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Autores Francine Bica Regina Verdin Rosa M. Vicari

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Apresentação em tema: "Autores Francine Bica Regina Verdin Rosa M. Vicari"— Transcrição da apresentação:

1 Autores Francine Bica Regina Verdin Rosa M. Vicari
Delineamento de um Agente para detectar a Auto-Eficácia do Aluno no Ensino-Aprendizagem via Web Autores Francine Bica Regina Verdin Rosa M. Vicari

2 Roteiro Introdução Auto-Eficácia O Tutor
O Agente Gerenciador Modelo do Aluno (AGMA) O InteliWeb – Projeto Piloto Contribuições Esperadas Bibliografia

3 Introdução Áreas Ambientes de Ensino a Distância online
Inteligência Artificial aplicada à Educação à Distância Sistemas Tutores Inteligentes Sistemas Multiagentes Psicologia Social Cognitiva   Ambientes de Ensino a Distância online Influência dos métodos tradicionais, receptor passivo Habilidades de independência e iniciativa

4 Auto-Eficácia (Bandura)
“a crença do indivíduo sobre as suas capacidades de exercer controle sobre acontecimentos que afetam a sua vida.” “as crenças de auto-eficácia influenciam as escolhas de cursos de ação, o estabelecimento de metas, a quantidade de esforço e a perseverança em busca dos objetivos.” Influencia: curso das ações esforço perseverança em face de obstáculos e falhas recuperação à adversidade stress e depressão em situações de reprovação e sobrecarga Julgamento que o indivíduo tem sobre suas capacidades As crenças acerca das capacidades e recursos pessoais constituem em um produto da interação entre diversos fatores, como experiências anteriores de sucesso ou fracasso crença que é capaz de realizar determinada tarefa e confiança na sua própria competência individual uma avaliação ou percepção pessoal quanto à própria inteligência, habilidades e conhecimentos, entre outros, representados pelo termo capacidades

5 Auto-Eficácia Modelo (Bandura)

6 Auto-Eficácia Trabalhos relacionados
pesquisas mostram que os alunos que têm alta auto-eficácia demonstram atitudes positivas em relação ao uso de computadores para sua aprendizagem investigação da influencia da auto-eficácia na auto-regulação dos alunos em sua aprendizagem, no desempenho acadêmico, e Internet e no desempenho na instrução via Web – A auto-eficácia é uma variável que determina o sucesso na aprendizagem

7 O Tutor J AGMA PAT perceber a auto-eficácia do aluno
Modelo do Aluno Base Dados Interface J Informa objetivo e tempo na sessão Ativa PAT Infere auto - eficácia através de dados da Base de dados e Modelo do Aluno Gera Log 1 2 4 3 apresenta feedback 5 AGMA PAT perceber a auto-eficácia do aluno prover o modelo do aluno com esta variável selecionar feedbacks ao aluno

8 Planejamento do AGMA Hipótese:
Esforço: intensidade na realização das atividades para atingir um alvo (mapeado como o tempo no qual o aluno permaneceu fazendo uma tarefa) Persistência: constância em uma atividade Lógica Fuzzy: meio de processar informações a respeito do aluno situações nas quais o conhecimento é incompleto ou incerto possibilidade de realizar operações com palavras apropriada pela natureza do construto (natureza incerta, conhecimento incompleto) Hipótese: Auto-eficácia relacionada a esforço, persistência e padrão pessoal

9 Planejamento do AGMA Inferência das crenças da Auto-Eficácia Conjuntos
Hipóteses Inferência das crenças da Auto-Eficácia Conjuntos Exemplo de Regras #Regra 11 Se Esforço = médio E Persistência = curta E Padrão pessoal = médio ENTÃO Auto-Eficácia = média #Regra 12 Se Esforço = médio E Persistência = curta E Padrão pessoal = alto ENTÃO Auto-Eficácia = baixa Variáveis lingüísticas

