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Gestão Estratégica na Justiça do Trabalho

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Apresentação em tema: "Gestão Estratégica na Justiça do Trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Estratégica na Justiça do Trabalho
CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA – APGE Novembro de 2009 PAULO VANZETO

2 CRONOLOGIA Legalidade Impessoalidade Moralidade Publicidade Eficiência
Constituição Federal Código de Defesa do Consumidor Qualidade e Norma ISO 9002 EC 19 - Reforma administrativa - princípios administrativos - LIMPE Lei de Responsabilidade Fiscal - limites TCU IN 47 - avaliação de desempenho com base em indicadores e metas EC 45 - Criação dos Conselhos - CNJ, CNMP e CSJT CNJ - Resolução 15 - Justiça em Números CNJ - Resolução 49 - Núcleo de Gestão Estratégica 2009 – CNJ – Resolução 70 – Planejamento e Gestão Estratégica - Poder Judiciário Ano da Gestão Pública

3 GESTÃO DE PESSOAS NENHUM DIA A MAIS
PASSAMOS A MAIOR PARTE DE NOSSAS VIDAS NO INTERIOR DA ORGANIZAÇÃO A NOSSA INSTITUIÇÃO PODE SER TUDO, MAS NADA SERÁ SE NÃO HOUVER PESSOAS A DEFINIR: Integração é um processo desenvolvido a partir de diversos enfoques. Estaremos explorando aqui a integração pelo ponto de vista do intercâmbio de conhecimento, mais especificamente de dados e documentos processuais. . VISÃO E PROPÓSITO – COMO ESTAREMOS EM 2014 .ESTRUTURAS ESTRATÉGICAS – FAZER MAIS COM MENOS/TRT 21ª REG. 6ª VARA .ADMINISTRAR RECURSOS FINANCEIROS – TRT 23ª ESTABELECER METAS DE PRODUÇÃO – COTAS COMPROMETIMENTO – TRT 15ª 3

4 Integração é um processo desenvolvido a partir de diversos enfoques.
O PLANEJAMENTO VISA SENSIBILIZAR OS SERVIDORES AO PROCESSO CORPORATIVO: ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA DO ALCANCE DE RESULTADOS GERAR COMPROMETIMENTO ENVOLVIMENTO E COMPROMISSO MÚTUO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - MÉRITO ALINHAMENTO CORPORATIVO TRANSFORMAR INTENÇÕES ESTRATÉGICAS EM AÇÕES EFETIVAS INTENÇÃO DA MUDANÇA MONITORAMENTO CONSTANTE MÉTODOLOGIA E GERENCIAMENTO VISANDO CUMPRIMENTO DA MISSÃO E DA ESTRATÉGIA DA ORGANIZAÇÃO EM UM CONJUNTO COMPREENSÍVEL E RAZOÁVEL DE MEDIDAS DE DESEMPENHO Direito Sanitário – saúde mental – direito ao lazer Integração é um processo desenvolvido a partir de diversos enfoques. Estaremos explorando aqui a integração pelo ponto de vista do intercâmbio de conhecimento, mais especificamente de dados e documentos processuais. 4

5 OS LÍDERES TER A VISÃO CLARA DOS OBJETIVOS E MAIS SABER TRANSMITIR
GUIAR-SE POR SEUS VALORES E PELOS VALORES DA INSTITUIÇÃO PREPARAR AS PESSOAS PARA SITUAÇÕES ADVERSAS (FALTA DE SERVIDOR, FÉRIAS) COBRAR DESEMPENHO DESCOBRIR OS PONTOS FORTES DOS SERVIDORES PERCEBER QUALIDADES

6 IMPORTANTE ENTENDER AS FRAQUEZAS ou o MOMENTO DESSAS FRAQUEZAS DE SEUS SERVIDORES(NÃO PODEM SER ETERNAS) TER CORAGEM PARA TOMAR DECISÕES NÃO PODEMOS ESQUECER QUE ESTAMOS FALANDO DE PESSOAS ASSIM TEMOS QUE ESTIMULAR CONVENCER E TER LÍDERES VIBRANTES

