A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Guia do instrutor- Sucesso no PDV Guia do instrutor SUCESSO NO PDV.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Guia do instrutor- Sucesso no PDV Guia do instrutor SUCESSO NO PDV."— Transcrição da apresentação:

1 Guia do instrutor- Sucesso no PDV Guia do instrutor SUCESSO NO PDV

2 Guia do instrutor- Sucesso no PDV Multiplicador, Com novo formato e conteúdo o curso SUCESSO NO PDV é uma atualização dos módulos I e II (Jornaleiro Empreendedor e Desafio de Vender) com um linguagem objetiva e dinâmica em quatro horas a proposta é transmitir aos proprietários dos Pontos de Venda uma visão comercial que favoreça a competitividade no mercado e os fortaleça como varejistas. Para este conteúdo não haverá treinamento de multiplicadores em São Paulo por não se tratar de um assunto novo.Mas, para que você conheça todos os aspectos importantes e que não podem ficar de fora em cada slide, elaborei este guia para facilitar a transmissão de todo o conteúdo durante o treinamento. Procure não se ater somente aos exemplos citados. Sua experiência no varejo é muito mais rica e você deve utilizá-la, isto tornará o treinamento ainda mais ilustrativa e dinâmico. Porém, tome cuidado para não fugir dos assuntos propostos ou alongar-se, tornando o treinamento muito extenso e cansativo. Durante o treinamento você também entregará o manual elaborado especificamente para ele. Solicite por telefone ou a quantidade necessária. Lembre-se de nos enviar as avaliações dos treinamentos realizados, e a lista de participantes a cada mês, e não hesite em nos contatar caso haja alguma dúvida. Bom Treinamento ! Abraços Márcia Cipriano

3 Guia do instrutor- Sucesso no PDV Apresente a Abril como o maior complexo editorial do Brasil com funcionários. Discorra rapidamente sobre as empresas do grupo descritas do slide. Diga também que temos ainda o maior complexo gráfico da América Latina localizado em São Paulo. Siga com o próximo slide falando sobre a DINAP como u3ma empresa do Grupo Abril que presta serviços a diversos editores, comercializando publicações em todo o país através de nossos distribuidores regionais, além é claro dos exportadores que são responsáveis por levar nossas publicações para outros países. Fale que de tudo que se vende no país hoje, 70% são produtos comercializados pela Dinap. Explique como as revistas chegam as mãos dos leitores Inicie o assunto falando que como em qualquer outro negócio, é necessário conhecer seus processos e características.A Dinap preocupada com isso promove há mais de 15 anos um programa de profissionalização constante. Comente que este mesmo treinamento é realizado em todo o país através de nossos distribuidores regionais. Diga que em breve teremos outras novidades sobre novos treinamentos. Dê as boas vindas aos participantes, agradecendo a presença de todos. Apresente-se, informe nome, cargo e experiência no mercado de publicações e com encontros desse tipo. Explique por quanto tempo ficarão juntos, o tempo de intervalo e o encerramento. Peça que eles também se apresentem, dizendo nome, localização do Ponto de Venda e tempo no negócio.

4 Guia do instrutor- Sucesso no PDV Pergunte ao grupo o que é o setor varejista. Espere que o grupo dê algumas respostas e conclua com o conceito: Varejo é: toda e qualquer atividade envolvida na venda de bens ou serviços diretamente ao consumidor final. Enfatize que todos os envolvidos no Varejo têm que se atualizar a respeito deste mercado. E acima de tudo estar atento constantemente ao comportamento de compra do consumidor (perfil, hábitos e mudanças) Diga que no Varejo a única constância é a mudança. Fale que de fato comercializar revistas não é uma tarefa fácil. Mas também diga que é o único tipo de comércio com características tão particulares. Pergunte ao grupo o que é segmentação? Deixe que o grupo responda e depois conclua apenas com o conceito. Segmentação: agrupamento das publicações a partir de suas características (formato e conteúdo editorial) Fale que a alta segmentação atende a uma tendência do varejo: um produto específico para cada grupo de interesses ou pessoas. Discorra sobre os demais itens. Diante destas características, pergunte ao grupo: Quais as consequências para o ponto de venda? Resposta: Gera alto volume de publicações, faltando espaço. Há solução para isso? Não, pois só há grande segmentação para atender a necessidade do consumidor. Diga o objetivo do treinamento. Pergunte ao grupo: Quais os aspectos importantes para tornar o PDV lucrativo e promissor? Deixe que o grupo fale e anote num flip chart. Se o grupo não disser todos os itens dê pistas, mas não seja direto.

