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LOGISTICA NOS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS (Parte I e II) PROF. PAULO ROBERTO LEITE

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Apresentação em tema: "LOGISTICA NOS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS (Parte I e II) PROF. PAULO ROBERTO LEITE"— Transcrição da apresentação:

1 LOGISTICA NOS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS (Parte I e II) PROF. PAULO ROBERTO LEITE Prof. Paulo Roberto Leite

2 Logística nos negócios internacionais Carga Horária: 32h/a Ementa: Estudo da atividade logística internacional e das diversas interfaces organizacionais, bem como a definição do papel de um gestor dessa área. A abordagem será caracterizada pela análise conceitual dos diversos setores que compõem a atividade, das tendências e das modalidades disponíveis para a tomada de decisão. Objetivo: Capacitar o participante no entendimento da complexidade da atividade logística global, visando à elaboração de um plano integrado de logística para cumprimento de um contrato internacional. Prof.Paulo Roberto Leite

3 Conteúdo Programático Conceitos, história e evolução da Logística. Logística inserida nos aspectos estratégicos corporativos internacionais. Estoques, depósitos, transportes no contexto internacional. Serviços logísticos terceirizados no contexto internacional. Operações internacionais, parcerias e alianças estratégicas. Cadeia de Suprimentos no contexto internacional. Prof.Paulo Roberto Leite

4 Bibliografia DORNIER, P.PIERRE et al – Logística e Operações Globais- Atlas 2000 BALLOU, Ronald H.. Gerenciamento da cadeia de suprimento/Logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, BOWERSOX, D. J; CLOSS, D.J. Logística Empresarial. São Paulo: Atlas, LEITE, Paulo Roberto. Logística reversa: meio ambiente e competitividade. 2. ed. São Paulo: Pearson Education, Prentice Hall, Harrison, Alan and Hoek, Remko Van – Logistics Management and Strategy – Harlow, Pearson Education, Prentice Hall, 2005 Prof. Paulo Roberto Leite

5 Metodologia do curso Aulas expositivas: data show, vídeos exercícios em classe = 30% Telas que permitem a participação dos alunos durante a exposição Seminário de grupos de alunos sobre pesquisa realizada sobre os principais tópicos do programa. Proposta de questões relacionais aos demais alunos seguidos de discussão em classe = 40% Discussão de casos e trabalhos em classe = 30% Prof.Paulo Roberto Leite

6 Seminários em grupo Sorteio de temas e datas de apresentação dos grupos Palestra de convidado: Executivo da área para realizar uma palestra sobre o tema ou apresentar um caso empresarial relacionado, Relatório do grupo Relatório do grupo Grupo entrega relatório de 3 a 4 paginas evidenciando os aspectos do caso apresentado na palestra com os conceitos da matéria discutidas no curso. Observar que não deve ser uma repetição da palestra mas uma relação do caso apresentado e os conceitos Prof.Paulo Roberto Leite

7 Temas de seminários 1.Infraestrutura logística brasileira. 2.Modais de Transportes no Brasil. 3.Informatização logística. 4.Distribuição Física. 5.Cadeia de suprimentos ( Supply Chain) 6.Logística reversa Prof.Paulo Roberto Leite

8 Critérios de Avaliação do Curso Seminário de alunos = 40% da nota com participação individual. Prova final escrita sobre os conceitos gerais do curso= 40% Participação individual em classe = 20% Prof.Paulo Roberto Leite

9 Planejamento de aulas Prof.Paulo Roberto Leite AulaAtividade 1ª - Apresentações; programa, bibliografia, metodologia, plano de aulas. - Conceitos, história e evolução da Logística: Cap 1( Dornier et al ) 2ªLogística inserida nos aspectos estratégicos corporativos internacionais. Cap3 (Dornier et al). Discussão de Artigo sobre Logística ( de alunos) 3ªLogística inserida nos aspectos estratégicos corporativos internacionais. Cap 3 (Dornier et al) Discussão das respostas às Serie de Questões 1 4ªEstoques, depósitos, transportes no contexto internacional. Discussão cap. 1, 2 e 3 ( Dornier et al) 5ªServiços logísticos terceirizados no contexto internacional Operações internacionais, parcerias e alianças estratégicas. Cap 5, 6ªConceitos de Cadeia de suprimentos; efeito Forrester ( Chicote) cap 7 7ªSeminário de grupos 8ªProva final

10 QUESTÕES DIAGNÓSTICAS 1.Quais os objetivos da logística? 2.Como definiria o mercado atual? 3.Quais os fatores de competitividade relacionados com a logística? 4.Qual a relação entre a globalização e a logística? 5.Conceitue canais de distribuição física.