10 Planejamento do Agente AGMA
Hipóteses Feedback utilização de um agente Animado PAT (Pedagogical and Affective Tutor) comportamentos afetivos verbais e físicos Exemplo de Táticas Baixa Auto-Eficácia - Encorajamento (verbal, físico) Dar Ajuda (verbal, físico) Aumentar o Esforço do Estudante (verbal) (a) Média Auto-Eficácia - Encorajamento (verbal, físico) - Dar Ajuda (verbal, físico) - Aumentar o Esforço do Estudante (verbal) - Oferecer Ajuda (verbal, físico) - Show curiosity (verbal, físico) Alta Auto-Eficácia - Congratulações (verbal, físico) (b) - Nova Habilidade (verbal, físico) - Feliz por Ajudar (verbal) -Reconhecimento do Esforço do Estudante (verbal, físico) (b) (a) Pensamento

11 InteliWeb (Ambiente Piloto)
Disciplina CMP30(x) Projeto de Pesquisa - “Aplicação de Técnicas Psicopedagógicas para promover a interatividade do aluno mediado por computador” Orientadora Profa. Rosa Vicari Equipe Francine Bica Regina Verdin (PGIE) Prof. Jorge E. A. Mariath (Biociências) Prof. Rinaldo P. Santos (Biociências) Disciplina Anatomia Vegetal

12 InteliWeb Conteúdo: Flor
Material didático em HTML com figuras, FLASH e VIDEO Exercícios Escolha Simples e Cruzadas Exemplos do Material Didático

13 InteliWeb Interface Espaço Visual Pastas Barra de Ferramentas Download
Glossário Envio/Leitura de Mensagens Help Formas de Apresentação Pessoal Espaço Visual Pastas Barra de Ferramentas

14 Experimento (realizado-2004)
Método: Pré-Questionário: nível de competência tecnológico Pós-Questionário: acompanhamento do experimento Grupo 2 25 alunos no Ambiente Questionário Pós Questionário Pré Grupo 1 25 alunos 25 alunos Questionário Pré Aula Presencial

15 Experimento (realizado - 2004)
Análises Alunos da Disciplina de Anatomia Vegetal Médias Sessões: 3 Acessos: 77 Tempo: 3h24min Tópicos Formas de Apresentação Exercícios

16 Experimento (realizado - 2004)
Questionários 48% principiantes Animações FLASH e VIDEOS ajudam no entendimento do processo Várias formas estimulam o interesse Pouco tempo para navegar no site Dificuldades Encontradas Laboratório influência dos métodos presenciais Avaliação realizada pelo Professor (5.1 x 6.6)

17 Experimento (a realizar - 2005)
Método: será realizada a comparação da auto-eficácia entre os alunos dos dois grupos será verificado intra-grupos o grau de auto-eficácia em relação ao tipo de objetivo de aprendizagem Grupo 1 Grupo 2 10 alunos 10 alunos AGMA AGMA

18 Contribuições Esperadas
um modelo de aluno considerando o funcionamento cognitivo em relação a auto-eficácia o modelo computacional da auto-eficácia adequação da Lógica Fuzzy como ferramenta para inferir a auto-eficácia do aluno adequação dos feedbacks selecionados para aumentar a auto-eficácia e motivação do aluno

19 Bibliografia BANDURA, A. Self- Efficacy - The exercise of control. New York: Freeman. (1997) BZUNECK, Boruchovitch. A Motivação do Aluno: Contribuições da Psicologia Contemporânea. Petrópolis: Editora Vozes; (2004). KAY, J.. Learner control. User Modelling and User Adapted Interaction 11(1-4), (2001) LESSER, V. et al. Distributed Sensor Networks: A Multiagent Perspective. Kluwer Academic Publishers.(2003)

20 (francine@inf.ufrgs.br)
Delineamento de um Agente para detectar a Auto-Eficácia do Aluno no Ensino-Aprendizagem via Web Autores Francine Bica Regina Verdin Rosa M. Vicari


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