A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A sociedade civil enquanto ator fundamental no desenvolvimento das capacidades avaliativas Martina Rillo Otero Instituto Fonte para o desenvolvimento social.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A sociedade civil enquanto ator fundamental no desenvolvimento das capacidades avaliativas Martina Rillo Otero Instituto Fonte para o desenvolvimento social."— Transcrição da apresentação:

1 A sociedade civil enquanto ator fundamental no desenvolvimento das capacidades avaliativas Martina Rillo Otero Instituto Fonte para o desenvolvimento social

2 Caminho Caracterização do ator Breve caracterização da avaliação realizadas nas OSCs Qual o seu papel no fortalecimento das capacidades avaliativas? A avaliação no âmbito da sociedade civil e o fortalecimento da democracia

3 Caracterização do ator Organizações muito heterogêneas Organizações que devem ser compreendidas sempre em relação com o setor privado e com o Estado – enfim, na sociedade. Expressam ou explicitam demandas da sociedade de forma organizada. Criam estratégias de enfrentamento a questões sociais desde o seio da própria sociedade. Criam estratégias construídas na relação com realidades e contextos específicos [e não em estratégias universais]. Ajudam a promover o controle social

4 Como está a avaliação nesse campo? Média 9,49 Média 9,49 Pretendem realizar avaliações no futuro? (ONGs) Sim Não Importância... (ONGs) Realiza avaliação? (ISP) Realiza avaliação? (ONGs) 279 profissionais que atuam com avaliação identificados Necessidade das avaliações (ONGs)

5 Atividades realizadas Como está a avaliação nesse campo?

6 Participação da organização nas decisões sobre a avaliação

7 Como está a avaliação nesse campo? Utilidade da avaliação Índ. Mult. 6,68 Índ. Mult. 6,68

8 Qual o seu papel no fortalecimento das capacidades avaliativas? Contribui para a construção de metodologias que fortalecem a avaliação imbricada ao processo decisório. Contribui para a compreensão de como determinadas intervenções sociais produzem determinados resultados. Contribui para a diversificação de métodos e abordagens de investigação. Constrói-se, nesse âmbito, a avaliação-intervenção, na qual o processo avaliativo cria possibilidades de aprendizagem aos atores envolvidos na iniciativa. Contribui para a transparência e legitimidade das OSCs e o fortalecimento da democracia.

9 Obrigada! Contatos Instituto Fonte para o desenvolvimento social


Carregar ppt "A sociedade civil enquanto ator fundamental no desenvolvimento das capacidades avaliativas Martina Rillo Otero Instituto Fonte para o desenvolvimento social."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google