A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma visão do futuro desses aspectos no mundo integrado digitalmente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma visão do futuro desses aspectos no mundo integrado digitalmente"— Transcrição da apresentação:

1 Uma visão do futuro desses aspectos no mundo integrado digitalmente
EDUCAÇÃO: Uma visão do futuro desses aspectos no mundo integrado digitalmente Prof. Dr. Stavros P. Xanthopoylos São Paulo, 09 de abril de 2014

2 Tópicos Contexto da Gestão do Conhecimento
As tecnologias educacionais – Internet e Redes Eixos, impactos e desafios na educação Cidadania Digital Redes Sociais na educação Desafios e Perspectivas REA e MOOC’s Considerações finais

3 FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas
Missão Desenvolver e gerenciar tecnologias, metodologias e soluções específicas de educação a distância, sob a responsabilidade acadêmica das escolas e dos institutos da FGV, no âmbito nacional e internacional, liderando e inovando em serviços educacionais de qualidade.  Visão Ser referência internacional na distribuição de produtos e serviços educacionais inovadores e de alta qualidade na educação a distância.

4 Conhecimento e Criação de Valor Novas Metodologias e Ferramentas
AGENDA Conhecimento e Criação de Valor Novas Metodologias e Ferramentas O Papel da Internet e a Tecnologia de Redes O Impacto na Educação Hipoteses e Possiveis Estratégias para a Educação Perspectivas e Desafios Considerações Finais Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores

5 Tecnologia Educacional
Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores 5

6 Gestão do conhecimento e criação de valor
O conhecimento é um processo constante de movimento e mudança, voltado para o futuro, na medida em que influencia a estrutura do pensar e tomada de decisão e implica ação de significado relevante. Fonte: adaptado de CARBONE, Pedro Paulo et alii. Gestão por competências e gestão do conhecimento. RJ: Editora FGV, 2005. O conhecimento pode levar à criação de valor porque... Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores ...está voltado para o futuro, gera inovação e evolução ...influencia a estrutura do pensar e a tomada de decisão, gera segurança na ação ...implica ação de significado relevante, gera benefícios práticos e qualidade de vida - perspectiva

7 A EAD sempre ensinou via Rede Social
EAD = INTERATIVO + COLABORATIVO = EDUCATIVO As plataformas sociais visam expandir essas redes Gera-se outra perspectiva no processo de aprendizagem Conectivismo, por exemplo Perspectiva de Gestão do Conhecimento Proporciona flexibilidade e liberdade na adoção de estratégias de aprendizado do indivíduo e do coletivo Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores Fonte: CTAE/FGV

8

9 Cria-se um Mercado de “Idéias”
Impacto na Aprendizagem Participação maior de todos - professor mentor, aluno pesquisador – avaliação pelos pares Cria-se um Mercado de “Idéias” Conhecimento produzido em rede, criticamente com debate e não consensual necessariamente Maior tempo para colaborar e elaborar respostas Cidadania Digital Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores

10

11 Cria-se mercado das idéias
Teias de Conhecimento Cria-se mercado das idéias Atualiza-se e perpetua-se o conteudo – valor econômico e estratégico Desenvolve-se a Cidadania Digital Acesso ao conhecimento Redefinição do processo educacional Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores

12

13 O papel da internet – novo ciberespaço
A Internet, ícone desta revolução, é um meio de comunicação que permitiu pela primeira vez na história da humanidade a “comunicação de muitos com muitos, num momento escolhido, e em escala global” além de ter desconstruído e construído uma nova noção de tempo e espaço, deixando o mundo parecer infinitamente menor e globalmente conectado, não sendo necessários os 80 dias para dar a volta ao mundo, pois isto acontece em questão de segundos (Castells, 2003). Nova dimensão de Comunicação - Ciberespaço espaço bastante heterogêneo que compreende uma complexidade de formas de interação funciona como uma extensão das relações que estabelecemos no mundo real 13

14 Tecnologia de redes “Não se trata da organização em rede da tecnologia, mas da organização em rede dos seres humanos através da tecnologia. Não se trata de uma era de máquinas inteligentes, mas de seres humanos que, através das redes, podem combinar a sua inteligência” Don Tapscott Sociedade em Rede mediada por computadores e demais tecnologias da informação e comunicação (TICs) estabelece novas sociabilidades construídas em um ambiente de comunicação integrado 14

15 Educação da “aproximação”, da integração, digital ...
A Educação Hoje O que fazemos hoje é um continuum que combina: Presencial puro Presencial com tecnologia Semipresencial Blended (misto) Elearning Tutorado Elearning Puro por Correspondência – único puramente a distância Educação da “aproximação”, da integração, digital ... Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores 15

16 Aprendizagem: Os novos desafios
Cidadania Digital O futuro é agora. A todo momento, a história das relações humanas, sociais, de trabalho e, consequentemente, as de aprendizagem não param de ser reescritas, sendo reeditadas e atualizadas colaborativamente em um novo mundo digital. Fonte: MURASHIMA, Mary; XANTHOPOYLOS, Stavros. O novo conceito de cidadania: A distância apenas virtual entre nós e nosso futuro. (Whitepaper), março 2010. Construindo o cidadão digital... Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores ...Imigrante Digital Gera inovação e melhorias para produtos e serviços de forma reativa ...Nativo Digital Possui grande domínio das tecnologias com pouco foco ...Cidadão Digital Condição básica para ser competitivo no mercado de trabalho 16