5 Guia do instrutor- Sucesso no PDV Após anotar, apresente este slide confirmando que todos estão no caminho certo e de que iremos discorrer sobre cada um desses itens. Fale que a localização é um importante fator de sucesso pois define o tamanho do mercado consumidores. Se vai ter fluxo ou se terá que provocar fluxo ou aproveitá-lo da melhor forma. Fale que é necessário que cada PDV avalie se este fator é favorável ou não.

6 Guia do instrutor- Sucesso no PDV Discorra sobre os fatores favoráveis da localização. Para exemplificar sobre como avaliar o fluxo, siga com as instruções: 1º Fique ao lado do ponto-de-venda e anote quantas pessoas passam exatamente na frente dele (não anote ciclistas, e crianças abaixo de 2 anos). 2º Faça isso por 15 minutos. Multiplique por quatro. O total lhe dará a quantidade média por hora. 3º Faça esta medição em horários em que perceba maior ou menor fluxo. Anote num Flip-chart para facilitar o entendimento. Esta pesquisa lhe dará condições para conhecer melhor seu ponto. Lhe proporcionará informações que poderão ajudá-lo em futuras ações promocionais, como: quantas pessoas passam na frente do ponto e quantas efetivamente compram. Que tipo de público é maior, etc. Feche o assunto localização com este slide. Seja enfático Discorra sobre os itens. Principalmente sobre a concorrência.É importante que use seus exemplos do dia a dia para demostrar como pode ser sadio observá-los e tentar ser ainda melhor.Quem ganha é o consumidor e é fato há clientes para todos,

7 Guia do instrutor- Sucesso no PDV Pergunte ao grupo: O que é atratividade? Aguarde algumas respostas. Leia o conceito descrito no dicionário Diga que é um equívoco pensar que atratividade é apenas a limpeza e aparência do ponto de venda.

8 Guia do instrutor- Sucesso no PDV Discorra sobre os itens: Identidade Visual – crie uma marca forte, um nome para que o ponto de venda fique conhecido na região, além de ser visto por todo o público passante. Exposição - não exponha materiais promocionais grandes junto com as publicações. Somente exponha materiais elaborados estrategicamente para isso. Aproveitamento das Vitrines - Fale que a vitrine contribui para que o cliente veja, às vezes de longe, a publicação desejada e a procurada. E muitas vezes funciona como uma forma de divulgar que o produto chegou e que as chamadas de capa são interessantes. Cuidado! A vitrine, funciona como um cartão de visita do ponto de venda, portanto cuide para que fique também muito atrativa. Cuidado dos espaços vazios - eles passam a mensagem de que o PDV não tem publicações para oferecer. Não faça adaptações, estruture o PDV para os produtos que você quer e precisa oferecer. Não improvise. Ex.: isopor, balcão central feito com caixas emendadas, entre outros. Use outros exemplos da sua região, mas não identifique o ponto de venda. Passagem livre: objetos e equipamentos podem inibir ou até mesmo impedir a entrada do cliente para olhar as publicações. Limpeza e conservação - devem ser feitas externa e internamente. Iluminação do PDV- Dentro e fora, inclusive nas prateleiras, a iluminação dá visibilidade ao PDV e as publicações. Questione ao grupo: Qual ponto fundamental da atratividade está faltando?