11 Questões para discussão Questão 1 O custo de um produto no armazém do fabricante é de R$ 500,00 e os cálculos da empresa permitem afirmar que o custo deste produto, quando entregue ao varejista, corresponde a R$ 1.000,00. Pede-se identificar os motivos deste acréscimo de custos. Prof. PAULO ROBERTO LEITE

12 Questões para discussão Questão 2 Como executivo da empresa se tivesse que enviar unidades de placas de computador para a França qual dos métodos a seguir escolheria? Enviaria aos poucos por avião ou tudo de uma vez por navio. Prof. PAULO ROBERTO LEITE

13 Questões para discussão Questão 3 Em algumas situações as empresas entregam produtos diretamente aos clientes e em outros casos preferem entregar através de intermediários. Sugira alguns motivos que justificam esta afirmação Prof. PAULO ROBERTO LEITE

14 Questões para discussão Questão 4 A Logística Empresarial cuida de manter estoques de matérias-primas, produtos em elaboração e produtos finais muito bem controlados e em níveis os mais baixos possíveis. Analise alguns motivos desta preocupação. Prof. PAULO ROBERTO LEITE

15 Questões para discussão Questão 5 A empresa Zara fabrica suas confecções na Espanha e consegue em 4 semanas colocar um novo produto na loja do varejo enquanto o setor de confecções precisa em media de 24 semanas. Consegue colocar em 24horas um produto nas lojas da Europa e em 40h nas da América ou Ásia. Qual a vantagem da empresa em relação à concorrência? Prof. PAULO ROBERTO LEITE

16 Questões para discussão Questão 6 Os clientes atualmente têm dificuldade em perceber diferenças tangíveis entre a maioria dos produtos, ou seja existe uma certa commoditização dos produtos. Relacione este fato com a Logística Empresarial. Prof. PAULO ROBERTO LEITE

17 LOGISTICA NOS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Conceitos, história e evolução da Logística. Prof. Paulo Roberto Leite

18 Prof. PAULO ROBERTO LEITE Logística empresarial MERCADO FORNECEDOR ORGANIZAÇÃO MERCADO CONSUMIDOR LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO EXPEDIÇÃO DISTRIBUIÇÃO FÍSICA TRANSPORTES (.FRETES) EMBALAGENS ESTOQUES NA DISTRIBUIÇÃO LOGÍSTICA DE APOIO À MANUFATURA ARMAZENAGENS MOV. INTER ESTOQUES LOGÍSTICA DE ENTRADA FORNECEDORES TRANSPORTE(FRETES) EMBALAGENS PRODUTO LOGÍSTICO REDE DE FORNECEDORES : BENS/ INSUMOS INDUSTRIAL COMERCIAL SERVIÇOS CLIENTES BENS/ / SERVIÇOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES LOGÍSTICOS /CUSTOS TOTAIS / PLANEJAMENTOS E GESTÃO COMPRAS LOGÍSTICA REVERSA RETORNO DE PRODUTOS TRANSPORTES / EMBALAGENS REINTEGRAÇÃO NO MERCADO DISTRIBUIÇÃO PÓS – VENDA PÓS- CONSUMO

19 Fluxos Logísticos Matérias primas para as empresas Produtos semiacabados ou componentes: interno Produtos acabados para o mercado Produtos a serem reparados = LR ( Logística Reversa) Peças de reposição e pós-venda = LR Produtos de propaganda para mercado Embalagens vazias retornadas= LR Produtos devolvidos = LR Produtos usados= LR Prof. Paulo Roberto Leite

20 Matérias Primas Virgens FabricaçãoDistribuiçãoVarejo Consumidor PÓSPÓSCONSUMOCONSUMOPÓSPÓSCONSUMOCONSUMO REUSO RECICLAGEM REMANUFATURA Matérias Primas Secundárias Mercados Secundários Mercados Secundários PÓSPÓSVENDAVENDA PÓSPÓSVENDAVENDA Mercados Primários RETORNO Destinos Não Seguros Destinos Seguros Canais de distribuição MANUFATURA REVERSA

21 Prof.Paulo Roberto Leite CSCMP ( Council of Supply Chain Management Professional) Logística empresarial é a parte do Supply Chain Management que planeja, implementa e controla o eficiente e efetivo fluxo direto e reverso, a estocagem de bens, serviços e as informações relacionadas entre o ponto de origem e o ponto de consumo, no sentido de satisfazer as necessidades do cliente.