7 TEORIA DE ABRAHAM HAROLD MASLOW (1970)
MOTIVAÇÃO - Motivação no trabalho hoje é fundamental para que as pessoas produzam com todo o seu potencial (está no nosso mapa estratégico) ORIGEM NO INTERIOR DA CADA PESSOA TEORIA DE ABRAHAM HAROLD MASLOW (1970) CONSTRUIU UMA TEORIA NA QUAL AS NECESSIDADES OBEDECIAM UMA HIERARQUIA NECESSIDADES FISIOLÓGICAS – água – comida –ar- sexo- NECESSIDADES DE SEGURANÇA – fugir dos perigos- NECESSIDADE DE AMOR (sociais) – ser querido pelos outros - NECESSIDADE DE AUTOESTIMA – você gostar de si – dar valor a si próprio HETERO-ESTIMA – reconhecimento externo - E AUTO-REALIZAÇÃO – alcançar a sua meta - OBS: SERÁ QUE ACIMA DA AUTO-REALIZAÇÃO NÃO CABERIA A NECESSIDADE ESPIRITUAL? Há alguns anos, temos acompanhado o surgimento de diversas demandas paralelas pelo envio ou recebimento de informações processuais, envolvendo o STJ e outras organizações, tanto do Judiciário quanto externas ao Poder. Vislumbramos a oportunidade de correr à frente dessas demandas e buscar um mecanismo único para troca de informações em meio eletrônico, que atendesse a todas as necessidades e fosse tão fácil de usar quanto um telefone. 1

8 REPAREM QUE NECESSIDADES SOCIAIS ESTÁ INSERIDO EM DOIS FATORES

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10 Para antecipar e garantir o futuro.
Então, porque planejar? NENHUM DIA A MAIS Para antecipar e garantir o futuro. Planejar é decidir hoje algo para o futuro. TEREMOS A CERTEZA DO RESULTADO? Integração é um processo desenvolvido a partir de diversos enfoques. Estaremos explorando aqui a integração pelo ponto de vista do intercâmbio de conhecimento, mais especificamente de dados e documentos processuais. 10

11 E como fazemos isto? Perseguindo os 5 E’s
Eficiência – fazer mais com menos Eficácia – fazer a coisa certa, da primeira vez Efetividade – obter os resultados esperados Excelência – servir de exemplo para a administração pública Esperança – ver 2014 chegar com as metas alcançadas Integração é um processo desenvolvido a partir de diversos enfoques. Estaremos explorando aqui a integração pelo ponto de vista do intercâmbio de conhecimento, mais especificamente de dados e documentos processuais. 11

12 Maior imagem (confiança)
Tudo isto, para quê? Para prestar o melhor serviço possível ao nosso cliente, o cidadão, o jurisdicionado, ou seja, a nossa AMEAÇA. Maior qualidade Menor prazo Menor custo Maior imagem (confiança) Integração é um processo desenvolvido a partir de diversos enfoques. Estaremos explorando aqui a integração pelo ponto de vista do intercâmbio de conhecimento, mais especificamente de dados e documentos processuais. 12

13 O amadurecimento para a mudança
Estabelecer senso de urgência, a partir de comunicação efetiva; Coalizão e comprometimento COM A liderança; Desenvolver a visão e estratégia de longo prazo; Comunicar a visão da mudança; Desenvolver cultura de medição e orientação a resultados, por meio de metas desafiadoras; Delegar poder às pessoas para realização das ações; Gerar vitórias de curto prazo, com benefícios para as pessoas; Consolidar os ganhos para produzir mudanças ainda maiores; Incorporar as mudanças à cultura da organização.

14 O grande desafio - ALINHAR
Estratégia Gestão orçamentária Processos Pessoas TEMOS UMA TENDÊNCIA À VERTICALIZAÇÃO Integração é um processo desenvolvido a partir de diversos enfoques. Estaremos explorando aqui a integração pelo ponto de vista do intercâmbio de conhecimento, mais especificamente de dados e documentos processuais. 14

15 A solução? Está nas pessoas!
Melhoria contínua em benefício das pessoas Integração é um processo desenvolvido a partir de diversos enfoques. Estaremos explorando aqui a integração pelo ponto de vista do intercâmbio de conhecimento, mais especificamente de dados e documentos processuais. 15

16 FINALIZO COM UM PENSAMENTO DE VELEJADOR:
“o vento nunca é favorável para aqueles que não sabem para onde vão” Há alguns anos, temos acompanhado o surgimento de diversas demandas paralelas pelo envio ou recebimento de informações processuais, envolvendo o STJ e outras organizações, tanto do Judiciário quanto externas ao Poder. Vislumbramos a oportunidade de correr à frente dessas demandas e buscar um mecanismo único para troca de informações em meio eletrônico, que atendesse a todas as necessidades e fosse tão fácil de usar quanto um telefone. OBRIGADO! 1


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