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Secretaria de Gestão e Planejamento - SEGPLAN Ações de melhoria: o caminho para resultados Superintendência de Modernização Institucional - SMI.

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1 Secretaria de Gestão e Planejamento - SEGPLAN Ações de melhoria: o caminho para resultados Superintendência de Modernização Institucional - SMI

2 MEU PERFIL Diretor de Executivo da Gauss Consulting Group Estatístico (CONRE nº 321), com experiência no tratamento de informações com base em ferramentas estatísticas para tomada de decisões gerenciais. Consultores de empresas formado pelo IBCO – Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização. Certified Business Process Professional. Certificado internacionalmente pela ABPM (The Association of Business Process Management Professionals) como especialista em Gestão por Processos. Black-Belt especialista em estatística industrial Seis Sigma. Coautor do livro Mapeamento e Gestão por Processos – BPM. Pós graduado em Administração Industrial pela Universidade de São Paulo. MBA em Consultoria de Gestão pela Brazilian Business School. Filiada ao IBCO Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização. Docente em cursos de graduação, pós-graduação e MBA em diversas disciplinas, tais como Matemática Financeira, Estatística I e II, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Negociação, Técnicas Avançadas de Gestão da Qualidade, Gestão de Clientes e Auditoria de Sistemas de Gestão. Portador do Certificate of Achievement em ISO série 9000:2000 por ter sido aprovado pelo International Standardized Testing Organizations Examination Prova ISTO (reconhecida e aceita pelo IRCA International Register Certificated Auditors). twitter.com/rscucuglia (11) ramal 21 Auditor Ambiental formado pela JPD Training Consultant, aprovado pelo E.A.R.A. / I.E.M.A (Institute of Evironmental Management and Assessment) Examinador do Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ (Ciclos 2007 e 2008); Examinador-Sênior do Prêmio Nacional Qualidade – PNQ (Ciclo 2011). Examinador do Prêmio Nacional da Gestão Pública – PQGF (Ciclos 2001, 2002, 2003, 2004 e 2005); Examinador-Sênior do Prêmio Nacional da Gestão Pública – PQGF (Ciclos 2006 e 2007).

3 Plano de Governo Mapa Estratégico Estruturação de uma Nova Administração Pública Superintendência de Modernização Insititucional - SMI

4 HISTÓRICO DO TEMA MELHORIAS

5

6 Kaoru Ishikawa

7 William Edwards Deming

8

9 Diagrama de Ishikawa

10 Programas 5S

11 F.M.E.A

12 C.E.P.

13 Q.F.D.

14 MASP

15 Hoshin Kanri

16 Certificações

17 Prêmios de Gestão

18 PDCA

19 APLICANDO O PDCA

20 CICLO PDCA

21 TIPOS DE MELHORIA

22 Refinamento Estado da Arte Inovação

23 INCREMENTAL x RUPTURA Gerenciamento da Rotina Gerenciamento pelas Diretrizes X

24 24 MELHORIA INCREMENTAL MELHORIA DE RUPTURA GERENCIAMENTO DA ROTINA GERENCIAMENTO PELAS DIRETRIZES Desempenho Tempo

25 HO = Método, formaSHIN = Bússola, Direção KANRI = Gerenciamento, Controle HOSHIN KANRI = Gerenciamento pelas Diretrizes Significado e definição HOSHIN = Metodologia para estabelecimento do rumo estratégico GERENCIAMENTO PELAS DIRETRIZES GPD 25

26 Sistema de Gerenciamento no qual a Alta Administração determina diretrizes e lidera sua implantação, promovendo desdobramento de metas e medidas a serem, respectivamente, atingidas e executadas por todos níveis gerenciais. É um método projetado para captar e concretizar os objetivos estratégicos, as perspectivas futuras e também desenvolver os meios para transformá-los em realidade. Ou seja, É um processo que fornece, através de fatos e dados, uma estrutura para mover toda a empresa na direção desejada. GERENCIAMENTO PELAS DIRETRIZES Fonte: adaptado de Prof. MSc. Gerisval Alves Pessoa 26

27 GERENCIAMENTO PELAS DIRETRIZES Fonte: adaptado de Prof. MSc. Gerisval Alves Pessoa 27

28 A B EFEITO RESULTADO PRODUTO PROCESSOS - MEIOS DIRETRIZ MEDIDA MÉTODO CAMINHO MEIOS META OBJETIVO VALOR PRAZO DIRETRIZ: CONCEITO 28

29 Uma Diretriz consiste de uma META e das MEDIDAS prioritárias e suficientes para se atingir esta meta. DIRETRIZ: CONCEITO 29

30 TIPOS DE ANÁLISES

31 31 Oportunidade de Aprendizado (OA - PDCL) Chamamos de OM todo e qualquer resultado da Análise independentemente de qualquer motivação de disparo analítico mais específico e parametrizado por outros modelos específicos, a saber: Prêmios de Gestão; Normas de Gestão; Análise do Negócio. OUT IN Necessidade de Melhoria (NM - PDCA) Chamamos de NM todo e qualquer resultado da Análise dotado de um motivo específico para disparo e que esteja prejudicando as operações: Problemas de Desempenho / Problemas de Estratégia / Inovação Tecnológica / Novos Negócios / Fusões e Aquisições / Requisitos Regulatórios / Indicadores aquém das metas MODELO Diagnóstico – Planejamento - Execução MODELO Disparo – Ação - Controle

32 BENCHMARKING

33 DESDOBRANDO A DIRETRIZ

34 Modelo DIAGNÓSTICOPLANEJAMENTOEXECUÇÃO

35 Planejamento Estratégia Diagnósticos Programas Diretriz Plano de Ação Ações Plano de Melhoria

36 Planejamento

37 5W2H What Where When Who Why How much How

38 Plano de Ação WHAT/WHERE O que/Onde WHEN Quando (prazo) WHO Quem WHY Por que HOW MUCH Quanto WHO Como

39 Plano de Ação PROJETO

40 Execução GESTÃO DE PROJETOS PMI / PMBOK GERENCIAR A EVOLUÇÃO DO TRIPÉ: CUSTO QUALIDADE TEMPO

41 INDICADORES

42 Indicadores Processos (KPI) Diretrizes DESDOBRAMENTO DE INDICADORES

43 Toda diretriz deve ser medida por meio de um indicador?

44 Exemplos: 1)Lacuna na questão 03 – Planejamento Estratégico 2)Lacuna na questão 17 – Carência de Pessoal


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