9 Guia do instrutor- Sucesso no PDV Seja enfático ao falar deste item, pois colabora em muito para atrair clientes para o ponto de venda: APARÊNCIA E SIMPATIA DE QUEM VENDE Diga que se 63% dos clientes não recebem nenhuma influência do atendente no ponto de venda, significa que o cliente mais do que nunca prefere o auto-serviço. Portanto, a atratividade do ponto de venda é peça fundamental para torná-lo lucrativo de promissor. Se houver curiosidade sobre a origem destes números diga que foi uma Pesquisa do Instituto de Pesquisa Sense Envirosel encomendada pela abril e entregue em (jan/2006) Discorra sobre os itens. Reforce o último Impulsiona as vendas Dizer que em qualquer comércio varejista, qualquer que seja o ramo e o tamanho dele, nunca se tem disponível para vendas, toda a linha de produtos. Um hipermercado, por maior que seja, não vende de tudo. Uma loja de roupas não tem todos os tipos e modelos para vender. O importante é definir o conjunto de produtos adequado para cada público.

10 Guia do instrutor- Sucesso no PDV Fale que a definição do mix depende: - Da definições/estratégia do editor (qual abrangência do produto) - Da segmentação de público atendida (homem, mulher, adolescentes, crianças e 3ª idade). - Da tiragem que o editor definiu para a publicação - a Dinap negocia com o editor, mas é ele quem define: reparte e a região para onde o produto irá. Ele certamente correrá riscos, mas calculados. - Do histórico de vendas (base em edições selecionadas que tenham a ver com o conteúdo do novo lançamento.. - Da Troca de informações entre distribuidor e o ponto de venda – falta ou excesso de produtos. Exemplifique no flip-chart com no exemplo abaixo, como a distribuição pode bonificar ou reduzir o reparte de sua cota: Se o editor definiu uma tiragem do produto para o Brasil de: exemplares Se para sua praça definiu: exemplares ed ed ed ed reparte venda reparte venda Conclusões: -Se as vendas caírem o sistema irá reduzir o reparte; -Se o editor reduzir a tiragem seu reparte reduzirá também; -O sistema também pode bonificar a cota quanto as vendas aumentarem. A adequação do mix será uma missão constante do responsável pelo ponto de venda e por sua equipe, pois os lançamentos são constantes e é preciso que o ponto de venda nos ajude a entender as necessidades do seu público. MUITA NEGOCIAÇÃO!

11 Guia do instrutor- Sucesso no PDV Fale que o ponto de venda também pode ajudar na definição de seu mix. Abastecer o mais cedo possível: o cliente deve encontrar a revista quando procurar por ela. Conhecer o público consumidor da sua banca - para que possa oferecer novos produtos Fornecer dados que alterem positiva ou negativamente o mercado local – como abertura de outros estabelecimento que possam gerar mais vendas ou obras, ou qualquer outra situação que prejudique as vendas. Embora, muitas vezes não ha soluções, é importante ressaltar para os participantes que vender é positivo para todos da cadeia: o Jornaleiro, o Distribuidor, a Dinap e o Editor. Introduzir o assunto falando que o consumidor de hoje utiliza-se do auto serviço em todo varejo. Em função disso, todo varejo organiza seus produtos no ponto de venda de acordo com a necessidade de seu público. Facilitando assim que o cliente encontre o produto, posso tocá-lo, experimentá-lo.

12 Guia do instrutor- Sucesso no PDV Ressalte que, no caso de revistas, onde a compra é por impulso é um dos maiores motivos da venda, a correta exposição é mais importante ainda. Reforce que 52% das pessoas que entram no PDV, dizem que é desorganizado e de que tem dificuldade de encontrar a revista procurada. Portanto, o ponto-de-venda tem que estar organizado e os produtos muito bem expostos para atender aquele público. Conclua com maior ênfase que: É IMPRESCINDÍVEL INVESTIR UM BOM TEMPO DO SEU DIA NISSO Reforce que a capa é muito importante para nosso negócio, portanto a uma exposição deve ser voltada para o público consumidor. Seja firme ao dizer que: se é impossível expor 100% ou 50% da capa, então preciso priorizar a exposição dos produtos que trazem maior participação no faturamento para o ponto de venda. Pergunte se o grupo sabe o que é participação no faturamento. Caso o grupo não saiba, explique.

