A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

III Encontro de Boas Práticas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "III Encontro de Boas Práticas"— Transcrição da apresentação:

1 III Encontro de Boas Práticas
Formação Continuada dos Professores Inserir aqui foto da escola, ou foto referente ao projeto. Preferencialmente uma foto relacionada ao projeto E.E. Prof Daniel Paulo Verano Pontes Projeto: Planejamento e Ação

2 OBJETIVOS Oferecer ferramentas de apoio à professora de Português das 8ª séries para suprir as defasagens pedagógicas (leitura e escrita) constatadas na análise do desempenho dos alunos Ajustar o conteúdo da Proposta Curricular de 8ª Série do Estado de SP para o real nível de desempenho dos alunos Público Alvo: 187 alunos das oitavas séries

3 JUSTIFICATIVA A defasagem entre a Proposta Curricular do Estado e o nível de desempenho dos alunos levava a: Baixos índices de participação dos alunos nas aulas Estagnação nos indicadores de desempenho dos alunos Desmotivação dos professores

4 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS
Apoio da equipe gestora da escola Montagem de uma equipe de trabalho: coordenadora pedagógica, professora de Português, Pedagoga e Facilitadora de Parceria Comprometimento e disponibilidade para elaboração coletiva do planejamento semanal e viabilização pela direção da inserção do projeto na grade curricular e no calendário escolar Recursos pedagógicos da escola

5 PASSO A PASSO - DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
1º passo: Mediante resultados das Avaliações, a professora de Português das 8ª séries solicitou apoio da equipe gestora e parceria – dez 2010 2º passo: Contratação de pedagoga para assessoria direta (em sala de aula) à professora de Português das 8ª séries. 3º passo – Discussão para Implantação do Projeto: equipe gestora, Facilitadora, professora e especialista do Getep- fev 2011

6 PASSO A PASSO - DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
4º passo: Sondagem avaliativa ( verificação da situação real do desempenho dos alunos em Leitura e Escrita) Org. da Página Letra Maiúscula Segmenta- ção Pontuação Ortografia Acentuação Investi- mento 8aA 5,0 4,5 3,0 4,3 4,7 6,3 8aB 5,6 2,7 3,5 4,4 5,9 8aC 3,3 2,4 3,4 3,7 8aD 1,9 2,1 8aE 3,9 1,8 1,3 4,1 3,2

7 PASSO A PASSO - DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
5º passo: Elaboração de um Planejamento Estratégico a partir dos aspectos observados na sondagem inicial, mantendo as diretrizes da Proposta Curricular do Estado de SP. 6º passo: Implantação do Projeto 7

8 CRONOGRAMA DE AÇÃO Cronograma do trabalho: 4h e meia / semana
Público- alvo: 5 turmas de 8ª séries (aulas de Português) 1h / semana: Elaboração do plano com a professora de Português 3h e meia / semana: Acompanhamento da especialista em sala de aula com a professora de Português

9 Planejamento e Ação Ex: Trabalho “Carta do Leitor”

10 Exemplo de ajuste no trabalho com o caderno curricular do Estado
Previsão do tempo previsto no caderno curricular do Estado: 6 a 8 aulas – 50 min Tempo real utilizado para o desenvolvimento do trabalho Carta do Leitor pela professora de Português: 15 aulas – 50 min

11 Planejamento e Ação - Trabalho “Carta do Leitor”
1- Conhecimento prévio sobre Carta do Leitor - 2- Apresentação de vários modelos de carta do Leitor 3- Análise da tipologia textual ( argumentação) 4- Busca de um assunto de interesse em revista/jornal da semana para a elaboração da carta 5- Escrita da 1ª versão da carta 6- Devolutiva aos alunos e reescrita 7- Digitação da carta do leitor na sala de informática 8- Avaliação bimestral com o foco na carta ao leitor 9- Exposição de cartas

