A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aplicação de Ferramentas de Gestão para Otimizar os Espaços de Cultura, Esporte e Lazer no SESI: Estudo de Caso do Departamento Regional do Rio Grande.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aplicação de Ferramentas de Gestão para Otimizar os Espaços de Cultura, Esporte e Lazer no SESI: Estudo de Caso do Departamento Regional do Rio Grande."— Transcrição da apresentação:

1 Aplicação de Ferramentas de Gestão para Otimizar os Espaços de Cultura, Esporte e Lazer no SESI: Estudo de Caso do Departamento Regional do Rio Grande do Norte - Brasil Daniella Cerveira de Faria e Antonio Carlos Bramante 3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas e Recreativas (CIDyR) (CIDyR) 17-19/10/2011 – Barcelona, Espanha

2 DadosRio Grande do Norte Área total52.796,791 Km² População Principais atividades Pesca, extração do sal, construção civil e turismo 3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas Recreativas (CIDyR) 17-19/10/11 Barcelona Espanha Aplicação de Ferramentas de Gestão para Otimizar os Espaços de Cultura, Esporte e Lazer no SESI: Estudo de Caso do Departamento Regional do Rio Grande do Norte.

3 3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas Recreativas (CIDyR) 17-19/10/11 Barcelona Espanha Aplicação de Ferramentas de Gestão para Otimizar os Espaços de Cultura, Esporte e Lazer no SESI: Estudo de Caso do Departamento Regional do Rio Grande do Norte.

4 SITUAÇÃO ATUAL: 04 UNIDADES OPERACIONAIS 01 exclusivamente de experiências artísticas localizada na capital: SOLAR BELA VISTA 3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas Recreativas (CIDyR) 17-19/10/11 Barcelona Espanha Aplicação de Ferramentas de Gestão para Otimizar os Espaços de Cultura, Esporte e Lazer no SESI: Estudo de Caso do Departamento Regional do Rio Grande do Norte.

5 Uma extensão do SOLAR BELA VISTA, distante do centro, estando próxima da comunidade industrial. NÚCLEO DE MÚSICA DA ZONA NORTE 3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas Recreativas (CIDyR) 17-19/10/11 Barcelona Espanha Aplicação de Ferramentas de Gestão para Otimizar os Espaços de Cultura, Esporte e Lazer no SESI: Estudo de Caso do Departamento Regional do Rio Grande do Norte.

6 Duas voltados para as práticas físico-esportivas, sendo uma na capital e a outra no interior. Natal Mossoró 3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas Recreativas (CIDyR) 17-19/10/11 Barcelona Espanha Aplicação de Ferramentas de Gestão para Otimizar os Espaços de Cultura, Esporte e Lazer no SESI: Estudo de Caso do Departamento Regional do Rio Grande do Norte.

7 1º CICLO DO PROJETO – Iniciativa do SESI/Departamento Nacional Sensibilização Mobilização Capacitação dos Gestores de CEL Investimentos: prioridade no aperfeiçoamento do processo de gestão Avaliação e acompanhamento PROJETO PILOTO – Iniciativa do SESI DR/RN: Análise da realidade Existência de espaços ociosos nas Unidades de CEL; Falta de informações estratégicas para tomada de decisão pelos gestores. 3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas Recreativas (CIDyR) 17-19/10/11 Barcelona Espanha Aplicação de Ferramentas de Gestão para Otimizar os Espaços de Cultura, Esporte e Lazer no SESI: Estudo de Caso do Departamento Regional do Rio Grande do Norte.

8 Plano de ação: Contratação de uma empresa de consultoria especializada em gestão de espaços de Cultura, Esporte e Lazer; Construção coletiva do projeto: formação do grupo gestor representado por um técnico em cada Unidade Operacional + Setor da Qualidade + Setor de Relações com o Mercado; Visita técnica aos espaços de CEL para definição detalhada do projeto; Definição do plano de trabalho com as distintas etapas do projeto de Gestão e Otimização dos Espaços de CEL (cronograma detalhado para 12 meses). 3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas Recreativas (CIDyR) 17-19/10/11 Barcelona Espanha Aplicação de Ferramentas de Gestão para Otimizar os Espaços de Cultura, Esporte e Lazer no SESI: Estudo de Caso do Departamento Regional do Rio Grande do Norte.

