A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONSULTORIA E ASSESSORIA EM UAN II JORNADA ACADÊMICA DE NUTRIÇÃO Nutricionista Especialista Márcia Regina A. da S. Braga.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONSULTORIA E ASSESSORIA EM UAN II JORNADA ACADÊMICA DE NUTRIÇÃO Nutricionista Especialista Márcia Regina A. da S. Braga."— Transcrição da apresentação:

1 CONSULTORIA E ASSESSORIA EM UAN II JORNADA ACADÊMICA DE NUTRIÇÃO Nutricionista Especialista Márcia Regina A. da S. Braga

2 CONSULTORIA E ASSESSORIA EM UAN CONCEITO: CONCEITO: UAN constitui unidade de trabalho ou órgão de uma empresa, que desempenha atividades relacionadas à alimentação e nutrição, independente da situação que ocupa na escala hierárquica da unidade (TEIXEIRA, 2006). UAN constitui unidade de trabalho ou órgão de uma empresa, que desempenha atividades relacionadas à alimentação e nutrição, independente da situação que ocupa na escala hierárquica da unidade (TEIXEIRA, 2006).

3 DADOS ESTATISTICOS: DADOS ESTATISTICOS: Estima-se que o setor de alimentação coletiva no Brasil forneça diariamente 4,9 milhões de refeições, oferecendo cerca de 150 mil empregos diretos e consumindo 2,5 milhões de toneladas de alimentos. Estima-se que o setor de alimentação coletiva no Brasil forneça diariamente 4,9 milhões de refeições, oferecendo cerca de 150 mil empregos diretos e consumindo 2,5 milhões de toneladas de alimentos. CONSULTORIA E ASSESSORIA EM UAN

4 No Brasil, a estimativa atual é que a cada cinco refeições realizadas, uma seja feita fora de casa. No Brasil, a estimativa atual é que a cada cinco refeições realizadas, uma seja feita fora de casa.

5 CONSULTORIA E ASSESSORIA EM UAN Melhoria da qualidade dos produtos e serviços oferecidos, para que esse diferencial determine quais permanecerão no mercado (ABERC, 2002).

6 CONSULTORIA E ASSESSORIA EM UAN PONTOS PRIMORDIAIS PARA A QUALIDADE DO SERVIÇO: PONTOS PRIMORDIAIS PARA A QUALIDADE DO SERVIÇO: Bom planejamento (cardápio, compras); Bom planejamento (cardápio, compras); Alimento (qualidade nutricional e sensorial); Alimento (qualidade nutricional e sensorial); Segurança (qualidade higiênico-sanitária); Segurança (qualidade higiênico-sanitária);

7 Atendimento (relação cliente-fornecedor); Atendimento (relação cliente-fornecedor); Preço. Preço. CONSULTORIA E ASSESSORIA EM UAN

8 As BPF fazem parte de um conjunto de normas regulamentadoras para o preparo de alimentos, a fim de controlar as condições operacionais e garantir a produção de alimentos seguros (RÊGO; STAMFORD; PIRES, 2001; SEMPREBOM; RIBEIRO, 2005). As BPF fazem parte de um conjunto de normas regulamentadoras para o preparo de alimentos, a fim de controlar as condições operacionais e garantir a produção de alimentos seguros (RÊGO; STAMFORD; PIRES, 2001; SEMPREBOM; RIBEIRO, 2005).

9 A responsabilidade técnica de uma UAN, segundo exigências legais, é exercida por nutricionista, e caberá a este elaborar, implantar e manter as BPF (ARRUDA, 2002). A responsabilidade técnica de uma UAN, segundo exigências legais, é exercida por nutricionista, e caberá a este elaborar, implantar e manter as BPF (ARRUDA, 2002). CONSULTORIA E ASSESSORIA EM UAN

10 LEIS QUE REGULAMENTAM: LEIS QUE REGULAMENTAM: A Resolução - RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002 estabelece Procedimentos Operacionais Padronizados que contribuam para a garantia das condições higiênico-sanitárias necessárias ao processamento/industrialização de alimentos, complementando as Boas Práticas de Fabricação. A Resolução - RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002 estabelece Procedimentos Operacionais Padronizados que contribuam para a garantia das condições higiênico-sanitárias necessárias ao processamento/industrialização de alimentos, complementando as Boas Práticas de Fabricação.Resolução - RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002Resolução - RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002

11 CONSULTORIA E ASSESSORIA EM UAN POPS (PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRONIZADO): POPS (PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRONIZADO): Higienização das instalações, móveis, equipamentos e utensílios; Controle de potabilidade da água; Higiene e saúde dos manipuladores; Manejo dos resíduos;

12 CONSULTORIA E ASSESSORIA EM UAN Manutenção preventiva e calibração de equipamentos; Controle integrado de vetores e pragas urbanas; Seleção das matérias-primas, ingredientes e embalagens.

13 CONSULTORIA E ASSESSORIA EM UAN SITUAÇÕES ADVERSAS: SITUAÇÕES ADVERSAS: UAN organizadas em espaços mal projetados, com número insuficiente de equipamentos e com manutenção precária. UAN organizadas em espaços mal projetados, com número insuficiente de equipamentos e com manutenção precária.

14 CONSULTORIA E ASSESSORIA EM UAN Atrasos de fornecedores; Atrasos de fornecedores; Colaboradores que faltam; Colaboradores que faltam; Clientes insatisfeitos. Clientes insatisfeitos.

15 CONSULTORIA E ASSESSORIA EM UAN Não se desespere! Não se desespere! Seja criativo! Seja criativo! Argumente para chegar às melhorias. Argumente para chegar às melhorias.

16 CONSULTORIA E ASSESSORIA EM UAN Sobrecarga de trabalho; Sobrecarga de trabalho; Número reduzido de operadores para produzir um grande número de refeições. Número reduzido de operadores para produzir um grande número de refeições.

17 CONSULTORIA E ASSESSORIA EM UAN Cuidado com os excessos! Cuidado com os excessos!

18 CONSULTORIA E ASSESSORIA EM UAN Mantenha sempre respeito e cordialidade! Mantenha sempre respeito e cordialidade! Tenha a todos como parceiros na busca dos objetivos. Tenha a todos como parceiros na busca dos objetivos.

19 CONSULTORIA E ASSESSORIA EM UAN É válido ressaltar que a alimentação é um dos aspectos mais importantes para o equilíbrio orgânico, e determina não somente a manutenção da saúde, como também do ponto de vista econômico, representa um dos fatores estruturais da competitividade, visto que afeta a capacidade para o trabalho, influenciando a dinâmica da evolução das sociedades (GRANHEN; COLARES, 2005). É válido ressaltar que a alimentação é um dos aspectos mais importantes para o equilíbrio orgânico, e determina não somente a manutenção da saúde, como também do ponto de vista econômico, representa um dos fatores estruturais da competitividade, visto que afeta a capacidade para o trabalho, influenciando a dinâmica da evolução das sociedades (GRANHEN; COLARES, 2005).

20 CONSULTORIA E ASSESSORIA EM UAN Obrigada e boa jornada! Nutricionista Especialista Márcia Regina A. da S. Braga


Carregar ppt "CONSULTORIA E ASSESSORIA EM UAN II JORNADA ACADÊMICA DE NUTRIÇÃO Nutricionista Especialista Márcia Regina A. da S. Braga."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google