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Apresentação aos Novos Professores

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Apresentação em tema: "Apresentação aos Novos Professores"— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação aos Novos Professores
Michal Gartenkraut Reitor do ITA Abril, 2005

2 Principais Atividades Destaques do Planejamento Estratégico
AGENDA Histórico Missão e Organização Quadro Atual Principais Atividades Destaques do Planejamento Estratégico Desafios Futuros Conclusão

3 Mais de Meio Século Formando Recursos Humanos para o Setor Aeroespacial

4 Quem é o Reitor Nascido na Polônia, Brasileiro Naturalizado
Paulista de São Paulo, Capital (Paulistano) Formação Eng Mecânico – Produção, ITA 1969 Mestre em Ciências, Pesquisa Operacional, ITA 1971 PhD, Engineering-Economic Systems, Stanford 1978 Experiência Professor, Departamento de Organização, ITA Cargos no Governo Federal Superintendente e Presidente, IPEA Adjunto da Assessoria do Presidente da República Secretário Geral (Vice Ministro), Min Planejamento Secretário de Assuntos Econômicos, Min Fazenda Coordenador Geral de Planejamento, Min Infra-estrutura Membro de Conselhos: CAPES, FINEP, Eletrobrás, Nuclebrás, Embraer Publicações, Premios e Condecorções Sócio, Rosenberg Associados, Consultoria em Economia e Finanças Gerente Geral, Estudo dos Eixos Nacionais, Consórcio Brasiliana Reitor do ITA, desde Novembro de 2001

5 1941 Criação do Ministério da Aeronáutica
Marcos da História 1941 Criação do Ministério da Aeronáutica 1945 Criação da COCTA – Plano Smith 1947 Início de Atividades na ETEx (atual IME), RJ 1950 Transferência para São José dos Campos 1951 Curso de Enga. Eletrônica 1953 Criação do IPD 1954 Lei 2.165 1961 Início Cursos de Pós-graduação 1969 Criação da Embraer 1975 Criação do QOEng 1995 Ingresso Feminino 2000 Criação do Ministério da Defesa; Com Aer 2001 Mestrado Profissionalizante e PPGAO 2002 Novo Plano Estratégico

6 Importância do ITA para a Aeronáutica Uma Visão Extraordinária
Importância do ITA para a Aeronáutica Uma Visão Extraordinária ... e Ambiciosa Domínio do Ciclo Tecnológico Completo = Fator de Soberania Nacional Alcançá-lo, começando com uma Escola Formar massa crítica de RH Em 1945, o Ten. Cel. Casimiro Montenegro Filho obteve autorização para criação do Centro Técnico de Aeronáutica (CTA) O primeiro instituto do CTA foi o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, uma escola dedicada a formação de uma massa crítica de cientistas e engenheiros dedicados ao desenvolvimento e absorção da tecnologia aeronáutica

7 Destaques do Plano Smith
Visão de Longo Prazo Tripé: Escola – P&D - Indústria ITA: Laboratório de Inovações - Revolução Educacional Conceito de Campus Universitário Professores e Alunos em Tempo Integral Forte Interação Professor/Aluno, Professor-conselheiro Educação e Ensino; Disciplina Consciente Organização Moderna Estrutura Departamental Flexibilidade e Autonomia Curricular Aperfeiçoamento Continuado do Corpo Docente Ênfase no Ensino Empírico, Empreendedorismo Ensino e Pesquisa Indissociáveis Escopo Ampliado (Humanidades, Ativ. Extra-curriculares) Novo Modelo de Pós-graduação

8 MISSÃO LEI 2.165, de “... Ministrar a educação e o ensino necessários à formação de profissionais de nível superior, nas especializações de interesse para a aviação em geral e a Força Aérea Brasileira, em particular Manter os cursos de extensão universitária, de pós- graduação e de doutorado Promover, através da educação e da pesquisa, o progresso das ciências e das técnicas relacionadas com a aeronáutica ...” LEI 6.165, de “A formação de engenheiros destinados ao Quadro de Oficiais Engenheiros do Corpo de Oficiais da Aeronáutica (QOEng) será feita através do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)...”