9 Da Teoria para Prática Aplicação de três instrumentos de pesquisa: 1.Pesquisas com os Usuários Reais (nas Unidades): aqueles que frequentam as instalações de CEL; 2.Pesquisa com os Usuários em Potencial (nas Indústrias): através de uma amostragem representativa dos trabalhadores das indústrias com direito a usufruir desses espaços ; 3.Pesquisa com moradores (entorno das Unidades distantes a 2Km, 4Km e 6Km): realizada junto a uma amostragem dos residentes através de uma metodologia própria de trabalho. 3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas Recreativas (CIDyR) 17-19/10/11 Barcelona Espanha Aplicação de Ferramentas de Gestão para Otimizar os Espaços de Cultura, Esporte e Lazer no SESI: Estudo de Caso do Departamento Regional do Rio Grande do Norte.

10 1.Pesquisas com os Usuários Reais (nas Unidades) Aqueles que frequentam as instalações de CEL. Realizada durante dois meses e aplicada pelos próprios professores das Unidades, visando ampliar o maior envolvimento possível do corpo técnico. Principais resultados dessa pesquisa: 1. 15% dos entrevistados possuem pessoas com deficiência na família (tanto na cidade de Natal como de Mossoró); 2. Ocupação da maioria dos espaços é feita por estudantes, aposentados, funcionários públicos e do trabalhadoras do lar; 3. Maioria não é associada de outro clube; 4. Maioria gostaria de saber mais sobre a programação. 3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas Recreativas (CIDyR) 17-19/10/11 Barcelona Espanha Aplicação de Ferramentas de Gestão para Otimizar os Espaços de Cultura, Esporte e Lazer no SESI: Estudo de Caso do Departamento Regional do Rio Grande do Norte.

11 2. Pesquisa com os Usuários em Potencial (trabalhadores das Indústrias) Realizada por meio de uma amostragem representativa dos trabalhadores das indústrias cadastradas na Unidade Corporativa de Relação com o Mercado do SESI. Essa pesquisa foi aplicada em 51 indústrias por uma Empresa Junior de uma Universidade. Principais resultados dessa pesquisa: 1. Maioria mora de 2Km a 6Km das instalações; 2. Maioria não era usuário das Instalações, mas dos que haviam feito, mais de 50% classificou sua experiência como boa ou muito boa; 3. Faixa salarial de 1 SM a menos de 3 SM (SM= Salário Mínimo); 4. Maioria está disposta a pagar uma taxa mensal entre R$ 10,00 e R$ 20,00 3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas Recreativas (CIDyR) 17-19/10/11 Barcelona Espanha Aplicação de Ferramentas de Gestão para Otimizar os Espaços de Cultura, Esporte e Lazer no SESI: Estudo de Caso do Departamento Regional do Rio Grande do Norte.

12 3. Pesquisa com moradores do entorno das Unidades Metodologia da Pesquisa Foram traçados nos mapas de cada Unidade três raios: (1) de zero a dois quilômetros, (2) de dois a quatro quilômetros e (3) de quatro a seis quilômetros; Na região compreendida em cada um dos três estratos, as ruas foram listadas e cinco delas aleatoriamente sorteadas; Em cada uma das ruas sorteadas seis casas foram escolhidas: as duas melhores, as duas piores e duas de aparência mediana; Em cada Unidade, ao todo, foram pesquisadas 90 residências. 3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas Recreativas (CIDyR) 17-19/10/11 Barcelona Espanha Aplicação de Ferramentas de Gestão para Otimizar os Espaços de Cultura, Esporte e Lazer no SESI: Estudo de Caso do Departamento Regional do Rio Grande do Norte.

13 Principais resultados dessa pesquisa: Uma média de 30% dos residentes no entorno das instalações de CEL do SESI trabalham no setor industrial; Ouvir música, assistir TV/vídeo/DVD, internet, freqüentar o restaurante, festa, piquenique ou churrasco, caminhada e cinema estão entre as atividades mais praticadas pelos entrevistados nos últimos 30 dias; Maioria indicou que falta atividade para toda família; Maioria sugeriu a maior oferta de experiências de lazer em horários mais flexíveis. 3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas Recreativas (CIDyR) 17-19/10/11 Barcelona Espanha Aplicação de Ferramentas de Gestão para Otimizar os Espaços de Cultura, Esporte e Lazer no SESI: Estudo de Caso do Departamento Regional do Rio Grande do Norte.

14 Identificação dos macro-indicadores do contexto atual; Desenho de cenário interno e externo, identificando-se os pontos fortes e frágeis da organização e as oportunidades e ameaças do ambiente cultural; Reflexão sobre as perspectivas futuras focadas no contexto de CEL dentro da instituição; Identificação do foco nessa área para os próximos cinco anos; Elaboração dos projetos estratégicos. Realização do Planejamento Estratégico 3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas Recreativas (CIDyR) 17-19/10/11 Barcelona Espanha Aplicação de Ferramentas de Gestão para Otimizar os Espaços de Cultura, Esporte e Lazer no SESI: Estudo de Caso do Departamento Regional do Rio Grande do Norte.