22 Prof.Paulo Roberto Leite CSCMP ( Council of Supply Chain Management Professional) Supply Chain Management compreende o planejamento e gerenciamento de todas as atividades envolvidas com a aquisição, conversão e o Gerenciamento logístico. Inclui principalmente a coordenação e colaboração com os parceiros dos canais, que podem ser fornecedores, intermediários, provedores de serviços terceirizados e clientes. Em essência o Supply Chain Management integra o gerenciamento do suprimento e da demanda, internamente e ao longo da cadeia de suprimentos.

23 Evolução do Conceito de Logística Empresarial Do campo ao mercado: economia agrária – início do século XX Especialização: desempenhos funcionais – 1940 a 1960 Integração interna: funções integradas – 1960 a 1970 Foco no cliente: eficiência a 1980 Supply Chain : Logística como estratégia de diferenciação – 1980 a atual Prof.Paulo Roberto Leite

24 Mercado atual x logística ? Cliente exigente: fidelização Aumento de poder do cliente Comoditização dos produtos Proliferação de produtos Ciclo de vida dos produtos Diferenciação de produtos Clientes sensíveis ao serviço e ao tempo Prof.Paulo Roberto Leite

25 Exigências da Logística Atual Visão estratégica, tática e operacional Operação globalizada Orientação para serviços aos clientes Velocidade de resposta Flexibilidade operacional: JIT; ECR (Efficient Consumer Response), QR (Quick Response)... Adaptação às incertezas; à obsolescência e variedade de produtos Integração interna e externa na cadeia de suprimentos Alto nível de informatização Prof.Paulo Roberto Leite

26 Logística reversa Definição Interesse crescente Motivadores principais Porque voltam os produtos Relação com Competitividade e Sustentabilidade Legislações ambientais Prof. Paulo Roberto Leite

27 Missão da logística Prof.Paulo Roberto Leite LOCAL CERTO QUANTIDADE CORRETA QUALIDADE E CUSTO ADEQUADOS COM NIVEL DE SERVIÇO SOLICITADO DISPOR MERCADORIAS

28 Atividades Típicas da Logística Compras ou suprimento de materiais Controle de estoques de insumos, produtos em elaboração e acabados. Armazenamento de materiais Previsão de necessidades de materiais Processamento de pedidos Gestão dos Transportes Planejamento e administração dos centros de distribuição Prof.Paulo Roberto Leite

29 Logística e Marketing Prof.Paulo Roberto Leite PRODUTO PRAÇA PROMOÇÃOPREÇO SERVIÇO AO CLIENTE ESTOQUES TRANSPORTECOMPRAS / VENDAS ARMAZENAGEM PROCESSAMENTO DE PEDIDOS MARKETING LOGÍSTICA Fonte: Lambert e Stock, in Fleury et al ( 2000: 34)

30 Dimensões Logística dos Produtos? Estado físico Relação peso / volume Valor agregado Dimensões e geometria Perecibilidade Sazonalidade Riscos Importância relativa (ABC) Prof.Paulo Roberto Leite

31 Planejamento dos fluxos logísticos O produto logístico Expectativas dos clientes: níveis de serviços A rede logística: regiões, quantidade, localização, dimensões, etc. Sistema de informações: nível de interesse; internas; externas; Sistema de controle: indicadores chaves; horizonte de controle, etc. Prof. Paulo Roberto Leite

32 Evolução Recente da Logística no Brasil Redução de alíquotas em 1990 Internacionalização do Brasil: aumento de exigências na competição interna e externa. Estabilização da moeda em 1994 Maior conscientização empresarial das possibilidades competitivas da logística; custos de estoques. A ensino da logística e introdução da Logística reversa Privatização dos setores ferroviário, portuário e hidroviário além de outros Aumento expressivo de fornecedores de serviços logísticos Associações de classe e outras entidades Informatização crescente e uso de código de barras Prof.Paulo Roberto Leite

33 Volumes Transacionados no Brasil Prof.Paulo Roberto Leite ProdutoAno 1994AtualUnidades Papel e papelão 5,610Milhões de toneladas Computador 116Milhões de Unidades Vendas pela Internet insignificante18Bilhões de dólares Telefone celular 0,1280Milhões de unidades Soja 25,188Milhões de ton. Exportação de frango 0,4813,75Milhões ton. Lixo urbano em São Paulo Mil ton. / dia Carga transportada Milhões de ton. x Km

