A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELABORAÇÃO DO PROJETO ELABORAÇÃO DO PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM Introdução à Educação Digital: tecnologias na sociedade e na escola.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELABORAÇÃO DO PROJETO ELABORAÇÃO DO PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM Introdução à Educação Digital: tecnologias na sociedade e na escola."— Transcrição da apresentação:

1 ELABORAÇÃO DO PROJETO ELABORAÇÃO DO PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM Introdução à Educação Digital: tecnologias na sociedade e na escola

2 CARACTERÍSTICAS DO PROJETO São orientadas para a realização de objetivos específicos. Têm uma duração finita, com um princípio e um fim bem definidos. São voltadas para a realização de algo único. Os recursos disponíveis são limitados (alunos, professores, laboratório de informática, rede e conexão à internet) Apresentam dimensões de complexidade e incerteza ( ou risco) em sua realização. Surgem, em geral, em função de um problema, uma necessidade, um desafio ou uma oportunidade ( de uma pessoa ou instituição).

3 ATIVIDADES REALIZADAS Pesquisa Intervenção Desenvolvimento Implementação - Implantação Treinamento – Capacitação Ensino Trabalho

4 CICLOS DE VIDA DO PROJETO FASES: Inicialização : Inscrição dos alunos. Planejamento : Administrar tempo. Execução : Reconhecer e dominar ferramentas da internet. Controle : Controlar o estudo Encerramento : Avaliar o aprendizado.

5 INICIALIZAÇÃO Desenvolvimento de visão geral do projeto Reconhecer que o projeto vale a pena ser feito. Identificar e definir o problema ou situação geradora. Determinar o que o projeto vai realizar. Definir a abrangência do projeto. PRODUTOS Visão geral do projeto e decisão de seu Planejamento.

6 PLANEJAMENTO Definição de objetivos, resultados,recursos,estimativa de custos,prazos. Refinar e detalhar o escopo do projeto. Listar as atividades e tarefas. Sequenciar as atividades. Definir um cronograma e recursos* para cada atividade programada. * Laboratório de informática em condições de trabalho. PRODUTO Detalhar as atividades e tarefas. Cronograma. Orçamento.* Documento do Plano de Projeto. * Manutenção das máquinas.

7 EXECUÇÃO Organização, coordenação e direção de equipes. Organizar e coordenar turmas de alunos e atribuir tarefas. Resolver conflitos e problemas. Comunicar efetivamente com envolvidos (internos e externos). Garantir o provimento de recursos para realizar o planejamento. PRODUTO Atribuições de tarefas. Produtos e serviços realizados conforme planejamento.

8 CONTROLE Acompanhamento da execução do projeto Monitorar a execução, identificar desvios em relação ao plano. Adotar ações corretivas para manter o curso planejado Re-escalonar as atividades se necessário Adequar recursos disponíveis e/ou abrangência do projeto. PRODUTO Relatórios de progresso. Relatórios de avaliação Alterações no planejamento.

9 ENCERRAMENTO Avaliação dos resultados do projeto. Verificar, analisar e avaliar os resultados alcançados. Disseminar os resultados alcançados Consolidar o aprendizado com o projeto;formular novas propostas. PRODUTO: Navegar no blog da escola. Responder comentários. Atualizá-lo

10 JUSTIFICATIVA Sabe-se que no novo milênio é todo direcionado para imagens quer seja virtual ou impressa. Esse veículo integrador na atual sociedade traz mais informações diversificando sobre assuntos diversos, proporcionando maior dinamismo e atuação no ensino aprendizagem dos nossos jovens. Novos dados nos têm mostrado a dificuldade de professores em apresentar alternativas educacionais aos alunos, por falta de estudos especializados.

11 JUSTIFICATIVA Tais dados também nos mostram a deficiência em encontrar um norte para suprir as necessidades e resgatarmos um índice satisfatório que já tivemos em gráficos de aprendizagens. As sucessivas avaliações de desempenho dos alunos, realizadas pelo MEC/INEP, por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB, têm apresentado resultados variados.

12 JUSTIFICATIVA Ora alcança o maior índice ora cai para o 4º lugar na classificação nacional. Percebemos então que algo teria que ser feito. Há mais de 6 anos ministramos cursos de informática em contra turno aos alunos do ensino médio, porém ainda não tínhamos um objetivo que além de ensinar o uso dessa nova ferramenta que estimulasse o seu letramento em culminância com aulas teóricas.