9 MISSÃO “Formar Técnicos Competentes e Cidadãos Conscientes” Casimiro Montenegro Filho Paraninfo, Turma ITA 1954

10 O ITA NA ESTRUTURA DO COMANDO DA AERONÁUTICA
COMANDANTE EMAER SEFA COMGAR COMGAP COMGEP DEPED DEPENS DAC CLA CLBI CTA CPBV

11 INFRA-ESTRUTURA E APOIO
CTA IFI IEAv IAE ITA VDR GIA GAB PESQUISA E DESENVOLVIMENTO INFRA-ESTRUTURA E APOIO E N S I N O PESQUISA E I N D Ú S T R I A

12 ORGANOGRAMA DO REGULAMENTO DE 1975

13 ORGANOGRAMA PROPOSTO 2002 Vigora em Caráter Experimental

14 CURSOS DE GRADUAÇÃO Engenharia Aeronáutica Engenharia Eletrônica
Mecânica- Aeronáutica Engenharia de Infra- Estrutura Aeronáutica Engenharia de Computação Aerodinâmica Estruturas Propulsão Mecânica de Vôo Projetos Eletrônica Aplicada Circuitos e Microondas Sistemas de Controle Telecomunica- ções Energia Projetos Organização Tecnologia Edificações Geotecnia Hidráulica Transportes Computação Científica Engenharia de Software Teoria da

15 ÚNICA ESCOLA A OBTER SEMPRE CONCEITO A EM TODOS OS PROVÕES
Resultados Provão ÚNICA ESCOLA A OBTER SEMPRE CONCEITO A EM TODOS OS PROVÕES Resultados normalizados – média de 19 participações nos Provões Metade dos graduados do ITA nos 5% superiores do Brasil

16 CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO
ENGENHARIA AERONÁUTICA E MECÂNICA 6 ENGENHARIA ELETRÔNICA E COMPUTAÇÃO 5 ENGa. de INFRA- ESTRUTURA AERONÁUTICA 3 FÍSICA 4 Aerodinâmica, Pro- pulsão e Energia Mecânica dos Só- lidos e Estruturas Física e Química dos Materiais Aeroespaciais Produção Sistemas Aeroespa- ciais e Mecatrônica MP – EMBRAER MP – PILKINGTON MP – IAE Dispositivos e Sis- temas Eletrônicos Informática Microondas e Optoeletrônica Sistemas e Controle Telecomunicações Infra-Estrutura de Transportes Transporte Aéreo e Aeroportos Física Atômica e Nuclear Física Nuclear Física de Plasmas PIGM

17 Quadro Discente Total MATRÍCULAS números aproximados
GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONALIZANTE MESTRADO DOUTORADO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) CEANSIS CEAAE CEEAA MBA MATÉRIA ISOLADA TOTAL

18 Mecânica-Aeronáutica 20
Graduação FORMANDOS 2004 Aeronáutica Eletrônica Mecânica-Aeronáutica 20 Infra-estrutura Aeronáutica 12 Computação TOTAL

19 Pós-Graduação DEFESAS DE TESE (+ Dissertação MP) 2004
MESTRADO DOUTORADO PG-EAM (+ 48MP) PG-EEC PG-EIA PG-FIS TOTAL (+ 48MP)

20 Graduados até 2004 Engenheiros 4.748 Aeronáutica (desde 1950) 1.262
Eletrônica (desde 1953) Mecânica-Aeronáutica (desde 1965) Infra-estrutura Aer (desde 1976) Computação (desde 1991)

21 PG stricto sensu 1.481 PG lato sensu 363 Pós Graduados até 2004
Mestres ( ) Doutores ( ) PG lato sensu

22 QUADRO ATUAL Servidores
Total Docente* Professores (sendo concursados recentes ) Pesquisadores Instrutores Não Docente *maioria em TIDE; 107 Doutores

23 Evolução do Quadro Docente 1984-2003

24 Produção Técnico-Científica 2004
Projetos de Pesquisa - Pedidos de Patente Trabalhos Publicados Livros Artigos em Revistas Anais de Congressos Eventos Organizados Missões no Exterior