34 Balança comercial brasileira Prof. Paulo Roberto Leite EXPORTAÇÕESUS$ 73 BiUS$ 240 Bi IMPORTAÇÕESUS$ 48 BiUS$ 220 Bi SALDOUS$ 25 BiUS$ 20 Bi Representam em media 1,3% do volume mundial

35 Logística no Brasil Executivo de logística :80% no 2º ou 3º nível empresarial 97% das empresas percebem vantagem competitiva da logística De 80 a 90% das empresas percebem a importância do serviço ao cliente Prof.Paulo Roberto Leite

36 LOGISTICA NOS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Logística estratégica Prof. Paulo Roberto Leite

37 LOGÍSTICA INTERNACIONAL x REGIONAL Ciclos logísticos mais longos Incertezas maiores Níveis de estoque maiores Idiomas e standards de produtos Taxa de câmbio Cadeia de suprimentos mais longa Interferência governamental Barreiras alfandegárias Documentação complexa..

38 CUSTOS LOGÍSTICOS Com as variações próprias a média pode ser assim distribuído: Custos de produção = 50% Custos de marketing = 20% Custos logísticos = 20% Margem = 10% Sistemas de custos em logística Custos tradicionais( rateios) x Custos Baseados na Atividade

39 IMPACTO DA LOGISTICA NOS CUSTOS EMPRESARIAIS ROI = RETORNO SOBRE INVESTIMENTO = LUCRO / CAPITAL INVESTIDO CAPITAL INVESTIDO ESTOQUES ATIVOS FIXOS CAIXA (Fluxo) CONTAS A RECEBER CONTAS A PAGAR

40 Aspectos da globalização? Cap 1 e 2 Prof.Paulo Roberto Leite GLOBALIZAÇÃO POLITICAS ABERTURA CUSTOS MENORES NOVOS MERCADOS TECNOLOGIA ECONOMIA DE ESCALA – PRODUÇÃO MUNDIAL – NIVEL DE TROCA ELEVADO- CONCORRENCIA GLOBAL TRANSPORTES – COMUNICAÇÕES INFRAESTRUTURA – P&D LOCAIS CONTEINERIZAÇÃO – AÉREO – TECNOLOGIA INFORMAÇÃO- COLABORAÇÃO –JIT - MACROECONOMIA - VOLATILIDADE - REGULAMENTAÇÃO – BARREIRAS – CAMBIO – ACORDOS COMERCIAIS - INFORMATIZAÇÃO - CUSTO DE M.O. – LOCALIZAÇÃO INFRAESTRUTURA – INTENSIDADE DE CAPITAL – PADRONIZAÇÃO PRODUTO -

41 Condicionantes da logística global A estrutura estratégica e o controle geral deve ser centralizado Gerenciamento do serviço aos clientes deve ser local Terceirização deve ajudar na logística global Sistema de informações que permita garantir as necessidades locais Prof. Paulo Roberto Leite

42 Produtos atuais x logística ? Customização x padronização Tempo x competição Comunicação, EDI, ECR Preocupação com o meio ambiente Produtos globais Prof. Paulo Roberto Leite

43 ESTRATÉGIAS ATUAIS e a LOGÍSTICA ? Competir -Colaborar - Inovar Competir -Colaborar - Inovar Vantagem em Custos /Valor Perceptível ao Cliente Diferenciação em serviços Diferenciação em serviços Flexibilidade / Responsividade / Confiabilidade/... Relacionamentos duradouros Relacionamentos duradouros Retenção de clientes / consumidores Preservação / reforço de imagem corporativa Preservação / reforço de imagem corporativa Responsabilidade Ambiental / Social

44 A busca de redução de custos Logísticos (USA ) ( Wilson e Delaney,2000 in Novaes2001) Prof.Paulo Roberto Leite 16% PIB9,9% PIB Porcentuais de Custos Logísticos Totais Transportes = 48% Manutenção de estoques = 52%

45 RECLAMAÇÕES MAIS COMUNS DE CLIENTES Entrega atrasada = 44% Erros de qualidade ou de produto = 31% Mercadorias defeituosas= 12% Itens faltantes = 6% Outros problemas = 7%

46 Prof. PAULO ROBERTO LEITE NÍVEL DE SERVIÇO LOGÍSTICO Operacionaliza a diferenciação estratégica da empresa agregando valor perceptível aos clientes. Nível de serviço pode ser entendido como a relação entre o que se oferece e o que é solicitado em termos porcentuais. Os custos correspondentes crescem em razão exponencial à medida que se tende a 100% de nível de serviço..

