD poderia ser mais útil? % Constitucional, processo civil, economia, direito internacional, direito público e privado, direito penal, direito trabalhista, direito tributário, direito ambiental, direito comercial, economia, sociologia e filosofia Amostra: Direito Todas, sem especificar quais Monografia de conclusão de curso/matérias optativas e/ou complementares Matérias que não envolvem duplo sentido Funcionária só para pesquisas/auxílio Nenhuma, a figura do professor é importante Base: 40

34 P9a- Em quais matérias de sua faculdade você acha que a EAD não funcionaria? % Não funcionaria em clínica, precisa do contato com o paciente/são aulas práticas: histologia, patologia, anatomia, fisiologia e propedêutica Amostra: Medicina Anatomia e cirurgia, porque falta contato prático, não tem como operar à distância Em aulas de técnicas cirúrgicas, pois precisa não só do paciente como também do professor Aulas que precisam colocar a mão, precisa contato físico/ter relação médico e paciente Todas as cadeiras clínicas que o aluno tem que estar no hospital Base: 40

35 P9a- Em quais matérias de sua faculdade você acha que a EAD não funcionaria? % As que necessitam de discussão/troca de idéias em grupo: economia, exatas, matemática financeira, cálculos estáticos, macro e micro econômica,história econômica, economia política e sociologia Amostra: Administração e Economia Cálculos e estatísticas, matemática financeira, são matérias que precisam praticar com a ajuda do professor ou alguém p/ explicar, pois geram dúvidas Não funcionaria em todas, pois o papel do professor é fundamental Todas, pois as matérias são fortemente teóricas Nenhum Base: 40

36 P9a- Em quais matérias de sua faculdade você acha que a EAD não funcionaria? % Matérias que envolvem a prática porque não haveria professor p/ tirar dúvidas e orientar na prática e na hora Amostra: Engenharia Aulas que precisam ser feitas em laboratório/laboratório necessita de visualização física É difícil entender cálculos sozinho: resistência de matéria, estrutura de conceitos Bases teóricas/elementos de máquina, o professor tem que estar presente p/ tirar dúvidas Aulas que precisam de conceitos: termos dinâmicos, cálculos, mecânica Todas, ou seja, não funcionaria em nenhuma É impossível medir algo à distância/ não tem como praticar sem estar presente Projetos que envolvem participação em grupo Todas as matérias práticas, porque precisam da orientação de professores e transmissão de experiência Base: 40

37 P9a- Em quais matérias de sua faculdade você acha que a EAD não funcionaria? % Não funcionaria, a presença do professor no curso é necessária Amostra: Educação Não funcionaria, o curso todo é baseado em debates, trocas de experiências e discussões Não funcionaria, o curso necessita do contato humano/pessoal Em: lingüística, metodologia do ensino e artes Não gosto do sistema de estudar sozinho/não concordo com o EAD Não funcionaria em nenhuma, pois todo o curso está ligado à prática Não funcionaria em nenhuma matéria/aula Educação física/movimento corporal Nos cursos objetivos e didáticos que precisam de professor p/ conduzir Nas disciplinas filosóficos que requerem reflexão conjunta entre professores e alunos Matérias que mexem especificamente c/ indivíduos, onde há necessidade da figura do professor: psicologia da educação Nas matérias de fundamento que exigem discussão e envolvimento de várias opiniões Base:

38 P9a- Em quais matérias de sua faculdade você acha que a EAD não funcionaria? % Sociologia, psicologia social, psicanálise e humanas Amostra: Psicologia As que exigem debates e discussões Em nenhuma matéria Aulas que envolvem linguagem e pensamentos, reflexões, sensibilidade e conceituação Prática clínica/estágios Nas aulas expositivas Em todas, o contato com professor e com alunos é necessário para tirar dúvidas Não consigo imaginar aulas sem professor Não sei Base: 40

39 P9a- Em quais matérias de sua faculdade você acha que a EAD não funcionaria? % Todas que tem necessidade de discussão Amostra: Comunicação e Arte Nas aulas de planejamento, administração e informática As que precisam de prática como: turismo, ecologia, fotografia, edição, direção de TV, cinema, cerâmica, propaganda e criatividade Nas aulas que precisam mexer com equipamentos: fotografia, cerâmica, operação e edição de computação gráfica Em nenhuma, pois a presença do professor é indispensável As matérias relacionadas à ciência social: antropologia e ciência da linguagem Em nenhuma, porque uma faculdade não se resume à informação, tem que haver o convívio entre professores e alunos/a presença do professor é indispensável Em nenhuma matéria/ não é adequado/ não consigo ver aulas assim Regência/coral/instrumento Todas/nenhum Base: 40

40 P9a- Em quais matérias de sua faculdade você acha que a EAD não funcionaria? % Funcionaria em todas Base: 40 Amostra: Direito As que requerem debates em aulas: sociologia, filosofia e teoria geral As que envolvem matérias humanistas e pensamentos críticos Direito civil, pois tem muitos debates Em nenhuma delas 100% Economia porque envolve ciências exatas Em nenhuma delas, pois tem que haver experiência c/ professores e alunos Ensino à distância só p/ fazer pesquisa Não respondeu Nenhuma

41 P10- O que falta para que o ensino à distância, pela internet, seja mais utilizado nas universidades? Base: % Infra estrutura/rede de comunicação/tecnologia/ Conexão/banda larga Falta de interesse/investimento/recurso Acesso aos computadores da faculdade Mudança de mentalidade e tradição acadêmica Material de divulgação/divulgação Falta adequação e conhecimento para o uso da tecnologia Sou contra/não aprovo/não vai dar certo Nem todos tem acesso à Internet/socialização da informática Integração/cooperação Regulamentação do MEC Falta dar tempo ao tempo Maturidade e atitude por parte do aluno Falta credibilidade Falta ambiente universitário/internet não substitui ambiente Não respondeu Não sei Amostra total

42 P10a- Você acha que um curso às distância pode dar certo sem nenhum contato humano presencial? Base: 280 Amostra total


Carregar ppt "Projeto: UNIVERSIDADE DO FUTURO Por: Centro de Pesquisa Prospectiva São Paulo, Junho de 2001."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google