15 OS PROJETOS PRIORITÁRIOS ELEITOS NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Ferramentas de Gestão em Tecnologia da Informação (TI) Soluções de TI visando gerar ferramentas necessárias para coleta de informações nas Unidades que auxiliem a tomada de decisão gerencial; Atividade Física com Qualidade Ampliar o leque de ofertas de atividades físico-esportivas que motivem a presença da família nas Unidades; SESI Kids Programa voltado para crianças no horário alternativo ao escolar, com aulas de prática esportiva, música, leitura e reforço escolar, através de parcerias internas com o Solar Bela Vista e a área de Educação. Academia SESI Implantação de uma academia ao ar livre e outra convencional em Mossoró 3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas Recreativas (CIDyR) 17-19/10/11 Barcelona Espanha Aplicação de Ferramentas de Gestão para Otimizar os Espaços de Cultura, Esporte e Lazer no SESI: Estudo de Caso do Departamento Regional do Rio Grande do Norte.

16 OS PROJETOS PRIORITÁRIOS ELEITOS NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Domingo de Lazer Temático para Família Industriaria Projeto já existente que será reestruturado com objetivo de levar a família industriaria ao SESICLUBE nos Domingos. Barracão de Oficinas Programação de cursos artísticos, desenvolvidos por módulos, com foco nas diversas dimensões da arte, em horários acessíveis aos trabalhadores. Projeto Crescendo com Arte Desenvolver uma metodologia educativa nos cursos de música, dança e teatro, a fim de auxiliar na formação integral de crianças e jovens, orientando-os sobre os valores da música e das artes cênicas como uma importante ferramenta na construção da cidadania. 3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas Recreativas (CIDyR) 17-19/10/11 Barcelona Espanha Aplicação de Ferramentas de Gestão para Otimizar os Espaços de Cultura, Esporte e Lazer no SESI: Estudo de Caso do Departamento Regional do Rio Grande do Norte.

17 CONCLUSÕES PRELIMINARES Quais foram as CONSEQUÊNCIAS desse trabalho? Maior envolvimento, estimulo e compromisso do corpo técnico; Insumos fidedignos, comprovados nas pesquisas, para implantação de projetos nas Unidades; Implantação de ferramentas de gestão que subsidiam a tomada de decisão dos gestores; Promoção da transversalidade nos setores e áreas no SESI; Otimização dos espaços de CEL atendendo os industriários; Maior reconhecimento da área perante as demais, devido aos novos conhecimentos gerados, tornado-se uma referencia para as ações de Cultura, Esporte e Lazer voltadas para a classe industriária. 3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas Recreativas (CIDyR) 17-19/10/11 Barcelona Espanha Aplicação de Ferramentas de Gestão para Otimizar os Espaços de Cultura, Esporte e Lazer no SESI: Estudo de Caso do Departamento Regional do Rio Grande do Norte.

18 CONCLUSÕES PRELIMINARES Quais serão os PRÓXIMOS PASSOS desse trabalho? Implementação dos projetos; Avaliação formativa e somativa de todo processo ao longo dos próximos cinco anos; Ampliar, cada vez mais a cultura da informação qualificada do seu público alvo junto ao corpo técnico, como estratégia de intervenção, buscando não somente atender suas necessidades e desejos como também antecipá-los. 3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas Recreativas (CIDyR) 17-19/10/11 Barcelona Espanha Aplicação de Ferramentas de Gestão para Otimizar os Espaços de Cultura, Esporte e Lazer no SESI: Estudo de Caso do Departamento Regional do Rio Grande do Norte.

19 OBRIGADO! Daniella Cerveira de Faria Gerente Executiva de Cultura, Esporte e Lazer SESI - DR/RN Antônio Carlos Bramante, Ph. D. QUALITY, Programas de Bem-Estar e Qualidade de Vida 3º. Congresso Ibero Americano de Instalações Esportivas Recreativas (CIDyR) 17-19/10/11 Barcelona Espanha Aplicação de Ferramentas de Gestão para Otimizar os Espaços de Cultura, Esporte e Lazer no SESI: Estudo de Caso do Departamento Regional do Rio Grande do Norte.


Carregar ppt "Aplicação de Ferramentas de Gestão para Otimizar os Espaços de Cultura, Esporte e Lazer no SESI: Estudo de Caso do Departamento Regional do Rio Grande."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google