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Disciplina do curso de Métodos de Melhoria da Produtividade - Engenharia de Produção 30 horas Dayse Regina Batistus Profª. da UTFPR Drª. Eng. Produção.

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1 Disciplina do curso de Métodos de Melhoria da Produtividade - Engenharia de Produção 30 horas Dayse Regina Batistus Profª. da UTFPR Drª. Eng. Produção – Logística e Transporte

2 Material disponível em: Internet Explorer

3 - Material de apoio - Textos e slides -Síntese da atividade : descrição de ação logística realizada na empresa em que atua. -Orientações para o desenvolvimento dos seminários. - Itens a serem avaliados nos seminários. - Resultados das Avaliações

4 Ementa: - sistema logístico - logística reversa - modelos de inventário - determinísticos - probabilísticos - Supply Chain Management

5 Dispor as mercadorias ou serviços apropriados nos locais certos, nos momentos precisos e nas condições desejadas pelos clientes, proporcionando a máxima contribuição para a empresa. (Ballou, 2001) Objetivo:

6 Como agregar valor e, ao mesmo tempo, reduzir os custos, garantindo o aumento da lucratividade? Gerenciamento da cadeia de abastecimento

7 Aplicações Logísticas

8 Logística Análise de investimen tos Designação LocalizaçãoProduçãoDistribuição Desenvolvi mento do produto Ergonomia Inventário Estoques Análise estatísti ca

9 Modelos de Inventário Determinísticos e Probabilísticos

10 Modelos de Inventário Determinísticos e Probabilísticos

11 Gestão de Inventário Gestão de Estoques

12 Pontos de vista opostos sobre estoques

13 Gestão de Estoques Aspectos Positivos Custos de emissão de pedidos Custo do stockout Custos de aquisição Custos da qualidade na partida

14 Gestão de Estoques Aspectos Negativos Custos de manutenção em estoques Custo da receptividade do cliente Custos para coordenar a produção Custos da qualidade na partida Entre outros

15 Balanceando os custos de manutenção em estoque contra os custos de emissão de pedidos

16 Sistemas do lote padrão

17 Determinando as quantidades pedidas Modelo I – Modelo II – Modelo III

18 Determinando as quantidades pedidas Modelo I – Lote Econômico de Compra (LEC)

19 Determinando as quantidades pedidas Modelo I – Lote Econômico de Compra (LEC) Suposições: 1- A demanda anual, o custo de manutenção em estoque e o custo de emissão do pedido podem ser estimados. 2- O nível médio de estoque para determinado material é a quantidade pedida dividida por Stockout, receptividade do cliente e outros custos são irrelevantes. 4- Não existem descontos por quantidade.

20 Determinando as quantidades pedidas Modelo I – Lote Econômico de Compra (LEC) Definição de variáveis: D = demanda atual para determinado produto (unidades por ano). Q = quantidade de material pedido em cada ponto de pedido. C = custo para manter uma unidade em estoque durante um ano. S = Custo médio para emitir um pedido de um material CTE = custo total anual de estocagem de um material ($ por ano)

21 Quando o ponto Q se aproxima do ponto P, a reta secante vai inclinando até atingir uma posição limite. Essa posição limite é o que chamamos de reta tangente.

22 Observe o comportamento do coeficiente angular da reta tangente ao gráfico da função:

23 Gráfico da Derivada

24 Observe o comportamento do coeficiente angular da reta tangente ao gráfico da função: Gráfico da Derivada

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27 Determinando as quantidades pedidas Modelo I – Lote Econômico de Compra (LEC) Fórmulas CTE = (Q/2)C + (D/Q)S CTE´(Q) = C/2 –DS/Q^2 CTE´= 0 Q = raiz (2DS/C) LEC = raiz (2DS/C)

28 Determinando as quantidades pedidas Modelo I – Lote Econômico de Compra (LEC) Exemplo CTE1 = (Q/2)C + (D/Q)S 2- LEC = raiz (2DS/C) 3- CTE1 = (Q/2)C + (D/Q)S 4- CTE1 – CTE2

29 ATIVIDADE NO EXCEL

30 Determinando as quantidades pedidas Modelo II – LEC para lotes de produção Suposições: 1- A demanda anual, o custo de manutenção em estoque e o custo de emissão do pedido podem ser estimados. 2- Nenhum estoque de segurança é utilizado, os materiais são fornecidos a uma taxa uniforme (p) e usados a uma taxa uniforme (d), e os materiais foram usados completamente quando o pedido seguinte começa a chegar. continua

31 Determinando as quantidades pedidas Modelo II – LEC para lotes de produção Suposições: 3- Stockout, receptividade do cliente e outros custos são irrelevantes. 4- Não existem descontos por quantidade.