13 Guia do instrutor- Sucesso no PDV Fale que, a exposição de publicações segue os mesmos conceitos e tendências de todo o varejo; Pedir exemplos de supermercados: Se quero um desinfetante onde procuro? Se quero um biscoito onde procuro? Se procuro carne, onde devo ir? Após as respostas dizer que no mercado de publicações os produtos também são agrupados por sua similaridade, mas também por sua participação no faturamento. Falar dos itens do slide. Diga também que quando os produtos do mesmo segmento estão agrupados, é possível favorecer a venda de outros títulos daquele mesmo segmento. Reforce que as semanais e lançamentos devem ser separados, pois são perecíveis, quentes e devem chamar a atenção do público para elas. Agora que o grupo já viu como devemos separar as publicações, vamos entender como devem ser expostas. EXERCÍCIO DE EXPOSIÇÃO Entregue o exercício sobre exposição para cada participante. Peça que ao preencherem cada um pense no seu Ponto de Venda. Solicite que no primeiro quadro (LOCAL) coloquem os espaços mais vendedores do ponto de venda, aquele que chamam mais a atenção do cliente. Coloque todos os espaços, mas priorize os mais vendedores.

14 Guia do instrutor- Sucesso no PDV No segundo quadro (PUBLICAÇÕES) os participantes devem colocar os produtos que acreditam ser os que proporcionam maior faturamento para o ponto. Diga que neste momento é apenas uma previsão, mas que futuramente devem fazer isso com os dados reais. Depois de relacionar os LOCAIS e as PUBLICAÇÕES o participante deverá cruzar as informações. Ou seja, se um produto me dá maior participação no faturamento, portanto deve ocupar o melhor espaço do meu ponto de venda. E assim sucessivamente até que relacione todos os produtos em todos os locais. Isso me garantirá que o público consumidor continue encontrando os produtos que procuram. Veja os resultados de alguns participantes. Se houver divergência tente entender a argumentação passada por ele. Caso não seja suficiente reforce os conceitos. Com este slide conclua o exercício de Planejamento de exposição ou se o grupo tiver dúvida utilize como exemplo para as instruções no início. Fale que a forma com que as revistas são colocadas na prateleiras devem seguir alguns critérios : - Como a estatura masculina é mais alta que a feminina, as revistas para este público devem estar sempre nas prateleiras altas - As revistas do segmento feminino devem ficar sempre na altura mediana para facilitar o acesso, pois as mulheres tendem a não se esticar ou se agachar para procurar sua revista. - As revistas Jovens devem ficar abaixo das femininas. - As infantis sempre nas prateleiras baixas. estaturas!

15 Guia do instrutor- Sucesso no PDV Feche este fator com as deste e do próximo slide. Inicie perguntando ao grupo: O QUE É PROMOÇÃO? Espere algumas respostas e passe para o próximo slides discorrendo sobre o conceito. Seja enfático.

16 Guia do instrutor- Sucesso no PDV Pergunte ao grupo: Conhecem algum segmento varejista que não faz promoções? Diga que este é um diferencial e, em muitos casos imprescindível para Aumentar vendas, atrair novos clientes, aumentar o consumo de clientes existentes, divulgar o ponto de venda, fortalecer relacionamento, entre outro Fale que para realizar uma promoção bem feita é necessário planejar. E que juntos verão cada um dos passos para a elaboração de uma ação: EXERCÍCIO DE DESENVOLVIMENTO DE UMA AÇÃO. Entregue uma folha do exercício a cada participante. Comece dizendo que o objetivo deste exercício é que cada um pensando na realidade do seu Ponto de Venda elabore uma ação promocional. Diga que serão faladas de todos as etapas necessárias para elaboração da Ação Promocional e em seguida de cada etapa, serão dados alguns minutos para que individualmente cada um escolha sua opção, e preencha a folha de exercício. Diga que ao final de todos os passos o grupo será dividido em subgrupos e será escolhida uma Ação de cada Subgrupo e está será apresentada para todos por um representante Estabeleça o objetivo Quem se quer atingir? O que você espera ao final da ação. Dê alguns minutos para o grupo preencher o exercício. Defina o Público É preciso saber o público para definir publicação Dê alguns minutos para o grupo preencher o exercício.