13 JUSTIFICATIVA Com o curso do e-Proinfo Introdução à Educação Digital: tecnologias na sociedade e na escola, vimos a oportunidade em aplicar nosso aprendizado trabalhando direto com nosso aluno nas aulas de informática. Seria então necessária uma parceria com demais professores da escola. Após algumas reuniões e expondo nosso objetivo, iniciamos nosso projeto em tornar interdisciplinar, isto e: mesclar os conteúdos teóricos com a prática.

14 JUSTIFICATIVA A primeira grande razão que nos move neste projeto educacional é nos capacitarmos de maneira satisfatória. A segunda grande razão é acreditar no estudo da educação digital. E a terceira razão é promover a difusão da web, revolucionando o processo educacional. E, por último, é acreditar no processo. Pois a cooperação para a construção e partilha de saberes toma uma dimensão global!

15 JUSTIFICATIVA Dentro dessa filosofia, como cursista do e-Proinfo desenvolvo o presente projeto, visando cooperar com os conhecimentos do aluno de forma mais prazerosa e que ele também torne autor do processo e não meramente leitor/expectador. E ao professor regente uma colaboração na aprendizagem diária. Este projeto visa também promover a integração, formação e mesmo a comunicação entre professores e alunos desta escola.

16 JUSTIFICATIVA. Bem como atuar na divulgação de informações científicas, eventos culturais, oportunidades de estágio, entre outros. Com esse estudo e ferramenta também queremos desmistificar o uso da internet. Apresentar ao aluno varias alternativas e recursos didáticos e metodológicos que influenciam no ensino aprendizagem.

17 JUSTIFICATIVA E, na certeza que o ato de ler e escrever não só enriquece o homem como aproxima sem preocupar com raças,crenças e ideais políticos, através desse projeto queremos também corroborar com o ensino digital. Usando a ferramenta da informática nos recursos pedagógicos através do software impress,responsável por slides.

18 OBJETIVO GERAL Conhecer melhor as possibilidades de utilização da informática -BrOffice Impress como recurso pedagógico e instrumentalizar-se para implementá-las.

19 OBJETIVO ESPECÍFICO 1. Conhecer e aplicar vários sftware em apresentação como: slideshare, slideshow, tipos de formatações; jpg e gif.

20 OBJETIVO ESPECÍFICO 4- Elaborar uma proposta de produção e utilização do jornal escolar como recurso pedagógico; 5- Elaborar e executar um cronograma de implementação da proposta.

21 ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS NA FORMAÇÃO DE OBJETIVOS Clareza. Exequibilidade – viável com os recursos disponíveis. Consensualidade – compartilhados com envolvidos no projeto.

22 USO DOS VERBOS Procurar sempre usar verbos como: desenvolver,verificar, analisar, aumentar, descrever, aplicar, implantar, implementar, comparar, executar, reestruturar, dinamizar,revitalizar, democratizar, criar, organizar, constituir, instituir, realizar,programar, elaborar, capacitar, transformar, etc...

23 RESULTADOS ESPERADOS Ao aluno: Maior interesse aos conteúdos do currículo escolar. Descobrir várias oportunidades que oferece um computador para estudos. Saber aplicar recursos tecnológicos atrelados a conhecimentos atuais. Saber pesquisar e navegar em sites educativos. Melhorar seu aprendizado. Socializar o educando as práticas tecnológicas. Aprender a construir um site de comunicação entre colegas – blog.

24 Resultados Esperados A escola: Melhor resultado nas avaliações internas e externas como PROEB, Prova Brasil, concursos acadêmicos e trabalhistas. Divulgação dos projetos e eventos escolares. Socializar professores, alunos, pais, comunidade e usuários da internet.

25 RESULTADOS ESPERADOS A SEE/MG: Conhecer através de publicações atividades realizadas na escola conforme a proposta pedagógica. E uma possível avaliação dos trabalhos realizados com o uso da ferramenta informatizada. A escola: Melhor resultado nas avalia ç ões internas e externas como PROEB, Prova Brasil, concursos acadêmicos e trabalhistas. Divulga ç ão dos projetos e eventos escolares. Socializar professores, alunos, pais, comunidade e usu á rios da internet.

26 SLIDES DIGITAIS NA ESCOLA. Maria da Conceição Felizardo E.E. Professor Antônio Marques Araguari – MG Apoio – NTE- Uberlândia. Curso: e-Proinfo.


Carregar ppt "ELABORAÇÃO DO PROJETO ELABORAÇÃO DO PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM Introdução à Educação Digital: tecnologias na sociedade e na escola."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google