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1 Confederação Nacional do Comércio Gestão de Excelência Jorge Gerdau Johannpeter Chairman do Grupo Gerdau DATA: 07 de Novembro de 2007.

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1 1 Confederação Nacional do Comércio Gestão de Excelência Jorge Gerdau Johannpeter Chairman do Grupo Gerdau DATA: 07 de Novembro de 2007

2 2 Agenda Processo de internacionalização do Grupo Gerdau Gestão Pública e o papel das Empresariais e desenvolvimento da sociedade

3 3 Os pré-requisitos da Internacionalização Atitude Empresarial Modelos de Gestão Modelos de gestão modernos integram características empreendedoras com ferramentas sólidas de gestão estratégica. Atitude Inovadora (+) Clientes Acionistas Fornecedores Comunidades Colaboradores Processos Produtos Métodos Stakeholders Operações Planejamento Recursos Humanos Benchmarks Ferramentas Eficácia Atitude Empreendedora (+) Conhecimento e Inovação Produtos & Processos Revisão Constante

4 4 Longos Brasil América Latina Am. do NorteAçominasAços Especiais Longos BrasilAmérica LatinaAm. do NorteAçominasAços Especiais Marketing e Vendas Industrial Logística Metálicos Suprimentos Planejamento Operacional Gestão de Pessoas e Desenv. Organiz. Estratégia e Des. de Negócios Tecnologia da Informação Tecnologia de Gestão Contabilidade Finanças e Relações com Investidores Jurídico Comitê Executivo Macroprocessos de Operação Macroprocessos de Suporte Responsabilidade Social Assuntos Institucionais e Com. Corp. Auditoria Gerdau estruturada para permear sua estratégia Comitê de Administração

5 5 Resumo das Aspirações estratégicas 2015 Organização integrada Diversificação geográfica Player em todos segmentos Liderança nos mercados Crescimento e Rentabilidade Aspirações Estratégicas Fatores Críticos de Sucesso

6 6 Processo de qualificação de RH Gestão Estratégica Processo Industrial Processo Comercial Processo Suporte Visão Estratégica Responsabili- dade Social Trabalho em Time Senso de Oportunidade Trabalho em Time Superação de Limites Trabalho em Time Capacidade de Transformação negócios liderança processos Obsessão por Resultados Eficácia nos Processos Orientação para o Cliente Simplicidade em Tudo Desenvolvimento de Pessoas Paixão pelo que faz Gestão Global Liderança Inspiradora Novos Comportamento s e Atitudes Promover Propiciar Melhores Resultados para o Negócio Gerar Desempenhos Superiores de Líderes e Equipes A perpetuidade do modelo de gestão com foco estratégico passa pela qualificação de pessoas : E este modelo está disseminado de forma a permear toda a corporação:

7 7 Tecnologia de Gestão e Qualidade Total – Pilares Estratégicos SST Sis. Segurança Total Assistência Técnica com Japão Seminário com Falconi Capacitação em Qualidade ISO 9000 Piratini 5S Reconhecimento Grupos de Trabalho Programa Metas GFO Gestão Foco no Operador CCQs Células de Negócio R/3 Sist. Dados GPP Gestão por Processos 6 Sigma SGA Sis. Gest. Ambiental TQC Ameristeel PNQ Piratini Mapa Estratégico Evolução GFO Autogestão Lean Tools GBS Global Assessment I Encontro Gerdau de GSP Assistência Técnica com Badische Reengenharia Padronização Software GMR GBS Sidenor Software GSP Replicação Melhores Práticas Pouca Qualidade formal Controle da Qualidade Assegurada Gestão do Processo do Negócio Sistema Integrado de Gestão Operacional Estratégico

8 8 Balance Scorecard – gerenciamento da estratégia O Balance Scorecard (BSC) é uma poderosa ferramenta para gerenciar e provocar a disseminação da estratégia com foco em inovação e resultados. O BSC também promove o constante envolvimento dos times e consequente desenvolvimento de recursos humanos.

