A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO: Uma visão do futuro desses aspectos no mundo integrado digitalmente Prof. Dr. Stavros P. Xanthopoylos São Paulo, 09 de abril de 2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO: Uma visão do futuro desses aspectos no mundo integrado digitalmente Prof. Dr. Stavros P. Xanthopoylos São Paulo, 09 de abril de 2014."— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO: Uma visão do futuro desses aspectos no mundo integrado digitalmente Prof. Dr. Stavros P. Xanthopoylos São Paulo, 09 de abril de 2014

2 Tópicos Contexto da Gestão do Conhecimento As tecnologias educacionais – Internet e Redes Eixos, impactos e desafios na educação Cidadania Digital Redes Sociais na educação Desafios e Perspectivas REA e MOOCs Considerações finais Contexto da Gestão do Conhecimento As tecnologias educacionais – Internet e Redes Eixos, impactos e desafios na educação Cidadania Digital Redes Sociais na educação Desafios e Perspectivas REA e MOOCs Considerações finais

3 Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas FGV ONLINE Missão Desenvolver e gerenciar tecnologias, metodologias e soluções específicas de educação a distância, sob a responsabilidade acadêmica das escolas e dos institutos da FGV, no âmbito nacional e internacional, liderando e inovando em serviços educacionais de qualidade. Visão Ser referência internacional na distribuição de produtos e serviços educacionais inovadores e de alta qualidade na educação a distância.

4 AGENDA Conhecimento e Criação de Valor Novas Metodologias e Ferramentas O Papel da Internet e a Tecnologia de Redes O Impacto na Educação Hipoteses e Possiveis Estratégias para a Educação Perspectivas e Desafios Considerações Finais

5 Tecnologia Educacional

6 Gestão do conhecimento e criação de valor O conhecimento é um processo constante de movimento e mudança, voltado para o futuro, na medida em que influencia a estrutura do pensar e tomada de decisão e implica ação de significado relevante. Fonte: adaptado de CARBONE, Pedro Paulo et alii. Gestão por competências e gestão do conhecimento. RJ: Editora FGV, está voltado para o futuro, gera inovação e evolução O conhecimento pode levar à criação de valor porque......implica ação de significado relevante, gera benefícios práticos e qualidade de vida - perspectiva...influencia a estrutura do pensar e a tomada de decisão, gera segurança na ação

7 A EAD sempre ensinou via Rede Social EAD = INTERATIVO + COLABORATIVO = EDUCATIVO As plataformas sociais visam expandir essas redes Gera-se outra perspectiva no processo de aprendizagem Conectivismo, por exemplo Perspectiva de Gestão do Conhecimento Proporciona flexibilidade e liberdade na adoção de estratégias de aprendizado do indivíduo e do coletivo Fonte: CTAE/FGV

8

9 Participação maior de todos - professor mentor, aluno pesquisador – avaliação pelos pares Cria-se um Mercado de Idéias Conhecimento produzido em rede, criticamente com debate e não consensual necessariamente Maior tempo para colaborar e elaborar respostas Cidadania Digital Impacto na Aprendizagem

10

11 Cria-se mercado das idéias Atualiza-se e perpetua-se o conteudo – valor econômico e estratégico Desenvolve-se a Cidadania Digital Acesso ao conhecimento Redefinição do processo educacional Teias de Conhecimento

12

13 O papel da internet – novo ciberespaço A Internet, ícone desta revolução, é um meio de comunicação que permitiu pela primeira vez na história da humanidade a comunicação de muitos com muitos, num momento escolhido, e em escala global além de ter desconstruído e construído uma nova noção de tempo e espaço, deixando o mundo parecer infinitamente menor e globalmente conectado, não sendo necessários os 80 dias para dar a volta ao mundo, pois isto acontece em questão de segundos (Castells, 2003).Castells Nova dimensão de Comunicação - Ciberespaço espaço bastante heterogêneo que compreende uma complexidade de formas de interação funciona como uma extensão das relações que estabelecemos no mundo real

14 Tecnologia de redes Não se trata da organização em rede da tecnologia, mas da organização em rede dos seres humanos através da tecnologia. Não se trata de uma era de máquinas inteligentes, mas de seres humanos que, através das redes, podem combinar a sua inteligência Don Tapscott Don Tapscott Sociedade em Rede mediada por computadores e demais tecnologias da informação e comunicação (TICs) estabelece novas sociabilidades construídas em um ambiente de comunicação integrado

15 A Educação Hoje O que fazemos hoje é um continuum que combina: Presencial puro Presencial com tecnologia Semipresencial Blended (misto) Elearning Tutorado Elearning Puro por Correspondência – único puramente a distância Educação da aproximação, da integração, digital...