17 Guia do instrutor- Sucesso no PDV Publicação envolvida Defina o(s) título(s) que estarão envolvidos na ação. Cuidado para não colocar todos os produtos disponíveis no ponto, pois há muita oscilação de tiragem e reparte. Você pode não ter como avaliar os resultados. Dê alguns minutos para o grupo preencher o exercício. Período de duração Diga que o período deve estar claro para você e para os clientes. Se a técnica utilizada for de fidelização é importante que mude sempre a premiação. Mudar é uma maneira de tornar sua promoção sempre uma novidade. Você pode encontrar no varejo muitos exemplos disso (Mc Lanche Feliz, Revista Recreio, Revista Caras, etc.) Dê alguns minutos para o grupo preencher o exercício. Região de atuação Esta definição será importante para fazer a divulgação da ação. Dê alguns minutos para o grupo preencher o exercício. Técnica promocional Diga que a escolha da técnica deve ser feita com cuidado, pois é preciso adequar as características do público que frequenta seu ponto de venda. Fale também que não pode ser muito complicada nem exigir muito do cliente pois de outra forma ele acaba desistindo de participar da promoção.

18 Guia do instrutor- Sucesso no PDV Discorra sobre o conceito de cada uma das técnicas: Sorteio: na compra acima de determinado valor dá direito a um cupom que deverá ser preenchido e colocado em uma urna. Não use está técnica para locais que tenham um grande fluxo. Reforce também que é importante deixar claro dia e hora do sorteio. Desconto: Ao adquirir determinada publicação o cliente ganha desconto na compra de outra. Ex.: na compra de uma revista infantil ganhe 10% de desconto na compra de outra. Compre e ganhe: Ao comprar determinada publicação ou acima de determinado valor, o cliente ganha um brinde. Ex.: compre duas publicações femininas e ganhe um brinde. Parcerias: ao comprar determinada publicação ou determinado valor em publicações, o cliente ganha um cupom que dá direito a um brinde ou serviço do comércio local. Ex.: na compra acima de R$20,00 ganhe uma ducha para seu carro. Alavancagem: na compra até determinado valor o cliente ganha um vale que dará direito a desconto num dia de menor fluxo. Ex.: nas compras acima de R$ 20,00 ganhe desconto de 10% na compra de qualquer publicação de segunda a quarta-feira. Eventos: o cliente é convidado a participar de um acontecimento no ponto de venda. Ex.: inauguração, reinauguração, tarde ou noite de autógrafos, etc. Concurso: o cliente deverá solucionar um problema ou criar um slogan, frase, etc. Após julgamento o melhor trabalho ganha um prêmio. Deixe claro o nome de toda a comissão julgadora para que o concurso tenha credibilidade. Dê alguns minutos para o grupo preencher o exercício.

19 Guia do instrutor- Sucesso no PDV Reserve recursos para a promoção Diga que é importante definir o quanto se dispões para a ação. Se o valor for baixo, tente fazer parcerias com os estabelecimentos ao redor do seu ponto de venda. Se não for possível fechar qualquer parceria, então você terá que trabalhar com o valor disponível. Dê alguns minutos para o grupo preencher o exercício. Divulgue a ação Diga para os participantes que é importante que as pessoas da região devem saber que a ação está rolando. Portanto, faça materiais de divulgação como: folhetos, faixas, banners, etc. Faça permutas com o jornal do bairro. Divulgue no seu ponto, nos parceiros, nos estabelecimentos ao redor e para o público passante. Faça parcerias Os estabelecimentos ao redor podem ajudar a financiar parte da ação, além de divulgar a ação e seu ponto de venda. Avalie a promoção Diga que é importante verificar se a ação atingiu o objetivo proposto. Relacione os ponto positivos e negativos para que possa fazer melhor da próxima vez. Dê alguns minutos para os grupos e peça para que o representante de cada um apresente a ação escolhida. Ao final enfatizar que o sucesso de uma ação promocional depende, em grande parte, de seu planejamento inicial. Aproveite a finalização do assunto sobre como desenvolver uma ação promocional passo a passo para dizer que não somente o material de divulgação de uma ação promocional, bem como os materiais de divulgação encaminhados pela Dinap, também devem ter atenção especial. Discorra sobre os itens.