25 Programas de Apoio ao ComAer
Comissão de Aeroportos da Região Amazônica COMARA Pesquisas em técnicas construtivas de aeroportos, controle de qualidade de aterros Comando Geral do Ar COMGAR Pesquisa e formação de recursos humanos, em nível de especialização; Mestrado e Doutorado em Aplicações Operacionais (guerra eletrônica, comando e controle, análise operacional e armamento aéreo) PPGAO Departamento de Controle do Espaço Aéreo DECEA Pesquisas e formação de recursos humanos, em áreas como comunicação, navegação e vigilância por satélites para o controle do espaço aéreo, GPS, simulador de vôo e processamento de sinais de radar Diretoria de Engenharia da Aeronáutica DIRENG Instalações laboratoriais do Setor de Geotecnia do ITA Sistema de Vigilância da Amazônia SIVAM Processamento de imagens ópticas e de radar de abertura sintética, redes de comunicações, comunicações seguras e criptografadas, otimização e inteligência artificial, estimação, redes neurais e outras tecnologias de interesse

26 Programas de Apoio ao Com Aer
SGB Satélite Geoestacionário Brasileiro FUNTTEL – CTA – ATECH - CPqD Segurança das comunicações Ionosfera SITDL Sistema Integrado de Tratamento de Dados de Localização FINEP – CLA – CLBI Tratamento de dados de trajetografia durante todas as fases de uma operação de lançamento. As operações de lançamento desenvolvem-se em três fases, conforme descritas abaixo: Fase de Pré-Lançamento: preparação do veículo lançador da carga-útil, do satélite e dos meios de solo. No que tange aos meios de solo, são executadas nesta fase as atividades de preparação, configuração, ajustes e testes de validação de configuração; Fase de Lançamento: cronologia de lançamento, o lançamento propriamente dito, o rastreio do veículo em vôo e a coleta de dados. Esta fase, onde predominam as operações em tempo real, é considerada a mais crítica, tanto do ponto de vista da missão quanto da segurança operacional; Fase de Pós-Lançamento: análise da missão, sobretudo a análise do desempenho do veículo e dos meios de solo

27 Mestrado Profissionalizante em Engenharia Aeronáutica
Uma Parceria ITA – EMBRAER Apoio FCMF

28 Imagem obtida pelo SAR do SIVAM e geo-codificada no ITA (IEE)
PROJETOS E PESQUISAS Cooperação CTA-CCSIVAM Parceria: Fundação ATECH Formação de RH e aprimoramento de base científica e tecnológica do SIVAM Termo Aditivo 1 Montante de recursos: ATECH R$ ,00 CCSIVAM US$ ,00 Termo Aditivo 3 ATECH R$ , CCSIVAM US$ ,00 Imagem obtida pelo SAR do SIVAM e geo-codificada no ITA (IEE)

29 CRIPTO SISTEMA DE CHAVES PÚBLICAS
PROJETOS E PESQUISAS Comunicações Seguras CRIPTO SISTEMA DE CHAVES PÚBLICAS Cooperação CTA – CCSIVAM: Termo Aditivo 02 Geração de Sistema Seguro para Transmissão Digital de Dados Sensíveis - pesquisas das Divisões de Ciência da Computação, de Engenharia Eletrônica e do Departamento de Matemática (c/PUC-RJ)

30 PROJETOS E PESQUISAS Estudo da Anomalia Equatorial Convênio CTA/DECEA
A figura mostra a evolução do conteúdo eletrônico total com tempo

31 SEAxM – SIMULADOR DE EMBATE AERONAVE VERSUS SISTEMA DE DEFESA
PROJETOS E PESQUISAS SEAxM – SIMULADOR DE EMBATE AERONAVE VERSUS SISTEMA DE DEFESA Modelagem e simulação com aplicações em Defesa, principalmente em treinamento e situações reais, para avaliar, com bom nível de precisão, a probabilidade de sucesso de determinada operação aérea