16 Aprendizagem: Os novos desafios O futuro é agora. A todo momento, a história das relações humanas, sociais, de trabalho e, consequentemente, as de aprendizagem não param de ser reescritas, sendo reeditadas e atualizadas colaborativamente em um novo mundo digital. Fonte: MURASHIMA, Mary; XANTHOPOYLOS, Stavros. O novo conceito de cidadania: A distância apenas virtual entre n ó s e nosso futuro. (Whitepaper), março Imigrante DigitalGera inovação e melhorias para produtos e serviços de forma reativa Construindo o cidadão digital......Cidadão Digital Condição básica para ser competitivo no mercado de trabalho...Nativo Digital Possui grande domínio das tecnologias com pouco foco Cidadania Digital

17 Aprendizagem: Os novos desafios O conectivismo construcionista – contribuição das ferramentas em rede Construção de conhecimento por pares Participação maior de todos os profissionais/educadores – com os pares Conhecimento produzido em rede, criticamente com debate e não consensual necessariamente Maior tempo para colaborar e elaborar respostas Criação do mercado de conhecimento e idéias

18 Tecnopedagogia PASSADOPRESENTENOVAS FUNÇÕES Supervisor pedagógicoArquiteto pedagógicoProjeta o curso ProfessorProfessor - autorProduz conteudo e atividades Professor - tutorMedia as aulas e a aprendizagem Desenhista instrucionalColoca o conteudo na mídia adequada Web designerProduz os recursos multimídia Suporte técnicoFacilita o uso da tecnologia

19 Orientador de Curso Orientador de Alunos Avaliador Elaborador de Instrumentos de Avaliação Desenvolvedor de Cursos Desenvolvedor de Programas Papel Desagregado do Professor Fonte: WGU – Western Governors University

20 Hipóteses para Educação com Inovação Tecnológica EDUCAÇÃO: Premium ou Acesso Paga, Gratis ou Freemium Local ou Global, Integrada Informal versus Formal – Novos papeis Individualizada ou Massificacada Certificada ou Reconhecida – habilidades e competências EDUCAÇÃO: Premium ou Acesso Paga, Gratis ou Freemium Local ou Global, Integrada Informal versus Formal – Novos papeis Individualizada ou Massificacada Certificada ou Reconhecida – habilidades e competências

21 Alguns aspectos a serem cruzados para o posicionamento estratégico: Estratégias para a Globalização da Educação com Inovação Tecnológica nas Universidades Nosso Aluno Nosso ConteudoNosso Professor Qualquer Aluno Qualquer Conteudo Qualquer Professor X Certificação Formal ? Fonte: Adapted from Prof. Judith Murray, TRU, Canada

22 Perspectivas e Desafios Novos Modelos de Negócios Conteudo e Conhecimento REA (Recursos Educionais Abertos) - OER MOOCs – Massive Online Open Courses Reconhecimento de conhecimento informalmente adquirido Papel das Instituições Novas Estruturas

23 Alteração de paradigma: deslocamento do foco em T&D formação de UCs Educação corporativa Adaptado de MEISTER, J. Educação corporativa: gestão do capital intelectual através das universidades corporativas. SP: Makron Books, Alteração de paradigma: deslocamento do foco em T&D T&DUniversidades Corporativas pr é dioLocalqualquer lugar atualizar qualifica ç õesConte ú dosdesenvolver competências do neg ó cio aprender ouvindoMetodologiaaprender agindo funcion á riosP ú blico-Alvostakeholders professores/consultores de universidades externas Corpo Docentegerentes seniores, professores e consultores universit á rios evento ú nicoFreq ü ênciaprocesso cont í nuo de aprendizagem desenvolver qualifica ç õesMetasolucionar problemas reais e melhorar desempenho

24 Desenvolvimento da mão de obra qualificada e alta performance Gestão por competências Domínio das Soft Skills Gestão do Conhecimento, da Aprendizagem ou da Sadedoria, ou todas juntas? Atração/Retenção através de qual fatores de motivação Construção do Capital Intellectual Organizacional

25 Perspectivas e Desafios Modelo Educacional Cidadania Digital Professores – agente de transformação da aprendizagem Alunos – efetividade no uso do ambiente de conectivismo – nova cultura de aprendizagem Redes de aprendizagem: redes informais e formais na formação de redes de conhecimento - alavancar redes de aprendizagem que se transformam em redes de pesquisa, consolidação da gestão do conhecimento

26 Considerações Finais Vantagens com os novos modelos: o Aumento da interação: quantidade e intensidade; o Acesso facilitado ao conhecimento; o Apoio do grupo; o Ambiente democrático; o Acesso conveniente; o Mais motivação; o Aprendizagem ativa e cooperativa; o Cidadania digital O novo modelo educacional, é um dos instrumentos que veio para melhorar a nossa qualidade de vida e cidadania. Essa discussão é premente para acelerarmos a formação dos nossos cidadãos digitais neste novo mundo da economia do conhecimento

27 Considerações Finais Maior movimento de democratização de conhecimento da história – no dia a dia, na educação e nas organizações Processo sem volta – nova dimensão de comunicação Novos modelos de cadeias de valor na educação corporativa e geral Um processo sem fim…

28 O único capital insubstituível que uma nação possui é o conhecimento de seus cidadãos e sua capacitação. A produtividade deste capital depende da relação de eficácia, entre o compartilhamento da competência de cada um com aqueles que possam utilizá-la. Adaptado de Andrew Carnegie

29 Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos Vice-Diretor FGV-IDE Obrigado!


Carregar ppt "EDUCAÇÃO: Uma visão do futuro desses aspectos no mundo integrado digitalmente Prof. Dr. Stavros P. Xanthopoylos São Paulo, 09 de abril de 2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google