20 Guia do instrutor- Sucesso no PDV Aproveite a finalização do assunto sobre como desenvolver uma ação promocional passo a passo para dizer que não somente o material de divulgação de uma ação promocional, bem como os materiais de divulgação encaminhados pela Dinap, também devem ter atenção especial. Discorra sobre os itens. Introduzir o assunto falando que, como foi falado nos outros itens, o cliente está muito mais exigente e por isso, para atendê-lo em suas necessidades, é preciso é preciso entender do negócio Reforce que cada um dos itens exemplificando com exemplos de sua região/PDVs

21 Guia do instrutor- Sucesso no PDV Faça o mesmo com todos os slides. Pergunte ao grupo antes de mostrar este slide : Como é o comportamento de compra da mulher? Após as respostas mostrar a transparência e falar do comportamento deste público, indicando qual atendimento mais adequado Diga que para ser especialista em clientes é preciso saber o comportamento de cada público ao efetuar suas compras. Fale que cada público tem necessidades diferentes e posturas diferentes no ponto de venda, por isso, o atendimento deve ser diferenciado. Diga que as considerações a serem apresentadas são de um modo geral, ou seja, existem exceções. Pergunte ao grupo antes de mostrar este slide : Como é o comportamento de compra do homem? Após as respostas mostrar a transparência e falar do comportamento deste público, indicando qual atendimento mais adequado. Pergunte ao grupo antes de mostrar este slide : Como é o comportamento de compra da 3ª idade? Após as respostas mostrar a transparência e falar do comportamento deste público, indicando qual atendimento mais adequado.

22 Guia do instrutor- Sucesso no PDV Pergunte ao grupo antes de mostrar este slide : Como é o comportamento de compra do jovem? Após as respostas mostrar a transparência e falar do comportamento deste público, indicando qual atendimento mais adequado. Pergunte ao grupo antes de mostrar este slide : Como é o comportamento de compra da criança? Após as respostas mostrar a transparência e falar do comportamento deste público, indicando qual atendimento mais adequado. Diga que hoje todo o Varejo oferece serviços aos clientes como um diferencial competitivo. Fale que os clientes muitas vezes preferem um determinado ponto de venda pelos serviços que ele oferece. Pergunte aos participantes que serviços eles podem oferecem aos seus clientes. Após as respostas, mostras os itens da transparência. Fale que antes de oferecer o serviço ao cliente deve-se levar em consideração o público a ser atendido e a estrutura do ponto de venda. Finalizar falando que quanto mais serviços for oferecido, maior a possibilidade de fidelização de seus clientes.

23 Guia do instrutor- Sucesso no PDV Discorra sobre os itens do slides reforçando a importância de cada um deles. Considerando este comportamento como modelo para ser aplicado ao cliente por toda a equipe. Enfatize que com controle e organização ele será capaz de obter: (fale sobre os itens do slide) Diga que na comercialização por consignação, onde o dinheiro entra integralmente, mas só parte dele é do ponto de venda, se não houver controle adequado, se o dinheiro for usado inadequadamente, o rombo pode ser difícil de ser coberto. O argumento de que o movimento de ontem não foi bom e hoje eu não tenho para pagar a fatura é comum, mas totalmente infundado, já que o que está sendo cobrado é somente o que foi vendido. Por este motivo é importante implantar o controle financeiro no ponto de venda. corrigir os erros.