32 Determinando as quantidades pedidas Modelo II – LEC para lotes de produção Definição de variáveis: D = demanda atual (unidades por ano). Q = quantidade de material pedido. C = custo para manter uma unidade em estoque. S = Custo médio para emitir um pedido. CTE = custo total anual de estocagem de um material _________________________________________________ d = taxa na qual unidades são retiradas do estoque para serem usadas (unidades por período de tempo). p = taxa na qual unidades são supridas no estoque (mesmas unidades de d)

33 Determinando as quantidades pedidas Modelo II – LED para lotes de produção Fórmulas 1. CTE = (Q/2)[(p-d)/p]C + (D/Q)S 2.LEC = raiz {(2DS/C).[p/(p-d)]}

34 Determinando as quantidades pedidas Modelo II – LEC para Lotes de Produção Exemplo LEC = raiz {(2DS/C).[p/(p-d)]} 2- CTE3 = (Q/2)[(p-d)/p]C + (D/Q)S 3- CTE2 – CTE3

35 Atividade no excel

36 Determinando as quantidades pedidas Modelo III – LEC com descontos por quantidade Suposições: 1- A demanda anual, o custo de manutenção de estoque e o custo de pedido de um material podem ser estimados. 2- Os níveis de estoque médios podem ser estimados em: Q/2 se as condições do modelo I prevalecerem. Q/2. [(p-d)/p] se as condições do modelo II prevalecerem. continua

37 Determinando as quantidades pedidas Modelo III – LEC com descontos por quantidade Suposições: 3- Stockout, receptividade do cliente e outros custos são irrelevantes. 4- Existem existem descontos por quantidade.

38 Determinando as quantidades pedidas Modelo III – LEC com descontos por quantidade Definição de variáveis: Todas as definições dos modelos I e II. Adicionalmente CTM = custos anuais totais de materiais ($ por ano) ac = custo de aquisição para comprar ou produzir uma unidade de um material ($ por unidade).

39 Determinando as quantidades pedidas Modelo II – LED com descontos por quantidade ac = demanda anual + custo das aquisições ou seja ac = (D).ac

40 Determinando as quantidades pedidas Modelo III – LEC com descontos por quantidade Definição de variáveis: Todas as definições dos modelos I e II. Adicionalmente CTM = custos anuais totais de materiais ($ por ano) ac = custo de aquisição para comprar ou produzir uma unidade de um material ($ por unidade).

41 Determinando as quantidades pedidas Modelo II – LED com descontos por quantidade CTM = custos anuais totais de estocagem + custos anuais totais de aquisição ou seja CTM = CTE +(D)ac

42 Determinando as quantidades pedidas Modelo III – LED com descontos por quantidade Fórmulas Modelo I – pedido entregue de uma só vez Modelo II – entregas parceladas

43 Determinando as quantidades pedidas Modelo III – LED com descontos por quantidade Fórmulas Modelo I – pedido entregue de uma só vez LEC = raiz (2DS/C) CTM = (Q/2)C + (D/Q)S + (D)ac

44 Determinando as quantidades pedidas Modelo III – LED com descontos por quantidade Fórmulas Modelo II – entregas parceladas 1- LEC = raiz {(2DS/C).[p/(p-d)]} 2- CTM = (Q/2)[(p-d)/p]C + (D/Q)S + (D)ac

45 Exemplo 9.3 Modelo I – pedido entregue de uma só vez LEC2,20 = raiz (2DS/C) C = 0,2 x 2,2 LEC2,00 = raiz (2DS/C) C = 0,2 x 2,0 LEC1,80 = raiz (2DS/C) C = 0,2 x 1,8 CTM2,2 = (Q/2)C + (D/Q)S + (D)ac CTM para Q=524,4 e Q = 700

46 Determinando as quantidades pedidas Modelo III – LED com descontos por quantidade Exemplo 9.3 a) Entregas parceladas 1- LEC2,20 = raiz {(2DS/C).[p/(p-d)]} LEC2,00 = raiz {(2DS/C).[p/(p-d)]} LEC1,80 = raiz {(2DS/C).[p/(p-d)]} 2- CTM = (Q/2)[(p-d)/p]C + (D/Q)S + (D)ac Para Q = 624,3 e Q = 700

47 Atividade no excel Just-in-time


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