47 Nível de serviço logístico x logística? Conjunto de atributos que visam garantir a satisfação do cliente, definidos de forma variável (Executado / desejado ) x 100 Exemplos : qual o impacto logístico? Tempo de entrega Disponibilidade de estoque Perdas ou avarias por entrega Frequência de entregas Lotes mínimos de entrega Flexibilidade Elementos intangíveis Prof.Paulo Roberto Leite

48 Nível de serviço e custos Prof.Paulo Roberto Leite

49 Custos Logísticos x Níveis de serviço Custo total : a totalidade dos clientes Trade- off custos e nível de serviço Rentabilidade de clientes Custos contábeis: rateio, oportunidade e depreciação legal Custeio por Atividade ABC Impacto do custo no resultado empresarial Prof.Paulo Roberto Leite

50 Logística e o Valor para o Cliente? Prof.Paulo Roberto Leite ENTREGA PONTUAL LEAD TIMES CURTOS RESPOSTA FLEXÍVEL LOGÍSTICA REVERSA MENOS ESTOQUES CUSTO DE PEDIDO MAIS BAIXOS CUSTOS DE FALTAS REDUZIDAS BENEFÍCIOS PERCEBIDOS CUSTO DE PROPRIEDADE VALOR PARA O CLIENTE

51 Prof. PAULO ROBERTO LEITE OBJETIVOS LOGÍSTICOS DE PRODUTOS OU GRUPO DE PRODUTOS OBJETIVOS QUALIFICADORES NO MERCADO: Condições mínimas de participação no mercado OBJETIVOS GANHADORES NO MERCADO: Condições que diferenciam os participantes no mercado.

52 ENTREGA DE VALOR AO CLIENTE MARCA PREÇO TECNOLOGIA QUALIFICADORES DE MERCADO SERVIÇOS GANHADORES DE MERCADO COMMODITIZAÇÃO DOS PRODUTOS DIFERENCIAÇÃO PELOS SERVIÇOS

53 Prof. PAULO ROBERTO LEITE SEGMENTAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Critérios por cliente Tipo: varejistas ; industriais; atacadistas Por margem de lucro Critério por produto Tipo de produto Alta concorrência Bens de conveniência Bens de compra comparada Insumo/componente industrial Técnica = classificação ABC

54 Prof. PAULO ROBERTO LEITE APLICAÇÃO DAS IDÉIAS DE NIVEL DE SERVIÇO Conhecer as necessidades dos clientes Definir objetivos ganhadores e qualificadores no mercado junto com marketing Definir sistemas de segmentação de clientes e produtos. Definir os recursos logísticos a serem empregados em cada segmento.

55 A Cadeia de Valor (Porter,1985) Prof.Paulo Roberto Leite LOGÍSTICA DE ENTRADA LOGÍSTICA REVERSA OPERAÇÕES LOGÍSTICA DE SAÍDA MARKETING VENDAS ASSISTENCIA TÉCNICA INFRA-ESTRUTURA DA COMPANHIA GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS / FINANÇAS DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA ATIVIDADES PRIMÁRIAS ATIVIDADES DE APOIO

56 A Nova Competitividade Empresarial (Martin Christopher) Prof.Paulo Roberto Leite PRODUTO CLIENTES ESTOQUEINFORMAÇÃO LUCRO LUCRATIVIDADE TRANSAÇÃORELACIONAMENTO GERENCIAMENTO INTEGRAL DO FLUXO MENOS ESTOQUES MAIS INFORMAÇÕES UTILIZAÇÃO DOS ATIVOS PARCERIAS EMPRESARIAIS

57 Resumo da Coordenação dos fluxos logísticos Coordenação Global Estruturação da rede Sistema de informações Posicionamento dos estoques Fornecedores Modais de transporte Analise do trade-off e custos totais Coordenação Local Execução de pedidos e serviço aos clientes Gerenciamento e controle de estoques Gestão dos armazéns e entrega local Controle de custos Acordos de vendas e marketing local Gestão dos recursos humanos Prof.Paulo Roberto Leite


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