17 Aprendizagem: Os novos desafios
O conectivismo construcionista – contribuição das ferramentas em rede Construção de conhecimento por pares Participação maior de todos os profissionais/educadores – com os pares Conhecimento produzido em rede, criticamente com debate e não consensual necessariamente Maior tempo para colaborar e elaborar respostas Criação do “mercado” de conhecimento e idéias Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores 17

18 Tecnopedagogia PASSADO PRESENTE NOVAS FUNÇÕES Supervisor pedagógico
Arquiteto pedagógico Projeta o curso Professor Professor - autor Produz conteudo e atividades Professor - tutor Media as aulas e a aprendizagem Desenhista instrucional Coloca o conteudo na mídia adequada Web designer Produz os recursos multimídia Suporte técnico Facilita o uso da tecnologia

19 Papel Desagregado do Professor
Orientador de Curso Orientador de Alunos Avaliador Elaborador de Instrumentos de Avaliação Desenvolvedor de Cursos Desenvolvedor de Programas Fonte: WGU – Western Governors University

20 Hipóteses para Educação com Inovação Tecnológica
Premium ou Acesso Paga, Gratis ou Freemium Local ou Global, Integrada Informal versus Formal – Novos papeis Individualizada ou Massificacada Certificada ou Reconhecida – habilidades e competências

21 Estratégias para a Globalização da Educação com Inovação Tecnológica nas Universidades
Alguns aspectos a serem cruzados para o posicionamento estratégico: Nosso Aluno Nosso Conteudo Nosso Professor Qualquer Aluno Qualquer Conteudo Qualquer Professor X ? Certificação Formal Fonte: Adapted from Prof. Judith Murray, TRU, Canada

22 Perspectivas e Desafios
Novos Modelos de Negócios Conteudo e Conhecimento REA (Recursos Educionais Abertos) - OER MOOC’s – Massive Online Open Courses Reconhecimento de conhecimento informalmente adquirido Papel das Instituições Novas Estruturas Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores

23 Educação corporativa Alteração de paradigma: deslocamento do foco em T&D Alteração de paradigma: deslocamento do foco em T&D formação de UCs T&D Universidades Corporativas prédio Local qualquer lugar atualizar qualificações Conteúdos desenvolver competências do negócio aprender ouvindo Metodologia aprender agindo funcionários Público-Alvo stakeholders professores/consultores de universidades externas Corpo Docente gerentes seniores, professores e consultores universitários evento único Freqüência processo contínuo de aprendizagem desenvolver qualificações Meta solucionar problemas reais e melhorar desempenho Adaptado de MEISTER, J. Educação corporativa: gestão do capital intelectual através das universidades corporativas. SP: Makron Books, 1999. 23

24 Gestão por competências Domínio das Soft Skills
Desenvolvimento da mão de obra qualificada e alta performance Gestão por competências Domínio das Soft Skills Gestão do Conhecimento, da Aprendizagem ou da Sadedoria, ou todas juntas? Atração/Retenção através de qual fatores de motivação Construção do Capital Intellectual Organizacional Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores

25 Professores – agente de transformação da aprendizagem
Perspectivas e Desafios Modelo Educacional Cidadania Digital Professores – agente de transformação da aprendizagem Alunos – efetividade no uso do ambiente de conectivismo – nova cultura de aprendizagem Redes de aprendizagem: redes informais e formais na formação de redes de conhecimento - alavancar redes de aprendizagem que se transformam em redes de pesquisa, consolidação da gestão do conhecimento Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores

26 Vantagens com os novos modelos:
Considerações Finais Vantagens com os novos modelos: o   Aumento da interação: quantidade e intensidade; o   Acesso facilitado ao conhecimento; o   Apoio do grupo; o   Ambiente democrático; o   Acesso conveniente; o   Mais motivação; o   Aprendizagem ativa e cooperativa; o   Cidadania digital O novo modelo educacional, é um dos instrumentos que veio para melhorar a nossa qualidade de vida e cidadania. Essa discussão é premente para acelerarmos a formação dos nossos cidadãos digitais neste novo mundo da economia do conhecimento Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores

27 Processo sem volta – nova dimensão de comunicação
Considerações Finais Maior movimento de democratização de conhecimento da história – no dia a dia, na educação e nas organizações Processo sem volta – nova dimensão de comunicação Novos modelos de cadeias de valor na educação corporativa e geral Um processo sem fim… Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores

28 “O único capital insubstituível que uma nação possui é o conhecimento de seus cidadãos e sua capacitação. A produtividade deste capital depende da relação de eficácia, entre o compartilhamento da competência de cada um com aqueles que possam utilizá-la.” Adaptado de Andrew Carnegie

29 Obrigado! Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos
Vice-Diretor FGV-IDE


Carregar ppt "Uma visão do futuro desses aspectos no mundo integrado digitalmente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google