12 Carta ao Leitor – Apresentação de vários modelos de carta do Leitor

13 Carta do Leitor – Busca de um assunto de interesse dos alunos em revista/jornal para a elaboração da carta

14 Carta ao Leitor – Escrita da 1ª versão da carta

15 Carta ao Leitor – Devolutiva e reescrita

16 Carta ao Leitor- Digitação da carta do leitor na sala de informática

17 DESAFIOS ENCONTRADOS Garantir o cumprimento do planejamento nos outros dias da semana, sem a presença da pedagoga em sala de aula Baixos índices de frequência dos alunos das 8ª séries nas aulas regulares

18 SOLUÇÕES DESENCADEADAS
Contratação de uma estagiária para auxiliar o professor de Português, em sala de aula, a fim de que o Planejamento pudesse ser cumprido. Construção de parceria entre a professora de Português e especialista em ensino/aprendizagem (aspectos emocionais e operacionais)

19 RESULTADOS Resultados Qualitativos
Professora apoiada, preparada e confiante em si própria para trabalhar com as defasagens cognitivas dos alunos na sala de aula Alunos mais motivados e participativos Ampliação do apoio da especialista com a professora de Português das 7ª séries (desde junho) Após sucesso da professora de Português da 8ª série, outros professores solicitaram assessoria da especialista (início em 24 de setembro)

20 Média/ Sondagem Inicial - fevereiro
RESULTADOS Quantitativos Evolução Média nas produções escritas: (Org. da Página, Letra Maiúscula, Segmentação, Pontuação Ortografia, Acentuação, Investimento) Classe Média/ Sondagem Inicial - fevereiro Média / Resenha junho Média / Cartas setembro 8a A 5,0 8 8,5 8a B 4,5 7,5 7 8a C 3,5 6 8a D 8a E 5,5 Média da 8ª série 4 6.6 7.1

21 RESULTADOS Quantitativos
( 21

22 Case do Sucesso - Aluno Gustavo Costa - 8ª E
Fevereiro 2011 Agosto 2011 Problemas disciplinares Alto índice de faltas nas aulas Falta de interesse nas aulas Dificuldade de leitura e escrita Melhora no comportamento Maior assiduidade às aulas Maior interesse nas aulas - solicita ajuda quando não compreende Maior comprometimento- entrega as produções nos prazos determinados pela professora

23 Gustavo Costa- Março/Agosto
Abril

24 Gustavo Costa- Março/Agosto
Junho Agosto

25 Gustavo Costa: Março – Agosto

26 Gustavo Oliveira Costa - 8ªE
 São Paulo, 12 de agosto de 2011 A Revista: Superinteressante Referente a reportagem : Dono de zoológico vai passar 35 dias trancado em jaula com casal de leões . Gostei da reportagem porque foi a primeira vez que vi alguém colocar sua vida em risco por causa de animais . Não ficaria na jaula por causa de espécie alguma, acho que ficaria na jaula somente pela minha mãe. Deve ter outras formas de conseguir dinheiro sem colocar sua vida em risco . Agradeço sua atenção, Gustavo Oliveira

27 Fase inicial – Diagnóstico do nível de proficiência dos alunos

28 Desenvolvimento do Trabalho: Carta do Leitor
. Sequências Didáticas: do mais simples para o mais complexo, mantendo a estrutura do caderno curricular do estado

29 Reunião de planejamento, monitoramento e avaliação com a equipe gestora, professora e especialista

30 Construção do trabalho em equipe: Educação é a gente que faz!

31 Apoio da Equipe Gestora e da empresária
Diretora, empresária e vice-diretora

32 Parceria de trabalho: professora da escola e especialista

33 PARA REPLICAR EM SUA ESCOLA
Entre em contato Nome: Ana Maria Marques Cargo: Diretor de Escola Telefone:

34 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias- Ensino Fundamental- Ciclo II e Médio Coleção ALP ( FTD) Aula nota 10 ( Doug Lemov) Sites para pesquisa: ( revista Super Interessante e Ciência de Hoje para Criança e Portal do professor do governo)


Carregar ppt "III Encontro de Boas Práticas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google