9 O Grupo Gerdau teve um crescimento exponencial de entregas e lucro, e um consistente histórico em lucro/tonelada... Rentabilidade (US$/t) Crescimento e Rentabilidade (*) Os valores de 2007 foram calculados com os valores do 1° Trimestre de 2007 anualizados

10 10 Resultados de uma gestão estratégica BRASIL 9,3 milhões de toneladas de aço bruto 6,2 milhões de toneladas de produtos laminados 11 Usinas Siderúrgicas 12 Centros de serviços de corte e dobra 04 Unidades de transformação e seções especiais 68 Pontos de vendas Comercial Gerdau 06 Centros de Serviços para aços planos EXTERIOR (incluindo JV na Índia) 13,4 milhões de toneladas de aço bruto 13,7 milhões de toneladas de produtos laminados 30 Usinas Siderúrgicas 44 Centros de serviços de corte e dobra 11 Unidades de transformação e seções especiais 02 Empresas Coligadas (Espanha e Rep. Dom.) 02 Joint ventures (EUA e Índia) Espanha República Dominicana Unidades Siderúrgicas Empresas Associadas Joint Ventures Canadá Estados Unidos México Venezuela Colômbia Peru Chile Brasil Argentina Uruguai Índia

11 11 O desafio do setor Público O setor público deverá focar seus esforços na redução do tamanho do estado a fim de propiciar melhores condições para o crescimento sustentado.

12 12 Gestão Pública

13 13 Gestão Pública * Resultados previstos para ** Ganhos apurados considerando recursos pagos X IPCA X dias para liberação. *** Resultados do projeto finalizado em PARCEIROORÇAMENTOCUSTO DO PROJETORESULTADOS* AL4.5003,8105 DF9.9002,342 MDS** ,11,8 MG*** , PE ,3370 PoA2.6002,4129 Pref. SP , RJ36,75318,31180 RS*** ,3719 SP , Exemplos de Resultados da Tecnologia de Gestão (em milhões de reais)

14 14 Gestão Pública Custo x Resultado

15 15 O desafio do setor Público Nos últimos anos a máquina pública tem aumentado seu peso sobre o PIB enquanto sua eficiência permanece em baixa. Fonte: Secretaria do Tesouro NacionalFonte: IBPI, Ministério da Fazenda

16 16...dentro deste contexto as entidades representativas empresariais tem um importante objetivo...

17 17 O papel das Entidades de Representação Empresarial As entidades empresarial tem papel fundamental no desenvolvimento do comércio: - Formação de mão de obra especializada; - Fomento a troca de melhores práticas entre empresas e setores; - Representação setorial.

18 PROCESSOS INTERNOS VALORES PARA AS EMPRESAS E SOCIEDADE FINANCEIRA / ORGANIZAÇÃO Desenvolvimento de competências empresariais com visão global Defesa dos interesses do setor com ética e independência Desenvolvimento econômico e social sustentável Garantir estrutura econômica sólida, a fim de assegurar sustentabilidade interna e benefícios para o setor Garantir estrutura econômica sólida, a fim de assegurar sustentabilidade interna e benefícios para o setor Gestão InternaServiços e influência sobre Mercado Representatividade Capital da Informação Capital Organizacional Gestão de Pessoas Assegurar às empresas do setor terciário as melhores condições para gerar resultados positivos e desenvolver a sociedade MISSÃO Liderar a comunidade empresarial do comércio de bens, serviços e turismo, com reconhecida influência no desenvolvimento do País VISÃO Identificar e qualificar lideranças sindicais e empresariais Criar contexto para aprendizagem no Sistema com uso de TI Criar contexto para aprendizagem no Sistema com uso de TI Desenvolver o pleno potencial das pessoas Atuar na vanguarda nas áreas educacionais, sociais e do empreendedorismo Atuar na vanguarda nas áreas educacionais, sociais e do empreendedorismo Desenvolver práticas de gestão para busca da excelência, no modelo caórdico Desenvolver práticas de gestão para busca da excelência, no modelo caórdico Oferecer serviços e informações essenciais para a vitalidade das empresas Oferecer serviços e informações essenciais para a vitalidade das empresas Promover a cooperação no Sistema Confederativo e Empresarial priorizando as bases Promover a cooperação no Sistema Confederativo e Empresarial priorizando as bases Promover o desenvolvimento dos mercados interno e externo Promover o desenvolvimento dos mercados interno e externo Participar ativamente na governança social Atuar em prol das causas do Sistema e da Sociedade Atuar em prol das causas do Sistema e da Sociedade Ampliar e fortalecer a base de representação política APRENDIZADO E CRESCIMENTO MAPA ESTRATÉGICO DO SISTEMA CNC Confederação Nacional do Comércio Bens, Serviços e Turismo

19 19 A habilidade para aprender mais rápido que seus concorrentes pode ser a única vantagem competitiva sustentável Arie de Geus Criador do conceito Learning Organization Membro do MIT

20 20 Muito Obrigado!


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