24 Guia do instrutor- Sucesso no PDV Diga que hoje qualquer varejo, independente do tamanho, precisa ter um controle financeiro. Sem ele, corre-se o risco de fechar as portas. Ressaltar que uma das principais funções do controle financeiro é dizer se o ponto de venda está dando lucro ou precisa ser feita alguma ação para Salientar que muitas vezes por não ter o controle financeiro, quando percebe um problema nas finanças, já é tarde demais e o ponto de venda está com uma dívida muito maior do que imaginava, e muitas vezes, não sabe nem o valor total da dívida. Falar dos itens do slide Enfatize ainda estas dicas para não causar nenhum descontrole. Não controle as vendas através do encalhe Muitos proprietários usam a folha de encalhe para controlar o que vende no ponto de venda. O que é um grande erro, pois o que ele não está devolvendo não significa que tenha vendido. Existem outras possibilidades como: publicação perdida, roubo, etc. Não utilize o dinheiro do caixa para despesas particulares. O dinheiro não é seu é de sua empresa Investimento Diga que os tempos não são fáceis, mas se ele pretende empreender, ser maior, crescer no negócio, o investimento é um dos pilares mais importantes. Reforce a segurança Diga que é melhor pecar pelo excesso de zêlo. Informatize o PDV Isso lhe trará um controle muito maior Facilite o troco Como todo bom comércio Reforce: Não conte com o faturamento de hoje para fazer o pagamento de amanhã

25 Guia do instrutor- Sucesso no PDV Fale que a operação no ponto de venda é muito importante para que ele tenha sucesso e cresça no mercado. Explique cada item de acordo com as características da praça e da Distribuidora. Este item foi colocado na apresentação para que o instrutor ao final do treinamento esclareça possíveis dúvidas que o grupo possa ter neste assunto. Aproveite a oportunidade. Coloque-se a disposição para toda a prestação de serviços pelo distribuidor e equipe Explique cada item de acordo com as características da praça e da Distribuidora. Aproveite para mostrar todos os materiais que a Dinap/Distribuidor lhe envia e que poderão ser úteis l em vários momentos: conhecer ações promocionais que estejam acontecendo em outros PDV´S, regiões que podem também aplicar, lançamentos de publicações que possam interessar clientes do seu PDV. Explique cada item de acordo com as características da praça e da Distribuidora

26 Guia do instrutor- Sucesso no PDV Explique cada item de acordo com as características da praça e da Distribuidora Diga que para fechar o encontro, gostaria de mostrar ao grupo algumas características importantes sobre um Empreendedor de Sucesso. Fale sobre cada um dos itens, acrescentando à descrição conforme abaixo: Tenha objetivos claros para você e para sua equipe. Que sejam desafiantes, mas possíveis de serem realizados; Planejar permite que o empreendedor tome decisões com maior segurança e maior probabilidade de acerto. Então, faça; Seja incansável na busca de novas oportunidades para vender mais; Tenha iniciativa sempre antes que a concorrência o force a isso; Correr riscos faz parte do negócio, mas que sejam calculados; Crie e mantenha relacionamentos. Equipe, clientes ou parceiros;

27 Guia do instrutor- Sucesso no PDV Seja exigente com a qualidade e eficiência do seu ponto de venda. E faça sempre melhor; Persistência. Haja repetidamente ou mude de estratégia até alcançar o objetivo proposto; Seja comprometido e ético com o negócio e com seus clientes. Ter prazer naquilo que faz é premissa para ser bem sucedido Aperfeiçoamento profissional - Seja consciente de que não se sabe tudo, portanto, procure outros profissionais ou especialistas que possam assessorá-lo. Finalize com a frase do último slide. Ressalte-a bem e seja firma ao ler. Agradeça a presença de todos e deseje muito Sucesso! Coloque-se à disposição para eventuais dúvidas. Entregue a avaliação para que possamos avaliar a percepção das pessoas sobre o curso. Entregue os certificados


Carregar ppt "Guia do instrutor- Sucesso no PDV Guia do instrutor SUCESSO NO PDV."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google