32 Novo Túnel de Vento de Ensino e Pesquisa
Laboratório de Aerodinâmica Prof. Kwei Lien Feng Ensaios Aerodinâmicos bi/tri-dimensionais para Projeto de Aeronaves de Alto Desempenho Financiadores: EMBRAER e FAPESP Parceiros: IAE-ASA-L, USP-SC e EMBRAER Total de recursos: US$ ,00 Dimensões Gerais Comprimento total = 40m Largura máxima = 4m Altura máxima = 4,6m Escoamento na Seção de Testes Velocidade máxima = 80m/s (280km/h) Número de Mach = 0,23 Número de Reynolds/metro = 4,7 x 106 Nível de turbulência = 0,05% Dimensões da Seção de Testes Comprimento = 4m Altura = 1m Largura média = 1,28m Ventilador Potência = 200hp Rotação = 890 rpm Controle de velocidade contínuo

33 Parceiros: CVV-CTA e outros
PROJETOS E PESQUISAS Desenvolvimento do Planador Biplace P1 Parceiros: CVV-CTA e outros Total de recursos: US$ ,00

34 Centro de Referência em Turbinas a Gás Apoio: El Paso/Petrobrás

35 Máquina de Usinagem de Alta Velocidade com Cinco Eixos Única no País
Centro de Competência em Manufatura Máquina de Usinagem de Alta Velocidade com Cinco Eixos Única no País

36 LAB DE SIMULAÇÃO DE RADAR Divisão de Engenharia Eletrônica

37 Mestrado Profissional em Enga Aeronáutica
PROJETOS E PESQUISAS Estudo Experimental da Emissão de Poluentes em Queimadores de Gás Natural Financiador:CNPq- Edital Universal – Processo /01-0 Parceiros: UNESP e INPE. Mestrado Profissional em Enga Aeronáutica Financiadores: Fundo Setorial Era, EMBRAER Parceiro: EMBRAER Mestrado Profissional em Enga de Produção Financiador: Pilkington Parceiros: Pilkington, ITA/IEI,IEM Mestrado Profissional em Enga. Espacial Financiador: AEB Parceiro: IAE

38 PROJETOS E PESQUISAS Ensaios Aerodinâmicos bi/tri-dimensionais para Projeto de Aeronaves de Alto Desempenho Órgão Financiador: EMBRAER e FAPESP (Proc. n. 00/ ) Parceiros: IAE-ASA-L, USP-SC e EMBRAER Identificação de Derivadas de Estabilidade e Controle de Aeronaves via Filtragem Não-Linear e Otimização Estocástíca: Algoritmos e Aplicações a Dados de Ensaio-em-Vôo Órgão Financiador: EMBRAER e FAPESP (Proc. n. 01/ ) Parceiro: EMBRAER Câmara de Combustão RQL para Turbinas a Gás Estacionárias que Utilizam Gás Natural como Combustível Órgão Financiador: CNPq – Edital CT-Energ 2003 Parceiros: INPE e UNESP

39 PROJETOS E PESQUISAS Patrocínio: FAPESP
Análise e projeto de antenas de microfita multicamadas Patrocínio: FAPESP Desenvolvimento de capacitação técnica para simulação e análise dos parâmetros de desempenho de antenas planares para telefone celular Patrocínio: Siemens Laboratório de Medidas Laboratório de Projetos

40 Projeto FVA CMI-17 (ITA/FCMF-COMPSIS-FINEP)
PROJETOS E PESQUISAS Soluções Tecnológicas de Apoio à Gestão de Tráfego e Mobilidade Rodoviária Projeto FVA CMI-17 (ITA/FCMF-COMPSIS-FINEP) SUB-PROJETOS Detecção de Tráfego por Sensoriamento Detecção de Tráfego por Vídeo Simulação de Tráfego em Rodovias Rastreamento e Telemetria de Veículos Banco de Dados Georeferenciado Apoio à Logística de Carga Rodoviária Detecção de Incidentes por Vídeo Apoio à Decisão no Gerenciamento de Rodovias Aplicação de BI no Gerenciamento de Rodovias Roteirização Otimizada de Veículos Apoio à Logística de Serviços

41 Capacitação de RH/Setor Aero Turbinas a Gás Detecção de Trincas
NOVOS PROJETOS Pseudo-Satélite Capacitação de RH/Setor Aero Turbinas a Gás Detecção de Trincas Cooperação com MA ....

