A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONFLITO É BOM E EU GOSTO SÃO PAULO, 17 DE SETEMBRO DE 2011 PROJETO CURRICULO GLOBAL PARA A SUSTENTABILIDADE EMEF GUILHERME DE ALMEIDA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONFLITO É BOM E EU GOSTO SÃO PAULO, 17 DE SETEMBRO DE 2011 PROJETO CURRICULO GLOBAL PARA A SUSTENTABILIDADE EMEF GUILHERME DE ALMEIDA."— Transcrição da apresentação:

1 SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONFLITO É BOM E EU GOSTO SÃO PAULO, 17 DE SETEMBRO DE 2011 PROJETO CURRICULO GLOBAL PARA A SUSTENTABILIDADE EMEF GUILHERME DE ALMEIDA

2 SEQUENCIA DIDÁTICA CONFLITO É BOM E EU GOSTO SÉRIE: 7ª QUANTIDADE DE ALUNOS: 35 (90 no total) POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES Artes, Ed. Física, História, Geografia. PROFESSOR RESPOSÁVEL Débora Maria Macedo COMPONENTE CURRICULAR Língua Portuguesa NÚMERO DE AULAS: 8 aulas

3 NOTÍCIA/ REPORTAGEM LEITURA PRODUÇÃO ESCRITA ASPECTOS LINGUÍSTICOS ESCUTA E PRODUÇÃO ORAL SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONFLITO É BOM E EU GOSTO - EMEF GUILHERME DE ALMEIDA Conteúdo central e eixos para desenvolvimento de habilidades

4 SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONFLITO É BOM E EU GOSTO - EMEF GUILHERME DE ALMEIDA INTERVENÇÕES NÃO POSITIVAS NO ESPAÇO ESCOLAR E VIOLÊNCIAS NO HORÁRIO DO INTERVALO DIMENSÃO GLOBAL: CONFLITOS NO REINO UNIDO PROBLEMA GERADOR LOCAL

5 SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONFLITO É BOM E EU GOSTO – EMEF GUILHERME DE ALMEIDA CONCEITO DA DIMENSÃO GLOBAL POTENCIAL CRIATIVO DO CONFLITO HABILIDADE DE COMUNICAÇÃO SOLUÇÕES NÃO VIOLENTAS RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

6 CONEXÃO DO PROBLEMA LOCAL E GLOBAL SEQUÊNCIA DIDÁTICA : CONFLITO É BOM E EU GOSTO 1.Sensibilização com fotos e poemas;Sensibilização com fotos e poemas; 2.Mapeamento da realidade local;Mapeamento da realidade local; 3.Construção coletiva dos conceitos de CONFLITO e VIOLÊNCIA, diferenciando-os;Construção coletiva dos conceitos de CONFLITO e VIOLÊNCIA, diferenciando-os; 4.Levantamento das causas externas e internas das ações não positivas relacionadas ao espaço físico e da violência no horário do intervalo;Levantamento das causas externas e internas das ações não positivas relacionadas ao espaço físico e da violência no horário do intervalo; 5.Comparação entre as causas dos conflitos na escola e as causas dos conflitos no Reino Unido.Comparação entre as causas dos conflitos na escola e as causas dos conflitos no Reino Unido. 6.Protagonismo juvenilProtagonismo juvenil

7 Eu vivo num tempo de guerra Eu vivo num tempo sem sol SENSIBILIZAÇÃO EM VERSOS E FOTOS SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONFLITO É BOM E EU GOSTO - EMEF GUILHERME DE ALMEIDA

8 Para as cidades vim em tempos de desordem, quando reinava a fome. SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONFLITO É BOM E EU GOSTO - EMEF GUILHERME DE ALMEIDA SENSIBILIZAÇÃO EM VERSOS E FOTOS

9 Misturei-me aos homens em tempos turbulentos e indignei-me com eles. SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONFLITO É BOM E EU GOSTO - EMEF GUILHERME DE ALMEIDA SENSIBILIZAÇÃO EM VERSOS E FOTOS

10 Dizem crenças antigas que viver não é lutar. Que sábio é o que consegue ao mal com o bem pagar. SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONFLITO É BOM E EU GOSTO - EMEF GUILHERME DE ALMEIDA SENSIBILIZAÇÃO EM VERSOS E FOTOS

11 Mas evitar a violência, retribuir o mal com o bem, não satisfazer os desejos, antes esquecê-los é o que chamam sabedoria. E eu não posso fazê-lo. Realmente, vivemos tempos sombrios SENSIBILIZAÇÃO EM VERSOS E FOTOS SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONFLITO É BOM E EU GOSTO - EMEF GUILHERME DE ALMEIDA

12 E, contudo, sabemos que também o ódio contra a baixeza endurece a voz. SENSIBILIZAÇÃO EM VERSOS E FOTOS SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONFLITO É BOM E EU GOSTO - EMEF GUILHERME DE ALMEIDA

13 Vós, porém, quando chegar o momento em que o homem seja bom para o homem, lembrai-vos de nós com indulgência. SENSIBILIZAÇÃO EM VERSOS E FOTOS SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONFLITO É BOM E EU GOSTO - EMEF GUILHERME DE ALMEIDA

