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Confederação Nacional do Comércio Gestão de Excelência

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Apresentação em tema: "Confederação Nacional do Comércio Gestão de Excelência"— Transcrição da apresentação:

1 Confederação Nacional do Comércio Gestão de Excelência
Jorge Gerdau Johannpeter Chairman do Grupo Gerdau DATA: 07 de Novembro de 2007

2 Processo de internacionalização do Grupo Gerdau
Agenda Processo de internacionalização do Grupo Gerdau Gestão Pública e o papel das Empresariais e desenvolvimento da sociedade

3 Os pré-requisitos da Internacionalização
Modelos de gestão modernos integram características empreendedoras com ferramentas sólidas de gestão estratégica. Stakeholders Clientes Acionistas Fornecedores Comunidades Colaboradores Conhecimento e Inovação Atitude Empresarial Revisão Constante (+) Operações Modelos de Gestão Processos Produtos Métodos Atitude Empreendedora Produtos & Processos (+) Eficácia Atitude Inovadora Planejamento Recursos Humanos Benchmarks Ferramentas

4 Gerdau estruturada para permear sua estratégia
Comitê de Administração América Latina Longos Brasil Am. do Norte Aços Especiais Comitê Açominas Executivo Longos Brasil América Latina Am. do Norte Açominas Aços Especiais Marketing e Vendas Industrial Logística Metálicos Suprimentos Planejamento Operacional Gestão de Pessoas e Desenv. Organiz. Estratégia e Des. de Negócios Tecnologia da Informação Tecnologia de Gestão Contabilidade Auditoria Finanças e Relações com Investidores Macroprocessos de Operação Jurídico Assuntos Institucionais e Com. Corp. Macroprocessos de Suporte Responsabilidade Social

5 Resumo das Aspirações estratégicas 2015
Liderança nos mercados Fatores Críticos de Sucesso Crescimento e Rentabilidade Diversificação geográfica Player em todos segmentos Organização integrada

6 Processo de qualificação de RH
Propiciar Melhores Resultados para o Negócio A perpetuidade do modelo de gestão com foco estratégico passa pela qualificação de pessoas : Novos Comportamentos e Atitudes Promover Gerar Desempenhos Superiores de Líderes e Equipes E este modelo está disseminado de forma a permear toda a corporação: Gestão Estratégica Processo Industrial Processo Comercial Processo Suporte Visão Estratégica Responsabili- dade Social Trabalho em Time Senso de Oportunidade Superação de Limites Capacidade de Transformação negócios liderança processos Obsessão por Resultados Eficácia nos Processos Orientação para o Cliente Simplicidade em Tudo Desenvolvimento de Pessoas Paixão pelo que faz Gestão Global Liderança Inspiradora

7 Tecnologia de Gestão e Qualidade Total – Pilares Estratégicos
GBS Global Assessment Pouca Qualidade formal Controle da Qualidade Assegurada Gestão do Processo do Negócio Sistema Integrado de Gestão Operacional Estratégico Software GMR Software GSP Evolução GFO Autogestão Replicação Melhores Práticas PNQ Piratini I Encontro Gerdau de GSP GBS Sidenor SGA Sis. Gest. Ambiental Lean Tools GFO Gestão Foco no Operador SST Sis. Segurança Total Mapa Estratégico Reengenharia Assistência Técnica com Badische ISO 9000 Piratini Programa Metas 6 Sigma TQC Ameristeel R/3 Sist. Dados Reconhecimento Grupos de Trabalho Capacitação em Qualidade GPP Gestão por Processos Células de Negócio CCQs Padronização 5S Assistência Técnica com Japão Seminário com Falconi 1980 1981 1984 1988 1989 1990 1993 1995 1996 1997 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006

8 Balance Scorecard – gerenciamento da estratégia
O Balance Scorecard (BSC) é uma poderosa ferramenta para gerenciar e provocar a disseminação da estratégia com foco em inovação e resultados. O BSC também promove o constante envolvimento dos times e consequente desenvolvimento de recursos humanos.