42 Atividades Discentes Extra Curriculares
CASD Culturais Sociais Esportivas Orientação/Ordem Iniciação Científica Projetos de Pesquisa ITA Jr CasdVest Competições SAE Aerodesign SAE Mini-Baja Guerra de Robôs Olimpíadas

43 Representações do ITA CREA-SP MEC/CAPES, Comitês de Áreas MCT/CNPq, Comitês de Consultores MCT/FINEP, Consultores FAPESP, Consultores Ad Hoc Forum de Pró-Reitores de Graduação Forum de Pró-Reitores de Pós-graduação

44 Participação do Reitor
Comitê Gestor do Fundo Setorial Espacial/Aer (MCT, repr. Comunidade Científica) Conselho de Tecnologia, FIESP Presidente do Conselho, CECOMPI (OS, promoção da produtividade e competitividade industrial do Cone Leste Paulista) Vice Presidente, UNIEMP (Integração Universidade – Empresa) ANDIFES (afiliação em processamento)

45 Instituição Sui Generis
Conclusão Instituição Sui Generis Marca de Excelência Extraordinária Visão dos Pioneiros Modelo Dual: Formação de Recursos Humanos de Alto Nível para o Setor Aeroespacial, a FAB em particular Núcleo Originador do CTA e Setor Aeroespacial Pioneirismo no Universo Educacional Brasileiro Contribuições para Desenvolvimento do País

46 RAZÕES DO SUCESSO Solidez do Modelo Educacional Busca da Excelência
Conceito de Campus Universitário: Contato Intenso Professor/Aluno Educação e Ensino Modelo Dual Disciplina Consciente Busca da Excelência Seleção Primorosa de Alunos Ensino e Pesquisa Indissociáveis Aperfeiçoamento Continuado do Corpo Docente Cooperação Externa Autonomia em relação ao MEC Laboratório de Inovações Educacionais: impactos na LDB Estrutura Departamental Foco Tecnológico Flexibilidade e Agilidade Curricular

47 DESAFIOS Antigos e Novos
Marca de Excelência - Busca Permanente Instituição Sui Generis: Alavancar Dualidade Preservar Valores Originais Disciplina Consciente Novos Paradigmas e Evolução Tecnológica Novo Perfil do Profissional Bônus e Ônus de ser Setor Público Planejamento de Longo Prazo Novo Modelo de Financiamento Autonomia Universitária

48 Fundação Casimiro Montenegro Filho
NOVOS INSTRUMENTOS PARCERIAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO USP UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS UNICAMP TOKYO INSTITUTE OF TECHNOLOGY TIT TECHNICAL UNIVERSITY BERLIN TUB INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA IME MASSACHUSSETTS INSTITUTE OF TECHNOLOGY MIT PMSJC CECOMPI: promoção da produtividade industrial e da competitividade econômica do Cone Leste Paulista por meio de inovação tecnológica e do empreendedorismo da região Secretaria de C&T ESP Parque Tecnológico de São José dos Campos Fundação Casimiro Montenegro Filho LABTEC INCUBAERO: Incubadora voltada para o Setor Aeroespacial UNIEMP

49 Principais Lições Visão Ambiciosa Solidez do Modelo Perseverança Futuro: Cenário de Mudanças e Enormes Desafios Ritmo de Mudanças Empreendedorismo Novos Instrumentos para Enfrentá-los Reforma Administrativa: Organização Ágil Novo Modelo de Financiamento Parcerias Incubadora Papel da Fundação Casimiro Montenegro Filho Fundamental Restaurar e Preservar os Valores Originais Vínculo Renovado com FAB, Autonomia Papel do CASD “Formar Técnicos Competentes e Cidadãos Conscientes” Casimiro Montenegro Filho Paraninfo, Turma ITA 1954

50 ITA Michal Gartenkraut reitor@ita
ITA Michal Gartenkraut (12) reitoria (12) residência (12) celular

51 ITA Apresentação aos Novos Professores Abril, 2005


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