14 SEQUÊNCIA DIDÁTICA : CONFLITO É BOM E EU GOSTO Roda de conversa HABILIDADES DE ESCUTA E PRODUÇÃO ORAL HABILIDADES DE PRODUÇÃO ESCRITA

15 QUESTIONÁRIO Duas colegas gostam de uma mesma pessoa Duas colegas brigam pela mesma pessoa O seu professor pede que colabore com o silêncio justo na hora em que tem algo importante para falar ao seu colega. O seu professor lhe manda calar a boca. Você não quer, mas sua ajuda na organização da sala de aula é muito necessária. Alguém quebra e suja as dependências da escola de propósito. HABILIDADES DE LEITURA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONFLITO É BOM E EU GOSTO - EMEF GUILHERME DE ALMEIDA

16 SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONFLITO É BOM E EU GOSTO HABILIDADES DE ESCUTA, PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA

17 SEQUÊNCIA DIDÁTICA : CONFLITO É BOM E EU GOSTO O que é conflito? O que é violência? A diferença entre conflito e violência é que conflito pode ser apenas um debate, uma discordância, um problema ou apenas opiniões opostas, diferentes. Já a violência se baseia em fatos como a agressão, o desrespeito, o descontrole e a raiva como um elemento forte. Violência é uma coisa que o ser humano escolhe e conflito é uma coisa que sem ele não existiria humanidade. Ariel Oshiro, 7ª D HABILIDADES DE ESCRITA

18 SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONFLITO É BOM E EU GOSTO CAUSAS INTERNAS E EXTERNAS DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA EXTERNAS Desigualdade social Tráfico de drogas Bebidas alcóolicas Falta de acesso à cultura diversificada Feiura do bairro Insegurança social INTERNAS Disputas amorosas Intransigência Intolerância Desafeto (falta de carinho) Julgamentos Insegurança pessoal Questões a respeito da estrutura física da escola Desrespeito Desinteligência Intolerância Fofoca Brutalidade

19 SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONFLITO É BOM E EU GOSTO SÍLVIO CACCIA BAVA NA GLOBONEWS VIDEO

20 SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONFLITO É BOM E EU GOSTO LEITURA DE JORNAIS E REVISTAS

21 ELABORAÇÃO DE UM JORNAL MURAL SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONFLITO É BOM E EU GOSTO

22 GUERRILHA POÉTICA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONFLITO É BOM E EU GOSTO

23 AGENTES DA PAZ Desenvolvimento de um projeto de formação de Agentes da Paz, facilitadores em situações do conflitos. Iniciativa proposta depois da participação da escola nas oficinas de Processos Circulares, ministradas por Kay Prains, promovidas pelo CECIP em parceria com a Palas Athena, com o apoio da Petrobrás.

24 DADOS 1. Uma palavra para CONFLITO CONFLITO SIM, VIOLÊNCIA NÃO ASSUNTO DEBATE DÚVIDA IDEIAS DIFERENTES RESPEITO SIM AO CONFLITO DISCORDÂNCIA SOLUÇÃO INDECISÃO CONVERSA DIÁLOGO RESOLUÇÃO PODE SER RESOLVIDO DIFERENÇA CALMA OPINIÃO DE CADA UM JUSTIÇA FALTA DE OPINIÃO BRIGA DISCÓRDIA TREMENDA BOSTA SKATE BOARDMOTO BIKE

25 DADOS 1. Uma palavra para VIOLÊNCIA MÁ RESOLUÇÃO DE CONFLITO BULLING AGRESSÃO PRECONCEITO GROSSERIA VIOLAÇÃO DESRESPEITO RAIVA NÃO À VIOLÊNCIA DISCUSSÃO INJUSTIÇA BRIGA VANDALISMO SANGUE DESACORDO DEPRESSÃO PAZ LIBERDADE BATER RACISMO SOCO FOFOCAS DIFERENÇAS XINGAR NÃO SABER CONVERSAR CALMA AGRESSIVIDADE

26 DADOS EM UMA ESCALA DE 1 A DEZ, ATÉ QUE PONTO A REALIDADE DOS JOVENS ENVOLVIDOS NOS CONFLITOS DO REINO UNIDO SE APROXIMA DA MAIORIA DOS JOVENS BRASILEIROS?

27 DADOS EM UMA ESCALA DE ZERO A DEZ, ATÉ QUE PONTO ESSE ESTUDO SOBRE RESOLUÇÃO PACÍFICA DE CONFLITOS CONTRIBUIRÁ PARA O EQUILÍBRIO EM NOSSA ESCOLA?

28 AVALIAÇÃO Muitas atividades planejadas para o tempo da sequência. A fim de não comprometer a qualidade dos textos das notícias, reduzimos o ritmo de trabalho e, como resultado, elas ainda não foram editadas; A dinâmica provocou muitas intervenções orais, foi trabalhoso fazer com que as normas do debate fossem seguidas, os alunos tinham muitas opiniões e queriam externá-las todos ao mesmo tempo; Acreditar que somente uma sequência como essa pode resolver os problemas de violência em um espaço dinâmico como a escola, essa deve ser uma prática contínua.


Carregar ppt "SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONFLITO É BOM E EU GOSTO SÃO PAULO, 17 DE SETEMBRO DE 2011 PROJETO CURRICULO GLOBAL PARA A SUSTENTABILIDADE EMEF GUILHERME DE ALMEIDA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google