9 Rentabilidade (US$/t)
Crescimento e Rentabilidade O Grupo Gerdau teve um crescimento exponencial de entregas e lucro, e um consistente histórico em lucro/tonelada... Rentabilidade (US$/t) (*) Os valores de 2007 foram calculados com os valores do 1° Trimestre de 2007 anualizados

10 Resultados de uma gestão estratégica
BRASIL 9,3 milhões de toneladas de aço bruto 6,2 milhões de toneladas de produtos laminados 11 Usinas Siderúrgicas 12 Centros de serviços de corte e dobra 04 Unidades de transformação e seções especiais 68 Pontos de vendas Comercial Gerdau 06 Centros de Serviços para aços planos EXTERIOR (incluindo JV na Índia) 13,4 milhões de toneladas de aço bruto 13,7 milhões de toneladas de produtos laminados 30 Usinas Siderúrgicas 44 Centros de serviços de corte e dobra 11 Unidades de transformação e seções especiais 02 Empresas Coligadas (Espanha e Rep. Dom.) 02 Joint ventures (EUA e Índia) Canadá Estados Unidos Espanha Índia México República Dominicana Venezuela Colômbia Peru Brasil Chile Uruguai Unidades Siderúrgicas Argentina Empresas Associadas Joint Ventures

11 O desafio do setor Público
O setor público deverá focar seus esforços na redução do tamanho do estado a fim de propiciar melhores condições para o crescimento sustentado.

12 Gestão Pública

13 Gestão Pública Exemplos de Resultados da “Tecnologia de Gestão” (em milhões de reais) PARCEIRO ORÇAMENTO CUSTO DO PROJETO RESULTADOS* AL 4.500 3,8 105 DF 9.900 2,3 42 MDS** 24.300 1,1 1,8 MG*** 23.900 5,6 2.100 PE 12.590 11,3 370 PoA 2.600 2,4 129 Pref. SP 17.200 2,8 1.900 RJ 36,753 18,3 1180 RS*** 20.600 9,3 719 SP 84.986 8,7 1.565 * Resultados previstos para 2007. ** Ganhos apurados considerando recursos pagos X IPCA X dias para liberação. *** Resultados do projeto finalizado em 2006.

14 Gestão Pública Custo x Resultado

15 O desafio do setor Público
Nos últimos anos a máquina pública tem aumentado seu peso sobre o PIB enquanto sua eficiência permanece em baixa. Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional Fonte: IBPI, Ministério da Fazenda

16 ...dentro deste contexto as entidades representativas empresariais tem um importante objetivo...

17 O papel das Entidades de Representação Empresarial
As entidades empresarial tem papel fundamental no desenvolvimento do comércio: - Formação de mão de obra especializada; - Fomento a troca de melhores práticas entre empresas e setores; - Representação setorial.

18 MAPA ESTRATÉGICO DO SISTEMA CNC 2007-2020
Confederação Nacional do Comércio Bens, Serviços e Turismo VISÃO MISSÃO Liderar a comunidade empresarial do comércio de bens, serviços e turismo, com reconhecida influência no desenvolvimento do País Assegurar às empresas do setor terciário as melhores condições para gerar resultados positivos e desenvolver a sociedade VALORES PARA AS EMPRESAS E SOCIEDADE 1 Desenvolvimento econômico e social sustentável 2 Defesa dos interesses do setor com ética e independência 3 Desenvolvimento de competências empresariais com visão global PROCESSOS INTERNOS 4 Garantir estrutura econômica sólida, a fim de assegurar sustentabilidade interna e benefícios para o setor 5 Participar ativamente na governança social 8 Atuar na vanguarda nas áreas educacionais, sociais e do empreendedorismo 11 Desenvolver práticas de gestão para busca da excelência, no modelo caórdico 6 Atuar em prol das causas do Sistema e da Sociedade 9 Oferecer serviços e informações essenciais para a vitalidade das empresas 12 Promover a cooperação no Sistema Confederativo e Empresarial priorizando as bases 7 Ampliar e fortalecer a base de representação política 10 Promover o desenvolvimento dos mercados interno e externo FINANCEIRA / ORGANIZAÇÃO Representatividade Serviços e influência sobre Mercado Gestão Interna APRENDIZADO E CRESCIMENTO 13 Identificar e qualificar lideranças sindicais e empresariais 14 Criar contexto para aprendizagem no Sistema com uso de TI 15 Desenvolver o pleno potencial das pessoas Gestão de Pessoas Capital da Informação Capital Organizacional

19 “ A habilidade para aprender mais rápido que seus concorrentes pode ser a única vantagem competitiva sustentável” Arie de Geus Criador do conceito Learning Organization Membro do MIT

20 Muito Obrigado!


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